Contente
As árvores frutíferas estão associadas a climas quentes, mas algumas delas podem crescer em quase todos os climas e condições naturais. A ameixa Altai é um exemplo vívido de tal árvore.
História de criação da variedade
A variedade Altai Jubilee pertence à categoria das mais antigas: foi criada em Altai em meados dos anos 70 e, em 1974, um registro sobre ela apareceu no Registro do Estado. Os progenitores do Jubileu em casa foram Immune Plum e Manchurian Prunes.
Descrição da variedade de ameixa Altai Jubilee
A ameixa Altai Jubileu é uma árvore frutífera de tamanho médio que pode crescer até 3 m de altura. Os ramos da casa Yubileynaya são escuros, marrom-acinzentados, bastante grossos, cobertos com folhas verdes pálidas ligeiramente curvas sem borda na superfície.
A forma da copa é inversamente piramidal e, como não há tantos ramos da árvore, a densidade da copa permanece em um nível médio. A ameixa doméstica floresce com grandes flores brancas, 3 de cada botão, e uma característica interessante é que as flores aparecem nos galhos mais cedo do que nas folhas.
É muito fácil reconhecer os frutos da ameixa amarela de Altai. São quase redondos, com um sulco pronunciado, e de cor amarela, com uma tonalidade laranja e um característico "blush" escarlate pálido. O revestimento de cera é claramente visível na pele. Uma fruta pesa em média cerca de 15 g.
A variedade Altai Jubileu é cultivada em todo o país, em quase todas as zonas climáticas. É recomendado para o plantio nos Urais, nas regiões do norte do Cazaquistão, oeste e leste da Sibéria. Este é precisamente o seu principal valor: o Jubileu caseiro tolera perfeitamente as condições adversas e dá frutos mesmo em regiões frias.
Características de variedade
Você pode entender o quão bem o Jubileu caseiro criará raízes em uma casa de campo particular pelas características detalhadas da variedade.
Resistência à seca, resistência à geada
Um dos pontos fracos do Jubileu do Altai é sua pouca adaptabilidade às condições áridas. A ameixa amarela não reage bem à água estagnada no solo, mas adora umidade. Se não chover por muito tempo, 2-3 baldes de água devem ser colocados sob o tronco da árvore a cada 10-12 dias. Além disso, rega-se três vezes por ano durante os períodos mais importantes para a ameixa amarela: antes da floração, após o seu final e durante a época de frutificação.
Se a ameixa amarela não tolera a seca, então sua resistência ao gelo é muito alta - e este é um dos pontos fortes da variedade. Apesar do fato de que, na Sibéria, as geadas de inverno frequentemente excedem -30 graus e as geadas de primavera são frequentes, isso não afeta a saúde do Jubileu de Altai e sua capacidade de dar frutos.
Polinizadores de ameixa Altai Jubilee
A ameixa amarela não é capaz de autopolinização - em outras palavras, se você não plantar árvores frutíferas com tempos de floração semelhantes perto de sua casa Yubileynaya, você não pode esperar altos rendimentos. Ao mesmo tempo, há uma advertência: a ameixa amarela floresce cedo, respectivamente, e nem todos os polinizadores são adequados para ela.
As melhores opções seriam:
- Plum Chemalskaya - a árvore floresce no início de maio e frutifica no início de julho. A variedade pertence à categoria de resistente à geada, portanto, é bem adequada para o plantio nas proximidades de Yubileinaya.
- Plum Katunskaya - floração precoce, frutificação em meados de agosto. Também tem boa resistência de inverno e é adequado para o cultivo nas regiões do norte.
- Plum Memory of Dodgers - uma ameixa escura com floração e frutificação no início de maio em meados de agosto. A resistência a baixas temperaturas é boa - a variedade criará raízes facilmente próximo ao Altai Jubilee em um clima severo.
Produtividade e frutificação
A ameixa doméstica começa a dar seus primeiros frutos apenas aos 3 ou 4 anos de idade, se uma árvore anual fosse usada como muda. Ao mesmo tempo, a colheita não pode ser feita todos os anos, já que a variedade pertence à categoria de irregular.
As ameixas da variedade Yubileynaya amadurecem no meio ou no final de agosto.
Quantidade de frutas vermelhas
Infelizmente, os frutos do Jubileu doméstico não são adequados para transporte - eles podem ser consumidos apenas imediatamente após a coleta. Mas isso não impede que os jardineiros comam ameixas frescas dessa variedade, fazendo geleias e compotas com elas, fazendo geleias e adicionando polpa aos produtos assados.
Resistência a doenças e pragas
A ameixa doméstica não é muito imune a doenças e pragas de insetos características das ameixas.
Doenças frequentes do Jubileu de Altai:
- clorose - a doença surge por excesso de calcário no solo;
- ferrugem - manchas amarelas prejudiciais aparecem nas folhas verdes do Jubileu de Altai;
- nanismo - a árvore recusa-se a crescer normalmente, as folhas diminuem, o desenvolvimento abranda, a ameixa pode murchar completamente;
- fluxo de goma - a casca de uma ameixa amarela congelada ou excessivamente fertilizada começa a exalar resina, que se torna um habitat para bactérias patogênicas.
Além disso, o Jubileu caseiro amarelo é freqüentemente afetado por comedores de sementes e pulgões.
Vantagens e desvantagens da variedade
Se resumirmos todas as informações conhecidas sobre a ameixa amarela de aniversário de Altai, as seguintes vantagens podem ser distinguidas:
- maior resistência à geada - ameixa amarela é recomendada para reprodução, mesmo em regiões climáticas muito adversas;
- frutificação abundante;
- ótimo sabor da fruta.
No entanto, a ameixa amarela também tem suas desvantagens. Esses incluem:
- baixa tolerância à seca;
- a necessidade de plantar polinizadores nas imediações da ameixa amarela;
- baixa resistência a pragas e doenças;
- a incapacidade de transportar os frutos do Jubileu doméstico por longas distâncias.
O Altai Jubilee dificilmente pode ser chamado de uma variedade fácil de cuidar, embora produza frutas muito saborosas e bonitas.
Plantando e cuidando da ameixa Altai Jubilee
Para entender melhor se vale a pena comprar uma muda, é preciso se familiarizar com as características de cuidar de uma ameixa dessa variedade.
Tempo recomendado
É permitido plantar o Altai Jubilee no solo tanto no final da primavera quanto no início do outono - inclusive na Sibéria e nos Urais.
Escolhendo o lugar certo
A ameixa amarela de Altai adora o sol e o ar fresco. Plantar ameixas amarelas é melhor no lado sul ou oeste. A casa Yubileynaya tem medo de estagnação de umidade no solo, então argila é ideal para o cultivo.
Quais safras podem e não podem ser plantadas nas proximidades
- Os melhores vizinhos para as ameixas amarelas são as macieiras.
- Além disso, perto da casa do Jubileu, as groselhas pretas criam raízes, na sombra de uma ameixa amarela, você pode plantar flores decorativas.
- Mas é melhor colocar as peras à distância.
Seleção e preparação de material de plantio
O principal requisito para uma muda da variedade Yubileynaya são raízes fortes e saudáveis. Para o plantio, recomenda-se colher uma muda de um ou dois anos, com cerca de 1,5 m de altura.
Algoritmo de aterrissagem
- Para o Jubileu de Altai, um buraco de meio metro de profundidade está sendo cavado.
- No fundo são colocados fertilizantes - calcário, potássio, adubo orgânico e superfosfato, misturados ao solo.
- A árvore é colocada no meio do buraco e as raízes são borrifadas com terra, deixando o colo da raiz acima da superfície.
- O solo ao redor do tronco é compactado, devidamente regado e coberto com cobertura morta.
Cuidados de acompanhamento de ameixa
- Para ameixas amarelas caseiras, uma rega de qualidade é extremamente importante. Cerca de 2-3 baldes são colocados sob o tronco imediatamente após o plantio, antes da floração, depois dela e durante o amadurecimento. Você não pode umedecer excessivamente a terra: a casa amarela Yubileinaya não gosta disso.
- A poda sanitária da variedade Yubileynaya é realizada pelo menos uma vez por ano, com mais frequência se necessário.
- Os fertilizantes aplicados durante o plantio são suficientes para os primeiros 3 anos de crescimento. Depois que o Jubileu caseiro traz sua primeira colheita, ele precisará ser alimentado com matéria orgânica e cinzas. Na primavera, o solo ao redor do tronco pode ser fertilizado com nitrogênio, e no outono - com misturas contendo flúor.
Antes do início do inverno, o Altai Jubilee deve ser regado novamente, aplicados fertilizantes fluoretados e revestir o solo ao redor do tronco com ramos de pinheiro ou fibra agrícola. Variety home Yubileynaya não tolera amortecimento e com forte queda de neve, e então pode sofrer durante o processo de derretimento.
Também para o inverno, o porta-malas pode ser embrulhado com material de cobertura: Altai Jubilee tolera bem a geada, mas a capa protege a ameixa amarela dos roedores.
Doenças e pragas, métodos de controle e prevenção
Os principais inimigos da ameixa amarela são clorose, nanismo, fluxo de goma.
- A primeira enfermidade ocorre devido à má composição do solo, mais precisamente, devido ao aumento do teor de calcário. Só há uma saída - transplantar o Jubileu doméstico.
- Poda, líquido bordalês e preparações especiais auxiliam na remoção de goma e nanismo.
- O flagelo da variedade é o pulgão e o comedor de sementes. Para combatê-los, use formulações especiais, por exemplo, "Lepidocid" e "Actellik".
Conclusão
A ameixa Altai é uma árvore frutífera resistente à geada, mas caprichosa. É preciso cuidar da variedade, mas se seguir as regras, o Jubileu caseiro vai deliciar-se com frutas suculentas.
Testemunhos