Bexiga Kalinolistny: plantio e cuidado, foto

O chiclete de folhas de videira surgiu há relativamente pouco tempo - no final do século XVIII. Desde então, esta planta despretensiosa é frequentemente usada em paisagismo e jardinagem ornamental. Plantar e cuidar da bexiga viburna é simples, então mesmo os entusiastas de jardinagem novatos podem lidar facilmente com o cultivo deste arbusto.

Características do plantio e cuidados com o arbusto da bexiga

O local de nascimento da vesícula com folhas de viburno é a América do Norte. Em condições naturais, essa planta é bastante comum no nordeste dos Estados Unidos e Canadá. Área de distribuição - florestas mistas, margens de rios. Inicialmente, a bexiga viburna foi levada para exibição no Jardim Botânico Imperial de São Petersburgo e, em meados do século 19, ela se espalhou amplamente em outras regiões da Rússia europeia.

Este artigo fornece uma descrição da bexiga viburna, dá os princípios básicos do plantio e do cuidado dela, apresenta uma foto da planta em várias opções de uso.

A bolha com folhas de videira é um arbusto decíduo com uma altura de 1 a 3 m. É muito decorativo em qualquer época do ano devido aos rebentos castanho-avermelhados que formam uma copa esférica extensa, bem como folhas escuras com uma cor vermelha, roxa ou matiz bordô. Algumas variedades têm folhas amarelas ou cor de limão. O arbusto é despretensioso no cultivo, tem excelente resistência à geada, tolera a poluição por gás e, portanto, é amplamente utilizado para paisagismo de ruas e áreas industriais.

Como plantar uma bexiga

Em jardinagem decorativa e design de paisagem, a bexiga viburna pode ser usada tanto para criar composições individuais na forma de acentos coloridos ou formas geométricas, quanto para sebes. Ao pousar, os seguintes fatores devem ser considerados:

  • A planta não tolera bem o solo calcário.
  • A estagnação da água nas raízes não deve ser permitida.

O arbusto é pouco exigente à iluminação, no entanto, à sombra da folhagem torna-se mais claro e perde ligeiramente o efeito decorativo, adquirindo a habitual cor verde.

Datas de desembarque

A melhor época para plantar a bexiga viburna é a primavera e o outono. Mudas com sistema radicular fechado (em recipiente) também podem ser plantadas no verão. A taxa de enraizamento desta planta é muito alta.

Solo de bolha

A bexiga de folhas de videira é pouco exigente para a composição do solo, o principal é que não é alcalina. Este arbusto cresce bem em terras franco e arenosa, mas terá a aparência mais decorativa se plantado em solo fértil e solto. A planta é sensível ao excesso de água, por isso você deve evitar locais onde a umidade pode estagnar e, ao plantar, certifique-se de equipar a drenagem.

A distância entre as vesículas durante o plantio

Na criação de sebes, as mudas deste arbusto ornamental são plantadas em tabuleiro de xadrez em 2 filas, respeitando a distância entre as mudas adjacentes de 45-50 cm, e entre as filas de 35-40 cm. Isto permite obter densidade suficiente para que sejam aparadas hedge não parece transparente.

Padrões de plantio com uma vesícula

A sebe da sebe frondosa do viburno limita-se normalmente à poda em 1, 2 ou 3 lados, dando a forma de um retângulo. Além disso, a planta pode ser plantada como uma tênia, bem como em composição com outras plantações de jardins e parques. Freqüentemente, a bexiga viburna é usada como parte de mixboards, destacando-a como um destaque de cor, ou usada como fundo, plantando plantas mais claras na frente dela.

A planta da bolha como parte do mixboard está na foto abaixo.

Regras para o plantio de bexigas:

  1. Plantar a bexiga é muito simples. Para o plantio, as covas de plantio são preparadas de forma que sejam maiores que o volume do sistema radicular da muda.
  2. Uma camada de drenagem deve ser derramada no fundo. A argila expandida para construção é adequada para esse propósito; você pode usar pedra britada, fragmentos de tijolo ou até areia grossa.
  3. Um monte de terra é despejado no fundo, espalhando as raízes da muda sobre ele, após o que o caroço é gradualmente borrifado com o solo, compactando-o periodicamente.
  4. Depois que a cova de plantio estiver completamente preenchida, o colo da raiz da planta deve estar nivelado com o solo.
  5. Se a muda estiver em um recipiente, ela é retirada e transplantada junto com o solo, sem sacudi-la desde a raiz. Para que a planta possa ser removida livremente, 10-15 minutos antes do plantio, o solo do recipiente deve ser regado.
  6. Uma muda cuidadosamente removida é colocada verticalmente na cova de plantio e coberta com terra.
  7. Após o plantio, a planta deve ser bem regada e a zona das raízes deve ser coberta com uma camada de turfa ou húmus.
Importante! A cobertura morta protege bem o solo contra o ressecamento, evitando a evaporação da umidade e, ao mesmo tempo, interfere no crescimento das ervas daninhas.

O que plantar próximo à vesícula

Uma variedade de plantas podem ser vizinhas da vesícula. No projeto paisagístico, esse arbusto é frequentemente plantado próximo a estreitas coníferas piramidais, arbustos decíduos mais claros e flores grandes. A planta não é egoísta e se dá bem com todos os vizinhos. A única exceção podem ser árvores grandes com um grande número de raízes superficiais, por exemplo, salgueiro ou castanheiro. Perto deles, o arbusto carecerá de nutrientes e será inibido.

As bexigas de Kalinophyta têm folhas vermelhas e folhas amarelas. Os primeiros incluem variedades como Diabolo, Red Baron, o último - Luteus, Dartsgold. Freqüentemente, são plantados lado a lado, alternando variedades de cores diferentes. Essa sebe heterogênea parece muito pitoresca e original.

Como fazer crescer uma bexiga

Após o plantio na primavera, o vibrocarpo requer manutenção mínima. Porém, para não dar partida nas fábricas, algumas atividades ainda são melhores de realizar. Essas obras incluem:

  • rega;
  • curativo superior;
  • poda.

Além desses trabalhos, muitos jardineiros tomam medidas adicionais para cuidar da zona radicular. É capinado, solto, coberto com cobertura morta. Para fins decorativos, uma borda de pedras de vários tamanhos geralmente é construída ao redor do arbusto.

Regar e alimentar

A rega é necessária apenas em períodos quentes e secos. Neste momento, é aconselhável colocar 2 a 4 baldes de água sob a raiz de cada arbusto adulto 1 a 2 vezes por semana. No resto do ano, a planta é bastante suficiente e a precipitação atmosférica. O excesso de umidade prejudica muito mais a bexiga do que a falta dela, portanto, você não deve ser zeloso com a rega.

Não é necessário alimentar os arbustos, a fertilidade do solo é de importância secundária para esta planta.Apesar disso, os fertilizantes podem e até precisam ser aplicados se o folheto do viburnum for cultivado em solos pobres. Normalmente, a alimentação é feita duas vezes por temporada. Na primavera, os arbustos são fertilizados com uma solução de fertilizante contendo nitrogênio, por exemplo, nitroammofoski. Isso estimula muito bem o crescimento dos brotos e o aumento da massa verde. Infusões orgânicas, chorume ou excrementos de frango são freqüentemente usados. Esses fertilizantes são aplicados ao círculo do tronco na forma de soluções aquosas. No outono, fertilizantes superfosfato e potássio são usados. Isso fortalece as plantas antes da hibernação.

Importante! Você pode usar fertilizantes complexos líquidos especiais para arbustos floridos para fertilização.

Corte e modelagem

A poda de arbustos de bexiga é feita para vários propósitos:

  1. Poda Sanitária... É realizada no início da primavera e no outono, bem como em caso de emergência (danos no mato, doenças, danos mecânicos). A poda higiênica remove ramos secos, quebrados, de crescimento impróprio ou doentes ou afetados por pragas.
  2. Poda formativa... É produzida com o objetivo de aumentar a densidade da coroa ou para lhe dar um aspecto decorativo. Para dar ao arbusto a forma de fonte característica da bolha, grandes ramos são cortados a uma altura de 1,5 m de terra e os brotos finos são removidos completamente. Se o objetivo é obter um arbusto de densidade máxima, os ramos são cortados a meio metro de altura, estimulando o crescimento de um grande número de rebentos laterais. Após forçar os brotos, a coroa é cortada no tamanho desejado ou dada uma determinada forma.
  3. Poda anti-envelhecimento... É realizado uma vez a cada 4-5 anos. Seu objetivo é remover brotos velhos e, em vez disso, fazer crescer outros. Neste caso, parte dos ramos da idade são cortados na raiz e, em vez disso, crescem os jovens. O rejuvenescimento completo do arbusto é realizado por vários anos.

Vídeo útil sobre o tema da poda da vesícula:

Transplante de bexiga

Se, por algum motivo, o arbusto de viburnum precisar ser transplantado para um novo local, isso pode ser feito no início da primavera, antes do início da estação de crescimento, ou no outono, após o final da queda das folhas. O transplante deve ser feito junto com um pedaço de terra nas raízes. Quanto mais velho o arbusto, maior o volume de seu sistema radicular, portanto, o transplante de arbustos adultos é muito mais trabalhoso. Antes do transplante, todos os caules das plantas são encurtados para um comprimento de 0,2–0,3 m. Isso reduzirá a carga no sistema radicular e facilitará sua adaptação precoce a um novo lugar.

Para o transplante, o arbusto é cavado por todos os lados, tentando não danificar as raízes. Em seguida, a planta é removida do solo e transferida para um novo local. É melhor fazer isso em um pedaço de tecido grosso, então você não pode fazer sem ajuda externa.

O arbusto é transplantado na mesma ordem do plantio de uma planta jovem. Os arbustos transplantados são instalados em covas de plantio pré-cavadas, após o que os vazios existentes são cobertos com terra. Para acelerar a adaptação, os arbustos plantados são regados com uma solução de um estimulador de formação de raízes (Kornevin ou Heteroauxin). Para reduzir a evaporação da água, o solo ao redor do arbusto transplantado é coberto com uma camada de cobertura morta. A turfa seca é bem adequada para esse propósito.

Preparando-se para o inverno

O bicarpo é caracterizado por excelente resistência a temperaturas negativas. Ele não tem medo nem mesmo das geadas mais severas. Portanto, nenhuma medida deve ser tomada para prepará-lo para o inverno. O máximo que pode acontecer com ele durante o inverno é que as pontas dos brotos congelem. Isso acontece muito raramente, nas geadas mais severas. Se isso acontecer, no início da primavera, as pontas congeladas precisarão ser cortadas durante a poda higiênica.

As sutilezas do crescimento de uma vesícula em diferentes regiões

As diferenças no cuidado e cultivo da bexiga em diferentes regiões da Rússia são mínimas. Isso se deve à sua despretensão e resistência à geada.

Plantar e cuidar da vesícula na Sibéria

O plantio e o cuidado em campo aberto com a bexiga viburna na Sibéria não difere dos geralmente aceitos. As mudas novas são plantadas ao mesmo tempo, o procedimento de plantio é padrão. O cuidado com as plantas é mínimo. A preparação para o inverno geralmente não é feita. A resistência à geada deste arbusto ornamental é suficiente para o inverno sem abrigo, mesmo na Sibéria.

Agrotécnica de cultivo de vesícula nos subúrbios

Na região de Moscou, o clima é muito mais ameno do que na Sibéria. No entanto, muito mais precipitação cai aqui, então ao plantar, você precisa escolher um local onde a água não estagnou depois das chuvas. É imperativo drenar as covas de plantio. Em outros aspectos, os procedimentos para plantar e cuidar da bexiga na região de Moscou não diferem dos eventos usuais realizados em qualquer outra região da Rússia.

Pragas e doenças da verme da bexiga

O bicarpo viburno é muito resistente a doenças e pragas. Na maioria das vezes, a clorose aparece na planta - uma doença associada à falta de nutrientes no solo. Esta doença pode ser detectada mudando a cor das folhas para uma mais clara, enquanto os veios verdes são claramente visíveis no interior da folha. A clorose é tratada pulverizando os arbustos com soluções de preparações que contêm ferro: Ferovit, anticlorose. Você pode aplicar esses medicamentos na raiz, mas o tratamento foliar é mais eficaz.

Em condições úmidas, especialmente quando cultivado em solos argilosos, o sistema radicular deste arbusto pode começar a apodrecer. Ao mesmo tempo, as folhas do verme da bexiga murcham e secam, e uma camada cinza de oídio, uma doença fúngica, costuma aparecer nelas. Esses brotos precisam ser cortados e destruídos em tempo hábil e é melhor transplantar o arbusto para um local mais elevado.

As pragas de insetos na bexiga viburna são extremamente raras. Portanto, como regra, nenhum tratamento especial é realizado a partir deles.

Reprodução

Existem várias maneiras de propagar a bexiga viburna:

  • camadas;
  • dividindo o mato;
  • estacas;
  • sementes.

Os métodos vegetativos proporcionam resultados mais rápidos, mantendo todas as características varietais da planta. O método da semente não garante isso. A propagação da bexiga por estacas ou camadas é melhor na primavera. Você pode dividir os arbustos na primavera e no verão. A taxa de enraizamento na vesícula é excelente e, com o uso de estimulantes da formação de raízes, pode chegar a 100%.

Conclusão

Plantar e cuidar da bexiga geralmente não causa dificuldades. Muitos o chamam de "um arbusto para os preguiçosos" porque mantém bem o seu efeito decorativo e é extremamente despretensioso ao mesmo tempo. Mesmo com o mínimo de cuidado, a bexiga viburna vai crescer e florescer, enquanto não congela, hiberna sem abrigo e praticamente não adoece. Portanto, pode ser recomendada com segurança para o plantio aos amantes da jardinagem decorativa que desejam decorar a paisagem do jardim, mas não estão dispostos a perder muito tempo cuidando das plantações.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção