Contente
Weigela pertence à família Honeysuckle. A área de distribuição é o Extremo Oriente, Sakhalin, Sibéria. Ocorre nas bordas de matagais de cedro, em encostas rochosas, ao longo das margens de corpos d'água. As variedades selvagens formaram a base de inúmeras variedades. Weigela Nana Variegata é uma representante cultural híbrida criada para paisagismo.
Descrição de Weigela Nana Variegat
Weigela Nana Variegata é um arbusto decíduo baixo criado para o cultivo em regiões temperadas. O híbrido é menos resistente à geada do que as espécies selvagens tomadas como base. Sem danificar o sistema radicular, tolera uma queda de temperatura para -30 0C. O indicador não é ruim, mas sem isolamento, as mudas jovens dificilmente hibernam.
A planta possui alta resistência à seca. Pode ficar sem água por um longo período. A baixa umidade do ar é percebida pelos arbustos normalmente; o déficit de umidade não se reflete no hábito decorativo. Uma taxa elevada pode levar ao desenvolvimento de infecções bacterianas ou fúngicas.
Weigela Variegata cresce lentamente, o crescimento da cultura é insignificante, não mais que 20 cm por ano. As formas híbridas florescem mais cedo do que os representantes das variedades - no quarto ano da estação de crescimento. Aos 5 anos, a cultura é considerada adulta, já não dá mais altura. Pertencente a plantas perenes, o ciclo biológico da weigela Nana Variegat é de 35 anos.
Descrição da weigela Nana Variegat (foto):
- O arbusto é formado por numerosos rebentos castanho-escuros. Atinge 1,5 m de altura, o formato da copa é amplamente oval, o diâmetro chega a 2 m, o arbusto se espalha, os topos dos brotos estão ligeiramente rebaixados.
- Arbusto ornamental, densamente frondoso. Folhas com uma cor invulgar: a parte central é verde escura, ao longo do bordo da faixa bege. Cada desenho em uma chapa de folha separada é único. As folhas da planta têm uma localização oposta, finamente dentadas ao longo do bordo com ponta afiada, com rede de nervuras e ausência de pecíolo.
- O sistema radicular é superficial, misto, espalhando-se amplamente para os lados.
- As cápsulas de sementes são pequenas e contêm duas sementes com peixe-leão.
Como Weigela Variegatnaya floresce
Weigela florescendo Nana Variegata forma os botões da primeira floração nos rebentos do ano passado. O arbusto floresce por muito tempo, começa no início de junho e termina em meados de julho. A segunda onda de floração começa de agosto a setembro, as flores são formadas no final dos brotos da temporada atual.
De acordo com a época de floração, o híbrido é médio, no jardim substitui imediatamente o lilás esmaecido. A pausa entre a floração é insignificante, cerca de duas semanas, nesta altura as folhas com uma cor invulgar variegada dão efeito decorativo ao weigel.
A planta forma grandes botões - até 4 cm de comprimento, rosa intenso, coletados de 3 a 5 pedaços por inflorescência.As flores são rosa brilhante com uma leve tonalidade roxa, em forma de sino em forma de funil. A coloração varia de brancos mais claros a mais escuros (dependendo da iluminação). A decoratividade da weigela Nana Variegata depende diretamente da radiação ultravioleta, quanto mais calor e luz, mais brilhante é a cor do hábito. O aroma das flores é leve, com notas doces subtis.
O uso da weigela Nana Variegat no projeto paisagístico
O híbrido foi criado para o projeto de terrenos individuais, jardins, praças paisagísticas, parques, bairros urbanos. O longo período de floração e a copa decorativa tornam o arbusto apetecível nos jardins mais sofisticados, decorados com as tendências do design moderno. Vários exemplos com fotos do uso da weigela de Nana Variegat no design são apresentados a seguir.
Composição com coníferas como destaque de primeiro plano.
Na orla da floresta.
Nas laterais do caminho do jardim.
Como uma tênia no centro de um canteiro de flores.
Nana Variegata como decoração da parte central do gramado.
Enquadrando as margens de um reservatório artificial.
Para adicionar um toque de deserto ao fundo do jardim ao lado do banco.
Em plantação em massa para obter sebes que delimitam as zonas do jardim.
Weigela Nana Variegata se dá bem com qualquer flora, exceto zimbros. Existe o risco de a ferrugem se espalhar para as folhas.
Ao decidir sobre o desenho do território, devem ser tidas em consideração as características varietais do híbrido Nana Variegata.
Como a weigela híbrida Nana Variegata se reproduz
Avaliações de jardineiros com experiência no cultivo de weigela Nana Variegat são ambíguas. Muitos consideram a planta bastante caprichosa na reprodução. Como todos os representantes de espécies não varietais, Nana Variegata não reproduz sementes. Se os cultivares proporcionam um crescimento radicular suficiente, o que é bastante adequado como material de plantio, então o híbrido Nana Variegat praticamente não apresenta crescimento.
A opção mais garantida para criar um híbrido Nana Variegata no local é comprar mudas de três anos em um viveiro. Após dois anos, a estratificação pode ser feita a partir do ramo inferior, o trabalho é realizado na primavera, antes do aparecimento das folhas. Dobre o caule no solo, cubra-o com terra. Os lotes podem ser plantados na próxima primavera. Para o inverno, as camadas devem ser cobertas.
O método de enxertia é menos utilizado, é menos produtivo, pois a taxa de sobrevivência do material de plantio da Nana Variegata weigela é baixa. As estacas são cortadas dos brotos do ano passado em agosto, com 15 cm de comprimento, e colocadas em areia úmida até a primavera, no meio do verão, podendo ser colocadas no território as estacas. Com a queda, o grau de sobrevivência do material será visível.
Plantando e cuidando da weigela Nana Variegata
As técnicas de plantio e agricultura para a weigela Nana Variegat são comuns, não exigindo habilidades adicionais. A cultura é bastante despretensiosa para cuidar. Weigela Nana Variegata não perde o seu efeito decorativo há muitos anos.
Tempo recomendado
As datas de plantio dependem da região de cultivo. Weigela florescendo Nana Variegata - um híbrido com resistência média à geada (zona climática - 5) no Sul pode ser plantada na primavera, quando o solo já aqueceu até +8 0C. Em um clima subtropical quente, um plantio de outono é adequado - um mês antes de a temperatura cair, aproximadamente em outubro. Na zona de clima temperado, o plantio de outono não é considerado, se a weigela criar raízes fracamente, a planta morrerá antes da primavera. A cultura é plantada na primavera no final de abril - início de maio.
Seleção do local e preparação do solo
A cultura não reage bem à influência do vento norte, ao escolher um local para a Nana Variegata weigela, são adequadas áreas que são fechadas às correntes de ar, por exemplo, o lado sul atrás da parede de um edifício. A planta sente-se confortável nas encostas sul e leste, em zona plana, bem como na companhia de arbustos floridos que não sombreiam a weigela.
Para a vegetação, os arbustos precisam de solos franco-arenosos leves com uma composição fértil e drenagem satisfatória. O solo é neutro ou ligeiramente ácido. Se os solos forem ácidos, adiciona-se farinha de dolomita a eles. Prepare um local, desenterre, adicione matéria orgânica, superfosfato, ureia, cinzas.
Como plantar corretamente
Antes de plantar, faça uma mistura de solo, composto, areia e turfa em partes iguais. Para 8 kg, adicione 250 g de cinzas de madeira e 150 g de fertilizantes minerais.
Pousar:
- Cave um buraco com 65 cm de profundidade e 60 cm de diâmetro.
- Cascalho pequeno ou pedra britada de uma fração grossa é colocada no fundo.
- Uma camada da mistura é derramada por cima, a partir da qual um aterro em forma de cone é feito no centro.
- Uma muda é colocada no centro da colina resultante, coberta com uma pequena camada de solo. Eles são compactados, despejados na borda do poço.
- Rega, cobertura morta.
Regras de crescimento
Cuidar de uma muda jovem de weigela Nana Variegata após o plantio não difere da técnica agrícola de qualquer arbusto de floração. Sujeito a certas regras, o híbrido dará 2 florações e manterá a cor brilhante das folhas até o outono.
Rega
Weigela é uma cultura resistente à seca que tolera solo com raízes secas mais facilmente do que o excesso de umidade. Uma planta adulta é regada com um grande volume de água antes da formação do botão. A próxima rega é realizada na época da floração. No final do verão, a rega deve ser moderada. Todas essas medidas são relevantes em verões secos. Se a quantidade de chuva sazonal for normal, a weigela não é regada. No primeiro ano de crescimento da muda, o círculo próximo ao caule é mantido úmido, evitando o excesso de água.
Top curativo
Após o plantio, a mistura de nutrientes na cova terá peso suficiente para 3 anos. O arbusto não é alimentado; uma solução orgânica fracamente concentrada pode ser adicionada na primavera. Uma planta adulta é espalhada ao redor do círculo do tronco com agentes contendo uréia e potássio. Durante a formação dos botões da primeira onda de floração, adiciona-se superfosfato, em agosto a weigela Nana Variegata é alimentada com fertilizantes orgânicos.
Afrouxamento, cobertura morta
Para mudas de weigela Nana Variegata, o solo é solto até 2 anos de vegetação após cada rega ou precipitação. Nesse momento, a planta forma um sistema radicular, portanto, é necessária uma quantidade suficiente de oxigênio. Nenhuma formação de crosta é permitida. As ervas daninhas são removidas ao mesmo tempo, as ervas daninhas não devem crescer - este é o principal local para o acúmulo e crescimento de esporos de fungos.
A cobertura morta do híbrido Nana Variegat é realizada imediatamente após o plantio. No outono, a camada de cobertura é aumentada. Na primavera, o material é substituído por um novo. A casca desfiada é usada como cobertura morta na primavera. O material retém bem a umidade, permite a passagem do ar e tem uma aparência esteticamente agradável. No outono, usa-se palha e agulhas.
Poda, modelagem de copa
Weigela Nana Variegata com copa extensa, densamente folhosa, toda coberta por delicadas flores. A cor invulgar das folhas apenas acrescenta efeito decorativo, pelo que o arbusto não se forma, deixando-o na sua forma natural. Na primavera, realizam a poda sanitária dos brotos secos e mortos durante o inverno. Corte as inflorescências após a floração. O arbusto é rejuvenescido uma vez a cada dois anos. O procedimento é realizado após a segunda floração. Vários brotos antigos são removidos. Na primavera, a weigela formará uma substituição.
Preparando-se para o inverno
Weigela Nana Variegata é um híbrido caracterizado por relativa robustez invernal, mas não fica sem abrigo a baixas temperaturas. As atividades são relevantes para mudas jovens e arbustos adultos. Preparando-se para a weigela de inverno Nana Variegata:
- Uma planta adulta é regada abundantemente.
- Uma muda jovem é amontoada, a camada de cobertura morta é aumentada para todas as faixas etárias.
- Os ramos são cuidadosamente puxados para o centro, presos com barbante.
- Eles são dobrados no chão, eu instalo arcos e o material de cobertura é preso a eles.
- Cubra com ramos de abeto por cima.
- No inverno, eles cobrem os ramos de abeto com neve.
Pragas e doenças
As variedades híbridas diferem das cultivares em uma imunidade mais resistente à infecção.Weigela Nana Variegata praticamente não adoece. Com alta umidade e precipitação prolongada, o crescimento farináceo pode aparecer. O fungo é eliminado com o líquido bordalês.
Das pragas de jardim do híbrido Nana Variegata, os pulgões e os ácaros-aranha parasitam. Agentes eficazes de controle de pragas: "Nitrofen" e "Keltan". Para a profilaxia, os ursos são colocados sob a raiz "Karbofos".
Conclusão
Weigela Nana Variegata é uma planta perene com floração ornamental resultante da hibridação de variedades silvestres. Foi criada uma cultura para uso em paisagismo de áreas urbanas e lotes residenciais. A planta é despretensiosa no cuidado, resistente à geada, por muito tempo fica sem água. Difere na cor exótica das folhas e floração abundante 2 vezes por temporada.