Contente
Nenhuma horta está completa sem canteiros de tomate. Este vegetal é apreciado pelo seu excelente sabor e riqueza de frutas com vitaminas e microelementos úteis. Como é bom banquetear-se com um tomate fresco recém-colhido do jardim em um dia de verão! E quem não tem jardim e residência de verão? Para as pessoas que vivem em edifícios altos, os criadores desenvolveram variedades especiais de tomates para varanda.
Qual é a peculiaridade do tomate varanda, como cultivá-lo corretamente e qual variedade é melhor escolher - tudo neste artigo.
O que deveriam ser tomates da varanda
Os tomates, como a maioria das hortaliças, são divididos de acordo com várias características, tais como:
- A altura do arbusto. tem tomates determinantes, ou seja, aqueles cujo crescimento é limitado - após o aparecimento de um certo número de pincéis (geralmente 5 a 6 peças), a planta para de crescer. Nesses arbustos, os tomates amadurecem quase simultaneamente e o amadurecimento ocorre muito rapidamente (80-100 dias). Variedades indeterminadas de tomate não são limitadas em crescimento. Essas plantas não são adequadas para crescendo na varanda ou uma loggia, embora haja exceções (por exemplo, tomates cereja). Especialmente para varandas, foram criadas variedades superdeterminantes de tomates, ou seja, anões.
- Período de amadurecimento. Os primeiros tomates amadurecem 75-100 dias após o plantio das sementes para as mudas. O amadurecimento médio costuma levar de 100 a 120 dias. Bem, as variedades tardias incluem aquelas que amadurecem por mais de 120 dias. Na maioria das vezes, os primeiros tomates maduros são escolhidos para cultivo em varanda, de modo que tenham luz solar e calor suficientes.
- Método de polinização. Um fator muito importante, porque muitas vezes é esquecido, e as plantas não dão frutos, pois não são polinizadas. Das variedades existentes, é necessário escolher tomates autopolinizáveis ou que não requerem polinização (partenocárpico). As inflorescências das variedades autopolinizadas precisarão ser um pouco agitadas, agindo como o vento. Então o pólen das flores masculinas cairá sobre as femininas e um ovário aparecerá.
- Qualidade da fruta. Isso inclui a forma, o tamanho e as características de sabor dos tomates. Como regra, pequenos tomates são cultivados nas varandas.
- Finalidade dos tomates. Existem cantinas destinadas à conservação e à produção de sumo de tomate.
Então, para crescer na varanda, deve-se escolher uma variedade com as seguintes características:
- amadurecimento precoce - a estação de crescimento é de 75-100 dias;
- arbustos compactos de baixo crescimento que são mais fáceis de amarrar e modelar;
- variedades autopolinizadas ou partenocárpicas;
- com o gosto e as propriedades necessárias para a anfitriã;
- variedades e híbridos resistentes a doenças fúngicas, já que muitas vezes cria-se clima muito úmido em sacadas e galerias fechadas, contribuindo para o desenvolvimento da requeima e outras doenças do tomate;
- tomates com sistema radicular ligeiramente desenvolvido que cabem em potes e caixas.
Com base nessas características, você precisa escolher o híbrido ou a variedade certa de tomate.
Quais variedades de tomate são plantadas com mais frequência nas varandas
Os donos do "mini-jardim" têm as suas preferidas, as melhores variedades de tomates para a varanda.Muito aqui é determinado pelo gosto e preferências do proprietário: alguém adora tomates grandes e suculentos, então eles cultivam variedades na varanda que são semelhantes em suas características às plantações de jardim, outros preferem experimentar tipos de tomates exóticos e incomuns. eles escolhem híbridos coquetéis de frutos pequenos.
"Milagre da varanda"
Um tomate de varanda muito comum. Os arbustos dessa planta são baixos, compactos. No entanto, seu tamanho não afeta o rendimento da variedade - cerca de dois quilos de tomate podem ser retirados de cada arbusto até o final da temporada.
Os arbustos não precisam de ser amarrados e apertados. A planta é resistente a várias doenças, incluindo a mais perigosa para o tomate - a requeima. "Milagre da varanda»Tolera ar frio e tempo nublado - essas condições não afetam o sabor do tomate de forma alguma.
Os frutos são pequenos e vermelhos. Os tomates são ótimos tanto para consumo in natura quanto para enlatamento e decapagem.
"Surpresa do quarto"
Essa variedade pertence ao super precoce - os primeiros vegetais amadurecem nos canteiros já aos 75 dias após o plantio das mudas. Os arbustos crescem pequenos e compactos, a sua altura não ultrapassa os 50 cm.
A germinação das sementes desses tomates é muito alta, e o rendimento do tomate também é agradável - até três quilos de tomate amadurecem em cada arbusto. O formato do fruto é em forma de ameixa, ligeiramente alongado.
"Bonsai varanda"
Um tomate mais decorativo, que costuma ser usado para decorar peitoris de janelas e galerias. Os arbustos atingem apenas 30 cm de altura, os frutos têm o mesmo tamanho pequeno - seu peso raramente ultrapassa 25 gramas. Isso permite que o híbrido seja classificado como anão.
Esses tomates são geralmente cultivados para fins de beleza, embora os frutos sejam bastante comestíveis - eles têm um sabor adocicado e um aroma agradável.
"Borboleta"
O híbrido de tomate pertence a um amadurecimento ultra-precoce - os frutos amadurecem muito rápida e amigavelmente. A altura do arbusto é bastante grande - cerca de 150 cm, o que permite que o tomate seja classificado como indeterminado.
O objetivo dos tomates é universal: eles são uma excelente decoração para peitoris de janela e podem ser cultivados como uma cultura ornamental, mas o sabor da fruta também é muito alto.
Os arbustos são coroados por frutos invulgares que se destacam para cima, de forma alongada e ligeiramente achatada. Os tomates crescem em cachos. No estado imaturo, o fruto apresenta-se de cor verde, sua característica distintiva é a presença de uma mancha escura. Após a maturação, os tomates ficam rosados-framboesa e a mancha desaparece.
A massa do tomate borboleta é de apenas 30-35 gramas, os tomates são do tipo coquetel.
O sabor do tomate é alto, eles contêm uma grande dose de licopeno, um antioxidante útil para o corpo humano.
"F1 Romântico"
A designação F1 indica que o tomate pertence a variedades híbridas, ou seja, aquelas obtidas por cruzamento artificial de várias espécies. Esses tomates são mais resistentes a doenças, podem ser cultivados em quase todas as condições e proporcionam rendimentos consistentemente elevados.
Cerca de 20-25 frutos amadurecem em cada cacho. A forma dos tomates é redonda, ligeiramente achatada. Cada tomate pesa cerca de 55 gramas. No estado imaturo, o fruto apresenta-se de cor verde escuro, existindo uma mancha escura junto ao pedúnculo. À medida que o tomate amadurece, a mancha desaparece e torna-se marrom-esverdeada com manchas amarelas.
"Vermelho cereja ou amarelo"
Esta variedade de tomate pertence à subespécie cereja... Uma característica distintiva desses tomates é um longo chicote em forma de chicote. Em um desses ramos, muitos pequenos tomates estão cantando simultaneamente.
A altura do arbusto "Cereja" atinge 70-90 cm, a planta pertence ao tipo determinante, ou seja, limita de forma independente o crescimento após o aparecimento de um certo número de brotos.
Os tomates redondos quando verdes são verdes e, depois de amadurecidos, tornam-se vermelhos e amarelos, respectivamente. A massa da cereja não excede 15 gramas.
"Angélica"
Esses tomates são considerados muito precoces, sua estação de crescimento é de apenas 80 dias. Kutas são de altura média com muitas inflorescências, 8-10 frutos aparecem no lugar de cada inflorescência.
O formato do tomate é ovóide, no final da fruta há uma espinha arredondada. Esses tomates são considerados grandes o suficiente para variedades de balcão, o peso de cada um pode variar de 50 a 70 gramas.
Os tomates são pintados em um tom vermelho vivo. É necessário coletar os frutos antes do início do surto da requeima. Se os tomates ainda não estiverem totalmente maduros, eles devem ser colocados em um local escuro onde os frutos amadurecerão.
"Pérola"
Os tomates desta variedade são espécies anãs, os arbustos raramente atingem mais de 40 cm de altura Os frutos amadurecem com rapidez, de 3 a 7 tomates aparecem no lugar de cada inflorescência.
Os tomates Zhemchuzhinka são pequenos em tamanho, seu peso não excede 10-20 gramas. Quando verdes, os tomates são pintados em um tom esbranquiçado e, à medida que amadurecem, tornam-se cada vez mais rosados. Quando o tomate estiver totalmente maduro, ele ficará vermelho brilhante.
As características gustativas do tomate são muito elevadas, além disso, essas frutas são incrivelmente saudáveis. Tudo graças à composição equilibrada da fruta, que inclui minerais, sais e açúcar.
A principal vantagem de um tomate é sua despretensão. Estas plantas toleram perfeitamente o tempo quente, irrigação insuficiente, falta de alimentação e outros "problemas".
"Ballerinka"
Tomate tipo coquetel, classificado como variedade indeterminada. Os arbustos chegam a atingir dois metros de altura, por isso devem ser amarrados e fixados com alfinetes. As inflorescências do tomate são simples, no lugar de cada uma delas aparecem cerca de seis frutos.
Os tomates têm uma superfície brilhante em forma de pêra muito interessante. Eles são pintados em uma rica cor escarlate. O peso de cada um pode ser de 35 a 55 gramas.
"Pérola de jardim"
O tomate é um dos mais produtivos. Os arbustos da planta são pequenos, compactos. Sua altura não ultrapassa 0,5 metros, a planta tem as mesmas dimensões de largura.
Os ovários aparecem em forma de cascata, repletos de frutos. A planta não precisa ser pinçada, o que simplifica muito o cuidado com a colheita.
Os tomates são pequenos e vermelhos. O rendimento do tomate é muito alto - cerca de 500 frutas são colhidas em cada arbusto.
Como os tomates são cultivados na varanda
As regras para plantar e cuidar das plantas de interior são diferentes das culturas de jardim. As variedades de tomate para varanda requerem algum cuidado, uma vez que as condições de cultivo diferem tanto do terreno aberto como das características climáticas das estufas e estufas.
Os tomates são plantados como de costume - mudas. Para o tomate varanda, a melhor época para semear as mudas é o início de março. Primeiro, as sementes são semeadas em caixas que podem ser enchidas com solo comprado ou solo do jardim, dacha.
Antes de semear, é melhor mergulhar as sementes por um ou dois dias em água quente. Você pode até usar uma garrafa térmica para isso - assim os tomates crescerão mais rápido e doerão menos. Outra maneira muito boa é colocar as mudas em uma solução fraca de permanganato de potássio por várias horas.
As sementes desinfetadas são colocadas no solo, ligeiramente polvilhadas com terra solta. Você pode regar os furos apenas com um borrifador para não lavar o solo.Após a rega, as caixas são cobertas com filme plástico e colocadas em local bem aquecido, onde a temperatura deve ficar acima de 25 graus.
Após a eclosão dos brotos, o filme deve ser retirado, caso contrário as mudas amarelarão. Agora as caixas são colocadas em um local mais fresco e iluminado. Durante o dia, a temperatura na sala deve ficar em torno de 23-25 graus, à noite pode cair para 10 graus.
Para o desenvolvimento normal, os tomates precisam de 12 horas de iluminação, portanto, se não houver luz solar suficiente, as mudas são iluminadas com lâmpadas.
Quando 3-4 folhas aparecem nas mudas, pode-se mergulhar. Os tomates mergulham em xícaras ou outros recipientes individuais. Após o transplante, as plantas são alimentadas com uréia.
Os tomates são transplantados para recipientes permanentes em algum lugar no início de meados de maio, quando a ameaça de geada passa e a temperatura se estabiliza. Para tomates de varanda, é melhor escolher vasos cilíndricos, as raízes das plantas se encaixam melhor neles.
Como cuidar de tomates de interior
Cuidar do tomate no peitoril da janela é praticamente igual ao de sempre. Os tomates precisam ser regados, alimentados, beliscados e amarrados, se necessário.
Uma atenção especial deve ser dada a regar os tomates. Em uma capacidade limitada e sob os raios do sol que penetram através do vidro do apartamento, a terra em vasos seca muito rapidamente. Você precisa regar os tomates da varanda todos os dias, e em dias especialmente quentes - até mesmo duas vezes por dia.
Os tomates são alimentados pelo menos três vezes por temporada, aqui você também precisa ter cuidado - se você superalimentar as plantas, elas vão crescer em vez de dar força aos frutos.
Pitada nem todas as variedades de tomate são necessárias, mas apenas aquelas que dão muitos brotos laterais. Normalmente, a informação sobre a necessidade de beliscar é indicada no saco de sementes. Em qualquer caso, os brotos devem ser quebrados, não deixando mais de 0,5 cm.
Melhor amarrar qualquer tomate de varanda - assim será mais fácil para a planta suportar o peso do fruto. As variedades altas precisam de amarração obrigatória, ao lado delas é instalado um suporte na fase de transplante das mudas. Gradualmente, o caule é amarrado cada vez mais alto à medida que cresce.
Usando variedades de varanda, você pode alimentar sua família com vegetais frescos, não só no verão, mas esses tomates podem crescer até no inverno. E o proprietário deve decidir qual variedade prefere por conta própria - hoje existem várias dúzias de híbridos e variedades de tomates para uso doméstico.