Contente
A vassoura é um arbusto ornamental, representado por um grande número de variedades, muitas das quais adaptadas para cultivo na Rússia. No paisagismo, esta cultura de jardim é valorizada pelo facto de conservar o seu efeito decorativo até à geada. Esta qualidade permite que o aspecto do jardim seja revitalizado no final do outono, quando todas as plantas murcharam e perderam a folhagem.
O que é vassoura
Broom (latim Cytisus) é um arbusto da família das leguminosas. Algumas variedades e espécies são pequenas árvores.
A vassoura é amplamente utilizada como cultura de folha caduca, mas às vezes são encontradas variedades perenes com pequenos espinhos.
Como é a vassoura
A vassoura (também Tsitius ou Zharnovets paniculata) é um arbusto ou árvore ornamental que cresce de 1 a 3 m de altura. Os rebentos da planta são lisos ao toque. A cor dos ramos da vassoura é inicialmente verde brilhante, mas depois se torna lignificada à medida que o arbusto cresce. Algumas variedades distinguem-se pela ligeira pubescência dos ramos e estrias acinzentadas na casca. Os rebentos jovens às vezes cedem com o peso das folhas e flores, pois são bastante elásticos.
As folhas da vassoura são presas aos brotos com pecíolos curtos e dispostas alternadamente sobre eles. A folhagem é verde brilhante. Cada placa de folha é representada por uma combinação de três lóbulos ovais, com as folhas nas extremidades dos ramos sendo especialmente intimamente conectadas. O comprimento das folhas individuais é em média 3-4 cm.
A cor das pétalas das flores de vassoura varia de acordo com a variedade: são roxas, amarelas ou creme. As variedades com flores brancas como a neve são muito procuradas e também existem variedades de duas cores.
Onde a vassoura cresce
A vassoura selvagem é encontrada na Sibéria Ocidental, Norte da África, Europa e Ásia Ocidental. A maior concentração de arbustos de vassoura é observada em solos leves e secos, geralmente arenosos ou franco-arenosos. Além disso, a vassoura selvagem cresce bem em locais onde o calcário vem à superfície.
Quando a vassoura florescer
As variedades cultivadas florescem em maio, às vezes em junho. Em algumas variedades, as flores aparecem antes mesmo de os brotos serem cobertos com folhas.
A floração dura em média cerca de um mês. Primeiro, o arbusto forma botões esponjosos, depois as flores se abrem e parecem sinos. O comprimento das pétalas é de 2-3 cm, flores grandes são raras. Eles estão localizados nos brotos não individualmente, mas em grupos, formando inflorescências racemosas.
Por ser a vassoura uma planta da família das leguminosas, a floração termina com a formação dos frutos, que são os pequenos grãos.
Quantos anos a vassoura vive
Dependendo da variedade, a vassoura tem uma vida útil diferente. Em média, isso é cerca de 10-15 anos, mas existem exemplares que vivem até 18-20 anos.
Vassoura em paisagismo
A vassoura é plantada em canteiros de jardim, mas algumas variedades também podem ser cultivadas dentro de casa. Em termos de design, tanto as plantações individuais de um arbusto quanto as composições de grupo de um arbusto parecem igualmente boas. Se você plantar os arbustos em uma fileira, próximos uns dos outros, poderá fazer crescer uma sebe espetacular a partir deles. Pedras grandes de formato irregular têm uma boa aparência perto de matagais homogêneos de vassouras.
As seguintes culturas serão as melhores vizinhas para o arbusto:
- coníferas;
- lírios do vale;
- antenas;
- lavanda;
- zimbro;
- weigela;
- mescla;
- chubushnik.
Muitas vezes, a vassoura é usada para criar jardins de pedras e jardins de urze. Algumas variedades servirão como uma decoração maravilhosa para encostas arenosas. Ao mesmo tempo, em nenhum caso você deve plantar um arbusto próximo a reservatórios com peixes vivos - as substâncias nele contidas podem afetar negativamente a fauna de lagoas e lagos.
Espécies de vassoura
Existem cerca de 50 variedades de vassouras. Os mais comuns na Rússia são os seguintes tipos:
- coronária;
- rastejando;
- lotado;
- cedo;
- Russo.
Essas espécies são mais bem adaptadas ao cultivo nas condições climáticas da Rússia.
Vassoura
A vassoura corona (Cytisus scoparius) é um arbusto decíduo com ramos finos e bastante flexíveis. A altura da planta é de 2,5-3 M. Na Europa, é o tipo mais comum de vassoura.
Os ramos do arbusto são avermelhados e ligeiramente pubescentes. As flores são amarelo claro, pequenas - cerca de 2 cm de diâmetro. A folhagem da vassoura corona é regular. A placa da folha é alongada. Em forma, é oval. Os frutos desta espécie são oblongos, ligeiramente achatados. Cada feijão contém 2 sementes.
A folhagem da vassoura coroa cai cedo - é assim que o arbusto começa a se preparar para o inverno. No projeto paisagístico, esse tipo é usado principalmente para decorar jardins de pedras e plantar solitário no gramado.
Vassoura rastejando
A trepadeira rasteira (Cytisus decumbens) é uma planta nativa do sul da Europa. Como o nome indica, a altura do arbusto é pequena - apenas 20-25 cm.Os rebentos desta espécie são verdes, púberes e com nervuras ao toque. A cor das folhas é escura. A lâmina foliar é oblongo-lanceolada, coberta por vilosidades na parte inferior. Nas axilas das folhas existem inflorescências paniculadas, que consistem em muitas flores pequenas. Suas pétalas são de um amarelo rico, às vezes variedades com flores escuras são encontradas.
A espécie distingue-se pela floração abundante, o que confere à planta um esplendor incrível no início do verão.
No projeto paisagístico, os arbustos são usados para decorar jardins rochosos e composições de grupos em combinação com coníferas.
Os frutos desta espécie são feijões de 3 cm de comprimento.
Vassoura lotada
A vassoura-aglomerada (Cytisus aggregatus) é um arbusto de baixo crescimento, cuja altura média é de 25-50 cm. O diâmetro da planta pode atingir 70-90 cm.
As flores desta espécie são amarelas brilhantes, pequenas. Variedades de vassouras aglomeradas começam a dar frutos apenas 3 anos após o plantio em terreno aberto. O que distingue esta variedade favoravelmente é a excelente germinação das sementes - mais de 90% das sementes enraízam.
A resistência à geada da espécie é média. É melhor cultivá-lo no sul do país ou em latitudes médias, pois em baixas temperaturas os ramos anuais podem congelar.
Vassoura cedo
A vassoura precoce (Cytisus praecox) é uma variedade de tamanho médio com brotos arqueados.A altura da planta é de 90-100 cm, mas também existem exemplares que atingem um metro e meio de altura. Os ramos desta espécie são densamente cobertos por folhas de uma rica cor verde. Na forma, a lâmina da folha da vassoura primitiva é lanceolada, ligeiramente alongada. O comprimento da folha é de 2-3 cm.
Na aparência, é um arbusto bastante exuberante, fortemente ramificado, caracterizado por uma copa densa, mas os brotos em si são muito finos e delicados. Ao se esconder no inverno, eles devem ser manuseados com extrema cautela.
Entre outras espécies, esta tem um aroma de flores bastante acentuado. O arbusto floresce em maio, formando muitas flores amarelas brilhantes, coletadas nas inflorescências da panícula.
A espécie é despretensiosa e cresce em todos os tipos de solo, mas se desenvolve melhor em solo arenoso. As vantagens desta variedade incluem boa resistência ao gelo.
No projeto paisagístico, o escopo do arbusto inclui plantações solitárias, mas também parece impressionante em composições de grupo.
Vassoura russa
A vassoura russa (Cytisus ruthenicus) na foto é um arbusto de tamanho médio com brotos eretos e flores amarelas brilhantes. A altura da planta chega a 1,5 m, às vezes há arbustos que crescem até 2 m.
As folhas da variedade são pequenas, triplas, como outras espécies de vassouras. A forma da lâmina foliar é oval, no verso é ligeiramente pubescente. O tamanho das folhas não ultrapassa os 3 cm de comprimento. A cor da folhagem é verde acinzentada.
Nas axilas das folhas da vassoura russa, existem pequenas inflorescências de um grupo de flores de 4 a 6 peças. As pétalas das flores são amarelas.
No território da Rússia, esta espécie cresce em estado selvagem no oeste da Sibéria. O arbusto floresce em maio. Segundo a descrição da vassoura russa, sua floração dura 25 dias. Às vezes, o arbusto pode florescer pela segunda vez em agosto-setembro.
É possível cultivar esta espécie tanto em uma casa de verão como em um ambiente urbano.
Variedades de vassouras
As variedades cultivadas na Rússia florescem muito cedo. Em maio aparecem as primeiras flores e os rebentos crescem até ao final do outono. Esta é a vantagem do cabo de vassoura sobre muitas outras culturas hortícolas - ele mantém seu efeito decorativo por muito tempo, especialmente se for uma variedade perene.
Boskoop Ruby (Cytisus Boskoop Ruby)
Variedade com cerca de 2 m de altura e bela floração. O arbusto forma um grande número de flores no início de maio e logo fica quase totalmente coberto por elas. As folhas da vassoura Boskop Ruby são pequenas - o comprimento é de apenas 1-2 cm, razão pela qual, durante a floração, os botões de rubi se sobrepõem à massa verde da planta.
Se você olhar o arbusto de longe, parece que até a folhagem é vermelha.
A variedade Boskop Rudi é resistente à geada, é melhor cobri-la no final do outono, antes do início da primeira geada. Para fazer com que o arbusto pareça atraente, ele é modelado.
No projeto paisagístico, Rudy's Boskop é usado como um arbusto exemplar espetacular, mas também fica bem quando cercado por coníferas verde-escuras.
Albus (Cytisus praecox Albus)
É uma variedade de 1,2 m de altura que floresce em maio. Para o inverno, ele não precisa de abrigo adicional, mas é melhor jogar neve na planta, que servirá como um isolamento natural.
A variedade prefere solos arenosos leves e tem forma compacta. O arbusto forma uma densa copa esférica e fica bem em jardins de pedras.
A variedade Albus floresce com flores brancas. A floração continua até junho.
Andreanus (Cytisus Andreanus)
A variedade Andreanus não cresce mais do que 1,5 m, a largura da copa chega a 2-2,5 m. A vassoura floresce em maio-junho. As inflorescências da variedade são densas, formadas por muitas flores amarelo-avermelhadas.
O arbusto distingue-se pela sua despretensão, cresce mesmo em solos pedregosos escassos, as suas necessidades de iluminação são elevadas. Na sombra, Andreanus não se desenvolve bem.
Olgold (Cytisus Allgold)
A variedade Olgold é uma variedade de floração precoce com até 1,5 metros de altura. O diâmetro do arbusto chega a 2 m. As folhas da variedade Olgold são verdes claras, pequenas. As flores são amarelas e perfumadas.
A variedade é conhecida como variedades resistentes à geada que se desenvolvem bem em condições urbanas. O tipo de solo preferido para este arbusto é solo arenoso.
Paleta (Paleta Cytisus)
Palette é um arbusto compacto com flores rosas e vermelhas. Altura da planta 1,5 m. A variedade floresce de maio a junho.
Holanda (Cytisus Holland)
Holland é uma variedade ornamental espetacular de até 1,5 m de altura. O arbusto cresce até 1,5 m de diâmetro.
As flores desta variedade são rosa-avermelhadas, pequenas. A Holanda floresce cedo - em abril aparecem as primeiras flores. A floração termina em maio.
As vantagens desta variedade incluem imunidade à poluição do ar e resistência. Para um desenvolvimento completo, a planta precisa de cuidados mínimos.
Burkwoodi (Cytisus Burkwoodii)
Burkwoodi é um arbusto elegante com cerca de 2 m de altura, que floresce profusamente e cresce mesmo em solos pobres.
As flores da variedade são de coral vermelho, ao longo das bordas das pétalas apresentam uma borda clara de tom dourado. As flores atingem 3 cm de diâmetro.
As vantagens da variedade incluem resistência à seca. Ele fica sem água por um longo período de tempo.
Conclusão
A vassoura atrai jardineiros com sua despretensão e resistência. É fácil cuidar dele, mas ele não fica doente com frequência, principalmente se seguir as técnicas agrícolas de plantio e os requisitos básicos para a composição do solo. A vassoura é regada apenas em climas quentes, o que simplifica ainda mais o seu cuidado.
Você pode aprender mais sobre os recursos do cultivo de vassouras no vídeo abaixo: