Contente
Uma das plantas mais procuradas para jardinagem são as sempre-vivas, coníferas, que podem criar uma atmosfera de conforto e relaxamento. A cicuta canadense Nana não só decora o design do jardim com sua aparência luxuosa, mas também torna possível respirar ar puro e fresco. Na verdade, como todas as coníferas, é um purificador de ar natural.
Descrição da cicuta canadense Nana
Planta baixa perene com até 2 m de altura com uma copa larga em forma de cone é comum na Europa Ocidental. A cicuta de Nana brota pendurada, o que cria visualmente uma cascata de vegetação. A casca lisa, mais próxima da venerável idade da árvore, adquire tonalidade marrom e sulcos profundos. A cicuta canadense possui agulhas pequenas e planas de até 1,5 cm de comprimento, localizadas nos galhos de forma semelhante a um pente. A cor das agulhas é verde escuro, brilhante. Ela é gentil e flexível, muito agradável ao toque e na aparência. Os cones são de tamanho médio, até 2,5 cm de comprimento, de formato oval, de cor acinzentada, surgem no outono a partir do 2º ano de vida da planta.
A cicuta canadense cresce longa e lentamente. O crescimento anual é de apenas 3 cm de altura e 5 cm de extensão. A cultura é mais comum na América do Norte e na Europa, mas hoje pode ser vista em outras partes do mundo. As regiões centrais da Rússia não são exceção, em particular a região de Moscou, onde Nana ocupou um lugar de honra em lotes de residências privadas. Uma descrição detalhada e uma foto demonstram claramente a cicuta canadense Nana em toda sua beleza modesta e não chamativa, que pode se tornar um excelente pano de fundo para outras culturas.
Aplicação em design
A cicuta canadense Nana é uma decoração ideal para qualquer jardim e é usada:
- para pousos únicos;
- composições de grupo;
- criação de sebes;
- corte escultural.
Mesmo em áreas pequenas, a cultura anã compacta da variedade Nana parece boa. Sua copa larga fica ainda mais linda contra o fundo de plantas com flores, e a cicuta transforma áreas pedregosas irreconhecíveis. Ela demonstra todo o charme das agulhas verde-escuras e uma coroa pendurada em plantações únicas no gramado.
Plantando e cuidando da cicuta canadense de Nana
O principal requisito para o cultivo bem-sucedido da cicuta canadense Nana, para que se desenvolva de acordo com sua descrição, é a umidade suficiente do solo. Pode crescer tanto ao sol como à sombra. A efedra se desenvolve mal em solos calcários, bem - em terras férteis e frescas. Nana não tolera solos densos e com falta de oxigênio, portanto, o afrouxamento, neste caso, também é uma das técnicas agrícolas importantes. As principais características da árvore conífera são:
- na resistência ao gelo, mantendo a temperatura do ar até 29 graus abaixo de zero;
- intolerância à poluição de gás e fumaça no ar;
- a necessidade de abrigo protetor de ventos fortes;
- sensibilidade à compactação do solo;
- intolerância à seca e ao calor;
- a capacidade de se adaptar facilmente a um corte de cabelo e manter uma forma cacheada.
Tempo recomendado
A cicuta Nana é plantada na primavera ou antes do início do outono. No primeiro caso - no início de abril, no segundo - no final de agosto.No plantio na primavera, o período é calculado de forma que faltem pelo menos 14 dias para o início do cio; no outono - até cobertura de neve persistente, não inferior a 1 mês.
Seleção do local e preparação do solo
O local de pouso da cicuta canadense Nana deve ser protegido dos ventos. Fornece tal proteção às espécies de coníferas com a ajuda de paisagismo vertical, treliças, caramanchões ou cercas. Árvores decíduas grandes serão uma excelente proteção para a cicuta canadense. Solo para plantio de cicuta Nana é preparado a partir de uma mistura de grama e folhagem com adição de areia 3 a 4 dias antes do plantio.
Algoritmo de aterrissagem
- Os poços de aterragem são cavados com um tamanho de 70x80 cm com uma distância entre eles de 1 - 1,5 m.
- Em solos pesados, providencie uma camada de drenagem de cascalho, areia ou tijolo quebrado de pelo menos 20 cm.
- Solo fértil é despejado na drenagem e uma muda é instalada, certificando-se de que a junção da raiz e caule permaneça no nível do solo.
- O solo é compactado e regado em abundância.
Regras de crescimento
A cicuta canadense não tolera transplante, então um local permanente no local é inicialmente selecionado para ela. As plantas adultas são despretensiosas, mas as mudas jovens requerem cuidados especiais. Portanto, devem ser protegidos da luz solar direta, geadas, ventos fortes e correntes de ar. Além disso, as espécies de coníferas da variedade Nana:
- tolera bem o sombreamento;
- absolutamente não tem medo de geada;
- sente-se bem em solos com alta acidez e alta umidade;
- normalmente cresce e se desenvolve em condições de constante falta de sol: a cicuta canadense Nana é suficiente para 5 dias de sol para deliciar o proprietário com seu aspecto luxuoso.
Programa de rega e alimentação
A rega é uma técnica agrícola obrigatória que a cicuta canadense exige. Ao mesmo tempo, é importante não permitir que o solo seque no verão. A taxa mínima de irrigação para uma árvore adulta é de 1 balde por semana, desde que toda a planta seja regada regularmente com um regador ou mangueira. Durante a seca, a frequência de rega aumenta 2 a 3 vezes.
Os primeiros 2 a 3 anos após o plantio do Tsuga Nana não requerem alimentação adicional, uma vez que o solo contém todo o suprimento de nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento ativo. No futuro, a cicuta de Nana é alimentada anualmente na primavera com uma solução orgânica ou fertilizante complexo para coníferas. A cobertura morta com húmus garante a retenção da umidade no solo e fornece nutrição adicional para as raízes. O círculo do tronco é afrouxado superficialmente - até 10 cm.
Regras de poda
O plantio adequado e os cuidados subsequentes com a cicuta de Nana consistem em poda regular. Realiza-se no verão, formando uma figura volumétrica ou dando à coroa uma forma esférica, cônica, quadrada. À medida que os rebentos voltam a crescer, é efectuada uma poda corretiva, removendo os ramos salientes e em excesso. A planta tolera bem a poda formativa e mantém a sua forma por muito tempo. Nos primeiros 3 anos, a perene não precisa de poda, pois cresce muito lentamente.
Se preparando para o inverno
A cicuta de Nana começa a se preparar para o inverno no início de novembro, quando as primeiras geadas já se manifestaram. O solo do círculo do tronco é coberto com cobertura morta e as mudas jovens são cobertas com ramos de abeto ou material não tecido. O mesmo procedimento de preparação para o inverno é realizado para raças adultas em regiões onde a temperatura do ar cai abaixo de 29 graus abaixo de zero. O abrigo protege não só do frio, mas também da forte luz do sol na primavera, que a cicuta também não tolera bem.Se o abrigo de uma planta adulta não foi realizado para o inverno, no final de fevereiro e março as árvores estão protegidas justamente do sol e das queimadas.
Pragas e doenças
A cicuta canadense Nana é resistente a doenças e pragas com o cuidado ideal. No entanto, árvores jovens ou enfraquecidas costumam se estabelecer:
- ácaro-aranha;
- escudo;
- borboleta mariposa;
- carrapato de cicuta.
Todas essas pragas são perigosas não só porque comem agulhas jovens, mas também transmitem doenças infecciosas. Eles são combatidos com produtos químicos que podem ser usados para a cicuta. Para prevenir o aparecimento de pragas e doenças, a árvore deve ser regularmente borrifada com água de uma mangueira e os brotos danificados devem ser removidos. Dentre as doenças, a cicuta é mais frequentemente sujeita à podridão das raízes, causada por alagamento e falta de ar fresco. Somente condições favoráveis para a vida das espécies coníferas poderão excluir o risco de desenvolver esta doença.
Como todas as árvores de jardim, a cicuta canadense é freqüentemente atacada por roedores e lebres, que se alimentam de raízes jovens, galhos e cascas. Colocam-se contra eles armadilhas e redes especiais, a cobertura morta é feita com plantas, cujo cheiro afugenta os animais.
Conclusão
A cicuta canadense Nana é ótima para o paisagismo de um jardim. Graças à robustez do inverno, tolerância à sombra e crescimento lento, é ótimo em lugares onde outras plantas perenes não podem se desenvolver, decorando-as com sua aparência e forma originais.