Qual é a diferença entre cereja e ameixa

A ameixa cereja e ameixa são culturas relacionadas comuns na faixa do meio. Na escolha entre eles, são levadas em consideração suas características, despretensão, qualidade e sabor dos frutos.

A diferença entre ameixa e cereja

Embora as culturas tenham características comuns, elas pertencem a espécies diferentes. As diferenças entre eles estão no nível genético.

As principais semelhanças de culturas:

  • formato redondo da fruta;
  • folhas verdes alongadas;
  • o aparecimento de flores;
  • alto teor de vitaminas e microelementos nas frutas;
  • crescem bem em áreas iluminadas e solos férteis neutros;
  • a maioria das variedades precisa de polinização;
  • frutificação prolongada, que requer colheita em várias etapas;
  • boas plantas de mel para abelhas;
  • esquema de cuidados (rega, poda, alimentação);
  • métodos de melhoramento (estacas ou brotos).

A ameixa e a ameixa cereja são freqüentemente enxertadas em um único estoque. No entanto, as culturas não polinizam umas às outras, então o plantio de um polinizador é obrigatório.

Os frutos de cada safra são usados ​​frescos e no preparo caseiro.

Nomeadamente:

  • geléia;
  • geléia;
  • geléia;
  • compota;
  • pastilhas;
  • xarope;
  • geléia;
  • marmelada;
  • sumo;
  • vinho.

Na cosmetologia, são preparadas máscaras a partir deles para hidratar a pele do rosto.

Diferenças genéticas entre culturas

A ameixa e a ameixa cereja são um representante da família Pink, que também inclui vários frutos de caroço, pomóideas e frutos silvestres (cereja, ameixa caseira, pêssego, damasco, amêndoa). O gênero Plum reúne mais de 250 espécies comuns na zona climática temperada.

A ameixa cereja é a forma original da ameixa caseira. A cultura também é conhecida como ameixa cereja. Seu nome vem da palavra azerbaijana aluca, que se traduz como "ameixa pequena".

A ameixa doméstica é obtida pelo cruzamento do abrunheiro bravo com a ameixa cereja. Não existem variedades silvestres de ameixas na natureza.

Como a ameixa cereja difere da ameixa na foto:

A ameixa é menos resistente a doenças e pragas. Não é recomendável plantar tomates, pimentas e outras sombras ao lado dela. Essa vizinhança leva à disseminação de insetos e doenças fúngicas. A ameixa está sujeita a manchas, ferrugem, frutas e podridão cinzenta e vazamento de goma.

A ameixa cereja produz flores únicas brancas ou rosa com 20-40 mm de tamanho. A cultura tolera bem as geadas da primavera. A árvore floresce com mais abundância, o que se reflete na produção. Eles são cultivados para fins decorativos. A cultura carece completamente de variedades autoférteis, por isso é plantada em grupos.

A ameixa possui botões florais simples que produzem de 1 a 3 flores brancas com um diâmetro de 15 a 20 cm. Entre as variedades de ameixa, há algumas parcialmente autoférteis. No entanto, têm floração tardia e não podem servir como polinizadores para variedades anteriores.

O que é mais saboroso: cereja ou ameixa

O tamanho, a cor e o sabor do fruto dependem muito da cultivar. Normalmente, nas ameixas caseiras, os frutos pesam de 35 a 50 g, os maiores chegam a 70 g.

A ameixa apresenta frutos roxos, amarelos, verdes claros, vermelhos ou azuis escuros. Existe uma camada de cera na pele. O osso é achatado, pontiagudo nas bordas. O formato da fruta é redondo ou alongado. O caroço pode ser facilmente removido da polpa.

A ameixa cereja produz frutos que pesam 12-37 g, sendo mais frequentemente redondos ou achatados. Quando madura, a casca fica rosa, amarela, vermelha ou roxa. Os frutos de algumas variedades apresentam uma ligeira cobertura cerosa e um sulco longitudinal. O osso não é separado da polpa.

Atenção! A ameixa é menos propensa a queda de frutas. Depois que a ameixa cereja amadurece, ela cai no chão, por isso é importante colher na hora certa.

A palatabilidade da fruta depende da variedade. A ameixa cereja tem um teor de açúcar de até 14%. Tem gosto doce e azedo, pontuação de degustação de 4 a 4,8 pontos. A ameixa contém de 9 a 17% de açúcar, sua polpa é mais doce e é estimada em 4,5 a 5 pontos em média.

A diferença entre cereja e ameixa na foto:

Conteúdo calórico e valor nutricional de 100 g de ameixas:

  • 34 kcal;
  • proteínas - 0,2 g;
  • gorduras - 0,1 g;
  • carboidratos - 7,9 g;
  • fibra dietética - 1,8 g

Conteúdo calórico e valor nutricional de 100 g de ameixa cereja:

  • 49 kcal;
  • proteínas - 0,8 g;
  • gorduras - 0,3 g;
  • carboidratos - 9,6 g;
  • fibra dietética - 1,5 g

A ameixa cereja é um produto mais nutritivo que supera a ameixa em termos de proteínas, gorduras e carboidratos. Ao contrário da ameixa, contém amido, mais ácidos orgânicos e potássio.

Os frutos da colheita diferem na vida de prateleira. A vida útil máxima das ameixas é de 4 semanas, após as quais os frutos começam a apodrecer. A ameixa cereja tolera longos transportes, amadurece facilmente após a colheita e é armazenada por mais de 3 meses.

Milhas de ameixa e ameixa cereja

A ameixa cereja é usada para preparar molhos para peixes, carnes, aves e acompanhamentos, incluindo o tradicional aperitivo georgiano - tkemali. Para preparar tkemali, frutas ácidas são escolhidas, alho, coentro e outras especiarias são adicionadas.

Para a obtenção de frutas secas e cristalizadas, a preferência é dada às ameixas. A ameixa cereja contém mais água e, após a secagem da fruta, fica difícil separar as sementes.

Como distinguir a ameixa da cereja

Devido à abundante floração da ameixa cereja, apresenta um rendimento acrescido. Até 50 kg de frutas são removidos de uma árvore. O rendimento médio das ameixas é de 20-30 kg.

As flores de cerejeira começam na terceira década de março, ao mesmo tempo que as folhas se abrem. Os botões das ameixas florescem de abril a meados de maio, dependendo da região de cultivo.

O momento da frutificação é determinado pela variedade da cultura. A ameixa cereja precoce dá frutos no final de junho, variedades posteriores - em agosto e setembro. A ameixa amadurece em meados de julho, as variedades mais recentes produzem na segunda década de setembro.

A ameixa cereja começa a dar frutos mais rápido. A primeira safra é colhida 2 anos após o plantio. A cultura assemelha-se a um arbusto ou árvore multicamada de 3 a 10 m de altura e a expectativa de vida é de 30 a 50 anos.

Após o plantio, a ameixa começa a dar frutos por 3-6 anos. A árvore cresce até 15 m. A vida útil da cultura é de até 25 anos. A frutificação ativa dura 10-15 anos.

Importante! A ameixa é uma cultura mais resistente à geada, capaz de suportar uma queda na temperatura no inverno para -30 ° C. No entanto, a ameixa cereja supera em resistência à seca.

A resistência média à geada da ameixa cereja é de -20 ° С. Certas variedades podem suportar até -30 ° C. Quando cultivadas em climas frios, as raízes e os brotos geralmente congelam.

A ameixa é considerada mais caprichosa devido à sua menor resistência a doenças e à seca. A cultura precisa de mais cuidado.

Na natureza, a ameixa cereja é encontrada na Ásia Ocidental e Central, no Tien Shan, nos Bálcãs, no norte do Cáucaso, na Moldávia, no Irã e no sul da Ucrânia. Híbridos modernos resistentes à geada são cultivados na faixa do meio e nas regiões mais ao norte.

A Pérsia antiga é considerada o berço da ameixa. Com o tempo, a cultura se espalhou pela Eurásia. Na Rússia, a cultura é cultivada desde o século XVII. Suas mudas foram trazidas da Europa para a aldeia de Izmailovo, perto de Moscou. As mudas foram caracterizadas por baixa robustez de inverno. O trabalho de melhoramento para o desenvolvimento de variedades de ameixas mais resistentes à geada foi realizado nos séculos XIX-XX.

A diferença entre ameixa e cereja no plantio e cuidado

A ameixa cereja é mais adequada para o cultivo em regiões quentes. Em climas frios, as ameixas são preferidas. Em grande medida, a resistência das árvores a fatores externos depende da variedade.

Mudas de ameixa cereja criam raízes mais rápido após o plantio. É melhor comprar material de plantio em viveiros locais e selecionar uma variedade que seja adaptada à região desejada. Mudas zoneadas ficam mais fortes.

Conselho! A ameixa precisa de regas mais frequentes, especialmente durante o período de floração.

Após o plantio, a ameixa cereja cresce rapidamente.A copa da árvore tende a se ramificar, portanto, atenção especial é dada à poda. Brotos fracos e incorretamente orientados devem ser eliminados. Todos os anos, a cultura é rejuvenescida com a poda de ramos antigos.

A modelagem da ameixa envolve aparar o condutor central. 5-7 ramos esqueléticos são deixados por árvore.

Devido à sua baixa imunidade a doenças, a ameixa necessita de tratamentos preventivos frequentes. Para pulverização, são utilizadas soluções fungicidas. O processamento é realizado antes e depois da estação de crescimento. Para a prevenção de doenças, atenção especial é dada aos cuidados com a árvore, retirada de brotos de raízes e escavação do solo.

A ameixa cereja jovem precisa de abrigo adicional para o inverno. No final do outono, a árvore é regada abundantemente e o tronco é coberto com terra. As mudas são cobertas por ramos especiais de agrofibras e pinheiros.

Conclusão

A ameixa e a ameixa cereja possuem características semelhantes, porém, existem diferenças significativas entre elas. Ao escolher a favor de uma cultura específica, é dada atenção à robustez do inverno, rendimento, resistência a doenças e pragas. Também é levado em consideração que o crescimento e a frutificação das árvores dependem em grande parte de uma variedade particular.

Comentários (1)
  1. Ótimo artigo! Agora vou saber exatamente as diferenças entre ameixa cereja e ameixa. Muito acessível e informativo!

    30/04/2019 às 01:04
    Olga
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção