Contente
Em regiões com condições climáticas adversas, cada vez mais jardineiros estão escolhendo thuja como seu paisagismo. Agrônomos o trouxeram para a parte oriental da Rússia em meados do século passado e conseguiram cultivá-lo. Vale a pena saber como é feito o plantio e o cuidado da thuja na Sibéria (foto), quais as variedades mais resistentes à geada, como fazer os cuidados para que a planta enraíze, cresça e se desenvolva com sucesso ao longo de muitas décadas.
Hoje, sebes de thuja e plantações individuais de coníferas estão longe de ser incomuns nos Urais e na Sibéria. A planta está desenvolvendo novas regiões, para as quais esta bela árvore recentemente se tornou um verdadeiro exótico.
Thuja cresce na Sibéria
Acredita-se que a pátria de thuja são as florestas da América do Norte, sua parte sul. Mas existem espécies que são capazes de crescer no norte dos Estados Unidos e Canadá. Lá eles podem até ser encontrados em solos pantanosos, úmidos e frios. Foi dessas condições climáticas que foram retiradas as mudas trazidas para a Sibéria.
A espécie ocidental de thuja está bem acostumada a condições climáticas adversas, é capaz de suportar geadas severas, invernos longos e solo extremamente gelado.
A vida média de uma planta é de 150 anos, não exige muito do solo e tolera bem a poda. Mas quando cultivado na Sibéria, vale a pena selecionar cuidadosamente um local para o plantio, enriquecer o solo pobre e monitorar o teor de umidade do solo.
O uso da planta é universal: como sebe, em plantações separadas.
As variedades Thuja que crescem na Sibéria podem se parecer com árvores de até 20 m de altura ou arbustos. A forma é variada - piramidal, cônica, colunar, ovóide. A casca é vermelha ou marrom, depois clareia. As agulhas no verão são verdes, no inverno ficam um pouco amarelas. Sua mudança completa ocorre em três anos, caindo junto com pequenos galhos.
Variedades resistentes à geada de thuja para a Sibéria
Thuja ocidental é a mais despretensiosa de todas as espécies existentes. Várias variedades resistentes são mais populares na Sibéria.
Esmeralda
Thuja perene com uma densa coroa piramidal, agulhas verdes brilhantes. Altura da planta - 6 m, largura sem poda - 2 m. O crescimento anual é de cerca de 20 cm de altura e 5 cm de largura. A coroa é muito maleável para dar formas interessantes com um corte de cabelo.
Na primavera, as flores aparecem nos galhos - pequenos cones, que depois caem. Na Sibéria, existem variedades thuja Smaragd com dois tipos de cores - verde e dourado.
Hoseri
Uma variedade anã de thuja ocidental da forma original na forma de uma bola. Possui agulhas escamosas de cor verde escura. A variedade é resistente ao inverno, resistente ao vento e sensível à seca. Na Sibéria, cresce bem em margas férteis, tolera facilmente o corte de cabelo. O diâmetro da copa é de cerca de 1 m, cresce lentamente.
Brabant
A thuja ocidental tem forma colunar com uma coroa compacta e ramificada. A altura máxima na Sibéria é de 4 m. É higrófilo. Tolera mal o descongelamento de curto prazo, que pode causar fluxo de seiva prematuro.
Thuja pode crescer em áreas ensolaradas e sombreadas. A cultura requer poda constante para se manter em bom estado.Nas condições adversas da Sibéria, o uso de éfedra é universal.
Danica
Uma variedade de thuja anã capaz de crescer nas duras condições climáticas da Sibéria. Pertence a um dos mais decorativos. Ela cresce lentamente, apenas 5 cm por ano. Na idade adulta, atinge 60 cm de altura.
Este thuja tem uma coroa densa e esférica, casca avermelhada e agulhas macias e escamosas. O sistema radicular da planta é superficial. A cultura é pouco exigente para a fertilidade e umidade do solo.
Fastigiata
Thuja tem uma coroa em forma de coluna, seus brotos são pressionados contra o tronco, as agulhas são esmeraldas, fofas. Na Sibéria, cresce até 6 m de altura.
O crescimento anual é de cerca de 30 cm. No inverno, a cor das agulhas não muda, o corte de cabelo é facilmente tolerado. Os cones da efedrina são castanhos, muito pequenos. A cultura é resistente à geada, pouco exigente para o solo.
Coágulo de Ouro
Thuja tem a forma de um arbusto com 2 m de altura e 1,5 m de largura. A forma da coroa é uma elipse ou um cone. As agulhas são em tons de agulha delicados, limão ou cobre.
Cresce bem em solo alcalino drenado. Prefere áreas ensolaradas ou ligeiramente sombreadas.
Plantio de Thuja na Sibéria e cuidados subsequentes
Para cultivar thuja nas duras condições climáticas da Sibéria, uma série de condições devem ser atendidas:
- comprar uma muda que se distingue pela sua vitalidade, resistência à geada, capacidade de resistir a fortes ventos frios e nevascas;
- respeitar as datas de desembarque;
- escolha o local certo para as plantas;
- cavar buracos cujo tamanho corresponda ao tamanho do sistema radicular das mudas;
- pousar de acordo com o algoritmo;
- cuidado total após o plantio de thuja em terreno aberto.
Tempo recomendado
É melhor plantar thuja na primavera ou no outono. Para a Sibéria, a época preferida é o início da primavera, imediatamente após o derretimento da neve. Poucos meses antes do início do inverno, a planta tem tempo para criar raízes, formar massa de coníferas e, então, hibernar com sucesso.
Após o plantio de outono, o thuja deve ser coberto com muito cuidado para o inverno. O evento terá mais sucesso se uma muda com sistema de raiz fechado for comprada. A melhor época para plantar no outono: final de agosto e início de setembro.
Seleção do local e preparação do solo
Para o cultivo de thuja na Sibéria, um local iluminado pelo sol é adequado e o horário é apenas de manhã e à noite. Com a exposição constante à luz solar direta, suas agulhas perdem umidade e se tornam menos decorativas. Você não deve escolher um local que seja acessível a ventos e correntes de ar do norte.
Thuja é despretensiosa, prefere solos com pouca drenagem, mas pode crescer em solos com alta ocorrência de água. Antes do plantio, é necessário preparar uma mistura de solo e enriquecê-la com fertilizantes orgânicos e minerais, e fazer a drenagem na cova de plantio.
Algoritmo de aterrissagem
Após a escolha da muda e do local, o plantio na Sibéria é feito de acordo com o algoritmo:
- Para uma thuja de três anos, cave um buraco de 50 cm de comprimento, 90 cm de largura e 70 cm de profundidade.
- Tijolo partido ou argila expandida é colocado no fundo com uma camada de 20 cm de espessura - para criar a drenagem.
- O solo preparado é despejado com um cone na camada de drenagem - para uma muda com sistema radicular aberto e uma camada uniforme - para uma fechada.
- A planta é colocada no centro da cova de plantio.
- Os vazios são cobertos com mistura de solo preparada.
- O pescoço da raiz do thuja deve estar localizado acima do nível do solo.
- A planta é regada abundantemente.
- Polvilhe o solo se for um burro.
- O círculo do tronco da árvore de thuja é coberto com turfa e grama.
A composição da mistura de solo inclui terra de grama, areia, húmus e turfa, misturados na proporção de 3: 1: 2: 2. É permitido o uso de fertilizantes minerais especiais para coníferas.
Crescendo Thuja na Sibéria
Depois de plantar thuja, ela precisa fornecer cuidados completos:
- realizar rega regular, irrigação;
- remova as ervas daninhas, aplique cobertura morta no solo;
- aplique periodicamente o curativo superior;
- aparar regularmente a coroa;
- prepare-se cuidadosamente para o inverno.
Programa de rega e alimentação
Thuja pertence a plantas resistentes à seca, mas, ao mesmo tempo, amantes da umidade. No início, após o plantio, as regas são feitas de manhã e à noite. Quando aparecem os primeiros sinais de enraizamento e crescimento, a planta é umedecida uma vez por semana em um volume de 10 litros por planta. Neste caso, as condições climáticas da Sibéria devem ser levadas em consideração, fazendo os ajustes necessários no calendário de irrigação.
Uma planta adulta precisa de pelo menos 30 litros de água a cada 2 semanas. Acima dos 5 anos, é regado apenas em calor intenso.
Qualquer thuja deve ser submetido a aspersão periódica, que é realizada de manhã cedo ou tarde da noite, excluindo o tempo muito frio, o que acontece frequentemente na Sibéria. Graças a esse procedimento, a poeira e a sujeira são removidas das agulhas, os poros se abrem, o ar fica saturado de vapores essenciais.
No outono seco, rega abundante deve ser realizada para preparar a planta para o inverno.
Para cuidar de pleno direito de thuja na Sibéria, ele precisa de cobertura. Sua quantidade e qualidade dependem do solo em que o thuja cresce.
Afrouxamento e cobertura morta do solo
Algum tempo após a rega, o solo sob a copa do thuja é cuidadosamente solto até uma profundidade de no máximo 7 cm, cuidado para não danificar as raízes que têm localização superficial. Após o afrouxamento, para proteger o thuja de ervas daninhas e preservar a umidade do solo, o círculo do tronco é coberto com cobertura morta. Na Sibéria, composto, serragem de árvores coníferas, turfa e casca de pinheiro são usados como cobertura morta. Além de reter a umidade, a cobertura morta contribui para o enriquecimento do solo com nutrientes.
Regras de poda
A poda de Thuja começa no início da primavera e é realizada no verão e no outono. A hora exata depende das condições meteorológicas na Sibéria. É indesejável realizar o evento em tempo chuvoso, quando há uma quantidade máxima de micróbios patogênicos no ar. Como a planta apresenta feridas abertas após a poda, microorganismos prejudiciais podem facilmente chegar lá.
É imperativo realizar uma poda sanitária, durante a qual os rebentos de thuja danificados, doentes e mortos são removidos.
A copa é desbastada para que a planta se sinta mais confortável no calor. A melhor época para o procedimento é maio.
As regras para qualquer corte de cabelo são muito simples:
- os ramos não devem ser cortados muito curtos, a norma está dentro de um crescimento de dois anos;
- para não estressar as plantas, o corte dos cabelos é feito regularmente e aos poucos;
- a forma natural da coroa de thuja deve ser levada em consideração;
- as ferramentas devem estar limpas e bem afiadas;
- a formação de vazios na coroa não deve ser permitida.
Preparando thuja para o inverno na Sibéria
Mudas jovens do primeiro ano de plantio requerem abrigo confiável e proteção contra geadas na Sibéria.
O perigo para as plantas reside não apenas nas temperaturas anormalmente baixas, mas também na possibilidade de queimar agulhas, uma vez que não há fluxo de seiva no inverno e a thuja carece de umidade.
Para proteger as plantas, elas são amarradas com barbante em forma de círculo e cobertas com um material não tecido de cor clara que reflete a luz do sol e permite a passagem do ar.
Para proteger as raízes, mesmo antes da primeira geada, as ervas daninhas são removidas e a camada de cobertura morta é aumentada para 25 cm usando composto e folhas. Para aumentar a proteção de thuja na Sibéria, ramos de abeto também são jogados no topo.
Para os abrigos, é conveniente usar armações especiais de madeira, sobre as quais o material é puxado - serapilheira, gaze.
Pragas e doenças
Em caso de violação da tecnologia agrícola e condições climáticas desfavoráveis, thuja na Sibéria pode ser afetada por doenças:
- a requeima - uma infecção que afeta primeiro as raízes da planta e depois a copa, que como resultado murcha, e o tronco da efedrina fica mole;
- brotos marrons - primeiro aparecem escamas marrons e depois todos os brotos ficam amarelos;
- ferrugem e shute - queda e escurecimento das agulhas (mais frequentemente em thujas jovens).
Para o tratamento das plantas, utiliza-se a pulverização com fundação, retirada e destruição dos brotos afetados.
Entre as pragas mais perigosas de thuja na Sibéria estão os afídeos thuja e escudos falsos. Eles são destruídos com karbofos, decis e outras preparações inseticidas.
Conclusão
É importante notar que plantar e cuidar de thuja na Sibéria (foto) não é muito diferente desse processo na Rússia central.
Devido às peculiaridades do clima, algumas datas são alteradas, a preparação para o inverno é feita com mais cuidado. Sujeito a todas as regras de plantio e saída, thuja enraíza-se perfeitamente e se desenvolve nas duras condições climáticas da Sibéria.