Contente
- 1 Características das cinzas da montanha no projeto paisagístico do jardim
- 2 Que variedades de cinzas da montanha são usadas no projeto de jardins
- 3 Tipos de composições com fieldfare
- 4 Com o que o fieldberry combina?
- 5 Cuidados de campo no projeto paisagístico do chalé
- 6 Foto da montanha de cinzas em paisagismo
- 7 Conclusão
O freixo da montanha, muitas vezes chamado de mountain ash spirea, é uma bela planta de até 3 m de altura. Seu nome se deve às características das folhas esculpidas que lhe conferem uma semelhança com o freixo da montanha, porém, ao contrário, o freixo da montanha não é uma árvore, mas um arbusto, e seus frutos não têm propriedades medicinais e gastronômicas. Ao mesmo tempo, esta planta cumpre perfeitamente a sua função principal - estética. Sua alta decoratividade e despretensão não passaram despercebidos entre os jardineiros e fizeram das cinzas de montanha no design paisagístico um verdadeiro favorito entre as colheitas de folhas caducas.
Características das cinzas da montanha no projeto paisagístico do jardim
É compreensível o interesse dos paisagistas no uso das cinzas da montanha no desenho de jardins, parques e áreas verdes. A folhagem perfurada desta planta muda de cor com as mudanças das estações, o que lhe permite permanecer uma verdadeira decoração do local ao longo do ano. Portanto, na primavera, os brotos jovens do campo têm uma delicada cor lilás-rosa. Com o início do verão, eles adquirem uma tonalidade verde brilhante e suculenta, enquanto no outono as folhas da spirea com folhas de cinza tornam-se vermelhas e amarelas.
Além da belíssima copa, o freixo da montanha também se distingue por sua floração exuberante. No início de junho, a planta é coberta por grandes inflorescências paniculadas de até 25 cm de comprimento, consistindo de muitas flores brancas perfumadas. O período de floração vai até o final de agosto, após o qual as pétalas das flores caem, mas as próprias inflorescências permanecem no arbusto. Eles devem ser podados periodicamente para que a planta pareça limpa e bem cuidada.
Outras características das cinzas da montanha são sua rápida taxa de crescimento. Com os devidos cuidados, a planta cresce fortemente em largura, portanto, no momento do plantio é necessário manter uma distância de pelo menos 80 cm entre as plantas. O arbusto deve ser podado regularmente para formar uma silhueta mais compacta. Isso pode ser feito até 3 vezes ao ano sem medo de danificar a planta, pois ela está se recuperando com sucesso após o corte.
Além disso, em condições favoráveis, a cultura produz crescimento abundante de raízes. Para evitar que as cinzas da montanha capturem territórios próximos, não será supérfluo instalar um anel protetor ao redor dos rizomas da planta.
Que variedades de cinzas da montanha são usadas no projeto de jardins
Os mais populares na Europa entre todas as variedades de cinzas de montanha são as seguintes:
- Stellifila;
- Sem.
Essas variedades de cinzas de montanha são consideradas altamente decorativas e são usadas ativamente em projetos paisagísticos em muitos países, incluindo a Rússia.
- Variedade Stellifila Chama imediatamente a atenção pelas inflorescências perfumadas e pelas folhas espectaculares, que no dorso apresentam uma pubescência característica de uma cor castanha invulgar. Esta planta cresce até 3 m de altura e é conhecida por sua capacidade de tolerar facilmente geadas de até -30 ° C.Este recurso permite que você cultive tal arbusto não apenas nas condições da Via do Meio, mas também em regiões mais frias;
- Sem variedade, ao contrário da variedade anterior de freixo da montanha, é mais compacta e subdimensionada: uma planta adulta cresce até 1 m, por isso os proprietários de pequenos lotes geralmente a preferem. No período de junho a julho, o arbusto é decorado com grandes panículas de flores brancas cremosas, que conferem à planta um aspecto particularmente elegante. A cultivar Sem não cresce tão ativamente quanto a fieldfare Stellifila, e dá menos crescimento, o que a torna uma candidata ideal para a criação de composições paisagísticas de qualquer nível de complexidade.
Tipos de composições com fieldfare
Falando sobre o papel das cinzas de montanha na composição da paisagem, é importante notar que esta planta espetacular é bastante autossuficiente, e portanto pode ser usada como um arbusto solitário para decorar um gramado em um jardim ou jardim público.
Não perde o seu encanto nas plantações em grupo na decoração de jardins ornamentais e escorregas alpinos. Em tais composições de paisagem, as folhas de spirea com folhas de sorveira complementam as plantas companheiras, servindo como um fundo aberto discreto para elas.
Devido ao fato de que o freixo da montanha pode tolerar poda e ter uma copa densa, ele pode competir com thuja, espinheiro, cotoneaster e outras plantas na criação de uma cerca viva em torno do perímetro do local.
Arbustos menores, por exemplo, exemplares da variedade Sem, plantados em fileira, formam bordaduras de belíssima beleza que podem delimitar as áreas funcionais do jardim ou complementar o projeto paisagístico da área contígua.
A espirea com folhas de cinzas da montanha, plantada ao longo dos reservatórios, parece estranhamente atraente. No entanto, colocar esta planta perto da água é aconselhável não só do ponto de vista estético. Perto de uma lagoa ou riacho, o arbusto não sofrerá de déficit de umidade e suas raízes de crescimento rápido impedirão o desmoronamento da linha costeira.
Em geral, a spirea com folhas de sorveira pode ser atribuída a plantas universais, uma vez que é capaz de se encaixar harmoniosamente em quase qualquer projeto paisagístico de estilo informal, seja uma propriedade provinciana, um jardim inglês ou uma imitação da vida selvagem.
Com o que o fieldberry combina?
O campo de folhas de freixo da montanha pode se tornar o elemento mais expressivo do jardim se plantas companheiras adequadas forem colocadas nas imediações.
Assim, a cobertura do solo e plantas subdimensionadas de cores vivas serão capazes de enfatizar a beleza primorosa do arbusto:
- dálias;
- viola;
- tulipas;
- stonecrop;
- geycher;
- hospedeiros;
- badans.
As inflorescências brancas como a neve de fieldfare distinguem-se favoravelmente contra o fundo de várias coníferas, como thuja, pinheiro, zimbro ou abeto. Esta cultura é vantajosamente combinada com outros arbustos ornamentais, cujas flores são caracterizadas por uma cor viva. Entre eles estão:
- lilás;
- spirea;
- scumpia;
- jasmim;
- bexiga.
Um resultado interessante pode ser alcançado com o plantio de diferentes tipos de plantações na mesma zona do jardim, que não têm a mesma época de floração. Isso permitirá que você admire as flores excepcionalmente bonitas ao longo da temporada.
Cuidados de campo no projeto paisagístico do chalé
O alto valor decorativo das cinzas da montanha é complementado por sua incrível despretensão às condições de cultivo. E, portanto, cuidar dele no paisagismo de uma casa de veraneio ou jardim não é muito difícil. Basta lembrar algumas características básicas para preservar por muito tempo a beleza e a saúde da planta:
- O Fieldfare cria raízes com sucesso em quase todos os solos de jardim e não requer um substrato especial para um crescimento saudável.
- Apesar da capacidade do arbusto de sobreviver a curtos períodos de seca ou alagamento, esta planta prefere solo moderadamente úmido e rega regular pelo menos 2 vezes por semana.
- Para reter a umidade no solo, é aconselhável cobrir a cultura com composto ou turfa após cada rega.
- Devido à sua invejável robustez invernal, que permite à cinza do campo resistir a geadas até -40 ° C, não necessita de abrigo para o inverno, mesmo em regiões com geadas severas.
- Uma ou duas vezes por mês, as raízes da planta devem ser suavemente afrouxadas, com cuidado para não machucá-las. A escavação profunda do solo sob o arbusto não é recomendada.
- Vale a pena prestar a devida atenção à poda do fieldbus. Deve ser realizada no início da primavera ou após a floração dos arbustos, encurtando os ramos até 1 m no processo, cortando os rebentos velhos e retirando as panículas das inflorescências do ano anterior.
- Devido ao seu sistema radicular superficial, de tamanho bastante compacto, a cinza do campo é adequada não só para o cultivo em terreno aberto do jardim, mas também para o cultivo em vasos e recipientes.
Foto da montanha de cinzas em paisagismo
Você pode falar muito sobre a decoratividade das cinzas da montanha no paisagismo, mas pode apreciar plenamente a beleza desse arbusto olhando as fotos abaixo.
Conclusão
O campo de folhas de cinzas da montanha no projeto paisagístico pode parecer bastante interessante por si só e no ambiente de outras culturas. Ao escolher as plantas vizinhas certas, você pode criar composições de aparência única que, com os devidos cuidados, farão as delícias dos olhos por mais de um ano.