Peony Duchesse de Nemours (Duchesse de Nemours): foto e descrição, comentários

Peony Duchesse de Nemours é um tipo de espécie herbácea. E apesar de esta variedade ter sido criada há 170 anos pelo criador francês Kalo, ainda é muito procurada pelos jardineiros. A sua popularidade deve-se à sua floração exuberante e estável, independentemente das condições meteorológicas, e a um aroma agradável e discreto, que lembra o lírio do vale.

Duchesse de Nemours fica bem em um canteiro de flores, em um jardim, e também é adequada para cortar

Descrição da peônia Duchesse de Nemours

A Peônia Duchesse de Nemours é caracterizada por um arbusto extenso e de tamanho médio, atingindo uma altura de 100 cm e uma largura de 110-120 cm. O esplendor da planta é dado por brotos ramificados que crescem em todas as direções. As folhas dissecadas a céu aberto de uma sombra de garrafa verde-escura localizam-se densamente neles. No outono, as placas adquirem uma tonalidade carmesim.

Duchesse de Nemours, como todas as peônias herbáceas, tem um sistema radicular bem desenvolvido. É formada nesta cultura de uma forma muito específica. Todos os anos, novos processos de raiz são formados acima das gemas de substituição na base do arbusto. E os mais velhos vão engrossando e virando uma espécie de tubérculos. Como resultado, o sistema radicular de um arbusto adulto se aprofunda em 1 m e cresce em largura cerca de 30-35 cm.

Nessa variedade, os brotos aéreos morrem no outono, mas com a chegada da primavera, o arbusto ganha massa verde muito rapidamente. Uma muda jovem cresce em três anos. Ao crescer, a planta não necessita de suporte, pois possui brotações fortes.

Peony Duchesse de Nemours se distingue por sua alta resistência à geada. Tolera facilmente temperaturas tão baixas quanto -40 graus. Portanto, pode ser cultivada em todas as regiões onde as geadas não ultrapassam esta marca no inverno.

Esta variedade é fotófila, mas pode resistir à luz parcial da sombra, então pode ser plantada perto de safras altas que entram na estação de crescimento tarde.

Importante! Graças ao seu forte sistema radicular, a peônia Duchess de Nemours pode crescer em um lugar por 8 a 10 anos.

Características de floração

Duchesse de Nemours é uma variedade terry de peônias herbáceas de floração média. O arbusto começa a formar botões em abril ou início de maio. A floração exuberante ocorre no final da primavera e início do verão, dependendo da região de cultivo. Esse período dura cerca de 18 dias.

O diâmetro das flores na Duquesa de Nemur quando florescem é de 16 cm. A tonalidade principal é o branco, mas mais perto do centro, as pétalas têm uma tonalidade creme suave. As flores não perdem o efeito decorativo após a chuva. Essa cor não monocromática torna esta variedade de peônia especialmente atraente e elegante.

O esplendor da floração depende da localização da planta no jardim ou canteiro de flores. Duchesse de Nemours, com falta de luz, cresce arbustos e reduz o número de botões. Também é importante aplicar o adubo de cobertura em tempo hábil para que a planta tenha força para florescer totalmente.

As flores de peônia cortadas mantêm seu efeito decorativo por uma semana

Aplicação em design

A Peônia Duchesse de Nemours fica espetacular em plantações em grupo com outras variedades de culturas escuras, com o mesmo período de floração. Além disso, esta espécie pode ser plantada individualmente contra o fundo de um gramado verde ou plantações de coníferas.

Em mixborders, Duchesse de Nemours combina bem com delphinium, asters perenes dedaleira e helênio. Para criar composições contrastantes, esta variedade é recomendada para ser combinada com sementes de papoula, íris, heuchera e cravos, onde o papel principal será atribuído à peônia.

Duchesse de Nemours também fica bem no fundo de outras culturas perenes decíduas decorativas, onde estas últimas desempenham o papel de uma espécie de fundo. Esta peônia não é adequada para cultivo em cuba, pois forma uma longa raiz. Se desejar, pode ser usado como decoração para o coreto, plantando arbustos nos dois lados da entrada.

Árvores altas também podem servir de pano de fundo para composições de grupos da peônia Duchesse de Nemours

Métodos de reprodução

Esta variedade de peônia pode ser propagada por sementes e "estacas". O primeiro método é utilizado pelos criadores na obtenção de novos tipos de culturas. Quando cultivado por semente, o arbusto peônia floresce no 6º ano após o plantio.

O segundo método de propagação é ideal para a obtenção de novas mudas. Mas só pode ser usado se houver um arbusto adulto da Duquesa de Nemours, que cresce em um lugar há muitos anos e começou a florescer mal.

Para obter o "delenok", é necessário desenterrar a planta crescida no final do verão ou início do outono. Aí é bom limpar o solo da raiz e lavá-lo para que o plexo dos processos fique visível.

Jardineiros novatos são aconselhados a dividir a raiz da peônia Duquesa de Nemours em "delenki" forte. Cada um deles deve ter 3-5 brotos na base e 2-3 brotos de raiz bem desenvolvidos de 8 a 10 cm de comprimento. Os produtores mais experientes podem usar mudas com 1-2 brotos e 1-2 brotos de raiz. Mas, neste caso, o processo de crescimento de uma peônia será mais longo e mais trabalhoso. Mudas preparadas devem ser tratadas com uma solução de permanganato de potássio e depois plantadas em local permanente.

Importante! As plantas jovens florescem totalmente no terceiro ano.

Regras de pouso

Plantar uma muda recém-adquirida de uma peônia Duchesse de Nemours é melhor feito nas regiões do norte em setembro, e nas regiões do sul e centro ao longo de outubro.

Um local para esta cultura deve ser selecionado bem iluminado e protegido de fortes rajadas de vento. A peônia deve ser colocada a uma distância de 2 m de plantas altas e a uma distância de 1 m em uma fileira. O nível do lençol freático no local deve ser de pelo menos 1,5 M. A planta prefere argila com baixo nível de acidez.

Uma muda de peônia deve ser bem desenvolvida, ter pelo menos 3-4 brotos aéreos e um sistema radicular bem desenvolvido. Nesse caso, a planta não deve apresentar sinais de danos. O poço de pouso da Duchesse de Nemour deve ter 60 cm de diâmetro e profundidade. Deve ser preenchido previamente com uma mistura de nutrientes, combinando os seguintes componentes:

  • solo de relva - 2 partes;
  • folha de terreno - 1 parte;
  • húmus - 1 parte;
  • areia - 1 parte.

Além disso, adicione 200 g de cinza de madeira e 60 g de superfosfato ao substrato resultante. Esta mistura de nutrientes deve ser preenchida com 2-3 volumes da cova de plantio.

Algoritmo de aterrissagem:

  1. Faça uma pequena elevação no centro do poço de pouso.
  2. Coloque uma muda nele e espalhe as raízes.
  3. Ao plantar, os botões de crescimento devem ser colocados 3-5 cm abaixo da superfície do solo.
  4. Polvilhe terra sobre as raízes.
  5. Compacte a superfície.
  6. Regue a planta abundantemente.
Conselho! Se os botões de crescimento não forem polvilhados com terra durante o plantio, eles congelarão no inverno e o aprofundamento excessivo atrasará significativamente a primeira floração.

É necessário plantar a planta pelo menos 3 semanas antes do início da geada

Cuidados de acompanhamento

No primeiro ano, a muda de peônia desenvolve ativamente a raiz, portanto, forma poucos brotos aéreos. Ao longo da temporada, é necessário garantir que o solo da base não seque e afrouxe constantemente a superfície do solo. Para evitar a evaporação excessiva de umidade, é recomendado cobrir o círculo da raiz com húmus. Você não precisa fertilizar a planta no primeiro ano.

A Peônia Duquesa de Nemorouz se distingue por sua despretensão. Portanto, não requer cuidados especiais. A partir do segundo ano, a planta precisa ser alimentada com verbasco na proporção de 1 a 10 durante o período de crescimento ativo dos brotos e durante a formação dos botões - com superfosfato (40 g) e sulfeto de potássio (25 g ) por balde de água. O restante do atendimento é o mesmo do primeiro ano.

Conselho! Mudas novas não devem ter a oportunidade de florescer, pois isso retardará o desenvolvimento do arbusto, basta deixar 1 botão para admirar.

Preparando-se para o inverno

Não é necessário cobrir arbustos adultos da peônia Duquesa de Nemours para o inverno. No final do outono, os brotos aéreos devem ser cortados na base. Em mudas jovens de até 3 anos, recomenda-se cobrir o círculo radicular com uma camada de húmus de 5 cm de espessura, e com a chegada da primavera esse abrigo deve ser retirado, já que essa cultura tem um período de crescimento precoce.

Você precisa cortar os brotos de uma peônia com a chegada da primeira geada

Pragas e doenças

Esta variedade de peônia herbácea é caracterizada por alta resistência a pragas e doenças comuns. Mas se as condições de cultivo não forem iguais, a imunidade da planta diminui.

Possíveis dificuldades:

  1. Pulgão - quando este inseto aparecer, é necessário borrifar os arbustos com "Inta-Vir" ou "Iskra".
  2. Formigas - para combatê-los, recomenda-se borrifar o solo e os brotos com gomos com pó de fumo ou cinza.
  3. Mancha marrom - para o tratamento, deve ser usada uma solução de oxicloreto de cobre a 0,7%.
  4. Ferrugem - Fundazol ajuda a combater a doença.

Conclusão

Peony Duchesse de Nemours se distingue por flores claras que se elevam acima do arbusto. Graças a esta característica, esta variedade mantém a sua posição de liderança até hoje. Além disso, caracteriza-se por uma floração estável e exuberante, sujeita às regras mínimas de manutenção.

Resenhas da peônia Duchesse de Nemours

Oksana Ryaboshapka, 42 anos, Nizhny Novgorod.
A duquesa Peônia de Nemours apareceu em meu jardim há 5 anos. Inicialmente, ele não atraiu particularmente minha atenção e foi deixado por sua própria conta. Mas quando, por 3 anos após o plantio, ele floresceu com flores incomuns de um tom creme branco, era impossível desviar o olhar dele, o arbusto parecia tão elegante. Desde então, reconsiderei minha atitude em relação a esta peônia e a transplantei para o canteiro principal perto da casa, e também decorei a entrada do gazebo em ambos os lados.
Sergey Savelyev, 54 anos, Oryol.
Esta peônia herbácea vive no meu jardim há mais de 7 anos. A primeira floração exuberante ocorreu no terceiro ano após o plantio e tem se repetido em todas as estações desde então. Para o próximo outono, pretendo dividir o arbusto em várias "divisões" e plantá-las ao longo do caminho no mirante. A Duchesse de Nemours realmente não requer cuidados específicos, basta seguir as regras padrão da tecnologia agrícola.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção