Contente
Nos jardins da Federação Russa, um novo tipo de fruteira apareceu recentemente - árvores colunares. Durante este período, muitos comentários positivos sobre esta cultura foram recebidos dos jardineiros. A cereja Helena é uma planta compacta com arbusto de altura (não mais de 3,5 m). Oferecendo uma colheita abundante e decorando o jardim, é popular na Rússia central. É caracterizado pelo sabor doce de frutos silvestres rosa-avermelhados. Foto da cereja Helena:
História de criação
As árvores colunares são de origem canadense. Um dos agricultores em 1964 descobriu uma mutação na macieira, caracterizada pelo aumento da fertilidade na ausência de uma copa. A criação de frutas com essa característica continuou na Europa. Os resultados obtidos foram destacados e consolidados. A variedade de cereja Helena é um híbrido precoce que cresce quase apenas para cima. Com copa cilíndrica, possui ramos laterais curtos com numerosos processos frutíferos.
Descrição da cultura
As dimensões da planta não ultrapassam um metro de diâmetro e chegam a 3,5 metros de altura. Não há ramificação significativa. Descrição da variedade colunar cerejas Helena, em relação à fruta, classifica-a como uma variedade de sobremesa.
Bagas grandes têm as seguintes características:
- Alguma aspereza, beleza externa, brilho brilhante e tonalidade rubi.
- Na polpa suculenta vermelho-escura de densidade média, destacam-se as veias rosadas.
- O sabor é muito doce, com aroma de mel.
- O peso das cerejas de 12 a 15 gramas é um excelente indicador.
Cherry Helena é ideal para cultivo na faixa do meio.
Características
Plantando e cuidando de cereja colunar Helena inclui a escolha de um local luminoso e protegido do vento. Se o solo for fértil o suficiente, os frutos de melhor qualidade podem ser obtidos da árvore.
Resistência à seca, robustez do inverno
A cereja colunar de Helena resiste às geadas na zona média da Federação Russa (-40 ° C). Nos primeiros dois anos de vida, cobrem-no para o inverno, já que o topo da cabeça pode ser danificado pelo frio. A árvore adora regar, o que é especialmente importante na hora de frutificar. Para fazer uma boa colheita, é melhor não expor à seca. Mas as cerejas também não toleram umidade estagnada.
Polinização, período de floração e tempos de amadurecimento
Os jardineiros sabem que a cereja, como cultura, é, em sua grande maioria, incapaz de autopolinização. Para este processo, ela precisa ter um tipo diferente de árvore por perto.
A autofértil Helena só pode ser parcialmente.
Produtividade, frutificação
A colheita na faixa do meio amadurece em 18 ou 25 de junho, que é o período médio. Mais de 15 kg podem ser colhidos de cada árvore, o que é um bom indicador. A árvore permanece frutífera por 15 ou 25 anos. Após o plantio, as cerejas Helena criam raízes bem. Mas, no mesmo ano, não se deve contar com frutificação. Alguns proprietários colhem flores na primeira primavera, tentando aclimatar a árvore, deixando-a com mais energia. Você pode esperar a colheita no terceiro ano de vida.
Resistência a doenças e pragas
A variedade Helena é resistente não só ao inverno, mas também às doenças. Portanto, e por outros motivos, considera-se que não requer manutenção onerosa. Como profilaxia contra pragas e doenças, no início da primavera, antes da floração, os troncos são caiados. E também borrifado com o líquido Bordeaux.
Vantagens e desvantagens
As "vantagens" das cerejas Helena incluem as seguintes propriedades.
- Tamanho compacto da árvore.
- Resistente ao frio e às doenças.
- Amadurecendo bem cedo.
- Despretensão suficiente. Fácil de cuidar, a árvore não requer poda.
- Colhidas facilmente, as frutas estão disponíveis.
- Frutas lindas, saborosas e suculentas.
A desvantagem é o baixo rendimento em comparação com as árvores de tamanho normal. E também autopolinização parcial.
Conclusão
A Cereja Helena pertence a um dos tipos de árvores frutíferas mais queridos. Seu formato colunar é confortável, a árvore não é muito alta. O tamanho compacto torna toda a colheita acessível. Além disso, essa seleção permite que você coloque várias variedades em uma pequena área. Tendo dominado os métodos de cultivo dessas cerejas, os jardineiros terão a oportunidade de obter uma colheita estável de deliciosas frutas silvestres. E também árvores colunares vão decorar o local, criar uma paisagem original.
Testemunhos
Os seguintes comentários foram recebidos de jardineiros sobre a cereja colunar Helena.
Escolhi duas variedades de cerejas colunares para o meu jardim: Sylvia e Helena. Ambos prosperam, mas eu os cubro para o inverno. Frutos muito saborosos, as árvores são adequadas para o clima. Tenho ótimas críticas sobre as variedades das cerejas Helena e Sylvia.