Contente
Thuja e zimbro são coníferas perenes com propriedades benéficas. Se forem plantadas em um jardim, com seus fitoncidas limparão o ar de bactérias, preencherão o espaço com um aroma encantador. Mas muitos jardineiros não entendem essas plantas, então o artigo mostrará as diferenças entre thuja e zimbro.
Qual é a diferença entre zimbro e thuja
Tanto o thuja quanto o zimbro são representantes da mesma família Cypress, o que explica sua semelhança externa. Estas são as plantas mais antigas que surgiram na Terra e sobreviveram até hoje. Em um só lugar, plantas despretensiosas, com os devidos cuidados, podem crescer por séculos. É por isso que os designers prestaram atenção a essas coníferas.
Na verdade, thuja e zimbro têm algumas semelhanças, então jardineiros novatos nem sempre conseguem distingui-los. Ambas as sempre-vivas têm agulhas escamosas semelhantes que nada têm a ver com coníferas e arbustos comuns.
Se você olhar atentamente para as folhas modificadas, verá a diferença. As agulhas de zimbro permanecem na forma de agulhas ao longo da vida. E as agulhas de thuja estão mudando gradualmente, tornando-se escamosas.
Olhando para a coroa, também é difícil descobrir imediatamente onde está o thuja e o zimbro. Devido à poda, eles podem ser piramidais, colunares ou esféricos. Existem variedades de ambos os tipos de coníferas que podem ser cultivadas não só no jardim, mas também no apartamento.
Qual é a diferença entre thuja e juniper
Para entender qual planta escolher para o jardim, você precisa aprender a distinguir o thuja do zimbro pelas características biológicas. Precisamos falar sobre eles com mais detalhes.
Thuja
Thuja pertence a plantas semelhantes a árvores, desenvolve-se muito rapidamente. Uma árvore adulta cresce até 6 m, em circunferência - cerca de 70 cm. Em canteiros de jardim, thuja é cultivada na forma de uma pirâmide ou arbusto, em que os ramos estão localizados no mesmo plano. A forma da árvore depende da variedade selecionada. Apesar da alta resistência à geada, ninguém ainda conseguiu cultivar thuja no Extremo Norte em campo aberto.
Tuyu pode ser distinguido por seu tronco liso cinza. Em uma velha árvore, a casca muda. Nele aparecem fibras longitudinais, que se destacam na forma de fitas estreitas.
As agulhas com escamas pequenas são pressionadas firmemente uma contra a outra. Os ramos do tuia são curtos, formando-se neles cones com 7-12 cm de comprimento, sendo que cada um deles, por via de regra, contém 2 sementes.
Todas as partes da planta são úteis:
- As agulhas Thuja são ricas em resinas, óleos essenciais, taninos e flavonóides.
- As sementes são um depósito de óleos essenciais.
- A madeira de Thuja contém toxifilina, aromadendrina.
As preparações medicamentosas e homeopáticas são preparadas a partir de thuja:
- Representantes da medicina oriental há muito usam partes de thuja para tratamento.
- Curandeiros na Rússia curaram pessoas de cistite, próstata, dores reumáticas e incontinência urinária.
- Com a ajuda de medicamentos feitos de thuja, você pode se livrar de vermes, papilomas, verrugas.
- A lubrificação com remédios populares à base de thuja promove a reabsorção das cicatrizes pós-operatórias, clareia a pele e a salva dos processos inflamatórios.
Zimbro
A altura de um zimbro adulto é mais do que um thuja - esta também é uma das diferenças.Normalmente, os zimbros crescem até 7 a 8 m, e às vezes até 15 m, dependendo da variedade. Também há arbustos rastejantes de tamanho inferior ao normal. Eles são usados como plantas de cobertura do solo para o paisagismo do local.
O zimbro tem um tronco com um grande número de ramos, nos quais se localizam agulhas pontiagudas e duras. Cada anel contém 3 folhas modificadas.
Na primavera, flores dióicas aparecem na planta:
- as inflorescências masculinas têm a forma de brincos;
- as mulheres são representadas por cones redondos.
O zimbro começa a florescer em maio e os frutos aparecem apenas no ano seguinte, no final do outono. São pequenas bagas, cuja superfície está coberta por uma flor azulada. Cada baga geralmente contém 3 sementes.
Em condições naturais, os zimbros podem ser encontrados em florestas, montanhas, várzeas de rios e pântanos. Esta planta entrou em jardins na antiguidade devido às suas propriedades benéficas. Os antigos gregos e egípcios foram os primeiros a serem tratados com meios à base de zimbro.
Hoje, os medicamentos são preparados a partir de bagas de zimbro. Você sempre pode comprar óleo essencial de zimbro na farmácia. Os curandeiros tradicionais curam seus pacientes com a ajuda de decocções, tinturas, xaropes. Não existe uma área da medicina em que o zimbro não surta efeito. As frutas são amplamente utilizadas por especialistas culinários como tempero para fazer vodka, licor.
Por que o zimbro é útil:
- As frutas contêm vários açúcares (40%), resinas (10%), óleos essenciais (2%). Pelo conteúdo de ácidos (fórmico, acético, málico), assim como da vitamina C, os frutos da cânfora do zimbro são muitas vezes superiores aos demais frutos.
- As agulhas contêm ácido ascórbico e rodizônico. É por eles que o efeito bactericida é garantido. Os óleos essenciais desta efedrina são mais poderosos do que outras árvores.
Como distinguir thuja de zimbro
- Junípero comum.
- Thuja.
Para escolher mudas de tuia ou zimbro e não se enganar ao fazer isso, você precisa aprender a distinguir visualmente entre as plantas:
- Primeiro, a efedrina tem agulhas diferentes.
- Em segundo lugar, eles diferem em tamanho e altura.
- Em terceiro lugar, você precisa aprender a distinguir as plantas pelos botões. Thuja é caracterizada por cones ovais ou oblongos, que possuem 2 ou 6 pares de escamas. E em um zimbro, a fruta é chamada de baga de cone. Eles são de forma esférica, dentro das quais existem de 1 a 10 sementes (dependendo da espécie).
- Em quarto lugar, as plantas diferem em altura e forma: os dois tipos podem ser representados por árvores ou arbustos.
Uso em paisagismo
Tendo aprendido a distinguir thuja e zimbro em aparência e características biológicas, o jardineiro decide por si mesmo se plantará essas árvores no local. Se uma decisão positiva for tomada, você precisa entender as características do uso das coníferas na paisagem. Tanto a thuja quanto o zimbro são capazes de refinar o local, dando-lhe uma aparência incomum. Mas, para isso, você precisa entender as regras de uso de coníferas perenes no projeto de uma casa de verão.
Uso de zimbro
Os zimbros podem ser colocados individualmente, como tênias, ou plantados em grupos a uma distância específica. Essas plantas podem ser incluídas em várias composições com árvores decíduas e coníferas, com plantas selvagens com flores.
Jardineiros experientes aconselham o cultivo dessas coníferas em trigêmeos, na forma de um triângulo. Na camada inferior, variedades de zimbro rastejante podem ser plantadas com plantas piramidais.
Árvores em escorregadores alpinos e jardins ornamentais parecem ótimas. Mas como sebe, as mudas de zimbro praticamente não são usadas, uma vez que os zimbros crescem relativamente lentamente.
Se houver declives ou declives deslizantes no local, as plantas podem ser plantadas para fortalecer o solo.
Existem muitos tipos de zimbro de crescimento horizontal. Eles são usados como plantas de cobertura do solo.
Thuja em paisagismo
Tuyu, como o zimbro, há muito tempo é usado por paisagistas. Estas sempre-vivas irão animar qualquer jardim, não só no verão, mas também no inverno. Com sua ajuda, você pode criar mini-parques (jardins naturais), plantar árvores ou arbustos separadamente.
Thujas altos decoram terraços ajardinados. Variedades de anões ficam bem em canteiros de flores, jardins ornamentais e escorregadores alpinos. Essas coníferas são capazes de resistir a baixas temperaturas, portanto, podem ser cultivadas em climas adversos.
Arbustos Thuja são ótimos para criar sebes. Para este propósito, as seguintes variedades são usadas com mais frequência:
- Brabant;
- Esmeralda;
- Columna.
Thuja torna-se uma verdadeira decoração depois de um corte de cabelo. A coroa pode ter vários formatos, figuras de animais podem ser cortadas.
Recursos crescentes
Thuja e zimbros são plantas despretensiosas que são cultivadas com sucesso em quase todas as regiões da Rússia. A tecnologia agrícola dessas coníferas é em muitos aspectos semelhante, embora haja algumas diferenças.
Zimbro
Os zimbros podem ser plantados em pleno sol ou sombra clara. Para preservar a bela coroa e a cor das agulhas, a planta deve ser cuidada, seguindo as regras.
O final do inverno e o início do outono podem causar queimaduras solares. É tudo sobre a atividade da luminária. Para evitar que as agulhas desbotem, durante esses períodos, você precisa cuidar do sombreamento. Você pode jogar serapilheira ou instalar telas.
Rega
Os zimbros recém-plantados precisam ser regados regular e abundantemente, evitando que a camada superficial do solo seque. Afinal, as raízes estão localizadas próximas à superfície.
As árvores que já estão bem enraizadas, assim como as plantas adultas, não precisam de rega se a estação for chuvosa. Em um verão seco e quente, 1-3 baldes de água são despejados sob cada planta (dependendo da idade da éfedra). Para evitar que as agulhas sequem, é necessário polvilhar.
Top curativo
Quanto aos temperos, o zimbro realmente não precisa deles. Orgânico nunca deve ser dado. No início, apenas as árvores jovens são alimentadas no início da estação de crescimento com nitroammofos, nitrato de potássio ou outro fertilizante complexo para coníferas.
Poda
Ao contrário de muitas plantas de jardim, a poda do zimbro é opcional. Embora existam variedades, por exemplo, Skyrocket, que sem este procedimento ficam desarrumadas, desgrenhadas. Esta cultura precisa ser cortada de acordo com a forma.
No início da primavera e no final do outono, a árvore precisa ser limpa, danificada e os galhos secos removidos.
Proteção contra doenças e pragas
O zimbro praticamente não adoece com nada, pelo contrário, pelo seu cheiro, é capaz de espantar as pragas de outras culturas hortícolas.
Mas nem sempre é possível proteger o plantio de doenças fúngicas. É por isso que é necessário realizar tratamentos preventivos do zimbro com preparações fungicidas especiais, por exemplo, "Topsin-M".
Cuidado Thuja
Não é difícil cuidar de thuja. Afinal, a planta é despretensiosa. Todas as medidas para o cuidado de thuja são reduzidas a irrigação, alimentação, proteção contra doenças e pragas.
Regras de rega
Thuja é exigente em irrigação, precisa ser regado regularmente na raiz e aspergido para tirar a poeira e proteger as agulhas de queimar. Planejando um evento pela manhã ou à noite. Após a rega, é necessário remover as ervas daninhas e soltar o solo.
Como alimentar
A primeira alimentação de thuja é realizada seis meses após o plantio das mudas.Para fazer isso, use nitrato de amônio, ureia ou fertilizantes especiais para coníferas.
Poda
Thuja precisa de poda formativa (outono) e higiênica (início da primavera, antes do fluxo de seiva). Além disso, você precisa remover galhos secos e agulhas de dentro da copa para que a árvore possa respirar.
Para o inverno, tanto a thuja quanto o zimbro precisam ser enrolados com corda, como na foto.
O que é melhor escolher
Thuja e zimbro ficam bem em qualquer lugar. O principal é encontrar o lugar certo e observar as peculiaridades da tecnologia agrícola.
Conclusão
Conhecendo as diferenças entre thuja e zimbro, as regras para cultivá-los, você pode criar um projeto paisagístico exclusivo. Qual planta escolher depende das preferências dos proprietários. Você também deve saber que uma bela topiaria pode ser criada a partir das plantações de thuja.