Contente
Hortênsias há muito atraem floristas e entusiastas do design de jardins por sua beleza e floração abundante. Graças a um trabalho intenso, até agora, os criadores criaram centenas de variedades desta planta das mais variadas cores. Entre elas, destaca-se a hortênsia vermelha - um verdadeiro destaque da trama pessoal, que impressiona tanto em plantações isoladas como em arranjos de flores.
Descrição de hortênsia vermelha ardente
As hortênsias de folhas grandes com inflorescências vermelhas brilhantes são um arbusto perene de folha caduca com rebentos longos e fortes de espessura média. A sua altura pode atingir, consoante a variedade, até 1,5-1,8 m Os rebentos são densamente recobertos por folhas grandes, densas, de formato oval, ovalado, de cor verde escuro, com bordo serrilhado, a lâmina foliar ligeiramente curvada por um barco. As hortênsias de folhas grandes costumam florescer nos brotos do último ano, de julho a setembro, embora existam variedades remanescentes, que também florescem nos brotos anuais. Hortênsia vermelha de jardim - na foto abaixo:
As flores da hortênsia de folhas grandes são bastante grandes, consistindo em pétalas planas de vários tons, incluindo o vermelho brilhante. Este fator depende muito da acidez do solo em que a planta é cultivada.
Variedades de hortênsias vermelhas
A cor vermelha brilhante sempre atrai mais atenção. Portanto, hortênsias com inflorescências desta cor são constantemente populares entre os produtores de flores. No entanto, não existem tantas variedades com flores vermelhas puras, e a maioria delas pertence às espécies de folhas grandes.
Alpengluhen
É uma das variedades mais decorativas de hortênsia de folhas grandes com flores vermelhas. O arbusto com 1 a 1,2 m de altura consiste em rebentos retos e de espessura média. A folhagem é alta. As folhas são simples, verdes brilhantes, grandes.
Flores vermelhas aparecem nos brotos do ano passado. As inflorescências são em forma de chapéu, grandes, até 25 cm de diâmetro. A planta requer rega abundante e abrigo obrigatório para o inverno.
Vermelho quente
Um arbusto adulto dessa variedade de hortênsias de folhas grandes atinge a altura de 1 me o mesmo diâmetro. Sua forma se assemelha a uma bola por causa das hastes centrais retas e rebentos laterais arqueados. As folhas são grandes, verde-escuras.
As inflorescências vermelhas são de tamanho médio, esféricas, atingindo 15 cm de circunferência.A floração inicia-se na segunda quinzena de junho e prolonga-se até o outono.
Anjo vermelho
O arbusto desta variedade de hortênsia de folhas grandes vermelhas, quando cultivado ao ar livre, pode crescer até 1,5 m. Apareceu há relativamente pouco tempo - em 2015, mas rapidamente ganhou popularidade.Difere em brotos lisos e eretos e folhas verdes escuras com uma tonalidade roxa característica.
A mudança da cor inicialmente amarela das pétalas para o vermelho ocorre gradativamente, por isso as inflorescências da hortênsia do anjo vermelho parecem um pouco matizadas. Eles podem ter até 20 cm de diâmetro.
Barão Vermelho
Esta é uma das variedades de hortênsia vermelha de folhas grandes, amplamente utilizada não só para cultivo em campo aberto, mas também em recipientes. Nesta forma, arbustos floridos são usados para decorar corredores, corredores, foyers, bem como para decorar lotes domésticos sem transplantar para o terreno aberto. A altura média de um arbusto adulto em um método de cultivo em vasos é de 0,5-0,6 m, em campo aberto - cerca de 1 m, às vezes um pouco mais.
Os gorros de inflorescência são grandes, com até 25 cm de diâmetro. As flores são rosa-carmesim com um centro verde pálido. A coloração depende fortemente da acidez do solo em que a flor é cultivada.
Sensação Vermelha
Esta variedade de hortênsia vermelha de folhas grandes é um arbusto compacto de até 1 m de altura, com rebentos uniformes, eretos e fortemente frondosos. Cultivada como uma planta tubular, em regiões quentes é plantada em terreno aberto.
As inflorescências são em forma de tampa, com até 20 cm de diâmetro. Com o tempo, sua cor muda de verde-rosado para rubi e, mais perto do outono, tons de púrpura com um tom de beterraba aparecem nele.
Hortênsia vermelha em paisagismo
No paisagismo, as hortênsias com botões de cores vivas podem ser usadas para uma variedade de propósitos. Devido ao facto de o vermelho chamar a atenção, pode ter acentos de cores diferentes, misturar fronteiras em combinação com hortênsias de outra cor, rebordos e sebes.
Muitas vezes são plantados perto da entrada do edifício ou ao longo das paredes. Uma hortênsia vermelha no centro de um gramado bem cuidado ficará linda. Arbustos baixos são frequentemente plantados em vasos de flores ao lado de objetos arquitetônicos e estátuas em pedestais.
Resistência invernal de hortênsia com flores vermelhas
Infelizmente, as variedades de hortênsias vermelhas com folhas grandes não são apenas as mais decorativas, mas também as mais termofílicas. De acordo com a classificação internacional, pertencem às plantas da 6ª zona climática com resistência ao gelo não inferior a - 23 ° C. Para a Rússia central, que se encontra na 4ª zona climática, isso claramente não é suficiente. Portanto, nesta região, recomenda-se cultivar hortênsias de folhas grandes apenas como tubetes, removendo-as para o inverno em ambientes fechados. Se você plantar em campo aberto, então isso requer um abrigo obrigatório para o inverno, mas mesmo neste caso, um resultado favorável não é garantido.
Plantar e cuidar de hortênsias vermelhas
As principais atividades de plantio e cuidado das hortênsias vermelhas não são difíceis. Para o cultivo ao ar livre, escolher o local de plantio correto é de grande importância. Além disso, as plantas precisarão de rega regular, alimentação e um pouco de poda. Se o arbusto permanecer no local durante o inverno, deve ser coberto, caso contrário, morrerá ou não florescerá.
Seleção e preparação do local de pouso
Hortênsias vermelhas de folhas grandes adoram luz, mas devem ser protegidas da luz solar direta.Nas regiões sul, é permitido plantar essas plantas em sombra parcial, porém, quanto mais ao norte, mais iluminada deve ser a área. O arbusto não gosta do vento frio do norte, então você precisa escolher um lugar protegido para ele. O solo deve ser leve e respirável, bem drenado. Hortênsias gostam muito de umidade, mas muito dela pode destruí-las. Não devem ser plantadas em áreas com alto nível de água subterrânea, em solos salinos, em locais onde a água estagna após chuvas ou derretimento de neve.
Como plantar uma hortênsia vermelha
Mudas de variedades de hortênsias de folhas grandes vermelhas são geralmente vendidas em recipientes. É melhor replantá-los em terreno aberto no início da primavera, antes que a planta comece a crescer, e no outono. Tendo decidido o local de pouso, é necessário cavar um buraco de pouso com antecedência. Grosso modo, suas dimensões devem ser de 0,5 m de diâmetro e 0,4 m de profundidade, mas é mais conveniente determinar este indicador com base no tamanho do recipiente em que o sistema radicular da hortênsia está localizado.
A mistura de solo também deve ser preparada com antecedência, que preencherá a cova de plantio após o plantio da muda. A melhor opção seria misturar o solo removido com húmus na proporção de 1: 1, e também adicionar 0,5 partes de areia e turfa à mistura. Para aumentar a acidez, agulhas secas podem ser adicionadas ao solo. Certifique-se de equipar a drenagem. Para fazer isso, uma camada de seixos grossos ou argila expandida deve ser derramada no fundo do poço.
Antes de retirar a muda do recipiente, derrame-a com bastante água com antecedência. Não é necessário sacudir a terra desde as raízes. A muda é instalada verticalmente na cova de plantio de forma que o colo da raiz fique nivelado com o solo. Se necessário, você pode adicionar um pouco de terra à cova. Instalada a muda na altura desejada, o buraco é totalmente preenchido com a mistura de solo, compactado, regado abundantemente e, em seguida, a zona radicular é coberta com a casca das coníferas.
Regar e alimentar
O nome latino para hortênsia é Hortênsia, traduzido literalmente como "um vaso de água". Na verdade, é uma planta que adora umidade. No entanto, a rega excessiva só pode prejudicá-lo. Em condições de umidade natural insuficiente e falta de precipitação, as hortênsias são regadas pelo menos 1 vez por semana à taxa de 1 balde para cada arbusto adulto. Durante o período de floração, esse número pode ser duplicado. Para a irrigação, é necessário usar apenas água da chuva, já que a água artesiana e da torneira muitas vezes tem dureza aumentada, e isso diminui a acidez do solo.
Para alimentar hortênsias vermelhas, você pode usar fertilizantes especiais de liberação prolongada (Fertika, Pocon, etc.). São vendidos em floristas especializadas.
Você também pode usar fertilizantes orgânicos e minerais convencionais. Esses curativos são introduzidos várias vezes por temporada, pelo método de raiz, de acordo com o seguinte cronograma:
- Início da primavera - uréia, solução de água, 30-35 g por 1 sq. m.
- Fase de brotamento - superfosfato + sal de potássio, solução aquosa, 20-30 g de cada um dos componentes por 1 sq. m.
- 15 e 30 dias após a alimentação anterior - mesma composição.
- Após a floração - húmus ou estrume podre, 10-15 kg por cada arbusto.
Podando hortênsia com flores vermelhas
Como regra, as hortênsias vermelhas de folhas grandes raramente são podadas. Este procedimento pode ser usado como um procedimento sanitário para remover brotos quebrados ou secos. Além disso, para rejuvenescer o arbusto, recomenda-se cortar todos os brotos a uma distância de 35-40 cm do solo uma vez a cada 4 anos. Alguns brotos velhos podem ser removidos pela raiz em caso de forte espessamento do arbusto. As hortênsias são podadas no início da primavera, antes do início da estação de cultivo.
Preparando-se para o inverno
A maneira mais fácil de preparar hortênsias para o inverno que crescem em recipientes, elas só precisam ser levadas para um depósito. Se a planta for plantada em terreno aberto e for esperado que inverno no mesmo local, o preparo deve ser minucioso. É mais fácil preparar arbustos baixos para o inverno, eles podem simplesmente ser cobertos com terra e então polvilhados com folhas caídas, adicionalmente cobertas com lutrasil por cima.
Os arbustos mais antigos precisam de uma cobertura mais séria. Normalmente, nas plantas adultas, os rebentos são atados em vários feixes, a seguir dobrados ao solo em diferentes direcções do centro, com um "asterisco", tendo previamente colocado uma espessa camada de ramos de abeto por baixo de cada um deles. Depois disso, eles são fixados nesta posição. Em seguida, uma camada de folhas secas é derramada por cima, ramos de abeto são colocados e o material de cobertura é puxado sobre ele.
Reprodução
Hortênsias vermelhas de folhas grandes podem ser propagadas de qualquer forma vegetativa:
- Estacas. É melhor usar estacas verdes retiradas de brotos anuais no meio do verão para propagar hortênsias. São plantadas em água ou em substrato especial e, após a formação do sistema radicular, são transplantadas para recipientes individuais para cultivo.
- Divisão do mato. No início da primavera e após a floração, os arbustos maduros de hortênsias vermelhas de folhas grandes podem ser divididos em partes. Para isso, são escavadas do solo e cortadas ou divididas em várias divisões, devendo cada uma delas apresentar rebentos com raízes. Após a divisão, parte do arbusto deve ser enraizado imediatamente em um novo local.
- Camadas do arbusto-mãe. Na primavera, um dos brotos laterais flexíveis é dobrado no chão e coberto com terra. Com umedecimento regular, as estacas enterradas começarão a formar seu próprio sistema radicular. Após o inverno, é cortado, cuidadosamente escavado do solo e transplantado para um novo local.
Hortênsias podem ser propagadas por sementes, mas o processo é demorado. Portanto, é geralmente usado para fins científicos, e os produtores preferem métodos vegetativos mais rápidos e confiáveis.
Doenças e pragas
Hortênsias vermelhas de folhas grandes têm boa imunidade a doenças. Elas adoecem, principalmente devido ao plantio ou cuidados inadequados, bem como quando cultivadas em condições climáticas adversas. A doença mais comum nas hortênsias é a clorose. Manifesta-se na alteração da cor das folhas, que passam a verde claro, enquanto as nervuras das mesmas permanecem escuras, claramente distinguíveis. A clorose é causada pela falta de ferro no solo ou pela incapacidade da planta em assimilá-lo devido à forte alcalinização do solo.
Você pode se livrar rapidamente da clorose borrifando os arbustos com sulfato de ferro. Para evitar esta doença, é necessário prevenir a diminuição excessiva da acidez do solo, e para prevenção recomenda-se introduzir no solo preparações contendo quelato de ferro, por exemplo, Anticlorose.
Violações de cuidados e condições climáticas adversas podem provocar o desenvolvimento de doenças fúngicas nas hortênsias.
Quando várias manchas, depósitos putrefativos, mofo aparecem nas folhas, é necessário remover as partes afetadas das plantas, e tratar os arbustos e plantações vizinhas com fungicidas.
O aparecimento de pragas em hortênsias de folhas grandes também pode estar associado a distúrbios no cuidado. Um dos tipos comuns de insetos encontrados nesses arbustos é o pulgão. Grandes acúmulos da praga podem enfraquecer significativamente a planta. Nesse caso, é melhor tratar os arbustos com inseticidas.
Se as colônias de pulgões forem pequenas, podem simplesmente ser lavadas com água ou água com sabão.
Outra praga bastante comum nas hortênsias é o ácaro-aranha. É um inseto sugador microscópico que se alimenta da seiva de brotos jovens. Você pode encontrá-lo pelas finas teias de aranha que enredam os topos dos brotos.
Para combater os ácaros, são usados meios especiais - acaricidas.
Conclusão
Hortênsia vermelha é muito decorativa e fica bem no jardim. Em muitas regiões, pode ser cultivado ao ar livre, certifique-se de cobri-lo para o inverno. Porém, o cultivo em contêineres em áreas de climas desfavoráveis parece mais promissor, principalmente na presença de uma sala adaptada para o inverno das hortênsias.