Contente
Gooseberry Kursu Dzintars pertence à seleção letã. Obtido a partir do cruzamento das variedades Stern Razhiga e Pellervo. Refere-se a variedades de frutos amarelos médio-precoces. Em 1997, foi incluído no Registro do Estado de variedades testadas na República da Bielo-Rússia. Não incluído no registro russo de realizações de reprodução. A planta é destinada ao cultivo em lotes de quintais pessoais.
Descrição da variedade de groselha espinhosa Kuršu Dzintars
Gooseberry Kursu Dzintars forma um arbusto compacto e altamente decorativo. Os ramos são médios, os rebentos retos e finos. Os espinhos são numerosos, localizados um de cada vez no rebento, mas existem espinhos duplos e triplos. Os espinhos são baixos, muito afiados, de cor castanha.
Na descrição da casta e na foto da groselha Kuršu Dzintars, pode-se observar que os bagos crescem uniformes, de tamanho médio, com peso médio de 2,7 g. O formato dos bagos é oval, a cor é amarelo âmbar com veias pronunciadas, não há pubescência. A pele é brilhante, fina.
As folhas da groselha Kursu Dzintars são de tamanho médio, redondas, de cor verde, com 3 ou 5 lóbulos. O enrugamento das folhas é pouco expresso, a cor é verde, mate ou com ligeiro brilho.
A variedade de groselha espinhosa Kuršu Dzintars é parcialmente autofértil, o que significa que a fertilização com seu próprio pólen é de cerca de 20%.
Com a polinização cruzada, além do rendimento, melhora o sabor e o tamanho dos bagos.
As groselhas de groselhas pronunciadas, como Curšu Dzintars, são bem adaptadas ao frio, portanto, são adequadas para o cultivo em regiões de climas diferentes.
Resistência à seca, resistência à geada
Em termos de resistência às geadas, a groselha Kursu Dzintars pertence à 4ª zona climática. Sem abrigo, é capaz de suportar uma queda de temperatura no inverno para -32cerca deC. O cultivar de groselha Kursu Dzintars pode resistir a curtos períodos de seca.
Frutificação, produtividade
A groselha Kursu Dzintars começa a florescer na segunda década de maio. As bagas amadurecem do final de julho ao início de agosto. Tem um rendimento estável, uma média de 4-6 kg de bagas perfumadas doces são colhidas de um arbusto. A produtividade de Kuršu Dzintars é aumentada devido ao cuidado adequado.
Bagas não são propensas a derramamento, amadurecem em um galho. Os frutos desta variedade toleram bem o transporte e armazenamento. O objetivo das bagas é a sobremesa. Gooseberries Kursu Dzintars são comidos frescos e colhidos de várias maneiras. Dos frutos são feitos compotas, conservas, compotas e marmeladas, que são utilizados no preparo de recheios para tartes.
Vantagens e desvantagens
Gooseberry Kursu Dzintars tem um rendimento estável. Sem reduzir a frutificação, o arbusto pode crescer em um local por várias décadas.
Outras vantagens da variedade:
- arbusto decorativo ligeiramente espalhado;
- alta resistência de inverno;
- as bagas amadurecem ao mesmo tempo;
- agradável sabor doce da fruta;
- a planta é despretensiosa em crescer;
- resistente a algumas doenças típicas da cultura.
As desvantagens ou características da variedade incluem numerosos espinhos nos rebentos e o tamanho médio dos frutos.
Características de reprodução
Gooseberry Kursu Dzintars cria raízes bem após a reprodução vegetativa.
Métodos de criação adequados
Camadas
Um dos métodos de criação mais rápidos e eficazes:
- O rebento retraído é pressionado ao solo horizontalmente ou em arco.
- Com o método arqueado, o broto é curvado para baixo apenas em um lugar no meio. Neste caso, apenas um, mas mais forte rebento cresce.
Também existe um método de estratificação vertical que é mais adequado para arbustos mais antigos:
- Para isso, os galhos antigos são totalmente cortados no outono.
- Durante a estação, novos brotos crescem, durante este período o arbusto é coberto com solo fértil várias vezes, então os brotos enraizados são plantados.
Estacas
As groselhas Kursu Dzintars podem ser propagadas por estacas verdes, lignificadas ou combinadas.
Dividindo o mato
O método é adequado para propagação de arbustos com menos de 5 anos. Ao mesmo tempo, o arbusto frutífero é totalmente desenterrado e dividido em partes independentes.
A groselha enraíza-se bem com vários métodos de criação devido à sua peculiaridade de acumular rapidamente as partes que faltam.
Plantar e sair
Mudas de groselha Kursu Dzintars são plantadas na primavera e no outono. Os meses de outono mais adequados são setembro-outubro.
Um local para o cultivo de groselhas é escolhido ensolarado, levando em consideração o crescimento dos arbustos e seu plantio em grupo. Ao plantar uma safra perto de uma cerca ou paredes de estruturas, é necessário recuar pelo menos 1 m. As groselhas são uma cultura que adora umidade, mas as terras baixas e os pântanos não são adequados para o cultivo. Os solos preferidos são férteis com boa permeabilidade ao ar.
A cova de plantio é preparada em solo tratado com ervas daninhas. O tamanho do buraco deve ser 2 vezes o volume do sistema radicular da muda. O solo retirado da cova é misturado com fertilizante orgânico ou mineral.
Antes do plantio, as raízes da muda são libertadas do coma terrestre e se espalham em diferentes direções. A muda na cova de plantio é colocada em um morro de terra previamente preparado, coberto com terra preparada, o colo da raiz não é enterrado. Para regar após o plantio, você precisará de dois baldes cheios de água, que são despejados em volta do arbusto em várias etapas.
Se houver brotos na muda, eles são cortados até o primeiro botão, para que todas as forças da planta vão para o enraizamento. O solo ao redor do plantio é coberto com grama seca, composto ou turfa.
Regras de crescimento
O arbusto Kursu Dzintars cresce compacto, mas para que os frutos não se tornem pequenos, deve ser constantemente cortado. O arbusto deve consistir sempre em ramos de diferentes idades.
Na foto da groselha Kuršu Dzintars, você pode ver que na poda se retira parte dos brotos com mais de 7 anos, assim como os galhos com frutificação fraca e secos. Os rebentos são deixados na quantidade de 5-6 unidades. A ferramenta de poda deve ser afiada e limpa. Os brotos são cortados no chão, sem deixar tocos.
Se fertilizantes foram aplicados durante o plantio, os seguintes curativos são usados apenas no terceiro ano de cultivo. Para fazer isso, no final da primavera, quaisquer fertilizantes minerais complexos ou cerca de um balde de estrume bem podre são aplicados sob o arbusto. Não se usa fertilizante no final do verão, para não provocar o crescimento de novos brotos que não conseguirão amadurecer e suportar o inverno.
Após o plantio, os arbustos jovens são amarrados a uma estaca para definir a direção vertical de crescimento e evitar que os galhos quebrem em caso de vento forte.
No outono, o arbusto não fica bem amarrado, a terra ao redor é spud. Para o inverno, uma planta jovem é coberta com ramos de abeto ou material de cobertura não tecido. No inverno, o mato fica coberto de neve, sob a qual a groselha Kursu Dzintars tolera bem o tempo gelado.
Pragas e doenças
Groselha Kursu Dzintars tem uma alta resistência ao oídio, de média a antracnose. Outras doenças comuns dos arbustos são septoria e ferrugem. Para combater doenças, são utilizadas soluções de sulfato de cobre e líquido bordalês.
Pragas da groselha:
- borboletas pálidas e amarelas;
- mariposa;
- escudo;
- pulgão.
Para proteger as groselhas das pragas que hibernam no solo, as folhas caídas e outros restos de plantas são cuidadosamente removidos no outono. A terra ao redor do arbusto é desenterrada e pulverizada com inseticidas. Na primavera, durante os trabalhos de manutenção, a pulverização adicional nas folhas é realizada no jardim.
Conclusão
Gooseberry Kurshu Dzintars é uma variedade de amadurecimento médio-precoce aclimatada para regiões frias. Bagas âmbar brilhantes parecem decorativas em um arbusto compacto. Gooseberry Kursu Dzintars é adequado para uso em sobremesa, bem como vários tipos de processamento.