Vegetais Yacon: descrição, propriedades, cultivo

Recentemente, entre os criadores de plantas, vem se espalhando a moda por vegetais e frutas exóticas, que surpreendem a imaginação com sua variedade de formas e tamanhos. Uma dessas plantas que está ganhando popularidade rapidamente é o yacon. Ao se deparar com este vegetal pela primeira vez, as pessoas questionam razoavelmente qual é sua peculiaridade e se ele pode ser cultivado em latitudes temperadas. Os amantes de colheitas de jardim incomuns não serão supérfluos para estudar em mais detalhes as propriedades desta planta incrível.

O que é vegetal yacon

Yacon, também conhecida como maçã da terra, é uma planta da família Astrov, junto com a alcachofra e o girassol. O yacon é originário das terras altas da América Latina, onde foi cultivado nos tempos antigos pelas tribos incas - devido às suas propriedades notáveis. O nome "yakon" na tradução de um dos dialetos indianos significa "água doce". Descreve com muita precisão a principal característica deste vegetal, sua suculência, porque os tubérculos da planta são 70% de água. Devido a isso, eram frequentemente usados ​​por viajantes como fonte de líquido. Na época da chegada dos conquistadores espanhóis, o cultivo em grande escala do yacon começou a declinar. E só recentemente, na virada do século XX-XXI. o interesse por esta cultura começou a renascer.

Descrição da planta yacon

Nos Andes, em sua pátria histórica, e em outros países, onde as condições climáticas permanecem consistentemente quentes por 6 a 7 meses por ano, o yacon atinge 2 a 2,5 m de altura. Em regiões de clima frio, incluindo a Rússia, seu crescimento é mais compacto e não ultrapassa 1,5 m. Externamente, destaca-se entre outras culturas por grandes placas de folhas verdes escuras com bordas padronizadas assimétricas. Os pecíolos das folhas do yacon são densamente pubescentes. O caule da planta, por outro lado, é liso e de cor verde, com manchas roxas características na parte superior.

O sistema radicular do yacon é de particular interesse. É formada por rizomas, nos quais se localizam os botões, capazes de dar vida a novas plantas, e tubérculos radiculares. Os últimos formam feixes nos quais existem várias grandes colheitas de raízes. Sob condições favoráveis, 20 a 25 vegetais aparecem em uma planta.

Embora o yacon seja chamado de maçã de barro, na aparência esse vegetal se assemelha a um cruzamento entre uma batata e uma pêra, como na foto acima. Também tem gosto pouco de hortaliças e combina o aroma fresco da melancia com a textura do melão e da batata.

Além de sua aparência e sabor incomuns, esta planta se distingue por um conjunto incomum de propriedades úteis.

Os benefícios e malefícios do yacon

O yacon, como a alcachofra de Jerusalém, é uma rica fonte de polissacarídeos. Portanto, contém uma grande quantidade de inulina, um substituto natural da insulina. É capaz de regular os níveis de glicose no sangue, o que torna o yacon um vegetal indispensável na dieta de pessoas com diabetes. Além disso, a inulina tem a capacidade de ligar metais pesados ​​e compostos tóxicos nas células e removê-los do corpo com segurança.

Os tubérculos da planta têm um efeito benéfico no funcionamento do estômago e intestinos devido ao seu alto teor de fibras.Suas fibras grossas afogam a fome por um longo tempo e servem como um ambiente favorável para o crescimento de bactérias benéficas, enquanto limitam o crescimento de patógenos no trato gastrointestinal. Além disso, a raiz de yacon ajuda a limpar o corpo por meio de suas propriedades laxantes suaves.

Uma variedade de vitaminas e oligoelementos neste vegetal saudável estão envolvidos na melhoria do metabolismo, prevenindo várias doenças do sistema cardiovascular e apoiando o funcionamento estável do sistema nervoso. E os antioxidantes presentes na planta resistem aos radicais livres nas células dos tecidos, retardando assim o seu envelhecimento. O suco de yacon tem propriedades semelhantes.

Os danos deste vegetal ao corpo humano estão praticamente ausentes. Vale a pena abandonar completamente o uso de tubérculos de planta apenas em caso de intolerância individual ao vegetal, o que é extremamente raro. Pessoas com maior produção de gás não devem abusar do yacon - devido à abundância de fibras nele, o que apenas intensifica as manifestações de flatulência.

Caso contrário, este vegetal é totalmente seguro para pessoas de todas as idades e condições de saúde.

Composição de tubérculos de yacon

A composição química do yacon é rica em vitaminas e minerais. Contém vitamina C, necessária à imunidade, vitaminas do grupo B, PP, antioxidantes fenólicos, além dos ácidos cafeico e clorogênico, que prolongam a juventude das células e do corpo como um todo.

Além disso, este vegetal contém selênio, que afeta a flexibilidade das articulações e melhora a função reprodutiva. Além disso, os tubérculos da planta contêm fósforo e potássio, que afetam diretamente a resistência do tecido ósseo.

Uma oferta tão vasta de propriedades benéficas e o sabor exótico do yacon inspiram muitos produtores a cultivá-lo em seus locais. É bem possível fazer isso, basta estudar as características da tecnologia agrícola desta hortaliça.

Cultivando yacon

Yacon é considerada uma planta bastante despretensiosa em latitudes subtropicais, mas seu cultivo na Rússia central está associado a certas nuances.

Condições de cultivo

Apesar de sua origem tropical, este vegetal enraíza-se bem em países de clima temperado, incluindo Rússia e Ucrânia. Porém, nessas regiões, as propriedades dos tubérculos da planta são muito menos intensas. Por exemplo, o yacon cultivado em climas mais frios tem um conteúdo de insulina muito baixo e outros polissacarídeos nele são convertidos em frutanos menos úteis. Portanto, vale a pena considerar esta característica ao plantar uma planta ao norte de 55 ° N. sh., por exemplo, nas regiões de Kirov ou Perm.

Yacon não tolera ondas de frio e, portanto, nas primeiras geadas, toda a parte do solo da planta congela completamente. Os tubérculos vegetais são mais resistentes à geada, mas para evitar sua morte, deve-se prestar atenção especial à proteção do solo contra o congelamento. A cobertura morta da planta ajudará a lidar com isso.

Yacon não é exigente quanto à qualidade do solo, mas este vegetal cresce melhor em solos leves, férteis e bem fertilizados. Recomenda-se plantar uma lavoura do lado ensolarado, em uma área não soprada pelas correntes de ar. Anteriormente no outono, é aconselhável cavar um assento em uma pá de baioneta. No mesmo período, pode-se alimentar a futura planta na forma de uma mistura de 1/3 de um balde de esterco podre, 1 colher de sopa. eu. fertilizantes de potássio e 1 colher de sopa. eu. superfosfato, distribuindo-o por 1 m2.

Pousar

O plantio de yacon é organizado, dependendo da área de cultivo, no final de abril - início de junho, quando o risco de geadas repentinas será mínimo. A hortaliça é plantada de acordo com o esquema 60x60cm, obedecendo às seguintes recomendações:

  1. É necessário que a temperatura do ar durante o período de plantio alcance a faixa ótima de +18 ° C a +30 ° C, e os indicadores de temperatura do solo não fiquem abaixo de 10 ° C.
  2. A distância que separa as plantas uma da outra deve ser de pelo menos 75 cm. O espessamento excessivo das mudas de yacon afetará negativamente o volume da colheita futura.
  3. É aconselhável colocar o vegetal a uma profundidade rasa de 10-15 cm.
  4. Antes de colocar a planta na cova e após o término do procedimento, a área é regada abundantemente.
Importante! É categoricamente impossível cultivar este vegetal em um local onde as safras da família Solanaceae cresciam há menos de 2 anos, por exemplo, batata, tomate ou berinjela. Essas plantas liberam compostos especiais no solo, que se tornam tóxicos ao reagir com as substâncias ativas do yacon.

O cuidado subsequente com este vegetal não requer muito esforço e estará ao alcance até mesmo dos cultivadores novatos.

Cuidado

Os procedimentos para manter o bem-estar da planta normalmente incluem regar, soltar, cobertura morta, alimentação ocasional e controle de pragas.

Yacon precisa de bastante rega, pois suas folhas largas evaporam rapidamente o líquido. No entanto, é importante não exagerar aqui. A umidade excessiva do solo impede o crescimento dos vegetais e pode causar bacteriose mucosa. Ao mesmo tempo, o solo muito seco não traz menos danos à planta. Como o yacon tem um sistema radicular forte, ele é capaz de resistir à seca de curto prazo, mas a falta de umidade afeta imediatamente o rendimento da planta. Portanto, em períodos de seca, recomenda-se regar o vegetal diariamente com água morna e sedimentada. Para evitar queimaduras solares na planta, é aconselhável regá-la com tempo claro nas primeiras horas da manhã ou 2 a 3 horas antes do anoitecer.

Para proteger o vegetal das flutuações de temperatura, deve-se realizar a cobertura morta. Isso criará um espaço de ar que garantirá a troca ideal de ar nas raízes da planta e evitará que o solo congele. Como cobertura morta para yacon, serragem, folhas caídas ou turfa são adequados.

Importante! A folhagem de plantas infectadas ou recentemente doentes não é adequada para cobertura morta de yacon: ela pode conter fungos ou pragas que podem se mover para uma planta saudável.

Yacon responde bem a várias alimentações, especialmente potássio. Portanto, durante o período de crescimento ativo da massa verde pela planta, o vegetal deve ser fertilizado com potássio, sulfosfato, na proporção de 1 colher de sopa. eu. 1 m2, ou por meio de vagão Kemira, utilizando 5 g do medicamento para a mesma área. Durante o afrouxamento do yacon na primavera, o nitrato de amônio pode ser adicionado ao solo.

Este vegetal não precisa de remoção de ervas daninhas, uma vez que o sistema radicular desenvolvido do yacon não permite que as ervas daninhas se firmam no local.

Embora o yacon tenha uma resistência bastante alta a pragas, ainda é suscetível a ataques de algumas espécies comuns, incluindo:

  • ácaro-aranha;
  • mosca branca;
  • verme.

Realizar o tratamento oportuno da planta com inseticidas e desinfecção de estufas no outono ajudará a lidar com a invasão de insetos parasitas.

Colheita

No outono, em setembro - início de outubro, é hora de colher o yacon. Os vegetais são desenterrados com muito cuidado antes do início da geada, procurando não danificar a sua frágil estrutura. Depois de retirados do solo, os tubérculos do yacon são cuidadosamente separados dos rizomas e os caules cortados, deixando 2 - 3 cm de folhagem na base. Em média, de uma planta, mesmo em um clima temperado, você pode obter 2,5 - 3 kg de vegetais.

A diferença essencial entre o yacon e outras hortaliças é que seus tubérculos não têm sabor na época da colheita. Isso se deve ao fato de que durante o processo de crescimento, os frutantes em sua composição não têm tempo de se transformar em frutose, o que lhes confere doçura. Para que o yacon adquira um sabor doce e delicado, ele precisa amadurecer ao sol ou em uma sala quente por 5 a 12 dias. Em vegetais maduros, a pele deve enrugar ligeiramente. Depois disso, os tubérculos da planta estarão totalmente prontos para o consumo.

Conselho! Quanto mais quente o ar na sala, mais rápido os tubérculos do vegetal amadurecem.

As safras de yacon têm boa qualidade de conservação se armazenadas em recipientes em uma sala quente com altos níveis de umidade, como uma adega ou garagem. Em condições favoráveis, o prazo de validade dos vegetais será de 8 a 10 meses.

Como comer maçã yacon terra

As propriedades gastronômicas do yacon fornecem aos chefs um amplo campo de imaginação. É cozido, guisado, assado, frito, complementado com pratos de carne, peixe e aves. As sobremesas e pratos doces à base deste vegetal são muito apreciados. O Yacon é utilizado na preparação de uma variedade de xaropes, recheios para pastelaria e compotas. Os tubérculos cristalizados da planta podem ser usados ​​para fazer doces frutas cristalizadas que servem como uma alternativa saudável aos doces e chocolate.

Os vegetais crus também são bastante apetitosos. Pode ser consumido 5 a 7 dias após a colheita, desde que bem lavado e previamente descascado.

Além dos tubérculos, os rebentos jovens da planta, que são adicionados às saladas ou acompanhamentos após tratamento térmico, também são adequados para a alimentação.

Slimming Yacon Root

Os tubérculos de yacon também são valiosos para quem monitora o peso ou quer se livrar de alguns centímetros na cintura. Os compostos ativos do vegetal não só limpam o corpo das toxinas, mas também reduzem o nível de colesterol e triglicerídeos no sangue, o que ajuda a queimar gordura e melhorar o metabolismo.

O efeito da influência do vegetal será muito mais forte se ele for trazido de regiões quentes. Os tubérculos dessa planta têm propriedades mais úteis, mas nem sempre é possível encontrá-los à venda. Neste caso, o extrato de raiz de yacon é usado para perda de peso. Recentemente, esse remédio tem se tornado cada vez mais famoso pelos benefícios que traz ao corpo, especialmente se você combinar o uso de tal xarope com uma dieta balanceada e exercícios regulares.

No entanto, a droga não deve ser abusada. Ao contrário dos tubérculos, o néctar de yacon pode causar algum desconforto a uma pessoa se a dosagem do produto for excedida. Excedendo a dose diária de 2 colheres de chá. repleto dos seguintes sintomas:

  • problemas de fezes;
  • flatulência;
  • nariz a pingar;
  • perda temporária de apetite.

Conteúdo calórico da raiz vegetal yacon

Além de todas as propriedades mencionadas, o yacon se destaca pelo baixo teor calórico. Não contém gorduras, e a maior parte do produto consiste em carboidratos de difícil digestão. Ao mesmo tempo, o valor energético de 100 g de tubérculos é de apenas 60 kcal, o que o torna, sem dúvida, um vegetal para alimentação dietética.

Criação yacon

Na América do Sul, o yacon é propagado, em sua maior parte, por rizomas e sementes. Em regiões frias, essa abordagem do cultivo de hortaliças não funciona, pois a planta não tem tempo de florir devido ao curto verão, por isso não produz sementes. Nessas áreas, que incluem a maior parte do território da Rússia, o yacon é propagado de outras maneiras, a saber:

  • botões de rizoma;
  • estacas.

O primeiro método de propagação da planta é o mais preferível, pois dá uma grande chance de germinação.

Importante! Os tubérculos de yacon não são capazes de se reproduzir, pois não têm botões.

Ao germinar as mudas dos botões das raízes, o material é preparado no final de janeiro - início de fevereiro. O procedimento de propagação do yacon é realizado de acordo com o seguinte algoritmo:

  1. Os rizomas da planta são cuidadosamente cortados, tentando não ferir os botões, e colocados em recipientes separados, com fundo pré-forrado com material absorvente de umidade, por exemplo, papel filtrado.
  2. Vidro ou filme plástico são colocados no topo do recipiente para fazer uma estufa improvisada.
  3. Em tal estufa, a alta umidade é mantida borrifando regularmente a cama com água.
  4. Periodicamente, as mudas são ventiladas para que o apodrecimento não comece nas raízes da planta.
  5. Após 2 semanas, os primeiros rebentos jovens do yacon aparecerão.Depois disso, o rizoma é cortado novamente para que cada novo broto obtenha uma raiz. Cortes frescos são tratados com carvão: assim, todos os nutrientes irão para a alimentação das mudas existentes, e não para a formação de novas.
  6. Para melhor sobrevivência das plantas, os brotos são movidos para vasos com substrato nutritivo. O diâmetro do recipiente deve ser de pelo menos 30 cm. O substrato é preparado misturando turfa e turfa na proporção de 1: 2.
  7. Ao final da 8ª semana, as mudas são colocadas em campo aberto, evitando que geadas repentinas sejam esperadas.

Conclusão

O yacon é um vegetal saudável e saboroso, cujas características ainda não foram exaustivamente estudadas. Porém, mesmo agora, sem muito aborrecimento, você pode obter uma colheita impressionante dessa planta exótica em seu local, se prestar a devida atenção a ela e seguir recomendações simples de cuidados.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção