Contente
A romã anã Nana é uma planta despretensiosa pertencente à espécie exótica da romã da família Derbennik.
A variedade de romã Nana vem da antiga Cartago, onde era chamada de "maçã granulada". Hoje, esta planta é amplamente utilizada como cultura alimentar na Tunísia.
A romã anã Nana é uma árvore curta de até 1 metro de comprimento, com galhos espinhosos e folhas oblongas pontiagudas. Libera uma cor exótica no final da primavera. O período de floração dura todo o verão.
A flor da romã tem um perianto duro cobrindo as delicadas pétalas em seu interior. Durante a estação, muitas flores assexuadas semelhantes a sinos aparecem na árvore. As flores frutíferas parecem pequenos nenúfares. Uma árvore em boas condições de conservação dá frutos de 7 a 20 anos.
Visto de fora, a variedade anã parece uma cópia reduzida de uma árvore de jardim. A romã Nana é popular entre os jardineiros amadores por seu conteúdo despretensioso e bela aparência.
Características do cultivo de romã Nana
A romã anã é cultivada em casa. Na primavera, as folhas novas adquirem uma cor bronzeada, no verão tornam-se verdes e amarelam no outono. A fruta cresce até 7 cm de diâmetro e se assemelha a uma romã comum de jardim na aparência. É uma baga marrom em forma de bola, dividida em câmaras com sementes dentro. Cada semente é colocada em uma cápsula de suco de romã. A romã anã Nana não é inferior à romã comum de jardim em propriedades úteis, mas tem um gosto ligeiramente azedo.
Em casa, a preferência é dada ao cultivo da variedade do arbusto da romã Nana. A planta é mantida principalmente para florescer, os ovários dos frutos são removidos ou apenas algumas romãs são deixadas. Se você deixar todos os ovários, a frutificação esgota a romã e, no ano seguinte, o arbusto pode não florescer.
Para o plantio, uma granada anã precisa de um vaso de flores largo, mas baixo. Isso permitirá que as raízes se desenvolvam para que a planta dê frutos. É necessário parar e transplantar rebentos jovens da mesma idade anualmente. Uma romã adulta precisa de um transplante a cada quatro anos.
Plantando e cuidando da romã anã Nana
Para o cultivo doméstico, a romã anã Nana é simples e despretensiosa.
Várias regras para plantar e sair:
- O plantio é feito na primavera. Uma fuga com uma bola de raiz é colocada em um recipiente cheio de drenagem de argila expandida. Para que as raízes tenham espaço para crescer, um transplante é feito a cada 3 anos em um vaso largo.
- Iluminação. A planta não precisa de luz solar por mais de 3 horas por dia. Portanto, a romã é colocada no parapeito da janela de qualquer lado da casa, exceto no lado norte.
- Temperatura. Para a romã anã Nana, a temperatura ideal é + 20-25⁰С. Se estiver muito quente, ela perde folhagem e impede o crescimento. A planta é levada para um local fresco.
- Rega. Somente quando a camada superficial do solo secar. Pelo menos duas vezes por semana A água para irrigação é retirada à temperatura ambiente.
- Umidade. Romã anã é periodicamente borrifada com água fria. A alta umidade do ar é bem reduzida pela ventilação frequente da sala.
- O solo. Uma boa mistura de nutrientes é selecionada para a romã - uma consistência solta, úmida e respirável.
- Top dress. Precisa de alimentação regular. Durante o período de floração, eles são alimentados pelo menos duas vezes por mês com fertilizantes de nitrogênio-fósforo. Os fertilizantes de potássio são usados no outono. Os arbustos de romãs frutíferos são alimentados com matéria orgânica.
- Poda. A primeira poda é feita no início do período vegetativo após o inverno. O broto é cortado sobre o botão, deixando cerca de cinco entrenós. Após a poda, 5-6 ramos fortes são deixados no arbusto. Se a planta for podada demais, ela enfraquece.
Doenças e pragas
A romã anã Nana é suscetível a doenças e pragas, assim como outras plantas domésticas. Procedimentos preventivos e tratamento oportuno prolongarão a vida útil da planta.
Doenças
Uma das doenças mais comuns da romã Nana é o oídio. As razões para o aparecimento são mudanças bruscas de temperatura na sala, pouca ventilação ou ar úmido. Para o tratamento, eles são tratados com uma solução de carbonato de sódio e sabão (5 g por 1 litro). Para grandes áreas de danos - com um fungicida (Topaz, Skor).
Se as raízes da romã anã ficarem amarelas, reduza a irrigação. A umidade excessiva causa o apodrecimento das raízes. Você precisa removê-los manualmente, cortando a área danificada e enxágue o restante em permanganato de potássio. Polvilhe as fatias com carvão ativado. Mude o solo para uma nova mistura.
Se a casca dos galhos estiver rachada e inchaços esponjosos forem visíveis nas depressões das rachaduras, isso é câncer de galho. A doença cobre a planta e ela morre. A ocorrência de câncer de ramo é facilitada pela hipotermia da romã.
Pragas
Em condições internas, a granada anã Nana é ameaçada por essas pragas: ácaros, insetos escamados ou moscas brancas. O escudo é recolhido à mão. Os ovos da mosca-branca são lavados no chuveiro e a planta é tratada com Derris. A teia de aranha do ácaro é removida das folhas com um cotonete embebido em tintura de alho. Em caso de danos graves, as romãs são tratadas com inseticidas especiais - Fitoverm, Aktara ou Aktellik.
Reprodução
Em casa, a romã anã Nana é cultivada com sementes, estacas ou sementes.
Sementes
Este método é usado para criar um novo tipo de seleção. O material deve ser embebido por um dia em um estimulador de crescimento (Kornevin), depois seco e plantado. Mantenha as mudas em um local claro e quente, borrife-as periodicamente com água sedimentada. As mudas mergulham nos copos após o aparecimento das três primeiras folhas. A romã anã cultivada a partir de sementes dá frutos por 6-7 anos.
Osso
Antes de plantar, deixe de molho por 12 horas em água com Zircão (3 gotas por 0,5 colher de sopa). As sementes são plantadas a uma profundidade de 1 cm em vaso com drenagem. Na sala onde estão as mudas, a temperatura não deve ser superior a + 25-27⁰С. Despeje com água sedimentada.
Rebentos fortes com 2-3 folhas são selecionados para transplante. Brotos de até 10 cm com três ou mais folhas são pinçados para melhor perfilhamento. Os arbustos jovens precisam de banhos de sol e ar por pelo menos 2 horas por dia. Os vasos com brotos transplantados são mantidos no peitoril da janela, cobrindo-a periodicamente com papel.
Estacas
A maneira mais ótima e altamente produtiva de criar uma romã anã. Os rebentos jovens enraizam-se no verão. Um rebento bem amadurecido de até 15 cm de comprimento, com 3-4 botões de uma árvore frutífera adulta, é escolhido para mudas. São plantadas a uma profundidade de 3 cm e, todos os dias, as mudas são ventiladas e pulverizadas. A romã enraizada é transplantada para vasos após 2-3 meses. O talo crescido dará frutos depois de dois anos.
Conclusão
Com muito cuidado, a romã anã Nana agrada os proprietários com um visual exótico de frutas redondas e flores roxas brilhantes. Esta planta parece sentir o bom humor de seu jardineiro. Portanto, quanto mais gentil e cuidadoso for o cuidado com ela, melhor crescerá a romã.