Contente
Kumquat é uma bela planta com saudáveis frutos dourados. Kumquat pertence ao subgênero Fortunella, a família Rutov. Uma planta ornamental foi trazida da China para o país há relativamente pouco tempo e imediatamente se tornou popular. Um kumquat em um vaso de flores parece atraente, se assemelha a uma árvore ou arbusto em miniatura. Cultivar um kumquat em casa é uma atividade interessante e simples, até mesmo um florista novato pode cuidar disso. Seguindo regras simples, você pode cultivar uma planta tropical com flores perfumadas e frutas saudáveis e bonitas.
Quais variedades de kumquat podem ser cultivadas em casa
Em condições naturais, o kumquat cresce no sul da China, a altura da árvore chega a 5 m. Em casa, a altura da planta depende do tamanho do vaso. A planta forma um forte sistema radicular e uma coroa esférica. O kumquat floresce na primeira metade do verão, e numerosas flores branco-rosa com um agradável aroma cítrico aparecem na árvore.
Após a floração, frutos de cor laranja aparecem na planta caseira kumquat, pesando até 30 g. Eles têm gosto de tangerina, mas há uma diferença - o kumquat é comido com casca, pois é macio e tem sabor adocicado.
Em casa, em vasos de flores, você pode cultivar várias variedades despretensiosas e em miniatura de kumquats.
Nagami. Uma variedade popular e difundida de kumquat, que pode ser cultivada em apartamentos ou em um terreno particular. A árvore ornamental dá frutos agridoces, do tamanho de uma azeitona. A variedade possui 2 subespécies:
- Variegatum - a casca verde é colorida com as listras horizontais originais, que desaparecem com o amadurecimento.
- Nordmann É uma variedade de kumquat sem sementes.
Marumi. Cultivo de baixo crescimento, forma um arbusto em miniatura em forma de árvore com brotos espinhosos. Os frutos pequenos e ovais têm cor dourada, sabor agridoce e cheiro agradável. A variedade é resistente à geada, portanto, em regiões de clima quente, pode ser cultivada como planta de exterior.
Meiva. Uma variedade anã do kumquat, a altura da árvore chega a meio metro. Devido à sua aparência decorativa, frutos bastante grandes, amarelos e brilhantes, com sabor azedo, a variedade tornou-se popular entre os produtores de flores.
Fukushi. A variedade é adequada para produtores que têm experiência no cultivo de kumquat em um apartamento. A planta forma uma densa copa verde-escura, entre a qual surgem frutos grandes e doces, de casca fina, a meio do verão. A variedade Fukushi é ideal para cultivo em estufas e conservatórios.
Obovata. Uma variedade de kumquat anã, sem espinhos, com uma delicada coroa de esmeralda. As flores aparecem em brotos anuais de junho a outubro. As inflorescências brancas atingem 2 cm de diâmetro, muito bonitas e perfumadas. As frutas são pequenas, com casca fina e polpa agridoce e apimentada.
Quais condições precisam ser criadas para as plantas
Para cultivar um kumquat em casa, você precisa criar condições confortáveis para o crescimento, desenvolvimento e frutificação. No verão, o kumquat prefere crescer em luz difusa, em local protegido das correntes de ar. Se o tempo estiver quente, o vaso de flores pode ser movido para a varanda ou canteiro de flores.
No inverno, um kumquat precisa de muita luz, então um lugar quente e ensolarado é escolhido para isso. Se as janelas estiverem voltadas para o lado oeste ou norte, a flor deve ser complementada.
Kumquat se desenvolve bem em condições de alta umidade. Se o ar estiver seco, geralmente no inverno, quando o aquecimento é ligado, o kumquat começa a perder as folhas. Para aumentar a umidade do ar, é necessário borrifar a planta uma vez por semana, colocar um recipiente com água ou umidificador próximo ao vaso. Se o apartamento tem uma temperatura fria, não se faz a pulverização do kumquat, pois em ambientes com muita umidade e baixas temperaturas, muitas vezes aparecem doenças fúngicas na planta.
Como você pode cultivar um kumquat em casa?
Kumquat é cultivado a partir de:
- sementes;
- estacas;
- torneiras;
- vacinação.
Quando o kumquat é propagado por sementes, leva muito tempo para esperar a frutificação e, quando consumido, o sabor fica abaixo da média.
A reprodução por enxerto e enxerto é um processo difícil e demorado, portanto, não é adequado para floristas novatos.
Camadas
Para a reprodução do kumquat, escolhe-se por ramos um rebento anual forte, com 20 cm de comprimento, onde são feitos 2 cortes anulares no tronco e a camada de casca é cuidadosamente removida, expondo uma área arredondada. As folhas acima e abaixo do corte são removidas.
Você vai precisar de uma garrafa de plástico para fazer o enraizamento. O recipiente é cortado no centro, um furo é feito no fundo igual ao diâmetro do broto. O broto é colocado dentro, o recipiente é preenchido com terra nutritiva e ambas as partes são presas com fita adesiva.
Após 60 dias, a parte aérea formará um sistema radicular e, após a separação da mata-mãe, estará pronta para ser transplantada para um local permanente.
Sementes
A propagação de sementes é um método simples e popular de criação de kumquats. Mesmo um florista inexperiente pode cultivar uma planta a partir de uma semente. O principal é saber que um jovem kumquat assim cultivado se desenvolverá por muito tempo, e a primeira colheita só poderá ser obtida depois de 10 anos.
Como enraizar um caule de kumquat
Você pode propagar o kumquat por meio de mudas durante todo o ano, mas a melhor época é em meados de abril, antes do início da floração. Para que a estaca forme o sistema radicular mais rapidamente, ela é tratada com um estimulador de crescimento ("Kornevin" ou "Epin") antes do plantio.
Como plantar um kumquat em casa
A vacinação é um método complexo e demorado de criar kumquat, portanto, só é adequado para floristas experientes. Toranja, limão, laranja, tripoliata ou poncírus são adequados como porta-enxertos.
Você pode inocular o kumquat por brotamento ou com um escudo na bunda, durante o crescimento ativo. Para a reprodução, escolha uma muda sã com cerca de 2 cm de diâmetro, depois de 50 dias a muda vai ficar mais forte e crescer o sistema radicular. Para dar um aspecto decorativo à árvore, procede-se à poda formativa, retirando-se todos os rebentos acima do sítio de enxerto.
Em um kumquat cultivado dessa maneira, a frutificação ocorre após 10 anos, mas o crescimento e o desenvolvimento ocorrem muito mais rápido. O kumquat enxertado tem forte imunidade a muitas doenças e mudanças bruscas de temperatura e umidade.
Regras de pouso
O crescimento, desenvolvimento e época de frutificação dependem do correto plantio do kumquat. Com o método de criação correto e um pouco de paciência, você pode cultivar um kumquat dentro de casa.
Cultivando um kumquat em casa a partir de um osso
Cultivar um kumquat a partir de sementes em casa não é difícil se você seguir certas regras. Este é um processo demorado que requer paciência e resistência do produtor.
- Uma camada de drenagem de 15 cm é colocada em um vaso de flores e coberta com solo nutritivo e bem drenado.
- As sementes são embebidas em estimulador de crescimento por várias horas para melhor germinação.
- As sementes preparadas são enterradas em solo úmido por 1,5-2 cm.
- Para uma germinação rápida, o vaso é coberto com polietileno, criando um efeito estufa.
- As filmagens aparecem após 10 dias.
- Após o aparecimento de 4 folhas, a planta é transplantada para um vaso maior. Para construir rapidamente o sistema radicular, as raízes são encurtadas em 0,5 cm.
Como plantar um caule de kumquat em casa
Cortar um kumquat é um método de criação simples e eficaz. Adequado para enraizar brotos verdes, flexíveis de 10 cm, cortados de plantas frutíferas.
O corte inferior, feito em ângulo agudo, é processado em estimulador de crescimento e polvilhado com cinza. O fundo do vaso de flores é coberto com argila expandida, coberto com musgo úmido e solo nutritivo é adicionado. Várias mudas são colocadas em um vaso de 2 cm de profundidade, coberto com uma tampa de vidro e removido para um local quente e ensolarado. Após um mês, o enraizamento ocorre e as mudas podem ser plantadas em recipientes separados.
Como cuidar de um kumquat em casa
Citrus kumquat é uma planta exigente, portanto, os cuidados em casa devem ser oportunos e realizados de acordo com certas regras. Para um rápido crescimento e desenvolvimento, bem como para uma bela floração e boa frutificação, é necessário regar, fertilizar e podar em tempo oportuno.
Horário de rega
A frequência de rega do kumquat depende da estação. No outono e na primavera, a irrigação é feita moderadamente, no inverno a rega é reduzida, no verão - à medida que o solo seca. A rega é realizada pela manhã com água morna sedimentada. Quando irrigada com água fria, a planta perderá suas folhas e poderá desenvolver podridão radicular.
A necessidade de rega pode ser determinada pelo solo. Se secou a uma profundidade de 4-5 cm, então é hora de regar. Depois de meia hora, o excesso de água formado na panela é retirado.
Como alimentar um kumquat
Sem alimentação regular, o kumquat não crescerá bem e não dará frutos. A cobertura depende de vários fatores:
- tamanho do pote;
- qualidade do solo;
- idade da planta.
De março a outubro, durante o crescimento ativo e a frutificação, os fertilizantes são aplicados várias vezes ao mês. Para isso, use curativos líquidos destinados a plantas cítricas, diluídos rigorosamente de acordo com as instruções. Você também pode usar 2,5 g de nitrato de amônio, 1,5 g de sal de potássio e superfosfato, diluídos em 1000 ml de água morna.
Como podar um kumquat em casa
Para que o kumquat tenha um aspecto decorativo e comece a frutificar precocemente, é necessário aparar a copa. Em primeiro lugar, o tronco é formado. Para isso, pode-se podar a uma altura de 20 cm, deixando 4 ou mais botões bem desenvolvidos. Além disso, a partir desses botões, ramos de caule começarão a se formar, que se tornarão a base da árvore e serão os ramos de primeira ordem. Cada pedido seguinte deve ser mais curto do que o anterior em 5 cm.
Quando o kumquat dá frutos
Para aumentar e acelerar a frutificação, você precisa conhecer as sutilezas simples de como fazer um kumquat florescer:
- Método de cultivo - para a frutificação precoce, os kumquats são cultivados a partir de estacas. Nesse caso, os primeiros frutos aparecerão 5 anos após o plantio.
- Regular a floração e a formação do ovário - um grande número de inflorescências consome muita energia do kumquat, o que impede a formação de ovários completos. O número máximo de frutas é 1 por 10-15 folhas.
- Cuidado - alimente regularmente com fertilizantes minerais complexos.
Kumquat é uma fruta cítrica de maturação tardia. As flores aparecem em julho e, após 14 dias, ocorre uma segunda floração abundante. Os frutos alaranjados amadurecem no final do inverno e no início da primavera.
Transplante de kumquat em casa
A frequência do transplante depende da idade do kumquat. Espécimes de um ano são transplantados 2 vezes por ano, uma planta com 3 anos de idade - 1 vez, um kumquat adulto é transplantado não mais do que 1 vez em 3 anos. Você pode determinar o tempo pelas raízes formadas nos orifícios de drenagem. A melhor época para o transplante é considerada um período de dormência após a colheita.
Técnica de transplante:
- Como qualquer planta cítrica, o kumquat prefere um solo nutritivo. Você pode comprar ou misturar você mesmo. Para isso, areia, turfa, húmus e solo de jardim são combinados. Para uma planta adulta, a proporção é de 1: 1: 1: 1, para um kumquat jovem, a quantidade de areia é dobrada.
- Antes do plantio do kumquat em solo auto-preparado, ele deve ser desinfetado química ou termicamente.
- O pote é selecionado 2 cm a mais do que o volume anterior.
- O fundo é coberto com argila expandida e a planta é transferida para um novo pote pelo método de transbordo. Os vazios são preenchidos com solo nutriente, ligeiramente obstruindo-o.
- Os cultivadores de flores experientes recomendam cobrir a camada superior com turfa ou casca de árvore desinfetada para preservar a umidade.
- É impossível aprofundar profundamente o kumquat, pois os cítricos começam a doer e podem morrer.
Controle de doenças e pragas
Kumquat é uma planta caprichosa que prospera em altas temperaturas e alta umidade. Se as regras de cuidado não forem seguidas, o kumquat, como qualquer fruta cítrica, pode ser suscetível a doenças e atacado por pragas.
Como lidar com as pragas da árvore kumquat
As principais pragas do kumquat incluem:
- pulgão - afeta a lâmina foliar e os brotos jovens;
- tripes - destrói toda a parte verde do kumquat;
- ácaro - afeta a folhagem jovem e o sistema radicular;
- cochonilha - instala-se no tronco, galhos e frutos do kumquat;
- nematóides - infectam o sistema radicular.
Você pode combater os insetos com remédios populares em conjunto com os inseticidas. Como remédios populares, são usados decocção de pimenta, mistura alcalina de tabaco e solução alcalina de cinzas.
Como tratar o kumquat de doenças
Todas as pragas de insetos são portadoras de doenças perigosas, como:
- Antracnose - o fungo afeta folhas, frutos e ramos. A folhagem e as flores caem, manchas vermelhas aparecem nos frutos do kumquat.
- Gommoz - manchas vermelhas aparecem no tronco da árvore. Se você não iniciar o tratamento, a casca começará a morrer e a gengiva escorrerá da área afetada. A doença costuma surgir com plantio enterrado, na presença de danos mecânicos e má drenagem.
- Verruga cítrica - a doença afeta frutos, folhas e rebentos jovens de kumquat. A folhagem é coberta por pequenas manchas amarelas, que eventualmente se transformam em verrugas, os ramos jovens do kumquat secam e vagas manchas laranja se formam nos frutos.
Você pode se livrar das doenças do kumquat com a ajuda de fungicidas. Para a prevenção, 3 vezes ao ano, o kumquat é borrifado com o líquido bordalês 1%.
Possíveis problemas de crescimento
Existem alguns problemas com o cultivo de kumquat. Muitas vezes, as folhas da planta secam, os ovários caem, a floração e a frutificação não ocorrem.
Por que o kumquat perde folhas e o que fazer
No kumquat, a queda das folhas ocorre com a falta de umidade, baixa umidade do ar e se a planta não tiver um período de dormência com diminuição da temperatura do ar. Para hibernar o kumquat, a panela é movida para um local arejado e arejado, e a rega é reduzida.
Além disso, a queda das folhas pode começar imediatamente após a compra. Isso se deve a mudanças nas condições de detenção. Para impedir a queda da folhagem, o kumquat é transplantado para um novo substrato, todos os ovários e frutos são removidos, a terra é derramada com água morna com a adição de um bioestimulador de crescimento. Você também pode cobrir a coroa com um saco plástico por 10-14 dias.
Por que o kumquat seca em casa
Muitas vezes, as pontas das folhas começam a secar em kumquats. Existem vários motivos para este problema:
- regar com água fria clorada;
- baixa umidade do ar;
- falta de umidade.
Você pode se livrar do problema regulando os cuidados com o kumquat: regue oportunamente, aumente a umidade do ar com spray ou um banho quente. A irrigação é realizada somente com água morna estabilizada.
Por que o kumquat não floresce?
Muitas vezes, o kumquat desprende os botões. Este é um fenômeno natural, a planta assim se livra de ovários desnecessários, deixando-os fortes e viáveis.
Além disso, a floração não ocorre se as regras de cuidado não forem seguidas: rega irregular, o vaso é colocado em um local mal iluminado, a introdução de fertilizantes minerais complexos não é oportuna. Para que o kumquat agrade com uma floração bonita e perfumada e com uma boa frutificação, ele é alimentado com suplementos de fósforo-potássio durante toda a estação de crescimento.
Conclusão
Cultivar um kumquat em casa é uma atividade interessante e requer conhecimento de certas habilidades do produtor. Para cultivar uma planta bonita e saudável, é necessário fornecer cuidados oportunos e prevenção de doenças. E então a planta vai agradecer com floração abundante e perfumada e boa frutificação.