Antracnose em groselhas: medidas de controle, patógeno

Os arbustos de groselha são suscetíveis a doenças fúngicas que afetam toda a planta, reduzem sua imunidade e resistência ao inverno. Sem tratamento oportuno, as plantações podem morrer. Na primavera e no início do verão, o desenvolvimento dos arbustos de groselha preta e vermelha é monitorado de perto para prevenir uma doença insidiosa como a antracnose.

Como a doença se manifesta

O aparecimento da infecção por antracnose em groselhas começa na primavera. Os agentes causadores da antracnose da groselha, que passam o inverno nas folhas caídas, são disseminados por insetos e durante a chuva. As plantas com os menores danos mecânicos são freqüentemente afetadas.

Causas da doença

Esta doença fúngica é causada por vários gêneros de marsupiais. A doença afeta as folhas e os brotos de muitas plantas, especialmente a groselha - vermelha, branca e preta. Os menores esporos, conídios, uma vez na planta, formam o micélio nos tecidos entre as células. O período de incubação após a exposição a esporos que causam antracnose em groselhas pretas é de aproximadamente 2 semanas. As groselhas ficam doentes depois de uma semana. Depois de se desenvolver, o micélio produz duas gerações de conídios - em maio e julho.

Temporada de verão favorável ao desenvolvimento da doença com chuvas frequentes, quando a umidade chega a 90% e a temperatura do ar é de 22 0C. Em tais anos, a doença mais comum é observada. Em anos secos, os casos de danos são muito menos comuns. Foi notado que as plantas localizadas em solos ácidos, assim como com falta de potássio e fósforo, costumam sofrer.

Formas de infecção

Os esporos de antracnose de plantas de groselha doentes para plantas saudáveis ​​são transmitidos de várias maneiras:

  • Espalhado por insetos e ácaros;
  • Fluxos de ar;
  • O engrossamento das plantações de groselhas e as folhas restantes do ano passado contribuem para a doença.
Atenção! A doença geralmente começa com as folhas que ficam no fundo do arbusto, em áreas mais espessas.

Sinais de infecção

Com folhas de antracnose, pecíolos, ramos jovens, pedúnculos e, com menos frequência, bagas são afetados.

  • Um sintoma de uma doença incipiente são manchas escuras ou marrom-claras de forma arredondada, com uma borda mais escura, de 1 mm de tamanho. Com o tempo, as manchas aumentam, fundem-se em uma grande área de lesão na lâmina foliar, que fica seca e cai;
  • Mais tarde, a partir de meados do verão, uma segunda esporulação se desenvolve, visível nos tubérculos pretos. Quando amadurecem e explodem, ficam brancos. A doença por meio de novos patógenos captura grande área da planta, podendo prosseguir até setembro;
  • Os brotos, assim como os pecíolos e os talos das groselhas, são cobertos por manchas escuras deprimidas que impedem o livre fluxo de nutrientes;
  • Mais tarde, no lugar das manchas nos brotos, formam-se fissuras. Quando o tempo úmido retorna, os brotos apodrecem;
  • Se a doença se espalhar para os bagos, ela é reconhecida por pequenos pontos brilhantes de cor preta ou marrom com bordas vermelhas;
  • Na fase de queda das folhas, os rebentos jovens murcham;
  • Em julho, apenas folhas novas podem permanecer no mato.

Conseqüências da doença

É possível avaliar a condição de um arbusto de groselha-preta doente no meio do verão, especialmente se a temperatura for mantida abaixo de 19 graus. Na groselha, a doença se manifesta mais cedo - no final de maio, início de junho, se a faixa de temperatura variar de 5 a 25 graus. Folhas de arbustos de groselhas vermelhas e brancas caem quase imediatamente após a derrota.Nas groselhas pretas, as folhas castanhas e secas, retorcidas, às vezes permanecem até o outono. Com o desenvolvimento desimpedido, até 60% das folhas caem, a planta não recebe nutrientes suficientes. O rendimento do arbusto doente é perdido em 75%, o teor de açúcar nas bagas diminui, os rebentos não se formam, até 50% dos ramos podem morrer durante o inverno.

Os fungos da antracnose hibernam nas folhas caídas. Se não forem removidos de debaixo dos arbustos de groselha, na primavera eles produzem novos esporos, e o arbusto fica infectado novamente. Acontece que a doença vai embora, mas a planta enfraquece e sem tratamento e suporte pode não se recuperar.

Comente! Os fungos dissipam os esporos ao longo do mês, desde o início ou meados de maio. Nesta fase, é importante aplicar medidas de controle eficazes para evitar uma segunda onda de esporulação em julho.

Medidas de controle

Sabendo dos sintomas da doença, os jardineiros usam medidas preventivas para combater a antracnose das groselhas, retirando com cuidado as folhas caídas no outono e cavando o solo sob os arbustos. O tratamento químico ajuda a destruir os patógenos da doença da groselha. Cada jardineiro escolhe sua própria versão de uma variedade de medicamentos para o tratamento da antracnose da groselha. Os arbustos são pulverizados em tempo seco, quando não há vento, processando cuidadosamente cada folha.

Opções de processamento

  • Antes da abertura do botão, sulfato de cobre a 1 por cento é usado, cultivando os arbustos e o solo sob eles;
  • Captan, Phtalan (0,5%), Kuprozan (0,4%) ou líquido Bordeaux 3-4% são usados ​​em botões não abertos, antes da floração ou 10-20 dias após a colheita;
  • Antes da floração, o fungicida Topsin-M também é usado em mistura com drogas que estimulam a imunidade: Epin, Zircon;
  • A groselha é pulverizada com Cineb ou líquido Bordeaux a 1% após a floração;
  • Se a antracnose for detectada em groselhas durante o período de maturação dos bagos, o tratamento com preparações microbiológicas é realizado: Fitosporin-M, Gamair;
  • Após a colheita das bagas, os arbustos de groselha são retratados com fungicidas Fundazol, Previkur, Ridomil Gold ou outros.
Importante! Para evitar o efeito de dependência e resistência, os agentes químicos são alternados durante o tratamento.

Prevenção

Plantio espaçoso correto e poda de arbustos de groselha, cuidado do solo, remoção ervas daninhas, rega moderada, exame cuidadoso e pulverização preventiva regular irão salvar as plantas do tratamento para a doença da antracnose.

Os tratamentos preventivos são realizados com medicamentos que protegem as plantas contra as mais diversas doenças fúngicas e pragas. Fungicidas Cumulus DF, Tiovit Jet, Tsineb, Captan, solução O líquido bordalês 1% é utilizado após a floração e 15 dias após a colheita dos frutos.

Percebendo os primeiros sinais da antracnose, as partes afetadas são removidas para que a doença não se espalhe. No outono, as folhas caídas são recolhidas e o solo é desenterrado.

Da experiência dos residentes de verão

Nem todos os jardineiros gostam de usar produtos químicos, mas eles tratam a antracnose da groselha com remédios populares semanalmente.

  • Em março ou fevereiro, dependendo da região, os arbustos são escaldados com água quente ao longo dos botões adormecidos, cuja temperatura não passa de 70 0C;
  • Usado no tratamento da antracnose da groselha, borrifando os arbustos com uma solução de sabão em pó. Metade da barra é ralada e criada em um balde de água, com temperatura de pelo menos 22 0C;
  • Os arbustos de groselha são tratados com uma infusão de 150 g de alho picado e 10 litros de água morna: o cheiro pungente afasta as pragas e uma das formas de espalhar a antracnose da groselha é interrompida;
  • A solução de iodo é usada no tratamento de arbustos de groselha. Sua propriedade anti-séptica é equivalente à de um fungicida. O iodo destrói microorganismos e fornece suporte preventivo às plantas. Para uma solução de trabalho, 10 gotas de iodo são diluídas em 10 litros de água.
Conselho! Se a groselha foi colocada nas terras baixas, a drenagem é organizada de forma que a umidade não estagnou por muito tempo.

Top curativo

Plantas com imunidade desenvolvida são mais fáceis de tratar.As groselhas são suportadas por feeds complexos.

  • Para um balde de 10 litros de água, tome 1 colher de sopa. colher de sulfato de potássio e nitrato de amônio, meia colher de chá de ácido bórico e 3 g de sulfato ferroso. O revestimento de cobertura restaura um arbusto de groselha esgotado, ajuda a cultivar folhagens e previne a clorose das folhas;
  • Na fase de formação do ovário, o revestimento de cobertura com cinza de madeira é preparado para melhorar a qualidade da colheita e aumentar a durabilidade da groselha. Em um balde de água, dissolva 200 g de cinzas, 1 saco de humato de sódio, 2 colheres de sopa. colheres de sopa de sulfato de potássio e 1 colher de sopa. uma colher de superfosfato;
  • O uso de "Immunocytofit" tem um bom efeito: diluir 1 comprimido da droga em um balde de água, adicionar uma solução de 1 colher de sopa. colheres de sopa de superfosfato e 2 colheres de sopa. colheres de sopa de sulfato de potássio.

Ao comprar groselha, você pode escolher variedades com alta resistência à antracnose:

  • Groselha preta: Stakhanovka, Katun, Altai, Exhibition, filha siberiana, Zoya, doce bielorrusso, Dove, Smart;
  • Groselha vermelha: Faya fértil, Pervenets, Victoria, Chulkovskaya, Krasnaya Gollandskaya, Mercado de Londres.

Doenças causadas por fungos podem ser derrotadas. Uma maior atenção ao jardim trará uma colheita de qualidade.

Testemunhos

Lyudmila, 47 anos, região de Kaluga
Considero a antracnose uma doença leve da groselha. Se a prevenção for feita a tempo, o tratamento para doenças fúngicas não terá que ser feito.
Pavel, 65 anos, região de Ryazan
Nos anos chuvosos, os arbustos são afetados pela antracnose. Tratado para tratamento com sabão, iodo. Você pode salvar a colheita. E os arbustos precisam ser fertilizados, e eles vão crescer.
Andrey, 43 anos, região de Smolensk
Eu uso diferentes fungicidas para passas de Corinto. Eu borrifo e depois não me importo com o tratamento. As plantas são saudáveis, os frutos são muitos e saborosos.
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção