Contente
A madressilva é uma planta arbustiva com frutos comestíveis. Várias variedades foram cultivadas, diferindo em rendimento, período de floração, resistência à geada e outras características. A descrição da variedade de madressilva Chulymskaya ajudará os jardineiros a conhecer a cultura com mais detalhes e cuidar dela de maneira adequada.
Descrição da madressilva de Chulymskaya
Arbusto até 1,3 m de altura, perene, de tamanho médio, espalhando-se. Pertence à grande família das madressilvas. Os rebentos são médios, não espessos, verdes e púberes. As folhas são amendoadas.
Os frutos são de forma irregular, achatados nas laterais, fusiformes, com uma covinha na parte superior. A cor varia de ameixa e cinza ao roxo profundo com uma flor cerosa e pele fina. Peso de 1,1 a 1,7 g. Os bagos de madressilva Chulym são caracterizados pelo alto sabor. Eles são doces e azedos, refrescantes, como mirtilos. O rendimento chega a 5 kg de um arbusto. Adequado para consumo humano.
Plantando e cuidando da madressilva de Chulymskaya
Com uma atitude carinhosa e cuidados adequados, a madressilva Chulym vai deliciar-se por muito tempo com verdes frescos e flores perfumadas. Para obter um arbusto de alto rendimento, você deve seguir as regras de plantio e cuidados.
Datas de desembarque
Os arbustos jovens podem ser plantados no outono ou na primavera. Mudas com raízes abertas são melhor plantadas em setembro ou início de outubro.
É aconselhável transferir arbustos jovens de madressilva de Chulym com sistema radicular fechado para o solo na primavera (final de março - abril), mas isso pode ser feito em qualquer época do ano.
Seleção e preparação do local de pouso
A madressilva de Chulymskaya é uma cultura despretensiosa, mas a escolha de um local de pouso deve ser abordada com responsabilidade. A muda precisa de iluminação suficiente, mas com o excesso começa a secar e doer. O sombreamento inibe a floração e a frutificação. É necessário encontrar um local onde a parte inferior da planta fique na sombra, e a parte superior receba luz solar direta.
O local deve ser escolhido de forma que a madressilva de Chulymskaya não fique ao vento. Rajadas fortes podem arrancar flores e frutos dos galhos.
O solo deve ser úmido e fértil, bem drenado e com pH neutro (entre 6 e 7,8).
Regras de pouso
A madressilva Chulymskaya cresce em um lugar por até 30 anos, expandindo-se amplamente. Se houver vários arbustos, uma distância de 1-1,5 m é mantida entre eles durante o plantio.
A madressilva Chulymskaya tem um sistema radicular fibroso que não é profundo. Para o plantio bastará uma cova de 50x50 cm.Antes do procedimento, a muda é colocada brevemente em água morna.
O composto é adicionado à cova de plantio. Se não estiver lá, ramos secos borrifados com terra preta são adequados como fertilizante. Resíduos de alimentos orgânicos, feno e ervas daninhas secas são colocados no topo.Polvilhe com um punhado de bokashi, isso ajudará a processar rapidamente a matéria orgânica, adicione solo fértil e tampe. Quando o sistema radicular da madressilva ficar mais forte, haverá nutrientes suficientes ao redor.
Antes do plantio, o terreno é tratado contra pragas e doenças fúngicas. 1-2 baldes de água com um agente dissolvido são despejados na cova. Fitosporin, Bravo, Bona Forte bastam.
No local são plantados arbustos de dois anos. Após o plantio, eles o cobrem com terra de modo que faltam alguns centímetros para o topo. A muda de madressilva de Chulymskaya compactada com terra é regada com um balde de água em temperatura ambiente.
Para proteção adicional e aceleração da sobrevivência, o solo ao redor da madressilva Chulym é coberto com ramos de coníferas, serragem e madeira morta.
Regar e alimentar
Para que a madressilva Chulymskaya crie raízes, é necessário manter a umidade ideal do solo. No primeiro mês após o plantio, a planta é regada 1-2 vezes por semana. A cultura é altamente tolerante à seca, mas durante os períodos de seca é regada 3 vezes por semana.
A madressilva Chulymskaya não precisa de fertilizantes e alimentação durante os primeiros 3-4 anos. Você pode adicionar cinzas de madeira diluídas em água (1:10). Um arbusto com 4 a 5 anos de idade é alimentado com fertilizantes minerais ou matéria orgânica (húmus, fezes de pássaros, esterco).
Poda de madressilva comestível Chulymskaya
A poda de Chulymskaya é realizada após três anos. Até este período, apenas rebentos excessivamente longos e ramos secos são removidos com tesouras de poda.
O corte de cabelo está adiado até agosto. Não é desejável fazer isso durante a floração, pois existe o risco de perder metade da colheita futura. Pode-se cortar a madressilva de Chulym no início da primavera: nessa época, são retirados os brotos que se aprofundam no mato, velhos, podres e secos da base.
A poda sanitária é relevante a cada 2 anos. Corte cerca de 1/3 do arbusto. Isso estimula a planta a dar mais frutos e permite uma copa bem cuidada.
A poda rejuvenescedora é adequada para velhos arbustos de madressilva Chulym. É realizada no final do outono ou março. Todos os brotos são cortados a uma distância de 30 cm do solo.
Wintering
A madressilva é uma das plantas mais resistentes para o jardim. O arbusto podado de Chulymskaya tolera perfeitamente geadas de até -40 ° C, mesmo sem abrigo. Os brotos superiores de um ano podem congelar ligeiramente, mas na primavera a planta se recupera rapidamente.
Nas regiões do sul, a madressilva de Chulym pode florescer no outono devido ao clima quente. Nesse caso, os brotos são podados. Na Sibéria e além dos Urais, é aconselhável cobrir a planta para o inverno com feno ou filme de jardim.
Reprodução
A madressilva de Chulym é propagada por meio de estacas. As sementes da planta são cultivadas apenas por criadores, a fim de obter novas variedades e híbridos.
Cortar é uma forma familiar e popular. Em um arbusto adulto com 4 a 5 anos de idade, um broto forte é cortado na primavera e dividido em partes de 15 a 20 cm. O corte deve ser oblíquo por baixo, reto por cima. As mudas são secas, pulverizadas com um estimulante de crescimento e plantadas em caixas com um pequeno ângulo. O solo da muda deve estar constantemente úmido. Escolha solo preto com adição de areia. Depois de pousar no solo, eles são soltos regularmente. Durante 3 semanas, as mudas de madressilva de Chulym devem criar raízes e germinar. Dependendo da região, podem ser plantadas em parcelas ou em vasos.
Polinizadores de madressilva Chulymskaya
Para obter uma boa colheita, várias variedades diferentes são plantadas para polinização cruzada. É melhor organizar as mudas em um padrão quadriculado para um rendimento maior. Para a madressilva Chulymskaya, vizinhos como Filha de um Gigante, Anão, Gigante e Delícia são adequados.Durante o período de floração, nelas se forma uma grande quantidade de pólen, que é transportado por abelhas, vespas, moscas e também pelo vento.
Existe outra maneira de aumentar o volume da colheita da madressilva de Chulym - é atrair insetos polinizadores para o local. O melhor de tudo é que as abelhas melíferas e os zangões darão conta dessa tarefa. Antes da floração, os arbustos são pulverizados com uma solução de açúcar a uma taxa de 3 colheres de sopa. eu. mel ou açúcar com lâmina para 10 litros de água.
Doenças e pragas
A madressilva é muito resistente a parasitas e doenças. Mas ainda há uma lista de influências negativas que prejudicam a aparência e a saúde da planta.
Os pulgões parasitam os rebentos e arbustos da madressilva Chulym, sugando o suco deles, enfraquecendo o crescimento. A planta floresce pior. As folhas ficam amarelas, enrolam-se em tubos castanhos secos. A pulverização de primavera com uma solução de 0,2% de Kandifor, Actellik e Rogor ajuda contra pulgões.
As larvas de escama hibernam sob a casca da madressilva e, na primavera, rastejam para fora e se fixam na casca, cobrindo-se com uma casca dura. Eles sugam nutrientes, inibem o desenvolvimento dos rebentos. As medidas de controle são iguais às dos pulgões.
Pragas roedoras de folhas (moscas-serras, rolinhos de folhas, besouros dourados, asas de dedo) roem buracos nas folhas e estragam os brotos frescos, comem os botões e botões dos arbustos na primavera. Medidas de controle: pulverização com drogas Eleksar, Rogor, Inta-vir, clorofos.
Nemátodo gálico - vermes microscópicos que vivem no solo. Eles sugam os sucos das raízes e causam danos significativos às partes inferiores da madressilva de Chulym. Eles carregam muitos vírus dos quais é difícil se livrar. Medidas de controle: tratamento do solo e da raiz com solução Topsin-M.
Oídio. Aparece na forma de uma flor branca ou cinza claro nas folhas de Chulymskaya. Com o tempo, essa folha deforma, seca e cai. A resistência geral à geada do arbusto diminui.
O fungo fuliginoso aparece como uma flor negra na parte superior das folhas, principalmente nos brotos jovens. Medidas de controle e tratamento de arbustos de madressilva de Chulym: pulverização com soluções de cinza de madeira, soda, enxofre coloidal, sabão em pó, bem como Topsin-M, preparações de topázio.
Se a planta já tem flores ou ovários, é recomendável escolher um método de luta mais suave, sendo melhor adiar ou sacrificar a colheita.
Conclusão
A descrição da variedade de madressilva Chulymskaya permite avaliar esta cultura antes de escolhê-la para o plantio. Os jardineiros que já apreciaram o rendimento e o sabor da fruta recomendam a variedade para o plantio em regiões de clima temperado.