Contente
Em um pequeno terreno, os jardineiros estão tentando economizar cada metro de terra. Às vezes, arbustos e árvores são plantados de forma que não haja passagem livre entre eles. Mas raças diferentes nem sempre são propensas a uma vizinhança favorável. Agora tentaremos descobrir qual é a compatibilidade das árvores frutíferas e arbustos do jardim entre si, bem como com as coníferas representantes da flora.
Tabela de compatibilidade
Ao montar uma horta no quintal, é importante saber a compatibilidade das diferentes variedades de árvores frutíferas. Crohn destaca seu "segredo". Portanto, destacar uma árvore pode prejudicar o arbusto vizinho. O sistema raiz tem suas próprias leis. Em algumas árvores vai mais fundo, em outras se desenvolve na superfície. As raízes são largas e estreitas. Um sistema radicular poderoso sempre suprime o fraco, impede que ele se desenvolva, o que afeta a opressão da planta.
Outro fator de vizinhança desfavorável é o tamanho da coroa. Digamos que o sistema radicular de uma árvore com um arbusto não interfira no desenvolvimento um do outro. E o que acontece com a parte acima do solo? A larga copa da árvore cobria completamente os arbustos. Como resultado, uma diminuição no rendimento é observada. Os ramos do arbusto são retorcidos, as folhas são pequenas, lentas, por vezes amareladas. A falta de luz devido a sombras fortes é tão ruim quanto uma vizinhança pobre de raízes.
Plantar as plantações a uma distância ideal e levar em consideração a compatibilidade das fruteiras permite uma boa colheita. As variedades podem ser selecionadas para que as árvores com arbustos protejam umas às outras de várias pragas.
Foi desenvolvida uma tabela especial de compatibilidade de árvores frutíferas no jardim, o que torna mais fácil para o jardineiro desenvolver um plano de plantio.
Os quadrados vermelhos indicam uma vizinhança indesejável de culturas. Vizinhos ideais são marcados em verde. A tabela mostra apenas a proximidade das culturas em termos de pertencimento a um determinado grupo, por exemplo: maçã, pêra, damasco, etc. Os indivíduos ao plantar consideram as características varietais que afetam o tamanho da copa e das raízes. Portanto, se você plantar duas cerejas altas ao lado dela, e entre elas uma variedade anã, é claro, uma pequena árvore será afogada pela copa dos vizinhos.
Fatores que afetam a compatibilidade da cultura
Um gráfico de compatibilidade útil para árvores frutíferas e arbustos nem sempre pode estar disponível. O próprio jardineiro deve saber claramente quais fatores afetam a proximidade das plantações:
- Raios de sol e luz do dia. As safras que crescem nas proximidades não devem se obscurecer.
- Terreno livre. O sistema radicular precisa de liberdade para crescer, acesso a água e nutrientes. As plantações coexistem bem, quando as raízes de uma cultura crescem em profundidade e de outra em largura.
- Nutrientes. Cada cultura ou variedade requer nutrientes específicos. Algumas árvores precisam de nitrogênio ou potássio, enquanto outros arbustos não toleram esses componentes. As culturas vizinhas devem aceitar o mesmo fertilizante favoravelmente.
- Alocação de "segredo" - alelopatia.A substância secretada pela coroa pode afetar positiva e negativamente o vizinho. No primeiro caso, surge a compatibilidade ideal, uma vez que ambas as culturas serão confortáveis. No segundo caso, o vizinho dominante destruirá um arbusto ou outra árvore frutífera que não pode conter o "segredo" secretado.
Levando em consideração todos os fatores, foi desenvolvida uma tabela que determina a compatibilidade de árvores frutíferas e arbustos nas proximidades.
Quem é melhor ao lado de quem
A melhor compatibilidade das árvores frutíferas entre si é observada quando as mesmas espécies são adjacentes. Uma pêra cresce bem ao lado de uma pêra, uma cereja - ao lado de uma cereja ou uma cereja doce, etc. No entanto, em um quintal privado não há como separar vários jardins com um tipo de cultivo. Por que deveria uma pessoa que não está envolvida em atividades comerciais, por exemplo, 10 peras, 15 ameixas, 13 macieiras.
No quintal, geralmente tentam plantar de 1 a 2 árvores ou arbustos de vários tipos, para que haja frutas suficientes para seu próprio consumo. Para alcançar esses resultados, as safras são plantadas na vizinhança com aproximadamente as mesmas necessidades de cultivo. Ao plantar mudas, seu crescimento posterior é levado em consideração. Os galhos das árvores maduras não devem se entrelaçar ou dar sombra aos arbustos de bagas.
Para quem a macieira é amiga
Considerando a compatibilidade de árvores frutíferas e arbustos no jardim, a macieira pode ser chamada de pior vizinha. Todos os arbustos de bagas serão oprimidos sob a árvore. A coroa larga bloqueará completamente a luz do sol e do dia. As raízes da macieira são tão ramificadas que o sistema radicular do arbusto da baga não terá espaço para desenvolvimento, assim como nutrientes.
Você pode plantar framboesas ao lado de uma jovem macieira. No início da estação de crescimento, boa compatibilidade de safras de frutas e bagas aparece até que a copa da árvore cresça. As framboesas soltam o solo com as raízes. A macieira recebe mais oxigênio, ganha imunidade e se desenvolve. Após o crescimento da copa, as framboesas são transplantadas. O arbusto amante da luz cresce mal na sombra e dá frutos.
Quaisquer árvores de fruto com caroço da macieira são plantadas a uma distância de pelo menos 4 m. É aconselhável retirar qualquer variedade de nozes, tanto quanto possível, para o outro lado do jardim.
Quem é e não é amigo da pêra
Se uma macieira tolera a vizinhança de uma pêra a uma distância de 4 m, para esta última cultura essa amizade não é agradável. A pêra tolera compatibilidade com as cinzas da montanha e as groselhas são apreciadas nos arbustos.
A maioria das variedades de pêra requer polinizadores. Para resolver o problema, geralmente duas variedades diferentes são plantadas lado a lado, se as vizinhas não tiverem a mesma árvore. Você pode plantar variedades diferentes em uma pêra adulta. Então, uma árvore é suficiente no local, e um vizinho compatível é plantado ao lado dela.
O que pode ser dito sobre as cerejas
O sistema radicular da cereja tem a capacidade única de crescer rapidamente na camada superficial do solo. O crescimento jovem se espalha instantaneamente pelo site. Faça amizade com cerejas cerejas ou ameixa. Má compatibilidade com arbustos de bagas. As raízes superficiais têm pouco espaço para desenvolvimento e os arbustos irão desaparecer. As cinzas da montanha de frutos vermelhos não criarão raízes com as cerejas.
Quem o espinheiro-mar terá como vizinhos?
A compatibilidade das árvores de fruto no jardim com o espinheiro-mar é boa. No entanto, a cultura é considerada agressiva. O espinheiro-mar cresce rapidamente, brota o crescimento, devido ao qual oprime facilmente todos os vizinhos. O comprimento das raízes do espinheiro-mar às vezes atinge tamanhos enormes. Para que as árvores em crescimento próximas não sofram, no momento do plantio de uma muda, as bordas são atribuídas ao sistema radicular. A uma distância de vários metros do tronco do espinheiro-mar, é escavada ardósia ou qualquer outro material sólido.
O que a bela groselha ama
Os arbustos de groselha não gostam de crescer sob as árvores. Os galhos novos são fracos, curvos e podem ser quebrados arbitrariamente. As variedades vermelhas e pretas são incompatíveis. Isso se deve à necessidade de diferentes níveis de iluminação. As groselhas adoram o sol. Os arbustos com frutos dourados podem ser plantados perto da variedade de frutos pretos. Você não pode plantar framboesas ao lado deles, pois oprimem as groselhas.
Quais são as preferências de groselha
Groselhas e groselhas são os melhores vizinhos. A compatibilidade é tão próxima que os arbustos podem ser plantados alternadamente. Remova as groselhas pretas das groselhas. Os arbustos de bagas têm uma praga comum - a traça. Para não tentar o inimigo, é melhor recusar tal vizinhança.
As groselhas funcionam bem com peras e ameixas. No entanto, os arbustos não devem ser cobertos com copas de árvores. A groselha adora o sol.
Rainha da Framboesa do Jardim
O arbusto amante da luz cria raízes em quase todas as áreas. Árvores grandes oprimem as framboesas, mas elas mesmas não são um presente. O sistema radicular desenvolvido obstruirá qualquer arbusto em crescimento próximo. Para framboesas, é ideal selecionar uma área separada e plantar em fileiras.
Tecendo uvas com orgulho
A compatibilidade de arbustos e árvores frutíferas do jardim com as uvas é boa. Uma vizinhança particularmente amigável é obtida com uma pereira e uma macieira. Os arbustos de uvas com cerejas, framboesas e cerejas criam raízes bem, mas o sistema radicular terá pouco espaço para desenvolvimento. Eu realmente não gosto da presença de marmelo ou qualquer tipo de noz.
Bairro de plantações de frutas e coníferas
Se considerarmos a compatibilidade de coníferas e árvores frutíferas no jardim, então não há opções aqui. Ate oxida o solo, extrai muitas substâncias úteis, assim como a bétula. As árvores frutíferas de caroço não gostam de solo ácido. As coníferas podem ser plantadas em áreas de descanso, em algum lugar fora do jardim ao redor do perímetro do local. A samambaia cresce bem perto dos abetos.
O vídeo fala sobre a compatibilidade das árvores frutíferas:
Muitos jardineiros determinam a compatibilidade das safras de frutas e bagas empiricamente. A vizinhança favorável pode depender de características varietais, composição do solo, clima e outros fatores. Se houver muito espaço no local e houver desejo de experimentar, você pode plantar tipos de safras semelhantes ao lado dele. Substitua as árvores ou arbustos que não criaram raízes com outras plantações.