Contente
Jardineiros amam plantas originais. O arbusto tamarix será uma bela decoração do território. Também é conhecido por outros nomes: tamargueira, pente, conta. A cultura se distingue por sua aparência original e bela floração. Basta criar condições ótimas, seguir as regras do cuidado, para que em alguns anos se forme uma árvore com 2 a 5 m de altura.
Qual é a aparência de tamarix?
Uma descrição detalhada do arbusto tamarix ajudará a distingui-lo de outras árvores. A principal área de distribuição são os países do Mediterrâneo e da Ásia Central. Arbustos selvagens podem ser encontrados na Crimeia. No território do deserto, o favo cresce até 8 m de altura e seu diâmetro é de 1 m. O arbusto é chamado de arbusto de contas porque na primavera aparecem pequenos botões semelhantes a contas. Nessa época, o mato está muito bonito e decorado.
De acordo com a descrição, o arbusto tamarix (foto) apresenta-se como uma pequena árvore. Possui folhas escamosas alternadas e brotos em miniatura. O arbusto floresce com inflorescências rosa ou roxas.
Segundo a descrição, o tamarix é uma planta resistente, que não exige muito esforço para cuidar. Ele gosta da luz, mas o arbusto pode crescer normalmente na sombra. A árvore adapta-se a qualquer tipo de solo, suporta com tranquilidade as altas temperaturas e os períodos de seca. O arbusto tamarix pode ser aparado e usado para formar sebes.
Características de floração
O arbusto tamarix (foto) é original durante a floração. Isso é especialmente perceptível quando os botões estão formados. As inflorescências são formadas por botões circulares semelhantes a contas. Depois que as flores desabrocham, a planta perde um pouco a atratividade. As flores são pequenas, de cor branca ou rosada. Se você se afastar um pouco da árvore, ela se parecerá com uma nuvem nebulosa.
A planta tamarix (mostrada na foto) floresce na primavera e no verão. Isso pode acontecer em períodos. As flores formam inflorescências racemosas ou paniculadas. O comprimento da flor é de 1,5-5 mm. As brácteas podem ser ovóides ou lineares. Os estames são filamentosos.
Após a polinização, pequenos frutos são formados no arbusto na forma de cápsulas piramidais com sementes. As sementes são fornecidas com tufos. Depois de abrir a caixa, a semente é espalhada pelo vento por longas distâncias.
A vantagem da tamarix é considerada pouco exigente para o solo. A árvore pode crescer não apenas em solo seco, mas também em terras salinas. Os tamariques são plantados mesmo em solos inférteis. Se a planta for usada para fins decorativos, ela é plantada em solo arenoso com reação de cal.
Os tamariques normalmente toleram as condições da cidade, mesmo que o ar esteja muito gaseado devido aos transportes e empreendimentos industriais. Os arbustos adoram luz, por isso são plantados em áreas onde há muito sol forte. Uma leve sombra afeta negativamente sua condição, e uma sombra forte pode destruir a árvore.
A planta responde normalmente ao transplante, podendo ser transferida para outro local ainda na idade adulta.
Para que o arbusto floresça lindamente, ele deve ser cortado. Este procedimento é facilmente tolerado pela planta.É aconselhável cortar a copa com a chegada da primavera, mas antes que apareçam os botões. Os ramos velhos são cortados em anel, após 4 semanas aparecem novos rebentos. Após a poda higiênica, a tamarix voltará a se deliciar com seu esplendor.
Durante a estação de crescimento, ramos e caules danificados pelo frio podem ser encontrados, que são cortados em madeira saudável.
A poda é realizada após a finalização da floração. A coroa deve ter uma aparência elegante e, para isso, hastes alongadas e inflorescências esmaecidas são removidas. O arbusto deve ser estável durante a poda, os ramos podem ser fixados aos suportes. Tamarix adquire rapidamente uma coroa densa, por isso deve ser desbastada regularmente.
O mato é resistente a pragas e doenças. Eles só aparecem quando outra planta infectada é colocada ao lado dela. Para remover insetos, é realizada pulverização com inseticidas.
Em tempo chuvoso, a tamarix pode sofrer de doenças fúngicas. Caules e galhos danificados são removidos e o arbusto e o solo ao redor são borrifados com uma solução fungicida. É necessário monitorar constantemente o aspecto da planta, pois devido a doenças e pragas, sua floração piora e o decorativismo diminui.
Variedades e tipos de tamarix
Em seu habitat natural, existem mais de 70 espécies de tamarix. Mas nem todo mundo o usa para cultivo. Apenas plantas com alta resistência à geada são escolhidas.
Ramificado (Tamarix ramosissima)
Esta é uma variedade popular de tamarix. Na natureza, é encontrado no Irã, Mongólia, Moldávia. A árvore escolhe margens de rio, margens de seixos e terraços às margens do rio. A altura pode chegar a 2 metros.
Os ramos graciosos são de cor azulada clara ou verde pálido e os rebentos anuais são vermelho pálido. As folhas têm forma subulada e pontas curvas. O comprimento das inflorescências exuberantes, formadas por flores rosas, é de 50 mm.
O arbusto não precisa de uma composição de solo especial, pois cresce bem em qualquer terreno. Pode se adaptar às condições urbanas em pouco tempo. Se o congelamento ocorreu, então a tamarix é simplesmente restaurada. Para evitar que a planta congele em regiões de invernos frios, é recomendável cobri-la.
Solto (Tamarix laxa)
O arbusto cresce na parte noroeste da China, no norte do Irã, na Mongólia. Tamarix rosa (foto) é um pequeno arbusto. Em altura, geralmente não cresce mais de 5 metros.
Os ramos são de cor azulada ou verde. As folhas distinguem-se pela forma oval-rômbica ou ovóide. As panículas superiores incluem inflorescências racemosas exuberantes. A floração dura cerca de 8 semanas.
Dióica (Tamarix dioica)
A tamargueira desta variedade distingue-se por flores bissexuais pequenas, cujo comprimento chega a 5 mm. Suas inflorescências são vermelhas claras.
Este tipo de planta é considerada termofílica, ela cresce na Ásia. O arbusto pode ser cultivado ao ar livre em casa. Com os devidos cuidados, a planta irá deliciá-lo com uma bela floração e despretensão.
Quatro pontas (Tamarix tetrandra)
Em seu ambiente natural, o arbusto pode ser visto na Grécia, Crimeia, Ásia Menor. Também existe na Rússia, mas apenas no sudeste da parte europeia. A planta é grande, sua altura pode ser de 5 a 10 metros. Os ramos castanho-avermelhados são curvos.
As folhas verdes têm forma oval-lanceolada. Os tiros laterais contêm inflorescências na forma de escovas. Como você pode ver na foto, as flores de tamarix podem ter tons de rosa a branco. Os arbustos toleram bem a seca e vivem até 75 anos.
Gracioso (Tamarix gracilis)
Na natureza, a planta pode ser vista na China, Ucrânia, Sibéria. Atinge quatro metros de altura. Galhos grossos têm manchas de poeira. A casca é de cor cinza esverdeado ou marrom castanho. A folhagem dos rebentos é ladrilhada.
As inflorescências de primavera atingem um comprimento de 50 mm.Eles são lindos por causa de suas flores rosas brilhantes. Os aglomerados de flores de verão são formados na composição de grandes inflorescências paniculadas.
A aparência graciosa da planta apresenta alta resistência à geada, portanto, é frequentemente usada para decorar projetos de paisagismo.
Meyer (Tamarix meyeri)
Os arbustos não toleram bem a geada, portanto a tamarix de Meyer é escolhida para áreas com invernos mais quentes. A casca tem um tom avermelhado, a altura da planta é de 3-4 m.
As folhas do arbusto são escamosas, a cor é verde-azulada. As inflorescências são longas (até 10 cm), em forma de pincel, formadas por pequenas flores rosadas.
Como escolher a variedade certa
As espécies de plantas resistentes ao inverno são especialmente procuradas. Eles são ótimos para a faixa intermediária. Todas as plantas listadas acima podem ser usadas no projeto paisagístico da área local. A aquisição de uma espécie de baixo inverno resultará em perda de tempo e dinheiro. O arbusto pode não morrer no primeiro inverno, mas precisará de cuidados especiais.
Conclusão
O tamarix é uma bela cultura com excelentes taxas de sobrevivência. Resistente à seca. A planta é adequada para o cultivo mesmo em grandes cidades poluídas com gás. Tamarix não requer atenção especial e cuidados complexos. É preciso escolher o local certo para o plantio e proteger contra o alagamento.