Colunar de Thuja: foto, variedades, descrição

A criação de um terreno bonito e bem cuidado é o sonho de qualquer jardineiro. Thuja columnar, uma bela planta que mantém seu aspecto brilhante ao longo do ano, ajudará na sua realização. Possui uma copa densa, belas formas e emite um maravilhoso aroma de coníferas.

A thuja colunar tem características próprias de plantio e cuidado, que você deve conhecer para evitar erros no cultivo.

Descrição do thuja colunar

Thuja ocidental colunar pertence ao gênero Gymnosperms, a família Cypress. Sua área natural é considerada o Leste Asiático, América, Europa. No território da Rússia, em condições naturais, a éfedra não é encontrada, mas a árvore é frequentemente cultivada em terrenos particulares.

Em condições naturais, a altura do tuia colunar chega a 25 m, na parcela pessoal - não superior a 10 m. A árvore possui um poderoso sistema de raízes que se estende profundamente no solo. A casca da planta gradualmente descama, sua cor é marrom ou vermelha. Forma de coroa - colunar, podendo atingir 150 cm de largura. Os galhos se ajustam perfeitamente ao tronco. As agulhas são escamosas, verdes saturadas, sua substituição completa ocorre a cada dois anos.

Thuja não tem flores decorativas. Após a queda das inflorescências monóicas, pequenos cones marrons com sementes dentro permanecem nos brotos.

Thuja columnar é uma planta despretensiosa resistente à geada que tolera bem a poluição de poeira e gás.

Variedades e variedades

Existem vários tipos principais de thuja:

  • ocidental;
  • Oriental;
  • guardada;
  • japonês;
  • coreano.

Em sua base, numerosas variedades de thuja foram cultivadas, tendo várias formas:

Piramidal, esférico, colunar, anão, em forma de travesseiro.

Muitas variedades conhecidas têm forma colunar.

Brabant

O thuja Brabant colunar ocidental está crescendo rapidamente. No estado adulto, a planta atinge 20 m de altura, o diâmetro da copa é de 4 m, mas na faixa do meio não cresce acima de 5 m.

O crescimento anual é de 40 cm A copa da éfedra é compacta, ramificada, caindo até o solo. As agulhas Thuja são verdes com pontas douradas. Sua cor permanece no inverno. A variedade é classificada como tolerante à sombra, mas a cultura não tolera bem o descongelamento. O uso do thuja colunar ocidental, de acordo com a descrição de jardineiros amadores e especialistas, é universal: na forma de plantações individuais e em grupo. Para manter sua forma, a planta requer podas periódicas.

Columna

Columna é uma das melhores variedades colunares ocidentais cultivadas na Alemanha. As taxas de crescimento da cultura são médias. Aos dez anos, a planta atinge 4 m de altura e 1,5 m de diâmetro.

Posteriormente, a thuja pode crescer até 10 m, sua copa é estreita e o topo fosco. Os ramos são direcionados horizontalmente e nas extremidades são em forma de leque. As agulhas da árvore são pequenas, brilhantes, verde-escuras.

A variedade thuja é resistente ao gelo e despretensiosa no cuidado. É utilizado para sebes e plantações individuais. A planta não precisa de corte de cabelo.

Gelderland

Esta é uma variedade popular de thuja (foto) colunar de um visual dobrado. A coroa parte do solo, sua forma é cônica, densa. O crescimento anual é de 25 cm, uma árvore adulta chega a 5 m, suas agulhas são macias, verdes no verão e bronze-ouro no inverno. Thuja é despretensiosa, adora áreas iluminadas, não tem medo de corte de cabelo.A cultura é resistente à geada e à seca.

Holmstrup

A julgar pela descrição e foto, o colunar ocidental thuja Holmstrup tem uma coroa densa e densa.

A altura da planta com a idade de 10 anos é de 1,5 m com um diâmetro de copa de 0,6 m. O crescimento anual desta conífera é de 15 cm. No estado adulto, a thuja colunar atinge 4 m. Sua copa é estreita, a a cor das agulhas não muda no inverno. A árvore é resistente à geada, pouco exigente para o solo, seu uso em projetos paisagísticos é universal. Ele transfere um corte de cabelo facilmente.

Excelsa

O thuja colunar dobrado perene tem um tronco que se estende até o topo e ramos arqueados. A árvore cresce muito rápido, cresce 30 cm por ano.

Sua altura máxima é de 15 m, largura - 4 M. As agulhas dos thuja Excels colunares são verdes escuras, brilhantes, ásperas, semelhantes a escamas. Os frutos são cones oblongos com 12 mm de comprimento. Eles são verdes no verão e marrons no inverno. A planta é tolerante à sombra, resistente ao vento e à geada, tolera facilmente a poda.

Zmatlik

Thuja colunar anão forma uma coroa estreita. Em tenra idade, não é totalmente claro, mas sim desgrenhado e feio, o tronco pode ser curvo. O crescimento de uma árvore adulta chega a 1 m. Suas agulhas são pequenas, verde-escuras. O thuja colunar tem ramos sinuosos em forma de leque que criam espirais e ondas. A planta adora áreas ensolaradas; na sombra, sua copa fica mais fina.

Aplicação em paisagismo

A thuja colunar é freqüentemente usada para cercas vivas, que podem substituir facilmente as cercas convencionais. Ao mesmo tempo, eles não só têm uma ótima aparência, mas também absorvem poeira e outras poluições do ar. Quando plantadas a uma distância de 0,5 m, forma-se uma densa parede de plantas.

No arranjo de jardins de pedras, são usados ​​thuja colunares anões compactos. As variedades de crescimento lento dão tempo para corrigir a forma da copa. Thuja pode ser plantada em grupos e um de cada vez.

Ao organizar canteiros de flores mistos, o princípio de uma paisagem natural deve ser aplicado, onde diferentes plantas são combinadas. Essas mixborders têm estilo em qualquer época do ano. Junto com thujas colunares, eles usam saxifrage, urze, rosas vermelhas, dálias, astilba e hortênsias. A combinação de formas e tons em contraste dá um efeito incrível.

O thuja dobrado complementa perfeitamente o jardim de flores com sua coroa fofa.

Thuja colunar, sozinho no gramado, decore-o, torne-o único, diferente de tantos outros.

Características de reprodução

A thuja colunar pode ser propagada por estacas ou sementes.

O segundo método leva cerca de 5 anos para crescer. As propriedades decorativas do thuja são preservadas por este. Cones maduros com sementes são colocados em um lugar quente. Após abri-los, as sementes são retiradas, embebidas por 10 horas e semeadas. Após um ano, a planta atinge uma altura de 60 cm.

O método de corte envolve o plantio dos brotos de um thuja colunar no outono em um local quente e úmido. A composição do solo inclui areia, solo de turfa, turfa. O broto deve ser lignificado, tratado com estimulante de crescimento. Após o enraizamento, a muda é cultivada e plantada em local permanente.

Regras de pouso

Plantar um thuja colunar envolve a realização de uma série de ações:

  1. Escolha um local para a localização do thuja.
  2. Prepare o solo cuidadosamente.
  3. Marque a distância entre os furos de acordo com o objetivo (sebes ou plantações individuais).
  4. Cave covas de plantio correspondentes aos parâmetros do sistema radicular das mudas.
  5. Faça a drenagem com argila expandida ou tijolo quebrado.
  6. Plante thuja colunar.
  7. Rega as plantas.
  8. Aplique palha no solo.
  9. Proteja a coroa da luz solar direta.

Tempo recomendado

Os especialistas recomendam o plantio de um thuja colunar no início da primavera. A melhor época para isso é final de março, assim que o solo e o ar esquentam. Antes do inverno, a muda consegue se fortalecer, crescer raízes e copa, seus brotos ficam mais grossos. Nesse estado, a planta hiberna com segurança. Mais tarde, é provável que não crie raízes devido ao calor do verão.

No outono, o plantio de tuia colunar na faixa do meio é realizado o mais tardar em setembro. É melhor comprar uma planta com sistema radicular fechado para que o trauma seja mínimo.

Seleção do local e preparação do solo

Ao escolher um local e solo para o plantio de uma thuja colunar, você deve se guiar por uma série de critérios:

  • o local deve estar bem iluminado;
  • em uma região com verões muito quentes, o arranjo de um thuja colunar em uma pequena sombra é permitido;
  • você deve cuidar da ausência de ventos e correntes de ar no local;
  • o solo deve ser leve, fértil, respirável, drenado;
  • a thuja colunar adora solo ácido, excessivamente seco ou alagado - cresce mal;
  • níveis elevados de água subterrânea, pântanos e planícies devem ser evitados;
  • não é recomendado plantar thuja muito perto de árvores altas, a distância mínima a elas é de 4 m.

Algoritmo de aterrissagem

Depois de realizar o trabalho preparatório, você pode começar a plantar um thuja colunar:

  1. Regue a muda liberalmente 2 horas antes do plantio, usando uma solução estimulante de crescimento.
  2. Remova a muda do vaso junto com um torrão de terra.
  3. Coloque-o no centro do poço.
  4. Preencha os vazios com mistura de solo de forma que o colo da raiz fique 3 cm acima da superfície do solo.
  5. Água em abundância.
  6. Encha o solo se o solo estiver assentado.
  7. Faça um rolo de terra ao redor do thuja.
  8. Cubra o círculo próximo ao tronco com turfa, casca de árvore e lixo de coníferas.
  9. Sombreie a coroa de uma planta jovem.

Regras de cultivo e cuidados

Para o bom crescimento e desenvolvimento da thuja colunar, é necessária a rega regular, principalmente na primeira vez após o plantio. Remover ervas daninhas, soltar e cobrir o solo ao redor da planta ajuda a reter a umidade e sua permeabilidade ao ar. A cobertura de thuja não é necessária, mas se o solo for pobre, vale a pena fertilizar. A poda é feita conforme a necessidade ou para dar uma forma específica à copa.

Horário de rega

Se os thuja colunares forem plantados na primavera ou no verão, devem ser regados regularmente, pelo menos uma vez por semana. Em climas quentes, a frequência deve ser aumentada para duas vezes a cada sete dias. A taxa de rega para uma planta é de 10 litros. Em condições extremamente quentes, é duplicado.

Atenção! Uma árvore adulta transplantada precisa de mais umidade.

Os especialistas recomendam regar ou regar a superfície no primeiro mês após o plantio de uma tuia colunar. Promove a abertura dos poros das agulhas, após o que passa a emitir ativamente o aroma. A melhor hora para hidratar é à noite, após o pôr do sol.

Uma planta que foi plantada no outono precisa ser saturada de umidade para um inverno bem-sucedido. No final de setembro, deve ser regado em abundância.

Conselho! Se o outono for chuvoso, isso não será feito, pois o alagamento é perigoso para os thuja colunares.

Top curativo

Para alimentar os thuja colunares, utiliza-se matéria orgânica e fertilizantes minerais. O princípio básico é "é melhor não alimentar". Doses grandes levam a um crescimento rápido, mas os brotos tornam-se menos densos e decorativos.

Em solos pobres, nutrientes adicionais são introduzidos sob a raiz do thuja e com a ajuda de aspersão. As plantas precisam de nitrogênio na primavera, fósforo no outono.

É possível realizar fertilizantes orgânicos adicionais no verão - com a ajuda de uma infusão de cinzas, uma solução aquosa de lama na proporção de 1 para 20.

Poda

O corte de uma tuia colunar é realizado para fins sanitários ou para dar uma certa forma à coroa. A época do evento é primavera-outono.

Com a poda sanitária, os brotos doentes e danificados são removidos.

A forma da copa é dada por poda, realizada de acordo com as regras:

  • a idade ótima da planta é 4 anos;
  • em um procedimento, não mais do que 1/3 dos brotos são removidos;
  • os locais dos cortes devem ser tratados com piche;
  • corte de cabelo é feito em tempo nublado;
  • imediatamente após, a planta deve ser regada;
  • com um corte modelador, eles criam uma forma, focando na aparência original de um thuja, melhorando-o e corrigindo-o ligeiramente.

Preparando-se para o inverno

Um thuja colunar adulto sobrevive bem e não precisa de abrigo.

Uma planta jovem nos primeiros anos após o plantio pode sofrer com geadas, vento frio, neve abundante e sol forte no início da primavera. Sua defesa é realizada no final do outono da seguinte forma:

  1. Em toda a área do círculo do tronco, a cobertura morta é colocada em uma camada de até 20 cm de espessura.
  2. As coroas das pequenas thujas colunares são cobertas com material não tecido ou bolsas e fixadas com cordas.
  3. Para mudas de thuja de tamanho médio, são feitas molduras, nas quais o material de cobertura é posteriormente puxado.
  4. No inverno, vale a pena limpar regularmente os abrigos da neve para que os brotos não sejam danificados pelo seu peso.
  5. Na primavera, a proteção é retirada gradativamente para que as agulhas não queimem.

O nível de decoratividade do thuja colunar na próxima primavera depende da qualidade da preparação para o inverno.

Pragas e doenças

Como você pode ver na foto, o thuja colunar ocidental tem uma cor maravilhosa de agulhas, formas atraentes.

A planta raramente sofre de doenças e pragas. Mas sob condições climáticas desfavoráveis, alta umidade ou alagamento do sistema radicular, podem ocorrer doenças fúngicas: casca marrom; ferrugem; mofo cinza; fusarium.

Os brotos danificados são removidos e descartados, e as plantas são tratadas com produtos químicos.

Entre as pragas do thuja colunar, que representam uma séria ameaça para ele: escaravelhos, moscas-serra, hermes, cochonilhas.

Para combatê-los, são usados ​​inseticidas e remédios populares.

Conclusão

Thuja colunar não requer cuidados complexos e constantes, se você plantá-lo de acordo com todas as regras e escolher o local adequado. O brilho da cor das agulhas, o aroma, o look estiloso da planta são os motivos pelos quais você deve decorar seu site com a ajuda desta árvore e observar seu crescimento e desenvolvimento por muitos anos.

Testemunhos

Uvarov Andrey, 52 anos, Yekaterinburg
Thuja columnar são plantas muito bonitas. Tenho prazer em cuidar deles. Recentemente, comecei a me interessar pela propagação por estacas. Não funcionou de imediato, mas os resultados são positivos.
Kvitko Oleg, 47 anos, Nara
Na dacha dos pais, há seis anos, eles plantaram um beco de thujas colunares. Hoje eles já parecem impressionantes - uma parede inteira. Eles são lindos, formam uma proteção densa. Uma grande vantagem - não há folhas caídas sob as árvores: é limpo e organizado ao redor.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção