Contente
Groselha Kupalinka é uma variedade de frutificação preta que se estabeleceu como resistente ao inverno e frutífera. A popularidade desta espécie entre os jardineiros também se deve à sua alta resistência a doenças e pragas. Mas para atingir a produtividade declarada de uma variedade, é necessário estudar suas características e estar atento às regras da tecnologia agrícola.
História de criação
Esta espécie foi obtida na Bielo-Rússia, nomeadamente no Minsk Institute of Fruit Growing. A groselha Kupalinka é o resultado da polinização livre da variedade Minai Shmyrev. Aconteceu em 1985. Seus autores: A. G. Voluznev, N. A. Zazulina, A. F. Radyuk.
Em 2002, Currant Kupalinka foi inscrito no Registro Estadual com base nos resultados dos testes. A variedade é recomendada para cultivo na Região Centro, onde tem apresentado produtividade máxima.
Descrição da variedade de groselha Kupalinka
Este tipo de cultura é caracterizado por arbustos vigorosos e fracamente espalhados. A altura da planta atinge 1,7-1,9 m. Crohn de groselhas Kupalinka de espessamento médio. Os brotos em crescimento do arbusto são inicialmente direcionados para cima. Não são púberes, de cor verde rica, com antocianina irregular na superfície. O diâmetro dos ramos jovens é de 0,7-1 cm.
Conforme os brotos envelhecem, eles se tornam lignificados, tornam-se marrom-acinzentados e a superfície torna-se opaca. Os botões da groselha Kupalinka são alongados, verdes, com ponta pontiaguda. Eles são paralelos aos ramos. O botão apical é grande, de forma cilíndrica e com uma estrutura solta. Há outro próximo a ele, mas muito menor. A groselha Kupalinka tem uma cicatriz arredondada na folha.
As folhas são de cinco lóbulos. O segmento central é largo, muito mais longo que os demais, com ápice agudo. Esta parte é dobrada ao longo da veia central. A superfície das placas é enrugada e brilhante. Os segmentos laterais são pontiagudos, em relação ao central estão localizados em ângulos retos. Sua parte inferior é chanfrada. Os segmentos basais nas folhas de Kupalinka são bem expressos, pontiagudos, com entalhes profundos entre os lobos. Há uma ranhura aberta na base das placas. Os dentes das folhas são pequenos e serrilhados. Pecíolo de comprimento médio com antocianina.
As flores são grandes, de cor verde-rosada. O pistilo neles está localizado abaixo dos estames. Os cachos de frutas são alongados. Em cada um deles, 8-12 bagas são formadas. O talo é verde, curto.
Os bagos são de tamanho médio, pesando 0,95-1,4 g, apresentam formato arredondado e, quando maduros, adquirem cor preta. A pele é fina, densa, ligeiramente sentida quando comida. A polpa é suculenta, contém uma quantidade média de sementes. O sabor das frutas na groselha Kupalinka é doce e azedo. A colheita é adequada para consumo fresco e processamento posterior. Portanto, a variedade é considerada universal.
Características
Esta variedade é especialmente popular entre os jardineiros. Isso se deve ao fato de que em suas características é superior a muitas espécies.E mesmo nos anos mais desfavoráveis, mantém sua produtividade com os devidos cuidados.
Tolerância à seca, resistência do inverno
Groselha Kupalinka resiste facilmente a uma curta falta de umidade no solo. Nesse caso, o ovário é totalmente preservado no arbusto. Mas na ausência de chuva por muito tempo, a planta precisa ser regada regularmente.
Esta variedade possui alta resistência ao gelo. O arbusto pode suportar temperaturas tão baixas quanto -30 ° C. Os arbustos adultos não precisam de abrigo especial para o inverno.
Polinização, período de floração e tempos de amadurecimento
Kupalinka é uma variedade de maturação média. O período de floração começa no final de maio e dura cerca de dez dias. Esta variedade não necessita de polinizadores, pois é autofértil. O nível do ovário é 75%. As bagas amadurecem em meados de julho. A cultura não se torna rasa e não sofre com a luz solar direta.
Produtividade e frutificação
Kupalinka é uma variedade de cultura de alto rendimento. De um arbusto adulto, você pode coletar até 3,5-4 kg de frutas. A planta começa a formar bagas a partir do segundo ano após o plantio. Mas o arbusto mostra a eficiência máxima na idade de 5-6 anos. O amadurecimento dos bagos em mato não é simultâneo, portanto, a colheita deve ser realizada em várias etapas.
Bagas colhidas podem ser armazenadas em uma sala fria por três a cinco dias sem perda de comercialização. Além disso, a colheita de Kupalinka tolera facilmente o transporte nos primeiros dias após a colheita.
Resistência a doenças e pragas
Esta variedade possui alta imunidade natural. Kupalinka não é muito suscetível ao oídio e ácaros renais. Mas a variedade é propensa a manchas nas folhas. Portanto, para manter a alta resistência do arbusto, é necessário realizar tratamentos preventivos com fungicidas e acaricidas duas vezes por safra.
Vantagens e desvantagens
A groselha preta Kupalinka tem uma série de vantagens, de modo que essa variedade não pode se perder no contexto de outras espécies. Mas ele também tem certas desvantagens que devem ser levadas em consideração ao cultivá-lo.
Vantagens principais:
- alta produtividade;
- Sabor fantástico;
- comercialização;
- resistência à geada;
- versatilidade de aplicação;
- imunidade ao oídio, ácaros renais;
- fertilidade própria;
- frutificação estável.
Desvantagens:
- pequenos frutos;
- bagas com alta umidade podem rachar;
- suscetibilidade a manchas foliares.
Características de plantio e cuidado
Para esta variedade de groselhas, você precisa selecionar áreas abertas ensolaradas, protegidas de correntes de ar. Na falta de luz, o arbusto ganha folhagem em detrimento do ovário. O plantio é recomendado no início da primavera ou outono.
No primeiro caso, é necessário que a terra descongele 20 cm e a temperatura do ar se mantenha dentro de + 9-12 ° C. Tais condições promovem o estabelecimento rápido. No segundo caso, o procedimento deve ser realizado em setembro. Atrasar o tempo é inaceitável, pois a muda deve ter tempo para se adaptar a um novo local antes da chegada da geada.
As groselhas Kupalinka devem ser cultivadas em solo argiloso e arenoso com baixa acidez. Nesse caso, o nível do lençol freático no local deve ser de pelo menos 0,6 m.
Cuidados adicionais com o arbusto não envolvem ações complexas. A rega das groselhas Kupalinka é necessária em períodos de seca 1-2 vezes por semana. Para isso, deve-se usar água decantada.
Ao longo da temporada, é necessário remover regularmente as ervas daninhas do círculo radicular e também afrouxar o solo após cada umidade. Isso manterá os nutrientes no solo e melhorará a aeração.
As groselhas Kupalinka precisam ser alimentadas duas vezes durante a estação de crescimento.Na primeira vez, você deve aplicar matéria orgânica na primavera e, na segunda vez, usar misturas de fósforo e mineral após a frutificação.
Todos os anos, na primavera, você precisa limpar o arbusto de galhos quebrados e danificados. E aos oito anos, corte-o completamente na base para o rejuvenescimento.
Conclusão
A groselha Kupalinka pertence à categoria das variedades com um rendimento elevado e estável. Por isso, muitos jardineiros preferem cultivá-la em seus terrenos, mesmo apesar das frutas pequenas. A alta popularidade desta variedade deve-se ao seu cuidado pouco exigente e às suas condições de cultivo.
Testemunhos