Contente
A castanha é uma árvore majestosa muito bonita que vai decorar qualquer casa de veraneio. No entanto, muitos criadores de plantas são impedidos de comprar uma muda devido à notória doença da castanha - a ferrugem, que desfigura as folhas encaracoladas com manchas marrons desagradáveis. Mas não deve desistir da decisão de plantar uma planta na sua propriedade, pois esta e outras doenças desta cultura são bastante tratáveis.
Doenças da castanha e seu tratamento
Embora a castanha seja considerada uma planta bastante despretensiosa, o seu cultivo está associado a várias doenças que afetam diferentes partes da árvore. Na maioria das vezes, as folhas funcionam como um indicador da saúde da castanha, uma vez que os sintomas da doença aparecem principalmente nelas. Se as placas das folhas ficarem amarelas no meio do verão, enrolarem ou adquirirem uma cor não saudável, então o castanho está afetado por uma determinada doença.
Ferrugem
De todas as doenças da castanha, a ferrugem ou manchas são as doenças mais comuns. Não só prejudica o aspecto estético da planta, mas também representa uma séria ameaça à saúde da castanha, causando muitas vezes anomalias de desenvolvimento e até a morte da árvore. Existem vários tipos da doença:
- ferrugem perfurada;
- a ferrugem é preta;
- ferrugem marrom;
- ferrugem marrom avermelhado.
Cada tipo de ferrugem tem seus próprios sintomas e causas. Conseqüentemente, os métodos de lidar com essas doenças da castanha também diferem.
A ferrugem é preta.
Uma característica desta doença é que as folhas do castanheiro começam a escurecer rapidamente e logo caem. A longo prazo, a ferrugem causa vários distúrbios no desenvolvimento da planta, enfraquece gradualmente. As flores das castanhas aparecem muito mais tarde e em quantidades muito menores. Algumas flores não abrem ou voam após algumas horas. A floração em si torna-se mais curta e escassa.
Existem 2 razões para esta doença:
- excesso de umidade devido a regas frequentes ou chuvas fortes;
- falta de uma quantidade suficiente de potássio no solo.
Com base nas razões disponíveis, escolha um método adequado para tratar as castanhas da ferrugem negra.
No primeiro caso, é necessário reduzir o número de regas da castanha e regar a planta à medida que a coma de barro vai secando. Em regiões onde o verão é frequentemente úmido, a rega pode ser realizada com menos frequência ou mesmo nenhuma - a castanha terá água suficiente obtida durante a precipitação.
O segundo caso requer a introdução de fertilizantes minerais no solo. Como regra, a falta de potássio no solo pode ser evitada aplicando regularmente fertilizantes no solo: no outono - com nitroammofos à taxa de 15 g por 10 l de água, na primavera - 1 kg de verbasco e 15 g de ureia pela mesma quantidade de água.
Ferrugem marrom avermelhada
Como o nome sugere, essa doença causa manchas marrom-avermelhadas nas folhas do castanheiro. Na maioria das vezes, a ferrugem se faz sentir no final de julho ou em agosto. Se não interferir no desenvolvimento da doença, logo manchas de ferrugem crescem e cobrem quase completamente as folhas do castanheiro.
Uma grande quantidade de umidade pode provocar ferrugem marrom-avermelhada, portanto, preste muita atenção ao regime de rega das castanhas.
O início da doença em uma planta também pode ser afetado por mudanças repentinas de temperatura. Se a planta cresce em regiões de clima instável, deve-se tomar cuidado para isolar o círculo do tronco da castanha, principalmente no outono. Isso pode ser feito usando cobertura morta, como lascas de madeira, turfa ou uma mistura dela com composto. Tal medida não só protegerá as raízes da planta do congelamento, mas também servirá como um fertilizante adicional para a castanha.
Ferrugem marrom
De acordo com os sintomas, esta doença lembra muito a ferrugem marrom-avermelhada e, portanto, mesmo criadores de plantas experientes costumam confundir essas 2 variedades da doença da castanha. A ferrugem marrom também aparece mais perto do meio do verão, porém, nos primeiros dias da doença, as formações marrons afetam não apenas a frente, mas também o verso da folha da planta.
A ferrugem marrom pode ocorrer pelas mesmas razões que a variedade marrom-avermelhada da doença, ou seja, rega excessiva ou picos repentinos de temperatura. Além da cobertura morta, o impacto desta última pode ser mitigado fazendo um abrigo com estacas de árvores e película aderente ao redor do tronco da castanha.
Medidas de controle de ferrugem
Além de usar as medidas acima, a ferrugem, independentemente do tipo, pode ser curada das seguintes maneiras:
- Com o início da primavera, a coroa de castanhas deve ser borrifada com uma solução fraca de líquido bordalês uma vez a cada 10 dias. Isso deve ser feito regularmente até o início do período de floração. Assim que a castanha terminar de florir, deve ser tratada novamente com a composição ou seus substitutos - Azofos ou Bayleton.
- Se a ferrugem se desenvolver muito, desde o início da brotação da planta e até ao final da sua floração, a castanha é tratada com bordeaux líquido - 1 vez com intervalo de 30 dias durante a época. Para consolidar o efeito obtido, a copa da planta é borrifada para o inverno com uma solução de ureia a 5%, observando-se uma dosagem de 5 g da composição por 1 litro de água. O solo à volta da castanha é tratado com uma solução a 7% utilizando 7 g da substância por 1 litro de água.
Oídio
Além da ferrugem, o oídio é outra doença que afeta as castanhas. Esta doença é causada por um tipo especial de fungo. Assim que surgem as condições ideais de temperatura e umidade para isso, ele começa a se multiplicar ativamente. Além disso, seu desenvolvimento pode ser causado por um desequilíbrio de fertilizantes de nitrogênio e potássio no solo. Como resultado da lesão, uma floração cinza-esbranquiçada característica se forma nas folhas da planta. Além disso, podem ser observadas formações esféricas marrom-escuras nas placas foliares da castanha - são esporos de fungos. A ausência de tratamento por longo prazo leva ao fato de que as folhas da planta eventualmente ficam marrons e morrem.
O oídio é de natureza infecciosa e as castanhas podem ser infectadas com esta doença através do ar e da água ou através do contato com plantas infectadas. Portanto, se uma doença for detectada em uma planta, você deve isolá-la imediatamente das castanhas saudáveis e iniciar o tratamento urgente.
Em primeiro lugar, é necessário remover todas as folhas danificadas da planta infectada e queimá-las. Se a causa do aparecimento do fungo está na falta de minerais, suas reservas devem ser repostas com alimentação de potássio-fósforo. Será útil para tratar castanhas com vários fungicidas, como Fitosporin-M, Topsin, Fundazol ou Skora. Os fãs de produtos ecológicos são aconselhados a usar uma composição à base de cinza de madeira:
- 500 g de cinzas são despejadas em 1 litro de água e infundidas por 48 horas.
- Uma mistura de 5 g de sabão em pó e água é adicionada à solução.
- A composição obtida serve para tratar o tronco, ramos e folhas da castanha 2 vezes com intervalo de 1 semana.
Junto com este remédio, os melhoristas de plantas experientes são aconselhados a processar as castanhas com uma infusão de ervas daninhas e água, na proporção de 1: 2.
Necrose
As castanhas costumam sofrer várias formas de necrose:
- tronco;
- phomopsis;
- septomix;
- krifonektrievuyu.
Os sintomas dessas doenças são muito semelhantes. Todas as três formas de necrose implicam uma morte gradual da casca do castanho: começa a rachar e a ficar coberta por focas pretas ou castanhas com um diâmetro de 2 a 3 mm, que podem ser vistas a olho nu. No caso de necrose do caule, as focas também podem ser de cor rosa pálido. A necrose Septomyx da planta pode ser reconhecida pela forma como a casca assume uma tonalidade branco-acinzentada.
Embora esta doença não seja perigosa para a castanha adulta, prejudica gravemente o aspecto ornamental da planta. Árvores jovens podem morrer se a doença for ignorada por muito tempo.
Para se livrar da doença, primeiro você precisa limpar completamente a área afetada do tronco com uma faca de jardim bem afiada. Em seguida, a área infectada é tratada com preparações bactericidas e coberta com verniz de jardim. Também será útil borrifar a castanha com líquido bordalês ou medicamentos antifúngicos.
Controle e pragas da castanha
Além de doenças, o cuidado com a castanha de analfabetos pode provocar pragas. Entre eles, os criadores de plantas mais perigosos consideram com razão a mariposa mineira.
Traça mineira
O mineiro, ou mariposa castanha, assemelha-se a uma borboleta e atinge um comprimento de 4 mm. As primeiras menções a essa praga datam da década de 80 do século passado, mas hoje não se sabe ao certo de onde ela veio. Nos últimos anos, esse inseto aparentemente inofensivo, que prejudica milhões de plantas, tornou-se um verdadeiro castigo para os jardineiros de todo o mundo. O fato é que a mariposa da castanha põe seus ovos nas folhas da castanha. Assim que as lagartas eclodem dos ovos, elas começam a comer o prato de folhas por dentro, roendo túneis nele. Isso danifica a estrutura das folhas, fazendo com que elas murchem e se desintegrem rapidamente. A situação é ainda mais complicada pelo fato de que a mariposa-mineira é muito fértil e capaz de produzir descendentes de centenas de larvas várias vezes por temporada. Além disso, é despretensioso às condições, o que lhe permite expandir seu habitat de ano para ano e danificar todas as novas fazendas.
No momento, não há como se livrar dessa praga de uma vez por todas. Os pesquisadores estão procurando drogas contra ele, mas a única opção disponível atualmente são as injeções internas. Apesar de seu alto preço, essas injeções são muito eficazes e, muitas vezes, até mesmo sessões únicas levam à cura da planta.
No entanto, esse método de tratamento tem uma desvantagem significativa - o medicamento para administração é muito tóxico não só para as mariposas, mas também para o meio ambiente como um todo. Portanto, ao escolher um medicamento injetável, deve-se dar preferência às formulações de 1ª e 2ª classe, pois não têm um efeito tão agressivo sobre o meio ambiente. É fortemente desencorajado o uso de injeções em áreas populosas.
Alternativamente, podem ser usados agentes hormonais como o Insegar. Esta composição deve ser pulverizada nas folhas de castanheiro antes que a mariposa tenha tempo de pousar nelas.
Forra
Os besouros podem ser classificados como pragas das raízes, embora na realidade o sistema radicular das castanhas seja atacado pelas larvas destes insetos. Os adultos se alimentam principalmente das folhas da planta. Os besouros podem não ser tão perigosos quanto a mariposa da castanha, mas podem enfraquecer significativamente a planta.
Você pode lidar com essas pragas com a ajuda de inseticidas químicos e remédios populares. Assim, uma infusão semanal de cebolas na água na proporção de 1: 2 tem se mostrado bem.É criado ao meio com água e regado com um tronco de castanheiro em vez de água normal.
Escudo
A cochonilha é um representante de pragas sugadoras que se alimentam da seiva de folhas e brotos. A escala é muito pequena - cerca de 5 mm. Ela tem em seu corpo um escudo de cera durável, do qual ela recebeu seu nome. Os jovens desta praga nascem sem ela. A camada é formada depois que os insetos se fixam na folha e começam a comer muito.
Além de inseticidas, como Fitoverm e Metaphos, você pode lidar com essas pragas usando uma infusão de cebola, alho e pimenta ou uma solução fraca de vinagre. Uma preparação em pó contra besouros do Colorado diluídos em água também é adequada.
Besouro de folha ilm
O besouro das folhas é uma das muitas espécies do gênero de besouros das folhas. Este inseto tem duas asas com élitros rígidos e uma coloração amarelo brilhante com listras pretas longitudinais. A praga se alimenta das folhas das castanhas, além disso, os indivíduos maduros roem buracos nelas, e as larvas comem completamente a lâmina foliar, deixando apenas o esqueleto.
Como regra, os besouros das folhas são sensíveis a qualquer inseticida, então o processamento periódico da castanha logo ajudará a livrar a planta do problema. Pulverizar com infusões de tomate ou camomila de farmácia não o fará mal.
Mealybugs
Mealybugs também são considerados insetos sugadores, pois se alimentam, como os insetos de cochonilha, de sucos decíduos. Essas pequenas pragas são brancas ou rosa claro com listras transversais na superfície do corpo. No processo de atividade vital, eles secretam uma substância viscosa que gruda ovos de insetos na lâmina foliar. Por causa dos vermes, as folhas e outras partes da castanha crescem muitas vezes mais devagar e amarelam rapidamente, e o muco das pragas serve como um viveiro de fungos perigosos.
Preparações químicas - Aktellik, Aktara e outros são bons meios de combater o verme. Os conhecedores de composições folclóricas usam infusão de alho.
Prevenção de doenças e pragas da castanha
O melhor remédio para as doenças e pragas da castanha foi e continua a ser a prevenção. O cuidado adequado e a ação oportuna ajudarão a prevenir doenças e facilitar o tratamento posterior da planta:
- Você deve examinar regularmente a castanha, observando as menores alterações em seu estado.
- É necessário podar a tempo, livrar-se dos ramos secos e danificados das plantas.
- As feridas e rachaduras que aparecem na casca da planta estão sujeitas a exame e tratamento imediatos.
- É necessário seguir as recomendações para alimentação e rega de castanhas.
- Não é altamente recomendável usar folhas, mesmo de uma planta saudável, durante a cobertura morta, pois elas podem conter patógenos. As folhas de castanheiro caídas devem ser queimadas imediatamente.
Conclusão
Apesar de a doença mais comum da castanha ser a ferrugem, existem muitas outras doenças e pragas que afetam esta planta. Para se livrar de alguns deles, será necessário um esforço considerável, por isso é importante não levar a castanha a um estado deplorável, mas reconhecer a ameaça a tempo e eliminá-la.