Contente
O Tomato Incas F1 é um daqueles tomates que passaram com sucesso no teste do tempo e provaram sua produtividade ao longo dos anos. Esta espécie apresenta rendimento estável, alta resistência a condições climáticas adversas e doenças. Portanto, resiste facilmente à concorrência com os tipos de cultura mais modernos e não perde popularidade entre os jardineiros.
História de criação
Incas é o resultado de um trabalho árduo de criadores holandeses. O objetivo da sua criação foi obter um tomate que possa apresentar elevados rendimentos independentemente das condições climáticas e, ao mesmo tempo, que se caracterize por um excelente sabor a fruta. E eles conseguiram. Os incas foram criados há mais de 20 anos e entraram no Registro do Estado em 2000. Seu criador é a empresa holandesa de sementes Nunhems.
Descrição da variedade de tomate Inkas F1
Os incas são uma cultura híbrida, portanto suas sementes não são adequadas para semeadura. Este tomate é uma das espécies determinantes, portanto, seu crescimento é, em última análise, limitado pelo cacho de flores. A altura dos arbustos em campo aberto chega a 0,7-0,8 m, e em estufa - 1,0-1,2 m. O híbrido forma brotos fortes e poderosos, mas devido ao alto rendimento, eles podem dobrar com o peso dos frutos, portanto, é necessário instalar um suporte e amarrar a planta à medida que ela cresce.
As folhas deste híbrido são de tamanho e forma padrão, de cor verde escura. Pedúnculo sem articulação. O híbrido está sujeito a maior crescimento de enteados, portanto, necessita da formação de arbustos. A eficiência máxima pode ser alcançada ao cultivar Inkas em 3-4 brotos. Em cada haste, 4-6 cachos de frutos são formados por estação.
O tomate Inkas é um híbrido precoce. O amadurecimento dos primeiros tomates ocorre 90-95 dias após a germinação das sementes. O período de frutificação dura 1,5-2 meses, mas a maior parte da colheita pode ser colhida nas primeiras 3 semanas. O amadurecimento dos tomates em uma escova é simultâneo. Inicialmente, a coleta deve ser feita na haste principal e depois nas laterais. O primeiro cacho de frutos é formado acima de 5-6 folhas, e mais tarde - após 2. Cada um deles contém de 7 a 10 tomates.
Descrição das frutas
O formato do fruto desse híbrido é em forma de pimenta, ou seja, oval-alongado com ponta pontiaguda. Quando totalmente maduros, os tomates adquirem uma rica cor vermelha. A superfície é lisa e brilhante. Os tomates Inkas têm um sabor adocicado agradável com uma pequena quantidade de acidez.
O fruto é um híbrido de tamanho médio. O peso de cada um não ultrapassa 90-100 G. A polpa do tomate Inkas é densa, açucarada, quando a fruta é cortada, o suco não se destaca.
No processo de maturação, os tomates Inkas apresentam uma mancha escura na área do pedúnculo, mas depois desaparece completamente. A pele é densa, fina, quase imperceptível quando comida. Os tomates Inkas são resistentes a rachaduras, mesmo em condições de alta umidade.
Os tomates Inkas podem ser armazenados por 20 dias. Paralelamente, permite-se a colheita na fase de maturação técnica, seguida da maturação caseira. Ao mesmo tempo, o sabor é totalmente preservado.
Os tomates deste híbrido são resistentes a queimaduras, toleram facilmente a exposição direta ao sol por muito tempo.
Características do tomate Inkas
O híbrido, como todos os outros tipos de tomate, possui características próprias que devem ser observadas. Isso permitirá que você crie uma imagem completa do tomate Inkas, sua produtividade e resistência a fatores adversos.
Produtividade do tomate Incas e o que a afeta
O híbrido é caracterizado por um rendimento alto e estável, não sendo afetado por possíveis extremos de temperatura. De um arbusto, sujeito às regras da tecnologia agrícola, você pode coletar até 3 kg de tomate. Produtividade de 1 sq. m é 7,5-8 kg.
Este indicador depende diretamente da remoção oportuna dos enteados. Ignorar essa regra leva ao fato de a planta desperdiçar energia em vão, aumentando a massa verde, em detrimento da formação dos frutos.
Resistência a doenças e pragas
O tomate Incas é imune ao fusarium, verticiliose. Mas este híbrido não tolera alta umidade por um longo período de tempo. Portanto, no caso de um verão frio e chuvoso, pode ocorrer a requeima. Além disso, os frutos do Inkas, por falta de nutrientes no solo, podem ser afetados pela podridão apical.
Das pragas, o perigo para o híbrido é o besouro da batata do Colorado em fase inicial de crescimento, quando cultivado em terreno aberto. Portanto, para manter a produtividade, é necessário pulverizar os arbustos quando aparecem os primeiros sinais de danos e como profilaxia.
Alcance da fruta
Devido ao seu alto sabor, os tomates Inkas podem ser usados frescos e sua forma oblonga é ideal para fatiar. Além disso, esses tomates podem ser usados para preparar colheitas de frutas inteiras de inverno com e sem cascas. Em termos de consistência, os tomates Inkas são em muitos aspectos semelhantes às variedades italianas usadas para secagem, portanto, também podem ser secos.
Vantagens e desvantagens
Os incas, como outros tipos de tomate, têm seus prós e contras. Isso permitirá que você avalie as vantagens de um híbrido e entenda o quão críticas são suas desvantagens.
Vantagens híbridas:
- rendimento estável;
- amadurecimento precoce de tomates;
- excelente apresentação;
- resistência ao transporte;
- versatilidade de aplicação;
- alta imunidade natural;
- Sabor fantástico.
Desvantagens:
- sementes de tomate são inadequadas para posterior semeadura;
- a polpa é seca em comparação com as espécies de salada;
- intolerância à alta umidade por muito tempo;
- requer apertar e amarrar arbustos.
Características de plantio e cuidado
É necessário cultivar o tomate Inkas em forma de mudas, o que permite obter mudas fortes no início da safra e acelera significativamente a colheita. O transplante para local definitivo deve ser feito aos 60 dias de idade, portanto o procedimento deve ser realizado no início de março para posterior cultivo em casa de vegetação e no final deste mês para campo aberto.
Este híbrido é muito suscetível à falta de luz e condições de baixa temperatura na fase inicial de crescimento. Portanto, para se obter mudas bem desenvolvidas, é necessário que as mudas estejam em ótimas condições.
A semeadura deve ser realizada em vasilhas largas de 10 cm de altura. Para o Inkas, é necessário o uso de solo solto nutritivo, constituído de turfa, húmus, areia e turfa na proporção de 2: 1: 1: 1.
Após o plantio, os recipientes devem ser cobertos com papel alumínio e movidos para um local escuro com temperatura de +25 graus para uma germinação rápida e bem-sucedida. Após o surgimento dos brotos amigáveis, após 5-7 dias, os recipientes devem ser transferidos para o peitoril da janela e o modo deve ser reduzido a +18 graus durante uma semana para estimular o crescimento do sistema radicular. Depois disso, aumente a temperatura para +20 graus e forneça doze horas de luz do dia. Quando as mudas crescem 2 a 3 folhas verdadeiras, elas devem ser mergulhadas em recipientes separados.
O transplante para o solo deve ser feito quando o solo estiver suficientemente aquecido: na estufa no início de maio, ao ar livre no final do mês. Densidade de plantio - 2,5-3 plantas por 1 sq. m. Os tomates devem ser plantados a uma distância de 30-40 cm, aprofundando-os até o primeiro par de folhas.
O híbrido não tolera muita umidade, então você precisa regar os arbustos de tomate Inkas principalmente na raiz (foto abaixo). A irrigação deve ser realizada à medida que a camada superficial do solo seca. Você precisa fertilizar os tomates 3-4 vezes por temporada. Pela primeira vez, pode-se usar matéria orgânica ou composições com alto teor de nitrogênio e, posteriormente - misturas de fósforo-potássio.
Os enteados deste híbrido devem ser removidos regularmente, deixando apenas os 3-4 brotos inferiores. Isso deve ser feito pela manhã para que a ferida tenha tempo de secar antes da noite.
Métodos de controle de pragas e doenças
Para preservar a colheita do tomate, é necessária a pulverização preventiva dos arbustos com fungicidas ao longo da safra. A frequência dos tratamentos é de 10 a 14 dias. É especialmente importante fazer isso com precipitação regular e mudanças repentinas nas temperaturas diurnas e noturnas.
Para fazer isso, você pode usar os seguintes medicamentos:
- "Ordan";
- Fitosporin;
- Hom.
Também é importante mergulhar as raízes em uma solução de trabalho de um inseticida por meia hora antes de plantar as mudas em um local permanente. Isso protegerá as mudas jovens do besouro da batata do Colorado no estágio inicial de desenvolvimento. Se sinais de danos surgirem no futuro, este medicamento deve ser usado para borrifar os arbustos.
As seguintes ferramentas são mais adequadas:
- Aktara;
- "Confidor Extra".
Conclusão
O Tomato Inkas F1 nas suas características não é inferior às variedades mais recentes, o que lhe permite manter a sua popularidade durante tantos anos. Portanto, muitos jardineiros, ao escolher tomates para processamento posterior, preferem este híbrido em particular, apesar do fato de que eles precisam comprar material de plantio anualmente.