Contente
O zimbro azul é uma variedade de arbustos coníferos de cor diferente. Juniper pertence à família Cypress. As plantas são comuns nos países do Hemisfério Norte. Algumas espécies são adaptadas para crescimento na zona polar, enquanto outras escolheram os trópicos de montanha.
As coníferas podem crescer como uma árvore de caule único ou multi-caule, com galhos levantados em pé ou com brotos rastejando ao longo do solo. Arbustos perenes se destacam com toda uma paleta de cores. As agulhas são verdes, verdes claras, matizadas, cinzas, amarelas e azuis.
Variedade de espécies de zimbros azuis
Junípero com uma tonalidade azul parece nobre e majestoso. Jardineiros e paisagistas preferem arbustos com agulhas azuladas prateadas. Características do Blue Berry Junipers:
- aparência atraente;
- conservam sua cor independentemente da estação do ano;
- a capacidade de usar para parques paisagísticos, jardins ornamentais, jardins de pedra;
- eles são plantados nas margens de reservatórios artificiais, encostas, meios-fios, gramados;
- complementam e se encaixam perfeitamente em composições de paisagens.
De acordo com suas características externas, os zimbros azuis dividem-se em altos e baixos, sanguíneos e eretos, com copa extensa ou compacta.
Variedades de zimbro azul em projetos paisagísticos
Arbustos de coníferas decoram favoravelmente o jardim, a cabana de verão, os becos do parque. Eles criam uma paisagem calma e elegante. Os zimbros azuis verticais são mais bem representados como uma cerca viva, o que permitirá disfarçar o edifício, cercar os vizinhos.
Para criar um tapete denso com uma estrutura clara, variedades rasteiras de zimbros azuis são plantadas nas áreas. É uma espécie de alternativa ao relvado verde, mas requer mais cuidados. As plantas horizontais são vantajosamente combinadas com flox, cravos, hortênsia, lilás, cinquefoil. Em geral, os zimbros azuis impressionam em fotos de paisagens, em parcelas. Eles são capazes de adicionar cor ao jardim de inverno.
Variedades de zimbro azul
Os zimbros azuis têm uma bela cor azul brilhante de agulhas. No jardim, as plantas do solo são frequentemente plantadas sob arbustos altos. Eles realçam a cor verde de outros arbustos coníferos ou caducifólios. Para acentos verticais, são escolhidas vistas rochosas com uma forma de coroa colunar ou piramidal.
Variedades verticais de zimbro azul
Normalmente, esses arbustos têm forma piramidal. Eles são originários da América do Norte. A altura pode chegar a 10 m. Os arbustos de coníferas parecem ciprestes. Os ramos são firmemente pressionados na base. Em qualquer composição de paisagem, um zimbro vertical parecerá interessante. Eles são procurados em regiões com climas quentes.
Rocky Juniper Skyrocket
Em 1957, a variedade foi criada por criadores holandeses. Um arbusto alto e elegante com agulhas azul-esverdeadas. A estrutura é escamosa, densa. As pontas das agulhas são visíveis em brotos jovens.A altura do arbusto é de 6 a 8 m. A largura da copa é de 1 m. Desenvolve-se bem em solos argilosos. A estagnação da água é inaceitável. A variedade é resistente à geada, à seca e ao vento. Não tolera fortes nevascas. Adequado para sebes, decoração de alpendres.
Blue Arrow
Esta é uma variedade melhorada do arbusto anterior. A coroa é densa, a cor é brilhante. Forma colunar. Altura 5 m, largura 0,7 m. Brotos com agulhas escamosas são pressionados contra o tronco. Os galhos crescem quase do fundo. A cor é um azul profundo. A planta tolera geadas persistentemente, não é caprichoso cuidar. Cresce bem em áreas ensolaradas e bem drenadas. Cede facilmente a um corte de cabelo em espiral. Combina bem com outras culturas, ocupa pouco espaço no local.
Céu azul
Aspecto rochoso com forma de coroa cónica densa. A cor das agulhas é o azul celeste, que não desbota durante todo o ano. Altura 3-5 m, largura - 1,5 m. Os rebentos são elevados, cilíndricos. Agulhas escamosas. Este tipo de zimbro azul é altamente resistente ao gelo. A composição do solo não importa. O rápido crescimento é observado em solos férteis drenados. Prefere um local ensolarado. Em sombra parcial, a coroa fica mais solta.
Springbank
A variedade vertical foi desenvolvida no final do século XX. Cresce até 2 m de altura. A forma da coroa é estreita. Os tiros são flexíveis, desviados uns dos outros. As extremidades são filiformes. Agulhas escamosas, de um azul brilhante. O arbusto cresce rapidamente. Tolera facilmente períodos de seca e frio extremo. Propagado por estacas. Adequado para plantios em grupo.
Wichitablue
A variedade surgiu em 1976 nos Estados Unidos. Uma variedade vertical com agulhas azuis intensamente coloridas. A coroa tem cabeça larga. Os tiros são firmes, direcionados para cima. A altura da mata é de 4 m, sendo preferível pousar em áreas planas e iluminadas. Localização inadmissivelmente próxima das águas subterrâneas.
Variedades azuis de zimbro rastejante
Existem cerca de 60 tipos de plantas horizontais. Todos eles diferem na forma das agulhas, longos brotos rastejantes, galhos rastejantes. Eles crescem lentamente. Tolera mal a alta umidade. Eles usam zimbros baixos azuis para decorar jardins, terraços e parcelas de jardim.
Wiltoni
O zimbro azul americano ficou conhecido em 1914. O arbusto rasteiro tem 20 cm de altura e 2 m de diâmetro e seus galhos crescem ao longo do solo, formando uma copa contínua. Os rebentos estão entrelaçados na forma de uma estrela. Os rebentos são densos, dirigidos obliquamente. Com o tempo, eles ficam um em cima do outro. As agulhas cinza-azuladas se ajustam firmemente aos galhos. A forma é em forma de agulha.
Floresta Azul
Cultivo horizontal compacto com brotos esqueléticos curtos. Os rebentos laterais crescem verticalmente. As agulhas são salientes, em forma de agulha, densas. A cor é um azul profundo. Cresce até 50 cm de altura. Quando formado corretamente, uma aparência elegante aparece.
Bar Harbor
Uma variedade rasteira de zimbro azul com agulhas densas. Criado em 1930 por criadores americanos. Os ramos e os rebentos laterais estão fortemente espalhados nas laterais. A planta às vezes é usada como cultivo do solo. A altura do arbusto é de 30 cm. As agulhas são pequenas, em forma de agulha, frouxamente pressionadas nos galhos. Após a primeira geada, a tonalidade azul muda para púrpura.
Chip azul
A variedade foi cultivada em 1945 na Dinamarca. Ramos esqueléticos são raros. As bordas dos brotos são direcionadas para cima quase verticalmente, lembrando o formato de uma estrela. Uma forma baixa de zimbro com o meio em relevo. As agulhas são em sua maioria parecidas com agulhas, mas as escamosas são encontradas. O tom é cinza-azulado. Existem espinhos. O zimbro azul do solo não tolera o excesso de umidade, por isso é plantado em cova com drenagem obrigatória.
Azul gelo
Arbusto baixo com apenas 15 cm de altura, apresenta um crescimento anual significativo. A coroa cresce até 2,5 m de diâmetro. Ramos rastejantes. Os rebentos são densos, longos, formando um tapete contínuo. As agulhas são densas, azul-prateadas. No inverno, torna-se uma tonalidade roxa.Recomenda-se plantar a planta em solo franco-arenoso ou adicionar fermento em pó aos solos argilosos. Zimbro azul adaptado para regiões áridas e frias de crescimento.
Lua Azul
No estado adulto, este arbusto rasteiro atinge 30 cm e as agulhas são cinza-azuladas. Os galhos estão na superfície da terra e podem se enraizar. Os rebentos são finos e longos. Nos meses de verão, eles são de cor azulada, no inverno tornam-se castanhos. O zimbro azul forma densas telas esféricas.
Glauka
Um arbusto rasteiro com galhos firmemente pressionados. Brotos exuberantes formam uma almofada fofa. Agulhas do tipo agulha. A cor muda de azul para aço. Com a chegada do frio, a cor permanece inalterada. Prefere solo fértil.
Azul de inverno
Um belo zimbro azul de raça pura. Cresce em qualquer solo. As qualidades decorativas não se perdem em áreas bem iluminadas e ensolaradas. A cor das agulhas é prateada no verão e no inverno torna-se azul brilhante.
Plantando e cuidando de zimbros azuis
Os zimbros azuis não toleram bem o transplante, devido ao sistema radicular altamente ramificado existente. Portanto, é importante encontrar imediatamente um lugar permanente para o arbusto perene.
Arbustos com agulhas azuis são pouco exigentes para a composição do solo. No entanto, é melhor plantá-los em áreas ensolaradas com solo bem drenado. Uma falta moderada de iluminação reduz as propriedades decorativas do arbusto. A completa ausência de luz solar leva ao amarelecimento das agulhas e perda da densidade da copa.
Regras de plantio de zimbro azul
É aconselhável adquirir uma muda de zimbro azul com sistema radicular fechado, em recipientes plásticos. Antes de comprar, inspecione visualmente a planta em busca de danos, sinais de podridão ou outras doenças.
O arbusto cresce rapidamente em solos arenosos, neutros ou ligeiramente ácidos. Solos argilosos e pesados não são adequados para o plantio de zimbro azul.
- 2-3 dias antes do plantio pretendido, são cavados buracos com uma profundidade de 60-70 cm.
- Uma camada de drenagem de 20 cm de tijolo quebrado ou pedra triturada é colocada na cova preparada.
- Eles são preenchidos com uma mistura de nutrientes de terra de grama, turfa, areia por 20 cm, combinando os componentes em proporções iguais. Esta camada facilitará uma melhor penetração e desenvolvimento da raiz.
- Imediatamente antes do procedimento, um saco com vermicomposto diluído com perlita e agulhas de pinheiro é colocado no recesso. As substâncias irão adicionar leveza ao substrato.
- Coloque a muda de zimbro azul no centro do recesso. Não afunde o colar da raiz.
- O solo não é compactado, é abundantemente umedecido com água morna por cima.
- O círculo próximo ao caule é coberto com serragem, feno ou palha. Espessura da camada 3-5 cm.
Cuide do zimbro com agulhas azuis
O cuidado do zimbro azul não é mais difícil do que outras coníferas. A planta reage agudamente ao excesso de umidade no solo. No verão quente, um procedimento de água por mês é suficiente. Em dias quentes, você também pode borrifar o arbusto com água de um borrifador.
Os fertilizantes são aplicados na primavera. Eles usam principalmente nitroammofosk - 20 g por sq. m ou outros minerais, de acordo com as instruções do fabricante.
Os zimbros não gostam muito de soltar o solo, especialmente os azuis. Suas raízes estão próximas o suficiente da superfície da terra; movimentos descuidados podem quebrar sua integridade. Portanto, os círculos do tronco são afrouxados em até 5 cm ou não realizam esse procedimento, mas substituem-nos por cobertura morta.
Variedades encaracoladas ou arbustos de sebe precisam de poda regular. Sua coroa é formada várias vezes ao ano. O zimbro rasteiro baixo com agulhas azuis não requer podas adicionais, exceto para as higiênicas. É realizado no início da primavera, antes do início do período de fluxo de seiva. Remova os brotos secos e danificados. Apare pontas congeladas no arbusto.
Preparando o zimbro azul para o inverno
Os primeiros dois anos, cobertura de arbustos jovens. São usados ramos de abeto, fibra agrícola ou serapilheira. Na primavera, uma caixa de plástico ou de papelão é colocada sobre a muda para proteger a planta das queimaduras solares. A neve não é péssima para as variedades horizontais, pelo contrário, serve de aquecimento. Para variedades verticais de zimbro, a queda de neve é perigosa. Para proteger os galhos da quebra e da pressão da precipitação, eles são amarrados com uma corda.
Conclusão
Em termos de cuidados, o zimbro azul praticamente não difere das outras variedades. É fácil para podas decorativas, mas não tolera solos excessivamente úmidos. Tolera mal os transplantes na idade adulta. Os zimbros trazidos da floresta não criam raízes. A composição da paisagem será harmoniosa se contiver pelo menos três arbustos coníferos de diferentes alturas, formas e cores.