Contente
No Instituto Russo do Jardineiro, sob a liderança de Ivan Michurin, no século passado, os cientistas receberam uma nova variedade - a groselha negra Negus. O objetivo do estudo foi criar uma cultura resistente a fatores externos e pragas com alta palatabilidade.
Descrição do Black Negus groselha
O arbusto é muito poderoso, atinge uma altura de 1,5-2 m, mas aos 10 anos pode crescer ainda mais. A planta está se espalhando, até 3 m de largura. De acordo com a descrição da casta e fotos, a groselha preta Negus apresenta rebentos fortes e muito fortes de forma arqueada. Os ramos crescem para cima, ligeiramente desviados para o lado. Nos rebentos do entrenó existem espinhos, atingindo 2 cm de comprimento e ligeiramente curvados para baixo. Existem espinhos simples, duplos ou triplos na planta.
De acordo com a descrição e a foto, a groselha Negus Negus é proprietária de grandes placas de folhas trilobadas e cinco lobadas com uma penugem clara de tonalidade verde brilhante e dentes arredondados. Sua superfície superior é mais escura, com ligeiras rugas. O pecíolo das folhas é fino, comprido e sem cor. Uma ou duas flores formam uma inflorescência.
Os bagos da groselha Black Negus distinguem-se pelo formato alongado, semelhante a uma pêra. Eles são pequenos em tamanho, cada um pesando 2-2,5 g. Os frutos jovens têm uma pele delicada, de espessura média, sem pubescência, e com uma tonalidade esverdeada. Uma flor de cera azulada é visível nos frutos.
Uma baga totalmente madura da variedade tem uma cor roxa escura, mais próxima do preto. Venation em frutas maduras não é visível. O sabor da groselha preta Negus é doce e azedo, semelhante ao da uva. O aroma da baga é fortemente pronunciado, específico. Após o amadurecimento, os frutos da groselha permanecem muito tempo nos galhos, sem se esfarelar, não quebrando com o mau tempo e com o calor.
A região recomendada para o cultivo é a zona média da Rússia.
Resistência à seca, resistência à geada
De acordo com a descrição da variedade, a groselha Negus tolera bem as baixas temperaturas no inverno e na primavera. A planta pode resistir com segurança a geadas de até -25 ° C. Após pesquisas realizadas em 1964-1966 na zona de Non-Chernozem, a cultura foi reconhecida como uma das resistentes ao inverno, o que possibilita o cultivo de groselhas não só na Rússia central, mas também em regiões de climas mais frios.
A planta é resistente à seca, mas a negligência das regras da tecnologia agrícola afeta negativamente o rendimento da variedade.
Frutificação, produtividade
Com o plantio e os cuidados adequados, as groselhas podem começar a dar frutos no segundo ano após a transferência da muda para o solo. Os tempos de amadurecimento da baga são médios: a colheita é possível a partir da última semana de julho ou agosto.
Os frutos localizam-se do início ao fim do galho, não são propensos a desprendimento e rachaduras prematuras. Até 7-8 kg de bagas podem ser colhidas de um arbusto adulto.
A safra colhida tem alta transportabilidade: até 25 dias. As bagas são comercializáveis. Eles também são usados na culinária: eles fazem conservas e compotas com eles. A variedade é adequada para vinhos e compotas.
Vantagens e desvantagens
A variedade permaneceu popular por várias décadas. Ao comprar uma muda, os jardineiros são guiados pelos benefícios da groselha Black Negus:
- alto sabor, estimado em 4,7 pontos, o que amplia sua área de aplicação na culinária;
- a presença de propriedades medicinais na planta e uma grande quantidade de substâncias úteis nela;
- alta resistência à geada;
- frutificação regular por 15-18 anos;
- a capacidade das bagas de reter suas propriedades e aparência durante o transporte de longo prazo;
- resistência ao oídio e várias doenças;
- alto rendimento da variedade.
A principal desvantagem da groselha preta Negus é a presença de espinhos pontiagudos que interferem na colheita e no cuidado da planta. Mas os jardineiros usam esse recurso a seu favor, plantando um arbusto como uma cerca viva.
Características de reprodução
A variedade de groselha preta Negus reproduz-se como outros representantes de frutos pretos da cultura usando métodos padrão:
- Camadas... Um dos rebentos é dobrado ao chão e polvilhado com terra. Depois de um tempo, o sistema radicular é formado no ramo na região de formação do botão. Este método é considerado o mais eficaz.
- Fotos... Para a propagação, os ramos próximos à base da planta são cortados e enraizados. Este método de cultivo é adequado para arbustos de até 9 anos.
- Galhos... Um ramo bem formado é determinado em um arbusto, então é separado do arbusto-mãe com uma parte do sistema radicular, e então transplantado para outro lugar.
- Ao dividir... Este método de reprodução permite rejuvenescer o arbusto. É desenterrado e dividido em duas partes. A parte mais viável é transferida para um novo local.
A escolha do método de reprodução depende do arbusto: é preferível dividir os arbustos velhos, os rebentos e as estratificações são separados com segurança das plantas jovens, que enraízam bem, respeitando as regras da tecnologia agrícola.
Plantar e sair
A variedade de groselha Negus adora os raios solares, por isso é recomendável reservar um local com boa iluminação ou parcialmente sombreado no terreno. É necessário colocar o arbusto em um outeiro ou área plana. A variedade plantada nas terras baixas não cresce bem. Com excesso de umidade, a planta infecta a podridão radicular
A variedade é pouco exigente para a composição do solo, mas os maiores rendimentos são alcançados quando a planta é cultivada em solos argilosos ou arenosos. As groselhas crescem bem em solos neutros.
14 dias antes do plantio, a terra é desenterrada, todas as ervas daninhas e detritos são removidos. Durante o trabalho, é necessário adicionar húmus ou composto ao solo. Fertilizantes de potássio e nitrogênio são usados como fertilizantes.
Antes de plantar uma muda de groselha preta Negus, eles cavam um buraco de 0,5 m de profundidade e largura. Se for necessário plantar vários arbustos entre as plantas, é necessário recuar 1,5 m.
A muda de groselha, Black Negus, deve ter um sistema radicular forte. 24 horas antes do plantio, é embebido em solução aquosa com adição de fertilizantes orgânicos. Para fazer isso, adicione 4 colheres de sopa de Humato de sódio a 5 litros de água. Alternativamente, é possível tratar a planta com uma solução de Zircão (0,25 ml da substância por 1000 ml de água).
Recomenda-se colocar uma muda da variedade Black Negus diretamente na cova ou com leve inclinação. Todas as raízes devem ser esticadas, o colo da raiz aprofundado em 5-6 cm.
É necessário cobrir a muda com terra em partes, compactar cada camada e regar com água. Ao final do procedimento, recomenda-se cobrir a planta com uma mistura de turfa, areia e húmus. Isso evitará a rápida evaporação da umidade e evitará a formação de uma crosta na superfície do poço. No inverno, a cobertura morta serve para evitar o congelamento do sistema radicular. Todos os brotos devem ser cortados, deixando galhos de até 10 cm de altura com 5 a 6 gemas.
Regras de crescimento
Para a variedade de groselha preta Negus, é importante seguir as regras da tecnologia agrícola. Negligenciar as regras de cuidado afeta negativamente o rendimento da planta e seu crescimento.
A variedade é exigente quanto à rega: nos meses de seca, é necessário umedecer o solo de 3 a 5 vezes.É importante fornecer água suficiente ao arbusto durante a floração e a formação do ovário.
Ao fertilizar o solo durante o plantio, não é necessário alimentar o arbusto pelos próximos três anos. Nos anos subsequentes, na primavera e no outono, é recomendado adicionar adubo, húmus e fertilizante de nitrogênio ao solo ao redor da variedade de groselha preta Negus.
Como fertilizante orgânico, a infusão de verbasco diluída em água 1: 5 tem um efeito benéfico na cultura, em substituição pode-se usar excrementos de aves diluídos na proporção de 1:12 em água.
Fotos e resenhas da groselha preta Negus confirmam que a variedade tem tendência ao espessamento, o que requer poda anual. Negligenciar este procedimento leva a uma diminuição na produção, os frutos maduros são difíceis de colher dos galhos.
A melhor época para podar é o outono, quando o fluxo de seiva diminui. Na primavera, a planta dissolve a folhagem muito cedo, portanto, não é recomendável remover os brotos após o derretimento da neve.
Todos os ramos fracos, com até 20 cm de comprimento, são podados. Rebentos secos, quebrados e doentes também são cortados com tesouras de poda. No arbusto da variedade de groselha preta Negus, devem permanecer apenas ramos fortes, de até 50 cm de comprimento.
Para tornar o arbusto de groselha preta Negus mais compacto, recomenda-se a construção de suportes de madeira para ele.
À medida que a planta envelhece, começa a fase de envelhecimento, portanto, os brotos de 6 a 8 anos são removidos durante a poda. O arbusto, em vez disso, formará novos ramos a partir do colar da raiz. Em um arbusto de 4 a 6 anos, o número total de brotos, incluindo os laterais, não ultrapassa 30 peças.
Devido à sua resistência ao gelo, a variedade não precisa ser coberta para o inverno. Certifique-se de verter as groselhas completamente no outono, espalhar o solo ao redor do arbusto.
Pragas e doenças
Apesar da presença de boa imunidade da variedade de groselha preta Negus, medidas preventivas regulares são recomendadas. Para isso, o arbusto é tratado com uma solução de parasitas e fungos. Para prepará-lo, adicione 1/3 colher de chá a 10 litros de água fervente. ácido bórico e uma pitada de permanganato de potássio, misture tudo bem. É conveniente aplicar o produto em spray.
Conclusão
A groselha negra Negus é uma variedade conhecida não apenas por seus frutos incomuns, mas também por sua imunidade ao oídio. A cultura é despretensiosa no cuidado, tolera bem as baixas temperaturas e dá frutos durante 16-18 anos, o que é uma vantagem indiscutível desta variedade.
Testemunhos