Chocalho de damasco

Apricot Rattle é uma variedade bem conhecida e resistente ao inverno, criada no século XX. É apreciado pela sua fertilidade, produção consistente e bom gosto.

História de criação

O originador da variedade Pogremok foi a estação de frutas e bagas de Rossoshansk localizada na região de Voronezh. A instituição desenvolve trabalhos de criação desde 1937. Ao longo de toda a sua existência, a estação obteve mais de 60 variedades de frutos silvestres, frutas e plantas ornamentais (damascos, macieiras, ameixas, etc.). Muitos deles são cultivados com sucesso no Norte do Cáucaso, nas regiões Central e Baixo do Volga.

O fundador da estação foi Mikhail Mikhailovich Ulyanishchev, que se dedicava à criação desde 1920. Seu objetivo era desenvolver novas variedades de damascos que pudessem resistir às condições da faixa do meio. Após o inverno frio de 1927-28, M.M. Ulyanishchev conseguiu selecionar duas mudas resistentes à geada. Os frutos coletados foram utilizados para a obtenção de novos híbridos, incluindo a variedade Rattle.

Ao trabalhar no damasco de chocalho, o híbrido búlgaro Silistrensky e a variedade doméstica Krepky foram usados. O Chocalho recebeu esse nome devido ao arranjo livre do osso. Se você sacudir a fruta, poderá ouvir o som do osso, como um chocalho.

Descrição da cultura

A variedade de damasco Rattle é uma árvore vigorosa com uma copa esparsa de forma esférica. O tamanho da árvore no Rattle damasco é de cerca de 3-4 m.

Características do chocalho de damasco:

  • peso médio 45-50 g, em árvores jovens - até 80 g;
  • forma arredondada e achatada lateralmente;
  • cor laranja claro sem blush;
  • pubescência forte;
  • polpa densa de laranja;
  • o osso está localizado livremente em uma grande cavidade.

As frutas têm sabor agridoce. Pontuação de degustação - 4 pontos. As frutas toleram bem o transporte e o armazenamento a longo prazo.

Variety Rattle é recomendado para cultivo no sul e na faixa do meio. Quando plantado em regiões mais frias, o tempo de colheita é alterado em 7 a 10 dias.

Foto de chocalho de damasco:

Características

Ao escolher uma variedade de damasco, leve em consideração seu rendimento, fertilidade, seca, geadas e resistência a doenças.

Resistência à seca, robustez do inverno

O chocalho de damasco é caracterizado pela alta robustez invernal da própria árvore e dos botões das flores. A árvore é tolerante à seca e capaz de tolerar a falta de umidade.

Polinização, período de floração e tempos de amadurecimento

A variedade Rattle é parcialmente autofértil. Para obter um alto rendimento, recomenda-se plantar um polinizador próximo a ele. A floração começa em maio.

O amadurecimento dos frutos ocorre em termos intermediários. Colhida no final de julho - início de agosto.

Produtividade, frutificação

Antes de comprar uma muda, é importante saber em que ano o guizo do damasco frutifica. A primeira safra é colhida 4-5 anos após o plantio.

A variedade Pogrebok traz alto rendimento. Os frutos são colhidos melhor imediatamente após o amadurecimento, antes de se esfarelar.

Alcance da fruta

A variedade Rattle tem aplicação universal. Seus frutos são adequados para consumo in natura, fazendo geléias, compotas, compotas. De acordo com as críticas sobre o chocalho de damasco, a fruta é mais bem utilizada para obter damascos secos.

Resistência a doenças e pragas

O Damasco Rattle tem uma resistência média a doenças e pragas. Com alta umidade nas folhas e frutos, aparecem sinais de clasterosporium.

Vantagens e desvantagens

Vantagens da variedade de damasco de chocalho:

  • fertilidade própria;
  • frutas grandes;
  • rendimento estável;
  • bom gosto;
  • resistência à geada e à seca.

Desvantagens da variedade Rattle:

  • suscetibilidade a doenças fúngicas;
  • leva muito tempo para dar frutos.

Características de pouso

O plantio de chocalho de damasco é realizado na primavera ou no outono. É escolhido um local adequado para a árvore e preparada uma cova de plantio.

Tempo recomendado

Na região Sul, a cultura é plantada em meados ou no final de outubro, após a queda das folhas. Então, a muda criará raízes antes do início do inverno.

Na zona norte, é melhor adiar os trabalhos na primavera, altura em que a neve derrete e o solo aquece. O chocalho de damasco na região de Moscou e na faixa do meio pode ser plantado na primavera e no outono. Antes de pousar, eles são orientados pelas condições climáticas.

Escolhendo o lugar certo

Um local para o cultivo de damasco deve atender a uma série de condições:

  • área plana ou colina;
  • falta de ventos fortes;
  • solo drenado;
  • luz natural ao longo do dia.

A cultura cresce em solo argiloso claro. Solos ácidos são corrigidos antes do plantio. A umidade não deve se acumular no local.

Quais safras podem e não podem ser plantadas ao lado de um damasco

O damasco não se dá bem perto de safras de frutas e frutos silvestres. É removido das macieiras, ameixas, cerejas, avelãs e framboesas a uma distância superior a 4 m.

É melhor reservar uma área separada para o cultivo de diferentes variedades de damasco. Sob as árvores, você pode plantar flores da primavera (prímulas, tulipas, narcisos) ou perenes que amam a sombra.

Seleção e preparação do material de plantio

Mudas da variedade Chocalho são adquiridas em viveiros. Para o plantio, plantas com sistema radicular aberto são selecionadas e sua condição é avaliada. As mudas devem estar livres de danos, mofo e outros defeitos.

Imediatamente antes do plantio, é preparada uma chatterbox com água e argila, que tem consistência de creme de leite. As raízes da muda são mergulhadas na mistura resultante.

Algoritmo de aterrissagem

A ordem de plantio de variedades de chocalho de damasco:

  1. No local escolhido, é cavado um buraco com diâmetro de 60 cm e profundidade de 70 cm.
  2. Composto, 1 kg de cinza de madeira e 0,5 kg de superfosfato são adicionados ao solo fértil.
  3. A mistura de solo é despejada no poço e deixada por 2-3 semanas para encolher.
  4. A muda preparada é lançada na cova.
  5. As raízes da planta estão cobertas de terra e a água é abundante.

Acompanhamento da cultura

Cultivar um chocalho de damasco envolve cuidados constantes com a árvore: regar, alimentar, podar. A cultura não precisa de rega frequente. A umidade é trazida durante o período de floração, se a seca se estabelecer.

A cobertura da variedade Rattle é realizada na primavera, após o derretimento da neve. Para a cultura, é preparada uma solução de verbasco ou nitrato de amônio. Durante a floração e amadurecimento dos frutos, a árvore é alimentada com fertilizantes de potássio e fósforo.

A poda de rebentos estimula a frutificação da variedade Rattle. A árvore tem 6-7 ramos esqueléticos. Os brotos fracos, quebrados e congelados são eliminados.

Para o inverno, o damasco é regado em abundância e as raízes são cobertas de húmus. Para proteção contra roedores, o tronco da árvore é coberto com uma rede especial.

Doenças e pragas, métodos de controle e prevenção

Doenças comuns do damasco:

Tipo de doençaSinaisMedidas de controleProfilaxia
Doença de ClasterosporiumManchas vermelhas nas folhas, frutos e cascas, fissuras no tronco.Pulverizar com solução de Horus ou Pico Abiga.
  1. Pulverizar árvores com uma solução de sulfato de cobre.
  2. Escavação de solo no outono.
  3. Remoção do crescimento da raiz e rebentos em excesso.
EncaracolamentoManchas vermelhas em forma de bolha nas folhas. Deformação de brotos, morte de frutos e folhas.Remoção de folhas doentes. Pulverização com produtos de cobre.

As pragas agrícolas mais perigosas:

PragaSinais de derrotaMedidas de controleProfilaxia
PulgãoFolhas retorcidas no topo dos brotos.Pulverizar com solução de tabaco ou inseticida actélico.
  1. Cavando o solo no outono.
  2. Eliminação de folhas e frutos caídos.
  3. Pulverizar o damasco com inseticidas.
Lagarta borboleta HawthornA lagarta danifica os botões e as folhas do damasco.As pragas são coletadas manualmente. As plantações são borrifadas com uma solução de cinza de madeira.

Conclusão

Apricot Rattle é uma variedade decente, frutífera e resistente à geada. A chave para uma boa colheita é o cuidado regular das árvores.

Testemunhos

Maria, 58 anos, Kursk
Há quatro anos, plantei uma muda de damasco da variedade Rattle. Comprei plantas no viveiro Michurinsky. Durante esse período, o damasco cresceu até 4 m. No ano passado, a árvore floresceu abundantemente e tornou-se polinizadora da variedade Triumph. Gostei muito das frutas: saborosas e grandes. Parte da colheita foi usada para obter damascos secos.
Anastasia, 27 anos, Saratov
Os damascos são um produto saboroso e saudável. Para o plantio, escolhemos variedades comprovadas e adaptadas ao nosso clima. Uma muda de dois anos da variedade Rattle foi comprada de um viveiro local. A primeira colheita foi feita da árvore no ano passado. Os frutos são doces e grandes, bons para secar.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção