Contente
É difícil imaginar um jardim sem groselhas. Esta deliciosa baga é consumida crua, utilizada em diversos produtos de confeitaria e colhida para o inverno.
No momento, existem cerca de 200 variedades de groselhas de diferentes períodos de maturação, desiguais quanto à resistência às doenças, exigindo cuidados diferenciados. Mas para os consumidores de frutas silvestres cultivadas por conta própria, talvez o mais importante seja o sabor e os benefícios. Essas duas qualidades são perfeitamente combinadas na variedade de groselha doce bielorrussa.
Os benefícios das bagas de groselha preta
O teor médio de açúcar em 100 g desta baga é de 7,3 g, é variável e varia de acordo com a variedade. Os recordistas têm um teor de açúcar superior a 10 g por 100 g de produto. Apesar do nome, de acordo com este indicador, a groselha doce bielorrussa está entre os camponeses médios e não atinge os líderes em doçura. Mas o benefício dela não é menor.
-
A quantidade de vitamina C é muito maior do que a da grande maioria das frutas e bagas. Além disso, está presente não só nos frutos, mas também em todas as partes da planta: botões, folhas e ramos. No doce de groselha da Bielorrússia, o teor de ácido ascórbico chega a 239 mg para cada 100 g de bagas, o que é um indicador muito bom; em muitas outras variedades, é muito menor.
Você só precisa comer 20 frutas deliciosas para obter sua ingestão diária de vitamina C. - Existem outras vitaminas nas groselhas desta variedade, mas seu número é pequeno.
- Ela tem um teor muito bom de substâncias de pectina - quase um e meio por cento. É difícil superestimar seu papel no corpo humano. Limpando os intestinos, eles fortalecem o sistema imunológico humano, libertam o corpo de todas as substâncias nocivas.
-
Um grande número de antocianinas, que conferem aos bagos uma cor escura, fazem deles um excelente agente preventivo e terapêutico de doenças virais. As antocianinas melhoram a visão humana e são protetoras do câncer.
- Os taninos, que determinam o sabor picante peculiar dos frutos silvestres, ajudam a melhorar o funcionamento dos intestinos irritados.
- Os óleos essenciais, que existem em várias partes da planta, conferem-lhes um aroma único e têm propriedades antiinflamatórias pronunciadas. Os fitoncidas neles contidos também agem.
Pesquisas e avaliações de jardineiros indicam que o doce bielorrusso é uma das variedades cultivadas mais comuns de groselha preta. Para entender por que ele é preferido, considere as características varietais e faça uma descrição detalhada, abaixo uma foto da variedade.
Como a variedade foi criada
Quando um cientista do Instituto Bielo-russo de Produção de Frutas A.G. Voluznev criou esta variedade de groselhas, cruzou as formas 2D e 4D, nas quais as subespécies europeias e siberianas foram combinadas, com uma muda selecionada do Extremo Oriente. Genes de espécies naturais deram a Belorusskaya doce robustez e resistência à geada. Mesmo durante a floração, pequenas geadas não a prejudicam.
Logo após sua criação, o Belarusian Sweet foi incluído no Registro do Estado da República da Bielorrússia e no Registro do Estado da Rússia em 1979. Este arbusto é adequado para cultivo em quase todas as regiões, com exceção da Sibéria Ocidental.
Características varietais
O tempo de amadurecimento das groselhas doces da Bielorrússia é médio.O arbusto de baga tem um rendimento muito alto, cerca de 5 kg de frutos selecionados podem ser colhidos dele.
Com o que se parece
- O arbusto desta groselha é alto, os ramos são espalhados pelo meio.
-
Os rebentos jovens são púberes, não têm brilho, no topo são pintados de cor rosa púrpura, e os adultos são cinzentos e fortemente pubescentes.
- Os botões são de tamanho médio, de forma alongada, terminam em ponta pontiaguda, de cor esverdeada com laivos acinzentados. A parte central do botão desvia ligeiramente do rebento.
- As folhas desta groselha negra são de tamanho médio, têm 5 lóbulos, a cor da folha é verde claro.
- As lâminas das folhas fortemente enrugadas têm uma disposição horizontal e pequenos dentículos pontiagudos.
- O pecíolo longo é verde no verão e muda para vermelho-violeta no outono.
Órgãos Geradores
A auto-fertilidade doce da variedade de groselha, a auto-fertilidade doce bielorrussa é próxima de 72%, o que garante uma boa polinização e definição dos frutos silvestres e, portanto, uma colheita significativa.
-
Os pincéis suspensos de até 7 cm de comprimento são compostos por flores de cor verde-amarelada com pinceladas rosa. A frutificação em cluster é possível.
- Bagas em Belorusskaya são doces de médio a grande porte. Seu peso varia de 1 a 1,5 g, uma vez que não são unidimensionais.
- A colheita não amadurece ao mesmo tempo, os bagos ficam muito tempo pendurados no mato, esfarelando-se com o tempo.
- Seu sabor é muito bom, estimado em 4,6 pontos.
- O uso de frutas vermelhas é universal.
A descrição e as características da variedade devem ser complementadas com a informação de que o doce bielorrusso, como muitas outras variedades de groselha negra, é afetado por doenças fúngicas: mancha foliar, oídio, mas em grau moderado. É relativamente resistente aos ácaros renais.
Que outras vantagens podem ser observadas no doce bielorrusso:
- começa a frutificar muito cedo, as bagas já estão produzindo mudas de dois anos;
- não sofre com a frequência de frutificação;
- bagas arredondadas de forma oval caracterizam-se por boas qualidades de consumo;
- os arbustos envelhecem lentamente, proporcionando a maior colheita durante 5 a 6 anos e sem perda de produtividade até 12 anos.
Groselha Agrotécnica
Para que a colheita dos bagos agrade em tamanho e qualidade, o cuidado com a groselha doce bielorrussa deve ser feito de acordo com todas as regras.
Como e onde plantar
A continuação da vida de sucesso do arbusto plantado depende da escolha do local certo para o plantio.
Quais são os requisitos de local e solo produzidos pela groselha doce bielorrussa:
- É melhor que o local de plantio fique iluminado o dia todo, mas o sombreamento parcial é bem possível, essa variedade não reduz a produtividade nessas condições.
- O local é escolhido bem provido de umidade, mas sem estagnação de água na nascente, o lençol freático deve ser baixo.
- É aconselhável proteger os desembarques de ventos fortes.
- A groselha prefere solo neutro ou próximo a ela, quando plantada em solo ácido, dá uma sensação muito ruim. Esses solos precisam ser corrigidos.
- Uma boa colheita pode ser obtida em solo franco ou arenoso com alto teor de húmus, o resto dos solos terão que ser melhorados.
Plantar arbustos jovens é melhor no outono, mas para que tenham tempo de criar raízes antes da geada.
Uma vez que a variedade de groselha doce bielorrussa se distingue por sua grande força de crescimento, é melhor manter a distância entre os arbustos de 1,5 m. Neste caso, cada planta terá a área nutricional necessária e será conveniente cuidar. eles.
Não são necessários grandes poços para a groselha - seu sistema radicular é superficial, uma depressão de 40 por 40 cm é suficiente. A camada superior do solo é misturada com um balde de húmus, adicionando-se superfosfato - 100-200 ge meio- frasco de litro de cinza de madeira.Eles plantam um arbusto, aprofundando o colo da raiz em cerca de 10 cm.
Regue o arbusto com um balde de água. Os rebentos são cortados a uma altura de cerca de 10 cm acima do solo, deixando até 4 botões fortes sobre eles. A área ao redor do arbusto é coberta com material orgânico.
Mais informações sobre o plantio de groselha preta podem ser vistas no vídeo:
Cuidado
Consiste na irrigação, especialmente necessária durante a formação e enchimento dos bagos, fertilizando: durante a floração - fertilizantes azotados, durante o enchimento dos bagos - complexo, e após a colheita com fósforo e potássio. As groselhas respondem bem à alimentação foliar com fertilizantes minerais com oligoelementos e à introdução de matéria orgânica.
O solo sob os arbustos deve ser mantido limpo, se for coberto com cobertura morta, a cobertura deve ser renovada ao longo do tempo.
Sem atualizar e desbastar o arbusto de groselha, você não pode obter bons rendimentos. Portanto, podar e pinçar os brotos é uma operação obrigatória. Já fizemos a primeira poda no plantio de um arbusto. A segunda ocorre um ano depois, você precisa deixar até 4 dos brotos mais fortes. No terceiro e quarto ano de vida, restam 3 a 6 dos mais fortes zeros. Uma operação importante é o encurtamento de ramos para melhor ramificação. É realizada após a colheita, cortando-os em cerca de um terço. A partir do sexto ano de vida, é necessário substituir gradativamente os brotos antigos por zero. Como a groselha da variedade doce Belorusskaya é bastante durável e os brotos de 6 anos dão o maior rendimento, essa substituição começa cerca de 2 a 3 anos depois, dependendo do estado do arbusto.
Devido à resistência média a doenças fúngicas, a groselha da variedade doce bielorrussa precisa de tratamentos preventivos contra eles. Antes mesmo da floração, os arbustos são tratados com fungicidas contendo cobre, seguindo as instruções. Em anos úmidos, o processamento terá que ser repetido.
Testemunhos
Conclusão
Se você deseja coletar deliciosas frutas silvestres por muito tempo e em quantidades consideráveis sem renovar o arbusto, plante o doce bielorrusso. A variedade testada pelo tempo não o deixará na mão e fornecerá uma excelente colheita todos os anos.