Contente
A faia europeia é uma das representantes das florestas caducifólias. No passado, essa espécie de árvore era comum, agora está sob proteção. A madeira de faia é valiosa e suas nozes são usadas para alimentação.
Descrição da faia europeia
A faia da floresta, ou faia europeia, é uma árvore caducifólia até 30 - 50 m de altura. Possui um tronco delgado, em forma de coluna, que atinge 1,5 - 2 m de circunferência, nos exemplares maiores - 3 m. A copa da árvore é poderosa, arredondada, com galhos finos. A faia europeia tem uma vida útil de 500 anos.
Nos rebentos jovens da faia da floresta, a casca é vermelho-acastanhada, o tronco é cinzento claro. As folhas da planta são aumentadas, até 10 cm de comprimento, de formato elíptico. A lâmina foliar é brilhante, ligeiramente ondulada nas bordas. No verão, a folhagem é verde escura, no outono torna-se amarela e acobreada.
As raízes da faia da floresta são fortes, mas não são profundas. As flores femininas e masculinas estão localizadas separadamente em ramos diferentes. As flores são discretas, pequenas, localizadas em pernas longas. A floração ocorre em maio-abril, ao mesmo tempo em que aparece a folhagem. O pólen da planta é transportado pelo vento.
No outono, a faia da floresta produz frutos. Parecem nozes triangulares de até 2 cm de comprimento. As sementes amadurecem nos frutos. As nozes são fritas e comidas. Eles produzem farinha de fermento e manteiga. O produto é utilizado como ração para aves, pequenos e bovinos.
Foto da faia europeia:
Onde cresce a faia europeia
Na natureza, a faia europeia cresce na Europa Ocidental, Ucrânia, Moldávia, Bielo-Rússia. Na Rússia, a cultura é encontrada no território da região de Kaliningrado e na península da Crimeia. A árvore forma florestas nas encostas das montanhas acima de 1450 m acima do nível do mar.
Na Rússia central, a faia europeia cresce em reservas. A raça foi introduzida na América do Norte e é nativa das Montanhas Rochosas e do nordeste dos Estados Unidos.
Nos países europeus, as florestas de faias ocupam até 40% do fundo total de plantas. Uma parte significativa deles foi destruída como resultado da atividade econômica humana. Em muitos países, as florestas de faias estão sob proteção.
A faia da floresta cresce lentamente e tolera bem o sombreamento. As formas selvagens e decorativas são termofílicas e reagem mal à seca. A maioria das espécies europeias prefere solos florestais ou podzólicos. A cultura desenvolve-se normalmente em solo ácido e calcário. A faia da floresta praticamente não cresce em solos turfosos, alagados ou arenosos.
Faia europeia em paisagismo
A faia europeia é usada para decorar áreas florestais e parques. É plantado isoladamente ou em combinação com outras raças. A faia da floresta é adequada para a formação de sebes e decoração de relvados.
As combinações mais bem-sucedidas de faia da floresta são com árvores de folha caduca e arbustos: teixo, zimbro, carpa, freixo, carvalho, avelã, euonymus. Para composições contrastantes, eles praticam o plantio ao lado de coníferas: abeto, pinheiro branco, zimbro.
Variedades decorativas de faia florestal diferem da forma original na aparência, estrutura da casca, tamanho e cor das folhas.
As variedades mais populares de faia europeia em paisagismo são:
- Atropurpurea (Atropurpurea). Faia europeia até 20 m de altura, na faixa do meio cresce em forma de arbusto. Quando florescem, as folhas da árvore são de cor laranja-rosada, depois tornam-se roxas. A casca da planta é leve, lisa;
- Dawyck Gold. Espetacular variedade de faia da floresta com uma coroa colunar estreita. No verão, a folhagem da faia da floresta Davik Gold é de cor verde brilhante, no outono torna-se amarela. A altura deste híbrido europeu chega a 15 m;
- Tricolor. Variedade europeia de faias florestais até 10 m de altura. Na primavera, as folhas são verdes, com uma borda clara, no outono tornam-se roxas. A coroa é larga e espalhada. O crescimento anual é pequeno;
- Pendula. Faia florestal compacta tipo chorão com folhas roxas. A árvore atinge uma altura de 5 a 10 m. O crescimento anual da planta não é superior a 15 cm. A cultura tolera bem as geadas, requer muita umidade e luz.
Plantando e cuidando de uma faia europeia
Para cultivar faia da floresta, é importante escolher as mudas e a área de cultivo certas. A árvore é então cuidada.
Preparação da parcela de mudas e plantio
Mudas saudáveis são escolhidas para o plantio. A planta é inspecionada quanto a mofo, áreas podres e outros danos. É melhor comprar uma muda no viveiro local.
Um local ensolarado aberto é escolhido para a faia europeia. A planta é capaz de se desenvolver em sombra parcial. Ao plantar, leve em consideração que a árvore cresce. Anteriormente, o solo é desenterrado e fertilizado com composto podre.
Regras de pouso
Uma cova de plantio está sendo preparada sob uma faia da floresta. É deixado por 2 a 3 semanas para encolher. Se você plantar uma árvore imediatamente, o solo afundará e a danificará.
A faia da floresta é plantada no outono, quando as folhas caem. É melhor escolher o período de outubro a novembro, 2 a 3 semanas antes do início do tempo frio. Durante esse tempo, a muda terá tempo para se adaptar a um novo local.
Procedimento de plantio para faia europeia:
- Sob a muda é cavado um buraco de 1x1 m, cuja profundidade depende do tamanho do sistema radicular e costuma ser de 0,8 a 1 m.
- Se o solo for argiloso, coloca-se no fundo argila expandida ou cascalho fino com uma camada de 5 cm.
- Solo fértil e composto são misturados para encher a fossa.
- Parte do substrato é despejado no poço e um balde de água é despejado.
- Após o assentamento do solo, a planta é cuidadosamente retirada do recipiente e plantada em um buraco.
- Em seguida, uma estaca de madeira é cravada como suporte.
- As raízes da árvore estão cobertas de solo.
- O solo é compactado e regado em abundância.
- Uma faia da floresta é amarrada a um suporte.
Regar e alimentar
A faia europeia não tolera longas secas. Suas raízes não conseguem extrair a umidade das profundezas. Portanto, regue à medida que o solo seca. Para isso, utiliza-se água morna decantada. É trazido de manhã ou à noite, estritamente no círculo de troncos.
Na primavera, a faia da floresta é alimentada com fertilizantes minerais. Use complexos minerais prontos contendo nitrogênio, fósforo e potássio. No outono, repete-se a alimentação da faia da floresta. Entre os fertilizantes, as composições são escolhidas onde o nitrogênio está ausente.
Mulching e afrouxamento
A cobertura morta do solo ajudará a reduzir o número de faia irrigada. Turfa ou húmus são despejados no círculo do tronco. Para que a água não fique estagnada no solo, depois de regada é afrouxada a uma profundidade de 15 a 20 cm, com isso as raízes da faia da floresta absorvem melhor a umidade e os nutrientes.
Poda
A faia europeia requer uma poda sanitária, que remove ramos velhos, secos e partidos. É realizado no início da primavera ou no final do outono, quando o fluxo de seiva para.
Os brotos da faia da floresta também são podados para se obter o formato de copa desejado. Cortes grandes são tratados com grama. Os ramos são cortados em 1/3 do comprimento total.
Preparando-se para o inverno
Na faixa do meio, mudas de faia são protegidas para o inverno. Primeiro, eles são regados abundantemente.Para isolamento, uma camada de húmus ou turfa com 10-15 cm de espessura é colocada no círculo do tronco.
Uma moldura é erguida sobre a faia da floresta e um material não tecido é preso a ela. Muitas variedades toleram temperaturas tão baixas quanto -40 ° C. Os galhos que não estão cobertos de neve geralmente sofrem com a geada.
Reprodução
A maneira mais fácil de cultivar faia selvagem é a partir de sementes. As sementes das árvores coletadas são secas e mantidas no frio. Em seguida, são colocados em areia úmida por 1 - 2 meses. Quando os brotos aparecem, eles são transferidos para solo fértil. As mudas recebem uma temperatura de +20 ° C, irrigação e boa iluminação.
Para preservar as propriedades decorativas da faia da floresta, métodos de propagação vegetativa são usados. Para obter mudas, utilizam-se estacas ou camadas. No primeiro caso, no verão, são cortados os brotos, que são armazenados em local fresco. Na primavera, as mudas de faia da floresta germinam no solo. Camadas são retiradas da árvore-mãe e dobradas ao solo. Após o enraizamento, são plantadas.
Doenças e pragas
A faia da floresta é suscetível a doenças fúngicas. Na segunda metade do verão, o oídio é um perigo para a árvore. A secagem das folhas é um sintoma disso. Um grupo separado de fungos causa o apodrecimento da madeira da planta.
Com uma queda brusca de temperatura e alta umidade, podem aparecer feridas nos troncos: é assim que o câncer de gelo se desenvolve. Os frutos da faia também são afetados pelo mofo verde ou preto, com o qual as sementes perdem a germinação.
Para a faia europeia, as lagartas do bicho-da-seda, mariposas, vermes da folha, mariposa falciforme e mariposa do rabo de ouro são perigosas. Eles comem folhas e enfraquecem as árvores. Alguns insetos danificam as folhas novas da planta, seus botões e botões.
As pragas que se alimentam de madeira causam danos significativos à faia da floresta. Este é um barbo, caruncho, besouro da casca, arbóreo. Sob sua influência, o crescimento das árvores diminui, que gradualmente seca como resultado.
Pulgões e carrapatos podem se estabelecer em brotos de faia. As colônias de afídeos danificam a faia da floresta, isso se manifesta por rachaduras na casca. Os ácaros das frutas se alimentam da seiva das folhas e botões.
Preparações especiais são usadas contra doenças e pragas da faia da floresta. As partes afetadas das plantas são cortadas. A faia europeia é pulverizada em tempo nublado ou à noite.
Conclusão
A faia europeia é usada para decorar parques e vielas. A planta prefere um clima quente, é resistente à poluição urbana. Sujeitos às regras de plantio e cuidado, eles ganham uma árvore que se destaca por suas qualidades decorativas.