Contente
Apenas algumas plantas usadas no projeto paisagístico podem se orgulhar de alta decoratividade e despretensão para as condições de cultivo. É a eles que pertence a bexiga de Luteus, que os designers começaram recentemente a usar para paisagismo. Arbusto luxuoso e gracioso com uma sombra variável de folhagem, dependendo da estação, fica bem em composições de jardim, pequenas áreas de parque e sebes.
Descrição da vesícula Luteus
Espectacular arbusto Viburnum de folhas Luteus com uma altura de 2,5 a 3 metros tem uma copa esférica espalhada com ramos um tanto caídos e grandes folhas onduladas, o que dá à planta um esplendor delicioso de cima para baixo. A variedade Luteus, ao contrário de outros representantes desta espécie, possui folhas de 3 ou 5 lobos. Além disso, a variedade se distingue pela aparência inconsistente da folhagem. Dissolvendo-se na primavera, adquire uma rica cor amarela com ligeiro tom alaranjado, no verão torna-se verde e no outono apresenta uma cor dourada única.
A planta se apresenta generosamente nos meses de junho e início de julho com pequenas flores brancas, colhidas em belas inflorescências. Posteriormente, em vez de flores, aparecem caixas de frutas de cor verde, que vão adquirindo gradativamente uma coloração marrom-avermelhada próximo ao outono. Luteus, um bicarpo, se você olhar a foto, adquire um apelo especial no outono, quando os frutos vermelhos realçam de forma mais eficaz o dourado exuberante da folhagem.
Folha-bolha Luteus com folhas de videira em paisagismo
Um dos mais populares entre as variedades de chiclete para paisagismo é justamente o bubblecarp Luteus. A cor viva da folhagem, o charme das flores e os frutos espetaculares permitem que seja amplamente utilizada como:
- tênia do gramado:
- em canteiros de flores;
- sob a copa de arbustos maiores;
- em plantações em grupo da mesma espécie ou variedades diferentes da vesícula;
- cerca.
A planta parece muito incomum contra o fundo ou em plantações de grupo com pequenos arbustos decíduos ou coníferas - arbusto cinquefoil, zimbro, thuja. As folhas de lúteos de várias cores em sebes podem ser combinadas com segurança umas com as outras, o que torna possível uma vasta experiência em design de paisagem.
Condições de cultivo para o cultivar da variedade viburnum Luteus
O arbusto despretensioso não exige muito do solo e tolera facilmente a sombra. Mas adquire as cores mais espetaculares e ricas apenas em áreas abertas e ensolaradas. A planta bolha Luteus é resistente à geada, apenas em casos raros, os rebentos podem congelar ligeiramente em invernos frios. No entanto, eles são posteriormente totalmente restaurados. A bexiga tem boa resistência a pragas e doenças e é fácil de cortar. A planta não tolera água estagnada e solo calcário.
Plantar e cuidar do verme da bexiga Luteus
O solo para a bexiga pode ser pobre e argiloso, mas se for solto e fértil, a planta se deliciará com flores mais luxuosas e formas exuberantes. O arbusto tem apenas dois requisitos para o solo:
- deve ser azedo, sem cal;
- deve haver uma drenagem nele.
A planta é plantada com mudas na primavera ou no outono. Os cuidados com a lagarta-da-bexiga Luteus consistem em retirar as ervas daninhas e regar regularmente, principalmente na primeira vez após o plantio e na seca.
Preparação do local de pouso
Para o bom desenvolvimento de toda a planta, a rica beleza da folhagem e das inflorescências, deve-se selecionar um local bem iluminado, ensolarado. Em sombra parcial e mesmo na sombra, o cultivar de folhas de viburno da variedade Luteus se desenvolverá e florescerá, mas não agradará com o brilho das cores e o esplendor da copa. Ao plantar plantas para sebes, covas de plantio para mudas são cavadas a uma distância de cerca de 1 m. Para plantações em grupo, a distância é aumentada de 1,5 para 2 m.
Regras de pouso
No fundo da cova de plantio, a meio metro de profundidade, despeja-se húmus ou turfa, e a muda é instalada junto com os restos do solo em que originalmente cresceu. Depois disso, a cova é borrifada com terra e derramada em abundância, o que vai garantir um enraizamento rápido.
Regar e alimentar
Luteus, que não exige cuidados, ainda precisa ser regado abundantemente no verão seco, mas certificando-se de que a umidade não estagnará, caso contrário, afetará negativamente o desenvolvimento. Duas vezes por semana, 40 litros de água são despejados embaixo de cada arbusto, na própria raiz. A rega abundante também é necessária para a planta em solos pobres e marginais. Em outros casos, os arbustos são regados conforme necessário.
A alimentação regular terá um efeito positivo no crescimento e desenvolvimento da vesícula de Luteus. Desde o início da primavera, é melhor dar preferência aos fertilizantes nitrogenados, que vão garantir o esplendor e a beleza da folhagem. E no outono - alimente-se com minerais que ajudarão a raiz a ganhar força e a passar o inverno bem.
- Alimentação de primavera: 1 colher de sopa. eu. nitrato de amônio e uréia mais meio litro de verbasco são diluídos em 10 litros de água;
- Alimentação de outono: 2 colheres de sopa. eu. nitroammophoska é diluído em 10 litros de água.
Poda
A poda sanitária obrigatória no início da primavera é necessária para a bexiga de Luteus para uma aparência estética. Para tanto, são retirados galhos danificados, secos, quebrados e congelados. A poda de modelagem deve ser realizada regularmente - à medida que os rebentos em excesso voltam a crescer, o que tornará a copa limpa, espessa e esplêndida. Eles o cortam imediatamente após a floração, encurtando os novos brotos do ano atual para cerca da metade de seu comprimento. A vesícula biliar é tosquiada duas vezes por ano: no final de abril ou início de maio e no final de junho ou início de julho. A primeira vez - antes de as folhas florescerem, a segunda - durante o período de crescimento ativo. A planta tolera a poda sem dor e rapidamente brota novos brotos.
A julgar pela descrição e foto da vesícula de Luteus, podemos supor que sua coroa se parece com uma fonte, o que não é adequado para todas as composições de jardim. Portanto, para lhe dar força e largura, a poda dos ramos deve ser realizada a uma altura de 45 - 50 cm. Mas se a forma de fonte precisa ser ainda mais expressiva, então vale a pena cortar brotos finos no base, deixando no máximo 5 dos mais fortes. Para estimular o crescimento, esses brotos também são podados a uma altura de 1,3 a 1,5 m.
Preparando-se para o inverno
A planta bolha da variedade Luteus distingue-se pela boa resistência ao gelo e resistência a temperaturas negativas, portanto, não necessita de abrigo especial para o inverno. Em invernos especialmente rigorosos, as pontas dos brotos jovens podem congelar, que são cortadas na primavera durante a higienização.
Reprodução do verme da bexiga Luteus
A planta é propagada por estacas, para as quais se obtêm rebentos verdes do ano em curso. Estacas com cerca de 15 cm de comprimento são colocadas em uma solução estimulante de raízes e plantadas em uma mistura de turfa e areia. Após a rega, são cobertos com garrafas de plástico ou com gargalo cortado. Cuidar dos cortes da vesícula viburna é reduzido a aeração e hidratação regulares antes do início do inverno. Com a chegada do frio, as mudas jovens são cobertas e, na primavera, são plantadas em local permanente.
É possível propagar a bexiga amarela ou qualquer outro tipo de Luteus por estratificação, para a qual se abre uma pequena vala junto ao arbusto principal e se dobram os rebentos laterais, fixando-os. Em seguida, adicione um pouco de solo e regue regularmente. Após o enraizamento, as estacas podem ser transplantadas para um local permanente.
Vídeo sobre enxerto de bexiga:
Doenças e pragas
A excelente resistência a doenças e pragas da bexiga é outra vantagem da cultura. Devido ao solo alagado e à falta de nutrientes, pode-se observar o amarelecimento das folhas. É assim que a planta sinaliza cuidados inadequados: fica um pouco enfraquecida, o que a torna acessível a microorganismos patogênicos e pragas.
Conclusão
A planta bolha Luteus é capaz de cobrir completamente lugares pouco atraentes em um terreno pessoal em um tempo muito curto - dentro de 2 a 4 anos, criar uma sebe densa e criar um contraste excepcionalmente eficaz em composições de jardim complexas. Por suas características únicas e beleza inimitável, é altamente valorizado por paisagistas e recentemente tem sido cada vez mais usado para paisagismo de ruas, praças e áreas de parques.