Reprodução de mudas de zimbro em casa

O zimbro é um excelente arbusto ornamental perene, e muitos jardineiros gostariam de plantá-lo no local. No entanto, muitas vezes isso não é fácil. Em viveiros, o material de plantio é caro e nem sempre disponível, e um zimbro retirado da natureza pode morrer. Existe uma saída para essa situação. Esta é a propagação de mudas de zimbro. É possível, mas é bastante difícil fazê-lo em casa.

É possível propagar um zimbro por estacas

As coníferas são difíceis de cortar por estacas e o zimbro não é exceção. Mesmo que todas as condições necessárias sejam satisfeitas, a porcentagem de enraizamento das estacas não ultrapassa 50, o que é um bom indicador. Cultivar um zimbro a partir de uma estaca é a única maneira de propagar as espécies ornamentais deste arbusto perene. Você pode fazer isso com a ajuda de sementes, mas desta forma é possível obter apenas mudas - plantas que não mantiveram as características varietais. O processo de propagação da semente do zimbro é difícil e demorado, razão pela qual a maioria dos jardineiros prefere usar o comprovado método vegetativo.

Alguns jardineiros estão tentando transplantar arbustos de zimbro transferidos da natureza para o local. Na maioria das vezes, entretanto, isso termina em fracasso. É melhor não cavar um zimbro da floresta, mas propagá-lo por meio de estacas, cortando vários ramos promissores de um arbusto que cresce de maneira selvagem.

Características de estacas de zimbro

Você pode cortar zimbros durante a temporada, mas o início da primavera ou do outono é considerado a melhor época para isso. No verão, isso geralmente não é feito. Em temperaturas acima de + 25 ° C, a atividade vital da planta diminui muito e as mudas podem simplesmente morrer. Baixas temperaturas também afetam negativamente este processo. Portanto, é possível enraizar um zimbro no inverno apenas em casa.

As estacas de zimbro têm uma característica interessante. Se você pegá-los do topo da planta, a futura árvore tenderá a crescer para cima e formar uma copa estreita. Se as estacas forem retiradas dos brotos laterais, a copa do futuro arbusto crescerá em largura. Portanto, para a reprodução de zimbros de árvores com copa estreita, você precisa usar galhos retirados do topo da árvore e, para as variedades arbustivas e rasteiras - da lateral. Nas variedades com copa variegada, o material de plantio é retirado do lado ensolarado.

Importante! As mudas podem ser armazenadas por apenas algumas horas, envolvendo-as em musgo esfagno úmido.

Quando é melhor propagar thujas e zimbros por estacas

A propagação de tuias e zimbro por meio de mudas verdes pode ser iniciada no início da primavera, assim que a neve derreter, e continuar até o final de maio. Este é o pico do crescimento ativo da planta, o máximo de sua energia vital. No entanto, nem todos os jardineiros consideram essas datas corretas. Acredita-se que a melhor época para o plantio de mudas seja de setembro ao final de novembro. Durante este período, os estômatos das plantas são fechados e a perda de umidade é mínima.

Reprodução de mudas de zimbro na primavera

Os zimbros são plantados na primavera com as estacas no início de abril, quando a temperatura com certeza atingirá valores positivos. Neste momento, os abrigos dos arbustos já estão sendo retirados, por isso não é difícil avaliar visualmente a qualidade e escolher o material necessário para a enxertia.

As estacas são retiradas de brotos semilignificados, cortando-se com uma faca ou arrancando-as manualmente junto com uma parte de madeira velha - um salto.

Estacas de zimbro no inverno

O zimbro também pode ser cortado no final do inverno. Neste momento, não há geadas fortes e as coníferas já se preparam para o início da estação de crescimento. É importante que durante este período não haja pragas ou doenças nas árvores. Após a colheita das mudas, o abrigo de inverno deve ser devolvido ao seu lugar, pois as geadas e o sol forte da primavera podem danificar gravemente as agulhas.

Reprodução de mudas de zimbro em casa no outono

O plantio de zimbro com estacas no outono pode ser realizado de setembro a novembro. Durante esse período, eles são enraizados em recipientes separados e, na primavera, são transplantados para estufas para cultivo. Quando as mudas atingem a idade de 3-4 anos, podem ser transplantadas para um terreno aberto.

Como propagar um zimbro por estacas em casa

Cultivar um zimbro a partir de um galho em casa é uma tarefa bastante difícil. Este é um processo demorado que leva vários meses. Para a execução da obra, serão necessários os seguintes materiais:

  • Epin (estimulante de crescimento de plantas);
  • Kornevin (estimulante da formação de raízes);
  • faca;
  • um pedaço de pano limpo;
  • musgo esfagno;
  • saco de plástico.

Ao contrário do thuja, ao propagar o zimbro por meio de estacas, não são usados ​​jarros de água. A exposição prolongada a um ambiente úmido não leva à formação de raízes, mas apenas ao apodrecimento dos ramos.

Regras para colheita de estacas

Como estacas podem-se usar brotos semilignificados de 8-15 cm de comprimento, é melhor não cortá-los, mas arrancá-los com as mãos, pois com este método também sai um pedaço de madeira velha - um salto. As estacas colhidas devem ser envolvidas em musgo úmido.

Como enraizar um zimbro com mudas

Antes do enraizamento, os ramos de zimbro são mantidos por 12 horas em água com a adição de um estimulador de crescimento - Epin. Na ausência deste, você pode usar seu substituto natural - açúcar ou água com mel (proporções de 1 litro de água e 1 colher de chá de açúcar ou mel). Os 3-4 cm inferiores do corte devem ser limpos de agulhas. Também é necessário remover as bagas dos galhos, se houver. Juntamente com a retirada das agulhas na parte inferior das mudas, fazem vários entalhes na casca, é nesses locais que futuramente o ramo de zimbro dará raízes.

Uma camada de musgo esfagno úmido é espalhada sobre um pedaço de pano limpo. A seguir são colocadas estacas sobre ele, previamente pulverizadas a parte inferior com Kornevin. O tecido é dobrado em um bolso e enrolado em um rolo, que é fixado com vários elásticos para as notas. O rolo é colocado em um saco plástico. Quando amarrado, é pendurado entre caixilhos de janelas de madeira, embora seja importante que não receba luz solar direta. Periodicamente, os cortes precisam ser removidos e inspecionados. Em poucos meses, quando tiverem raízes próprias, podem ser plantadas em taças de turfa separadas e, após o enraizamento final, plantadas em terreno aberto.

O enraizamento do zimbro em casa também pode ser feito em recipientes com uma mistura de areia e turfa. As estacas preparadas e tratadas por Kornevin são enterradas em um substrato umedecido por 5-7 cm. Em seguida, os recipientes são colocados em um saco plástico denso e colocados no parapeito da janela. É assim que as condições da estufa são simuladas. Você não precisa amarrar a bolsa por cima. O substrato nutritivo precisa ser umedecido de vez em quando. Após a estaca formar seu próprio sistema radicular, ela é transplantada para um terreno aberto.

Importante! As mudas de espécies rasteiras de zimbro devem ser plantadas obliquamente, e as árvores - retas.

Cuidado de estacas

As mudas plantadas devem ser inspecionadas periodicamente, e o substrato nutritivo em que estão localizadas deve ser afrouxado e umedecido. É muito importante que a temperatura do ar não ultrapasse + 25 ° С, enquanto + 20-22 ° С é considerada a ideal. Não há necessidade de alimentar as mudas, porém, por garantia, pode-se usar uma solução de heteroauxina ou humato de sódio, preparada de acordo com as instruções de uso.

Transplante de uma muda para um terreno aberto

A melhor época para transplantar uma muda crescida em terreno aberto é a primavera, de abril a maio. Mudas com sistema radicular fechado podem ser plantadas no outono, em setembro-outubro, mas o plantio na primavera é ainda mais preferível.

Os zimbros são exigentes em termos de iluminação, por isso o local para o plantio deve ser aberto e não à sombra de grandes árvores e edifícios. É permitida a luz parcial de sombra ou iluminação constante por luz solar difusa. É desejável que não haja ventos fortes no local, principalmente do norte. O solo é preferível ser solto, bem drenado. O zimbro comum e sua variedade chinesa não toleram o ar seco, eles crescerão bem se houver um corpo natural de água por perto.

Diferentes tipos de zimbro preferem diferentes tipos de solo. Por exemplo, a Virgínia se sentirá melhor em solos argilosos levemente ácidos, os cossacos preferem solo calcário e o zimbro siberiano deve ser plantado apenas em solo arenoso. Os indicadores de acidez e a composição do solo devem ser verificados antes do plantio e, se necessário, trazê-los aos desejados.

Importante! O nível de fertilidade do solo praticamente não afeta o crescimento e o desenvolvimento do zimbro.

Antes de plantar, é necessário preparar uma quantidade suficiente de um substrato de solo universal com o qual a cova de plantio será preenchida. Para preparar essa mistura, uma mistura de solo retirado de um zimbro adulto ou outra planta conífera, areia grossa de rio e turfa é mais adequada. Todos os componentes são tomados em proporções iguais e completamente misturados uns com os outros.

É melhor preparar os poços de pouso com antecedência para que o solo tenha tempo de se assentar e ficar saturado de ar. Seu tamanho deve ser garantido para exceder o volume da massa de terra nas raízes da muda. Uma camada de drenagem de tijolo quebrado, argila expandida ou pedra triturada é derramada no fundo do poço. Em seguida, uma camada de solo nutriente é derramada por cima. Nesta forma, a cova é deixada por várias semanas.

Um dia nublado e fresco é escolhido para o plantio. Recipientes com mudas são despejados com água com antecedência para não danificar as raízes na hora de retirar. A muda é colocada verticalmente em um buraco em uma lâmina de barro e então coberta com um substrato nutritivo. A terra ao redor do tronco é levemente compactada para evitar a formação de vazios. O colo da raiz da muda não é profundo, deveria estar no nível do solo. Após o plantio, rega-se e, em seguida, a zona das raízes é coberta com turfa, casca ou serragem de árvores coníferas.

Com o tempo, o zimbro tem um crescimento bastante forte, portanto, na hora de fazer plantações em grupo, é necessário observar alguns intervalos entre as plantas vizinhas. As espécies anãs são plantadas a uma distância de 0,8-1 m uma da outra, no caso de plantio de variedades maiores, será aconselhável aumentar essa distância para 1,5-2 m. Tal medida permitirá que as plantas evitem a competição e se desenvolvam normalmente sem oprimir cada uma outro.

Conclusão

A reprodução de um zimbro por estacas é uma excelente forma de aumentar ou diversificar a composição de espécies de coníferas cultivadas em uma parcela pessoal. Nem sempre pode terminar com sucesso, no entanto, graças a ele, pode-se ganhar uma experiência inestimável nesse tipo de trabalho. Muitas plantas de jardim se propagam por meio de estacas com muito mais facilidade.Se você aprender a cortar coníferas, trabalhar com outros arbustos provavelmente terá um resultado positivo.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção