Contente
Desde os tempos antigos, o dente-de-leão tem sido amplamente utilizado na medicina popular. A principal característica da planta é sua despretensão. Muitos produtos úteis são preparados com base no dente-de-leão, desde decocções até misturas de óleos e tinturas. Fazer óleo de dente-de-leão em casa não é tão difícil. Basta seguir o algoritmo de ações.
Benefícios do óleo de dente de leão
O dente-de-leão é uma planta perene com folhas alongadas e flores amarelas brilhantes. No meio do verão, a cesta de flores se transforma em um chapéu de sementes maduras. Com fortes rajadas de vento, as sementes se espalham, dando origem a novas plantas. O comprimento da planta varia de 10 a 30 cm, o período de floração começa no final da primavera e termina no início do outono.
O dente-de-leão tem uma rica composição química. Isso permite que seja usado para a fabricação de medicamentos tradicionais. As propriedades benéficas da planta são especialmente apreciadas na medicina alternativa. Devido aos altos benefícios, a planta é colhida para uso futuro em grandes volumes. Para a preparação de composições úteis, são utilizadas partes da raiz e do solo. A planta não só tem propriedades gerais de fortalecimento, mas também evita doenças graves. A composição contém as seguintes substâncias:
- esteróis;
- aminoácidos;
- flavonóides;
- vitamina C;
- fitoncidas;
- macronutrientes (ferro, fósforo, boro, cobalto, manganês, cálcio);
- taninos;
- carotenóides;
- glicosídeos.
Devido à sua composição, o óleo medicinal é famoso por suas propriedades benéficas. É utilizado no combate a resfriados, transtornos depressivos e patologias do sistema digestivo. A preparação de um produto útil não requer investimentos financeiros significativos. Ao mesmo tempo, em termos de eficácia, a mistura de óleo não é inferior aos aditivos biológicos e alguns medicamentos. Os benefícios do óleo de dente-de-leão incluem:
- antiviral;
- laxante;
- expectorante;
- anti-helmíntico;
- diurético.
Como fazer óleo de dente-de-leão
Os benefícios especiais do óleo de dente-de-leão são observados em cosmetologia e produtos farmacêuticos. Com sua ajuda, as queimaduras são tratadas e as articulações doloridas são esfregadas. Em alguns casos, é tomado por via oral. O sabor da droga inclui um leve amargor. O óleo de flor de dente de leão é infundido por várias semanas.
Para tornar os benefícios mais evidentes, é melhor colher a planta em dias de sol. As inflorescências são primeiro inspecionadas quanto a danos e depois cortadas. As flores cuidadosamente selecionadas são secas e, em seguida, derramadas com azeite ou óleo de girassol. A secagem é realizada sob luz solar direta. É aconselhável espalhar a matéria-prima sobre papel toalha ou pano natural.
Para prolongar a vida útil e preservar os benefícios, adiciona-se à mistura de óleo vitamina E. É altamente não recomendado o uso de óleo de caroço de damasco ou óleo de linhaça como base. Nesse caso, o produto ficará rançoso antes do tempo. Existem várias maneiras de preparar um produto saudável. O ingrediente principal pode ser folhas e flores de dente de leão.
Em banho-maria
As propriedades do óleo de dente de leão não mudam com o método de cozimento. A maneira mais rápida de o óleo ficar pronto em banho-maria. Para obter 250 ml de um produto útil, você precisará dos seguintes ingredientes:
- 250 ml de girassol ou azeite;
- 100 g de flores dente de leão.
Algoritmo de cozimento:
- As flores são limpas de sujeira e insetos sob água corrente.
- Eles são colocados em um pequeno recipiente de vidro e preenchido com óleo.
- Uma jarra de dentes-de-leão é colocada em uma panela de esmalte e cheia de água. O diâmetro da panela deve ser maior que o do recipiente de vidro.
- Por 1 hora, o remédio é cozido em banho-maria.
- Após a remoção do calor e resfriamento, o líquido resultante é filtrado e colocado em uma garrafa escura.
Infusão de dente de leão em óleo
O remédio para dente-de-leão pode ser preparado de outra maneira. Os benefícios e a composição do produto acabado não serão alterados. Uma receita de óleo de dente de leão à base de infusão usa os seguintes ingredientes:
- 100 g de raízes secas de dente-de-leão;
- 400 ml de óleo de girassol.
Processo de cozimento:
- As raízes do dente-de-leão esmagadas de qualquer forma são derramadas com óleo e removidas para um local escuro.
- A duração da infusão é de 2 semanas.
- Filtre a composição oleosa antes de usar.
Para facilidade de uso, é aconselhável armazenar óleo de dente-de-leão em pequenos frascos escuros. É importante assinar a data de sua fabricação. Isso permitirá que você monitore a qualidade de um produto útil. Armazene os estoques em um local fresco e escuro.
De flores congeladas
Os benefícios e danos do óleo de dente-de-leão feito de flores congeladas são determinados caso a caso. O produto é utilizado no tratamento de doenças do aparelho digestivo e do fígado. Este óleo é freqüentemente usado para temperar saladas de vegetais. O princípio de cozimento é o mesmo da manteiga clássica. A única diferença é que as inflorescências congeladas são usadas como o componente principal. A principal vantagem da receita é a possibilidade de cozinhar em qualquer época do ano. Já a coleta e o congelamento das plantas devem ser feitos apenas no verão.
As propriedades benéficas do produto não são perdidas quando congelado. A planta é bem lavada e seca. Só depois é embalado em sacos plásticos e colocado no freezer. As inflorescências devem ser previamente separadas da raiz.
O uso de óleo de dente de leão na medicina tradicional
Conhecer as propriedades e os usos do óleo de dente-de-leão pode ajudá-lo a obter o máximo dele. Na maioria dos casos, é usado para aplicação tópica. Freqüentemente, o produto é usado como um auxílio de emergência para queimaduras e vários ferimentos na superfície da pele. As propriedades regenerativas e benéficas do óleo de dente-de-leão permitem que você o use quando necessário para reduzir a probabilidade de cicatrizes. Na medicina tradicional, o uso de óleo de dente-de-leão é mais frequentemente praticado na luta contra as seguintes doenças:
- colecistite;
- doenças de pele;
- distúrbios metabólicos;
- doença hipertônica;
- doenças da glândula tireóide;
- patologia da vesícula biliar;
- envenenamento tóxico;
- excesso de peso;
- desvios no funcionamento do sistema urinário;
- doenças do aparelho reprodutor.
Produtos à base de dente-de-leão são freqüentemente usados para o fortalecimento geral do corpo. Seus benefícios são comparáveis ao efeito dos complexos vitamínicos. Mas é importante lembrar que qualquer tratamento não tradicional deve ser usado em quantidades limitadas. Se ocorrerem efeitos colaterais, é necessário interromper o tratamento.
Como usar óleo de dente de leão
O óleo de dente-de-leão é considerado uma cura para muitas doenças. Para aproveitá-lo ao máximo, você deve seguir as regras de uso do produto. No interior, é consumido o óleo, previamente diluído em água limpa ou chá. No 1º. a bebida vai precisar de 1 colher de chá. óleos. A administração oral é indicada para doenças do aparelho digestivo e intoxicações tóxicas. A duração do tratamento é determinada pela natureza da doença. Antes de iniciar um curso de tratamento, é aconselhável consultar um especialista.
Para doenças de pele, o óleo de dente-de-leão é aplicado diretamente na área do problema, 1 a 2 vezes ao dia. Benefício não menos pronunciado é observado quando se usa um agente terapêutico para a fabricação de aplicações. Para dores de cabeça, entorses e dores nas articulações, usa-se óleo para fricção local. Para constipações e tosses, os especialistas recomendam esfregar o remédio na área do peito com movimentos de massagem.
Limitações e contra-indicações
O óleo de dente-de-leão, cujas avaliações são em sua maioria positivas, tem uma série de contra-indicações. Se você não os levar em consideração, consequências indesejáveis são possíveis. Os sintomas existentes podem aumentar e o bem-estar geral pode piorar. Nesse caso, as propriedades benéficas do produto são neutralizadas. É estritamente proibido usá-lo nos seguintes casos:
- baixa permeabilidade dos ductos biliares;
- intolerância individual aos componentes constituintes;
- gravidez;
- diarréia;
- idade até 7 anos;
- gastrite e úlcera péptica.
Durante o período de lactação, as mulheres devem usar a mistura de óleo com cautela. Promove o aumento da produção de leite materno. Também não é recomendado exceder a dosagem prescrita. Nesse caso, podem ocorrer náusea, dor de cabeça e distúrbio de fezes. Se for necessário combinar um agente útil com medicamentos, você deve consultar um especialista.
Conclusão
O óleo de dente-de-leão deve ser usado com cautela em casa. Somente neste caso as propriedades benéficas do produto serão totalmente reveladas. Se for impossível preparar um remédio sozinho, os médicos aconselham a compra de suplementos dietéticos pré-fabricados com extrato de dente-de-leão em uma farmácia.