Contente
A ameixa cereja Gek é uma variedade híbrida popular entre os jardineiros domésticos. Tem muitas vantagens sobre outros tipos de árvores frutíferas. Uma descrição da variedade e uma foto da ameixa cereja Gek irão ajudá-lo a aprender sobre a tecnologia de cultivo desta cultura e as regras para cuidar dela. Isso abrirá a possibilidade de obter uma colheita abundante de frutas.
História de criação
A variedade Gek foi cultivada na estação de criação experimental da Crimeia. O organizador dos trabalhos de criação é Eremin Gennady Viktorovich. A variedade foi registrada em 1991 para teste. Incluído no registro de realizações de reprodução da Federação Russa em 1995.
Huck é o resultado do cruzamento de uma ameixa chinesa resistente ao inverno e de crescimento precoce com uma ameixa cereja híbrida. Excelente aluno. Segundo outras fontes, a variedade foi obtida a partir de um trabalho de seleção, para o qual foram utilizados a ameixa cereja Kubanskaya Kometa e o damasco comum.
Descrição da variedade
A ameixa amarela Huck é uma árvore frutífera de tamanho médio. A planta é caracterizada por uma rápida taxa de crescimento. O tronco é liso, de espessura média. A cor da casca é cinza, com algumas lenticelas grandes.
Os rebentos laterais são grossos - até 3,5 cm. Em arbustos jovens, eles são direcionados para cima. Os ramos adquirem uma posição horizontal à medida que crescem. Os rebentos têm uma casca escura de carvão. A altura média da ameixa cereja Gek é de 2,5 m.
As folhas são musculosas, ovóides. A cor é verde brilhante. A folhagem dos rebentos cresce abundantemente. A coroa é esférica, densa. O comprimento médio de cada folha é de 6-7 cm, a largura é de até 4,5.
Durante o período de floração, a árvore é coberta por inflorescências de duas flores. Eles crescem densamente nos brotos. Diâmetro - até 2,2 cm A cor das pétalas é branca. As flores têm numerosos estames amarelos de 2 a 5 mm de comprimento.
Características
Huck tem um conjunto específico de indicadores de variedades. Os jardineiros precisam absolutamente levar essas características em consideração para o cultivo bem-sucedido de uma safra.
Tolerância à seca, resistência do inverno
A variedade híbrida Huck é resistente ao frio. Esta cereja pode ser cultivada na Sibéria e em outras regiões de clima desfavorável. No entanto, para obter uma colheita regular e abundante, você precisará seguir uma série de regras agrotécnicas.
A resistência à seca da variedade Gek é média. A árvore frutífera tolera a falta de líquido a curto prazo.
As plantas jovens são mais sensíveis à falta de líquido. Amostras adultas toleram melhor as condições adversas.
Polinizadores de ameixa cereja Huck
A variedade é autofértil. Na ausência de polinizadores, a planta praticamente não dá frutos. Isso leva ao fato de que os ovários na planta não são formados.
Quaisquer variedades de ameixa russa ou cereja-ameixa são usadas como polinizadores. O único requisito é que o período de floração seja igual ao da variedade Geck.Isso garante uma troca total de pólen para a colheita abundante subsequente. Na maioria das vezes, as variedades Nayden e Traveller são usadas como polinizadores.
Período de floração e tempo de amadurecimento
A formação dos botões ocorre no final de março. Eles florescem no início de abril.
O amadurecimento dos frutos ocorre na segunda quinzena de julho. O período de frutificação é de até 1,5 meses.
Os galhos da árvore são altamente duráveis e resistentes. Portanto, eles não se quebram com o peso da fruta.
Produtividade, frutificação
A variedade Huck é versátil. Produz deliciosas frutas arredondadas. O peso médio de cada um é de 30 g, têm sabor agridoce. Eles têm uma polpa amarela e suculenta que não escurece com o ar.
Até 45 kg de fruta podem ser colhidos de uma árvore adulta. Em média, são removidos 35-40 kg de ameixa cereja, sujeito à presença de polinizadores.
Alcance da fruta
A ameixa cereja Gek, devido ao seu sabor agradável, é consumida fresca. Além disso, as frutas são adequadas para conservação e preparações diversas. Eles fazem geléias, geléias, confitures. Frutas doces vão bem com uma variedade de frutas e bagas.
Resistência a doenças e pragas
A variedade de ameixa cereja Gek é caracterizada por uma resistência média a infecções. Em condições desfavoráveis, violação da tecnologia de cultivo ou na presença de planta afetada nas proximidades, a árvore frutífera fica exposta a doenças.
A variedade Gek não apresenta resistência específica a insetos. Afeta a maioria dos tipos de pragas que se espalham nas árvores frutíferas.
Vantagens e desvantagens
A ameixa cereja híbrida Gek é, em muitos aspectos, superior a outras variedades. Portanto, esta safra de frutas está em demanda entre os jardineiros.
Vantagens principais:
- alta produtividade;
- cuidado despretensioso;
- bom gosto de frutas;
- resistência à geada;
- a possibilidade de crescer em diferentes regiões da Federação Russa.
A ameixa cereja Gek é caracterizada por uma boa capacidade adaptativa. A planta se adapta a condições adversas sem sacrificar a produtividade.
As principais desvantagens da variedade:
- sensibilidade a doenças;
- a possibilidade de danos por pragas;
- resistência média à seca;
- a necessidade de polinizadores.
As desvantagens da variedade Gek compensam totalmente as vantagens. O cumprimento da tecnologia agrícola permitirá que você obtenha uma boa colheita todos os anos sem perdas.
Características de pouso
O estágio inicial do cultivo da ameixa cereja Huck é o plantio da planta em terreno aberto. Este procedimento deve ser tratado com competência e responsabilidade. O plantio inadequado pode levar ao murchamento da muda.
Tempo recomendado
A época ideal para o plantio de uma planta é determinada levando-se em consideração as características climáticas da região. No sul e na faixa do meio, a ameixa cereja Gek é plantada no outono. A muda irá criar raízes mais rápido e se adaptar ao frio crescente. Tal planta apresentará grande resistência a extremos de temperatura.
O plantio de primavera é recomendado na Sibéria e outras regiões com climas frios. A ameixa cereja jovem é plantada quando ocorre um aquecimento constante.
Escolhendo o lugar certo
A ameixa cereja Gek é considerada uma variedade pouco exigente. Mas é melhor encontrar um bom local para a planta.
Requisitos primários:
- solo fértil solto;
- falta de água subterrânea superficial;
- proteção contra vento forte;
- luz solar abundante.
Não é aconselhável plantar ameixa cereja em terras baixas, onde a água se acumula durante a precipitação. Além disso, não pouse na sombra. A falta de luz solar afeta negativamente os rendimentos.
Quais safras podem e não podem ser plantadas ao lado da ameixa cereja
Ao crescer, é necessário levar em consideração as especificidades da compatibilidade de espécies das plantas.A localização próxima à ameixa cereja de algumas safras afetará negativamente a quantidade da safra.
Você não pode plantar nas proximidades:
- marmelo;
- árvore de maçã;
- groselhas;
- framboesas;
- pêssegos;
- coníferas;
- groselha.
A ameixa será uma boa vizinha para a ameixa cereja híbrida. Você também pode plantar amoras, damascos e nozes nas proximidades. Variedades de baixo crescimento de cerejas e cerejas são adequadas para o plantio conjunto.
Seleção e preparação de material de plantio
Para o cultivo, são utilizadas mudas obtidas por enxertia ou enxertia. A idade ideal para uma planta jovem para o plantio é de 1-2 anos. Normalmente, as mudas são vendidas em recipientes com solo enriquecido com turfa.
Ao escolher as mudas, é preciso ter certeza de que não há defeitos. Deve haver um grande número de botões nas raízes. O principal requisito é que não haja sinais de decomposição ou danos mecânicos.
Algoritmo de aterrissagem
Para o cultivo de ameixa-cereja híbrida, uma mistura de solo com folhagem e solo encharcado em combinação com turfa e uma pequena quantidade de areia de rio é mais adequada. Se a acidez for aumentada, ela é reduzida com cal.
Estágios de plantio:
- Remova as ervas daninhas do local.
- Cave um buraco de aterragem com 60-70 cm de profundidade.
- Colocar uma camada de drenagem de argila expandida, brita ou pedrinhas no fundo, com 15-20 cm de espessura.
- Polvilhe com terra.
- Coloque uma estaca de suporte no centro da cova.
- Coloque a muda, endireite as raízes, de forma que a cabeça fique a uma profundidade de 3-4 cm.
- Cubra a árvore com solo.
- Amarre ao suporte.
- Regue com água.
A ameixa cereja pode ser plantada em pequenas colinas artificiais de até 1 m de altura, para proteger as raízes da erosão e do congelamento.
Acompanhamento da cultura
A variedade Huck precisa de rega regular. É realizado semanalmente. No verão, a frequência pode ser aumentada em até 1 vez em 3-4 dias. As plantas jovens têm maior necessidade de líquido.
No primeiro ano após o plantio da ameixa cereja, o Huck não precisa ser fertilizado. No futuro, a fertilização mineral e orgânica é introduzida. As soluções de nitrogênio são fornecidas no início da primavera. Composição com potássio e fósforo - após a floração. A matéria orgânica é trazida no outono. Para esses fins, adubo e húmus são adequados.
A ameixa cereja é podada na primavera. Os brotos secos são removidos da árvore. O desbaste dos ramos é feito de forma que a copa não fique muito grossa. Caso contrário, a planta terá falta de luz.
Na região do Volga e na Sibéria, a variedade Gek é aconselhada a fechar no final do outono. Uma camada de cobertura morta de folhas caídas, casca de árvore, composto é espalhada ao redor do tronco.
Doenças e pragas, métodos de controle e prevenção
Os insetos geralmente se instalam no Huck de ameixa cereja. Alguns deles são capazes de prejudicar a fruticultura.
As mais perigosas são essas pragas:
- pulgão da ameixa;
- tripes;
- escudos falsos;
- ácaro-aranha;
- plum sawfly;
- lagartas da borboleta americana;
- mariposas.
Em caso de colheita prematura, a ameixa cereja pode ser escolhida por abelhas e vespas. Eles comem frutas maduras.
Como medida preventiva, as árvores são pulverizadas com karbofos. Use uma solução de 1%. Em caso de danos causados por insetos, são utilizados inseticidas de amplo espectro de ação. A pulverização é realizada duas vezes com um intervalo de 2 dias a 1 semana.
As principais doenças da ameixa cereja:
- manchas marrons;
- doença de clasterosporium;
- coccomicose;
- moniliose.
Para o tratamento e prevenção de doenças, a ameixa cereja Gek é pulverizada com uma solução de sulfato de cobre. Para os mesmos fins, é aconselhável o uso de fungicidas. O processamento é realizado nas fases iniciais da estação de crescimento até a formação dos frutos.
Conclusão
A descrição da variedade e a foto da ameixa cereja Gek ajudarão os jardineiros iniciantes e experientes. A planta frutífera apresentada tem muitas vantagens. A ameixa cereja Gek é adequada para cultivo em quase todas as zonas climáticas. Ao mesmo tempo, a planta não precisa de cuidados complexos e demorados.