Qual é a diferença entre uma vitela e um damasco - foto

Nem todos os jardineiros sabem a diferença entre uma vitela e um damasco. Isso dificulta a escolha de uma muda para o jardim. Apesar das semelhanças superficiais, existem diferenças significativas entre as culturas.

Gerdela e damasco - qual a diferença

Em algumas regiões da Rússia, o damasco é chamado de zherdel e vice-versa. Os nomes sinônimos da árvore são kurega, jardel e folhas amarelas.

A pátria do damasco é a China, embora haja um equívoco de que a cultura se origina da Armênia. Foi da Ásia que a árvore se espalhou pela Europa e depois pelo mundo.

Foi trazido para a Rússia na década de 1850. As árvores foram plantadas no Jardim Izmailovsky. No total, duas fábricas foram colocadas no território do estado. Em 1913, a Rússia foi reconhecida como líder mundial no cultivo de damasco.

As culturas diferem umas das outras não apenas na aparência, mas também em parte de suas características. A zherdela é um tipo selvagem de árvore varietal.

Características da natureza:

  • árvore com altura de até 15-17 m;
  • botões de tamanho médio, de cor branco-rosada, com aroma agradável;
  • os frutos amadurecem nas primeiras semanas de agosto;
  • a frutificação ocorre 4-5 anos após o plantio, anual;
  • reprodução por ossos, estacas.

Característica de damasco:

  • árvore com altura de até 5-8 m;
  • as placas das folhas são pequenas, de formato oval, com dentes nas bordas;
  • botões são formados em cada broto em março-abril;
  • frutas amadurecem em junho;
  • o início da frutificação depende da variedade;
  • propagação por estacas.
Importante! Ambas as árvores pertencem ao gênero Plum, a família Pink.

Qual é a diferença entre frutas

Para entender a diferença na foto entre uma perca e um damasco, preste atenção na aparência da fruta.

A massa de uma perca madura não ultrapassa 40 ge, no damasco, o fruto pode pesar até 150 g, dependendo da variedade.

A cor da fruta é amarelo pálido, com um blush bordô. O damasco tem uma cor mais saturada, próxima do laranja. A casca da fruta é coberta com penugem. O aroma dos frutos da árvore varietal é pronunciado, a caça selvagem praticamente não tem cheiro.

Os damascos têm um sabor mais doce, a polpa é suculenta e macia. Nas aberturas, as frutas podem ser amargas ou azedas. A carne dentro deles é carnuda e mais dura, mas menos suculenta.

Importante! Uma planta varietal tem um osso pequeno, enquanto as aberturas têm um grande osso com um núcleo não comestível.

Características de árvores em crescimento

Gerdela costuma aparecer no local por conta própria, a partir de um osso. Os jardineiros preferem propagar o damasco vegetativamente e crescer a partir de estacas.

A árvore varietal é caprichosa, não tolera correntes de ar e mudanças de temperatura

A cultura deve ser cultivada em áreas bem iluminadas e protegidas do vento. O local deve ter solo fértil leve. A planta é suscetível a doenças e precisa ser regada.

Mudas jovens da cultura não toleram bem a geada, portanto, muitas vezes congelam. Os jardineiros enfrentam outro problema - uma árvore jovem morre sem motivo aparente. Essas características obrigam os proprietários da lavoura a cuidar das mudas com cuidado e não descuidar da alimentação, evitando doenças e pragas.

Para distinguir uma vitela de uma árvore varietal, basta olhar para as condições de cultivo do damasco selvagem: cresce em quase todos os tipos de solo e tem um rizoma forte. Esta característica permite que a planta suporte facilmente períodos de seca. A resistência da árvore à geada atinge - 20 ° С.

Zherdela tem um sistema imunológico forte, todos os anos dá frutos com mais abundância do que o damasco.

O cuidado consiste em podar ramos velhos e danificados. Recomenda-se cobrir as árvores jovens para o inverno com meios improvisados.

Nas regiões do sul é possível cultivar uma árvore varietal, mas no norte do país ou em áreas com clima variável, os jardineiros preferem o deserto para aumentar as chances de colheita.

Importante! O damasco é o resultado da seleção de uma perca de crescimento silvestre.

Características das variedades

Uma das principais diferenças é que o pólo não tem variedades, ao contrário do damasco. Existem árvores cujos frutos não têm bordas. Seu nome sinônimo é aprium. Os damascos carecas são o resultado do cruzamento da ameixa com o damasco.

No Japão e na China, árvores com características semelhantes crescem sob os nomes de mune e ansu. Os frutos maduros deles são usados ​​como vegetais, decapagem e conservando-os.

É um híbrido de damasco com ameixa e pluot

Mas o pluot contém 75% de ameixa e 25% de damasco. Em abril, há mais qualidades em uma árvore varietal do que em uma ameixa.

As variedades tradicionais de damasco são divididas em grupos:

  • cedo (Tsarsky, Lel, Sambur cedo);
  • meia-temporada (Zaporozhets, Abacaxi, Olimpo, Sobremesa);
  • tarde (veludo preto, vermelho de Kiev, favorito, sucesso).
Importante! As variedades diferem não só no amadurecimento, ao escolher uma muda, deve-se levar em consideração as condições climáticas da região de cultivo, requisitos de solo e iluminação e resistência a doenças.

Alcance da fruta

A principal forma de usar frutas maduras é comê-las frescas. Mas as frutas são ótimas para compota ou compota, para fazer marmelada. O congelamento total das frutas é indesejável, elas serão aguadas. Mas as donas de casa misturam frutas esmagadas com outras bagas para adicioná-las a produtos de panificação no inverno.

Importante! É importante lembrar que nem todas as variedades são adequadas para a conservação, os frutos maduros são adequados apenas para consumo in natura.

Não há restrições quanto às aberturas, e daí resultam excelentes resultados de conservação. Ambas as variedades de plantas são adequadas para damascos secos e damascos, kaisa, ashtak. As compotas também são preparadas com eles.

Eles são usados ​​com mais frequência como matéria-prima para cerveja caseira e outras bebidas que contenham álcool.

Importante! Ao contrário da árvore de damasco, os ossos do poleiro não podem ser usados ​​para alimentação.

Conclusão

A principal diferença entre os respiradouros e o damasco é que a árvore varietal é obtida pela seleção do damasco selvagem. As duas variedades compartilham muitas semelhanças na aparência e no sabor da fruta, mas diferem em outras características. O damasco é caprichoso no cultivo, mas agrada com frutas grandes e doces. Zherdela se adapta bem a fatores externos, mas seus frutos também são menores, mais ácidos.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção