Contente
Nas obras que descrevem a vida dos índios da América e do Canadá, você pode encontrar uma menção ao "cedro branco da vida". Estamos falando sobre o thuja ocidental, muitas espécies das quais crescem neste continente. Hoje em dia, a árvore conífera pode ser encontrada em todo o mundo. Thuja Sunkist é apenas uma das muitas variedades de uma planta popular em paisagismo.
Descrição de thuja ocidental Sunkist
Thuja Western pertence à família Cypress. Em estado selvagem, as árvores podem atingir uma altura de 20 m Descrição Tui Sankist é semelhante à variedade Luteya. Foi esta éfedra que foi usada para a criação Sankist.
"Bunch of the sun" - é assim que o nome desta árvore perene baixa com agulhas douradas brilhantes é traduzido do inglês. No jardim, thuja Sankist cresce até 2 m. Os espécimes raros podem atingir não mais do que 5 m aos dez anos de idade. Uma árvore de crescimento lento, com os devidos cuidados, acrescenta um pouco mais de 5 cm por ano em altura e largura.
- Os ramos Thuja Sankist são verticais, ligeiramente torcidos.
- A forma da coroa é piramidal.
- A cor das agulhas escamosas varia do amarelo claro ao bronze, de acordo com as estações.
- O sistema radicular do thuja está localizado na camada superior do solo.
- A casca é marrom lisa em tenra idade e, à medida que a árvore envelhece, ela descasca em faixas uniformes.
- Flores esverdeadas dificilmente são visíveis na copa densa.
- Frutos de cone avermelhado contêm várias sementes.
As agulhas e a madeira de thuja ocidental Sankist têm um agradável aroma de coníferas. Mas, ao contrário do pinheiro e do abeto, a resina da casca da éfedra não se destaca.
O uso de thuja Sunkist no projeto paisagístico
Uma árvore perene de baixo crescimento parece espetacular durante todo o ano. A cor dourada das agulhas combina bem com arbustos verdes e vermelhos e plantas ornamentais nas colinas alpinas.
Em sites que oferecem serviços de jardinagem paisagística, você pode encontrar muitas fotos e descrições de thuja Sankist em várias opções de decoração.
Diversas variedades de thuja com diferentes cores de agulhas podem ser plantadas na área frontal do jardim. Isso se tornará uma decoração real do beco ou jardim rochoso.
Uma cerca viva do oeste thuja Sankist pode ser cultivada ao redor do local ou coberta com plantações de dependências. Thuja ocidental tolera bem o corte de cabelo para a formação da coroa. Uma densa sebe trançada feita de thuja Sankist dourada não só criará o efeito decorativo necessário, mas também protegerá o local da penetração de animais.
Thuja Sunkist ocidental, como mostrado na foto, vai bem com plantas de cobertura do solo. E a moldura feita de pedras dará à árvore perene um sabor especial.
A éfedra decorativa despretensiosa pode ser cultivada em recipientes. Árvores jovens em miniatura de thuja Sankist são usadas no projeto paisagístico.
Foto de muda:
Características de reprodução
O thuja ocidental é propagado por sementes e estacas. Mas, dado que thuja Sankist é uma variedade criada artificialmente, as características varietais podem ser perdidas com o método de propagação de sementes da cultura. Para o cultivo de Sankist ocidental de thuja, é melhor usar o método vegetativo.
Propagação por estacas
O material de plantio do thuja ocidental Sankist é colhido no final do outono. As estacas são enraizadas a uma temperatura de cerca de 25 graus Celsius.Para o desenvolvimento do sistema radicular do thue Sunkist, é necessária alta umidade do ar. Os especialistas aconselham o uso de estufas internas ou sacos plásticos para o enraizamento das mudas.
Os ramos de Thuja para reprodução devem ser cortados com um pequeno pedaço de casca (calcanhar) com uma faca afiada para não danificar a árvore-mãe. O comprimento da peça deve ser de cerca de 15 cm, após isso é necessário retirar as agulhas e pequenos ramos inferiores até o meio do corte.
O solo para enraizamento de thuja ocidental deve ser desinfetado. Você pode aquecer o substrato no microondas. Água fervida deve ser usada para regar.
Para enraizar uma estaca de thuja, é necessário cerca de um copo de uma mistura de areia e grama. Para aumentar a umidade e a permeabilidade ao ar, é recomendável adicionar vermiculita ou migalhas de espuma. O solo deve ser moderadamente úmido.
O caule do thuja ocidental deve ser imerso no substrato e o saco deve ser bem fechado. Nesse estado, o enraizamento leva cerca de um mês. Você precisa segurar a bolsa com thuja em uma janela de luz ou usar uma luz de fundo. A duração do dia para a germinação rápida de thuja ocidental é de pelo menos 13 a 14 horas.
Não vale a pena abrir a bolsa enquanto o thuja está enraizando. As raízes crescidas são perfeitamente visíveis.
A muda deve ser transplantada para um vaso assim que o sistema radicular se desenvolver. Para continuar o cultivo de thuja Sankist, você pode misturar solo fértil com grama e areia grossa em uma proporção de 2 para 1.
Algoritmo de ações:
- Coloque a drenagem no fundo da panela.
- Encha um pouco do solo.
- Defina o talo de thuja enraizado verticalmente.
- Polvilhe terra ao redor da circunferência do recipiente.
- Regue e pulverize a planta.
- Coloque em um saco plástico e cubra bem por 2 a 3 dias.
Uma muda de thuja só pode ser aberta após 3 dias. Ensine cuidadosamente a planta a reduzir a umidade.
Regras de pouso
Ao plantar um thuja ocidental, deve-se lembrar que uma árvore perene cresce em um lugar por mais de 10 anos. Será impossível transplantar uma planta adulta. A raiz do thuja Sankist ocidental pode crescer até um metro de profundidade.
Tempo recomendado
Você pode plantar thuja em terreno aberto da primavera ao outono. Mas cada data de desembarque tem suas próprias características.
Aterragem no verão
Ao plantar thuja Sankist no verão em terreno aberto, deve-se lembrar que as raízes da planta são muito sensíveis ao ressecamento. Portanto, é necessário preparar a cova de plantio com antecedência e transplantar a árvore o mais rápido possível. Recomenda-se fazer isso enquanto a temperatura do ar não excede 20 graus Celsius. Também é necessário fazer sombra à árvore jovem para evitar ressecamento das raízes e queimaduras das agulhas.
Aterrissando no outono
O principal problema do plantio de outono de thuja é a subsidência do solo. Mesmo uma muda saudável ainda não é capaz de permanecer no solo devido à fraqueza do sistema radicular. Portanto, ao plantar um thuja no outono, devem ser instalados suportes para que a árvore não seja danificada pelo vento ou neve derretida.
Plantio de primavera
A época ideal para plantar thuja ocidental em terreno aberto é março-abril. Este período pode diferir ligeiramente em diferentes zonas climáticas. É importante ter tempo para plantar o thuja antes que o fluxo de seiva comece.
Neste momento, o crescimento ativo dos brotos começa em todas as coníferas. Portanto, o thuja plantado na primavera cria raízes com mais facilidade. Antes do inverno, a árvore terá tempo para desenvolver um sistema de raízes suficientemente poderoso para que as geadas não sejam terríveis para ela.
Seleção do local e preparação do solo
Thuja Sankist é tolerante à sombra e pode crescer em solos pobres. Mas para o pleno desenvolvimento das qualidades decorativas, a árvore requer solo fértil com acidez neutra. Com a falta de iluminação, a coroa pode crescer desproporcionalmente. E a cor dourada das agulhas na tonalidade pode mudar para esverdeada.
O solo para o plantio de tuia deve conter metade do gramado e a mesma quantidade de esterco apodrecido ou composto de alta qualidade. Em solos pesados, areia grossa ou mistura podem ser adicionadas para aumentar a permeabilidade ao ar.
Você pode melhorar as propriedades nutricionais do solo adicionando fertilizantes complexos (nitroammophoska, superfosfato).
Algoritmo de aterrissagem
Antes de retirar a planta thuja Sunkist do vaso, você precisa preparar a mistura de solo e a cova de plantio para minimizar o tempo em que as raízes do thuja ficam ao ar livre. Sequenciamento:
- Desenterrar a terra e libertá-la das ervas daninhas.
- Prepare um buraco de aterrissagem 80 * 80 * 80.
- Prepare o solo.
- Coloque uma camada de drenagem de até 20 cm.
- Remova a muda do recipiente junto com um torrão de terra.
- Coloque a planta no buraco.
- Polvilhe até a metade com terra e tampe.
- Despeje em um balde de água para encolher o solo.
- Adicione o solo restante.
- Cubra o círculo do tronco com cobertura morta.
- Cubra com um pano da luz solar.
Ao aprofundar a muda, deve-se lembrar que o colo da raiz deve se projetar pelo menos 5 - 6 cm acima do nível do solo.
Regras de crescimento
O cuidado do Thuja Sunkist consiste em alimentação e água regulares. Para dar à árvore uma forma espetacular, a poda dos ramos jovens é necessária para formar a copa.
Horário de rega
No primeiro mês após o plantio de thuja Sankist no solo, é importante monitorar a umidade do solo. Uma semana pode exigir até 50 litros de líquido para cada muda. Se o tempo estiver seco e quente, é necessário umedecer o solo em dias alternados, de manhã cedo ou à noite, após uma diminuição da atividade solar. É importante regar pela manhã e borrifar à noite.
O solo no círculo próximo ao caule das plantas jovens pode afundar, formando poços. Isso pode provocar estagnação da umidade e apodrecimento do sistema radicular. É necessário adicionar solo até que o encolhimento acabe.
Após a rega, o solo deve ser afrouxado a uma profundidade de 5 - 7 cm.É imperativo remover as ervas daninhas para que thuja não tenha que compartilhar nutrientes.
Top curativo
Pela primeira vez, você precisa alimentar o thuja Sankist cerca de seis meses após pousar no solo. Na primavera, você pode usar preparações de amônia. Para as coníferas, são produzidas misturas nutricionais especiais de ação prolongada. Eles podem ser adquiridos em lojas especializadas. As preparações contêm uma gama completa de componentes que são necessários para o desenvolvimento e crescimento normais de coníferas e arbustos perenes decorativos.
Poda
A poda sanitária de thuja ocidental Sankist é realizada na primavera. Ao mesmo tempo, ramos secos e danificados, bem como parte dos brotos, são removidos para permitir o acesso aéreo aos ramos internos.
Verniz de jardim ou resina são usados para selar cortes e feridas na casca.
A poda formativa da copa é melhor feita no outono, até que a temperatura do ar esteja abaixo de 5 graus Celsius. Remova parcialmente os ramos que se projetam longe da coroa.
Preparando-se para o inverno
Thuja ocidental Sunkist tolera bem o frio. É imperativo isolar apenas as plantas jovens que não tiveram tempo para construir o sistema radicular o suficiente. É muito mais importante proteger a árvore de temperaturas extremas e do sol forte na primavera.
No outono, o círculo do tronco é coberto com uma espessa camada de turfa ou adubo vegetal. Os ramos das mudas jovens são amarrados com barbante ou barbante e cobertos com lutrasil ou qualquer outro tecido de cobertura que não impeça o acesso do ar.
O abrigo é removido na primavera, depois que a neve derrete.
Pragas e doenças
Thuja Sankist é bastante resistente a doenças fúngicas. Apesar disso, o fusarium freqüentemente afeta plantas fracas. O primeiro sinal da doença é a alteração da cor das agulhas e o ressecamento dos ramos.É possível que os problemas sejam causados por cuidados inadequados. Thuja Sankist freqüentemente sofre de excesso de umidade e alimentação inadequada. Portanto, antes de usar agentes antifúngicos potentes, é necessário regular o teor de umidade do solo e fornecer ventilação para a copa.
Para combater a doença, são usados agentes de doenças de plantas padrão. As partes secas devem ser aparadas e queimadas. Para proteger as árvores, é melhor usar fungicidas sistêmicos que protegem a planta penetrando em suas partes.
Thuja Sunkist pode ser atacado por pulgões ou um escudo falso. Para proteger contra pragas, são usados preparações padrão contra insetos roedores de folhas ou métodos alternativos.
Conclusão
Tuya Sankist é famosa não apenas por suas qualidades decorativas, mas também por seu cuidado despretensioso. Esta árvore dourada é capaz de decorar qualquer local com um mínimo de investimento de tempo em medidas agrotécnicas.