Quando a weigela floresce: tempo, duração

Weigela não floresce, o que significa que a planta está em condições desconfortáveis. Este arbusto ornamental é caracterizado por uma floração longa e abundante, portanto, quando muito poucas flores desabrocham na planta, ou nem aparecem, você precisa tentar descobrir o porquê disso. Em cada caso, a solução pode ser diferente, pois são vários os motivos para a falta de flores nesta planta.

Quando a weigela floresce

Existem muitas variedades de weigela que diferem umas das outras na época de floração. O arbusto floresce quando o perigo de geada passa. Nas primeiras variedades, os botões aparecem no início de maio, e algumas variedades se deliciam com a floração apenas na segunda metade do verão. Em nosso país, diversas variedades são cultivadas com as seguintes datas de início de floração:

  • Weigela Middendorf - início de maio e setembro;
  • início do weigela - início de maio;
  • florescendo weigela - maio-junho;
  • Weigela Nana Variegata - junho a julho;
  • Weigela Nana Purpurea - maio-junho;
  • weigela profusamente - maio.

O clima tem uma grande influência na qualidade da floração desta cultura: os arbustos que amam a luz e resistentes à seca florescem tanto mais abundantemente e por mais tempo, quanto mais quentes, secos e ensolarados os dias da estação. Nas condições de um verão curto e frio, a época de floração da weigela pode mudar e encurtar, e a floração de outono pode nem chegar.

Por quanto tempo a weigela floresce

Normalmente o arbusto floresce por muito tempo, cerca de 3-4 semanas, mas existem variedades com uma floração mais longa (até um mês). O pico do efeito decorativo do arbusto é no verão.

A weigela, que floresce duas vezes por estação, não é incomum, mas no outono floresce menos abundantemente e de forma duradoura do que na primavera. A segunda onda de floração só é possível em algumas variedades em condições climáticas favoráveis ​​e bom cuidado.

Por que a weigela não floresce e o que fazer

Esta planta é bastante exigente nas condições de cultivo e as violações da tecnologia agrícola afetam principalmente a floração. Com a eliminação dos fatores negativos, a floração do arbusto é totalmente restaurada.

Violação das regras de pouso

Possíveis razões para a falta de floração da weigela podem estar associadas aos seguintes erros de plantio:

  • um local sombreado é escolhido ou um arbusto é plantado em uma área soprada pelo vento;
  • o solo está sujeito a alagamento, ocorrência de água subterrânea na superfície;
  • o solo é muito denso e não permite a passagem de ar;
  • o solo é altamente ácido, pobre em matéria mineral e orgânica;
  • a variedade errada foi selecionada.

Os arbustos devem ser plantados em áreas abertas e sem sombra, protegidas de ventos frios. Algumas variedades podem crescer sob a luz solar difusa, por exemplo, nas proximidades de árvores grandes com copa solta. No entanto, à sombra da weigela desenvolve-se mal, a floração pode ser pobre, ocorrer tardiamente ou pode estar completamente ausente. Em ventos fortes, um arbusto pode não florescer apenas porque as correntes de ar arrancam botões delicados e frágeis. Você pode corrigir a situação fornecendo iluminação suficiente ao arbusto e protegendo-o de correntes de ar fortes.

Atenção! Você deve recorrer ao transplante de um arbusto apenas em casos extremos - a weigela dificilmente cria raízes em um novo lugar.

O arbusto se sente bem, o que significa que floresce profusamente em solos leves e férteis. Água estagnada é prejudicial ao sistema radicular, portanto, a drenagem é necessariamente colocada na cova de plantio e, às vezes, sistemas de drenagem são equipados.

Um substrato que não deixa passar o ar também pode causar a falta de flores, portanto, no preparo do solo, ele é bem escavado e, se necessário, adiciona-se areia de rio. No futuro, recomenda-se que os troncos sejam regularmente afrouxados ou cobertos com cobertura morta.

Os solos pobres são bem fertilizados antes do plantio, aplicando fertilizantes orgânicos e minerais. O substrato muito ácido é tratado com cal.

A weigela pode não florescer devido a uma variedade selecionada incorretamente, se o clima não atender às necessidades da planta.

Violação das regras de cuidado

As razões pelas quais a weigela pode florescer mal ou não florescer podem estar em erros no cuidado de um arbusto. Na maioria das vezes, o problema ocorre nos seguintes casos:

  • violação das regras de rega;
  • alimentação inadequada;
  • violação das regras de poda;
  • afrouxamento irregular ou falta dele.

Weigela é muito sensível à umidade do solo. A planta pode responder à estagnação prolongada de água nas raízes com a deterioração da estação de crescimento e diminuição da abundância, ou mesmo com o término da floração. Por outro lado, o ressecamento do solo prejudica a floração e a vegetação tanto quanto o transbordamento. Com uma falta crônica de umidade, a planta não terá força para ganhar botões abundantes.

O arbusto necessita de uma fertilização que estimule o crescimento da massa verde e a formação de botões. Com a falta de minerais no solo, a floração na weigela também pode estar ausente.

Muitas vezes, a falta de floração é explicada pelo facto de os jardineiros inexperientes, no processo de poda anual do arbusto, retirarem sem saber os ramos em que se formam os botões. Se podar no outono e retirar os rebentos do último ano, nunca poderá esperar que o arbusto floresça, pois a poda formativa do weigela só é realizada na primavera.

Weigela se solta profundamente, na baioneta de uma pá. Se o arbusto não for coberto com cobertura morta, é aconselhável fazer isso após cada rega. A cobertura morta reduz a quantidade de irrigação, enriquece o solo com nutrientes e evita a formação de uma camada densa ao redor do arbusto. Porém, mesmo neste caso, o afrouxamento é necessário. Antes do procedimento, a cobertura morta é removida e, em seguida, retornada ao seu lugar.

Pragas ou doenças

Este arbusto ornamental não costuma adoecer, mas os danos às plantações por pragas ou doenças também podem ser a razão pela qual a planta não floresce.

Pulgões podem causar grandes danos - eles se alimentam de sucos de arbustos e suas colônias podem enfraquecer a cultura tanto que a floração pára. O clorofos pode ser usado contra a invasão dessas pragas, mas os remédios populares também são adequados: uma solução de sabão ou álcool, um extrato aquoso de alho ou cebola.

Ácaros, lagartas e tripes também tiram força da weigela. Os pesticidas funcionam bem com eles; remédios naturais como absinto com infusão de água, makhorka ou pimenta podem ser uma alternativa menos prejudicial.

Pode ser besouro e prejudicar as raízes, o que não só prejudica a floração da weigela, mas também pode ter consequências mais graves para a planta. O medicamento Aktara ajudará a se livrar dessas pragas.

Weigelu pode ser atacado por doenças fúngicas e bacterianas, como podridão cinzenta e ferrugem. Essas doenças são tratáveis, sendo necessário um tratamento com uma mistura de sulfato de cobre com leite de cal (líquido bordalês).

Uma das doenças mais graves da weigela é o câncer de raiz, que não só interrompe o florescimento da planta, mas também leva à sua morte. Os agrônomos ainda não aprenderam como lidar com isso, então arbustos doentes são queimados para evitar a propagação da doença.

Conclusão

Weigela não floresce principalmente porque a tecnologia de seu cultivo é violada. Com um plantio adequado e cuidados de qualidade, este delicado arbusto vai deliciar os olhos com uma floração longa e abundante por mais de um ano.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção