Contente
O cipreste de Lawson, Columnaris, é uma árvore conífera perene que costuma ser usada para criar sebes. A planta é linda, mas não é tão fácil de cultivar quanto parece. O cipreste de Lawson requer muita atenção do jardineiro e cuidados especiais.
Descrição do cipreste Lawson Columnaris
O cipreste é nativo da América do Norte. Em seu habitat natural, pode ser encontrado nos vales das montanhas da Califórnia e do Oregon. O cipreste de Lawson tornou-se o progenitor das variedades Columnaris e Columnaris Glauka.
O cipreste de Lawson, Columnaris, é uma árvore perene ereta de até 5 m de altura, com menos frequência de até 10 m. A copa é estreita, colunar. Os rebentos são elásticos, finos, crescem para cima. Os ramos são curtos - até 10 cm, densamente dispostos. As agulhas são escamosas, marrom-esverdeadas, bem pressionadas contra os brotos. Árvore Lawson com raízes fortes e bom crescimento. O crescimento anual é de 20 cm de altura e até 10 cm de largura. Em pouco tempo, a copa cresce até 2 m de diâmetro.
A variedade Columnaris Glauka distingue-se pela cor das agulhas. Escamas de tonalidade azul-azulada tornam-se cinzentas no inverno. A árvore cresce rapidamente, em um ano ela ganha até 15-20 cm de altura, em largura - apenas 5 cm. Uma árvore adulta chega a 10 m. A copa é densa, densa.
O cipreste de Lawson não é resistente à geada, por isso é difícil cultivá-lo sem abrigo adicional no território da Federação Russa. A planta vai bem apenas nas regiões do sul. Além disso, uma árvore perene é exigente não só no clima, mas também no solo.
Plantando e cuidando do cipreste Columnaris
O cipreste de Lawson tolera bem a poluição do ar, pode ser cultivado em condições urbanas. A árvore é resistente ao vento, prefere áreas bem iluminadas ou sombra parcial. Em plena sombra, os brotos afinam e a copa se solta. A planta pode ficar careca de um lado.
Para o plantio, é melhor comprar mudas do cipreste Columnaris de Lawson em recipientes. Assim, as árvores se adaptam mais rapidamente a um novo habitat.
Localização
O cipreste de Lawson é uma planta que adora umidade, especialmente a variedade Columnaris Glauka. As árvores não toleram a seca, mas também não se deve humedecer o solo. Para o plantio, é necessário escolher um local claro, mas sem luz solar direta. O cipreste de Lawson não gosta de ventos fortes, que o secam, então eles colocam a muda em um canto isolado do jardim.
O solo
O cipreste de Lawson é especialmente exigente para o solo. Pode ser cultivado com sucesso apenas em solos férteis intensivos em umidade, com reação ácida ou neutra. Solo rico em cal não é adequado para o plantio.
O cipreste Columnaris é plantado no início da primavera, o local é preparado no outono:
- Em outubro, eles escavam bem o solo, removem ervas daninhas e introduzem complexos minerais.
- É feita uma cova de plantio com 60 cm de diâmetro, a sua profundidade é de pelo menos 90 cm. O fundo é bem drenado com argila expandida ou lascas de tijolo a uma altura de 20 cm.
- O poço é preenchido com solo nutritivo, pré-misturado com fertilizantes minerais. Turfa, húmus, solo de turfa e areia são adicionados. Os componentes são misturados na proporção de 2: 3: 3: 1.
- Para o inverno, a cova é coberta com uma folha para que o solo seja bem rebobinado e assentado.
Se houver perda de tempo, será necessário preparar um local de pouso de acordo com este plano 14 dias antes do trabalho proposto.
Regras de pouso
A muda de cipreste Lawson é inspecionada e preparada antes do plantio:
- As raízes não devem estar secas ou nuas.
- Os rebentos são normalmente flexíveis, elásticos e de cor brilhante.
- A planta, junto com um pedaço de terra, é colocada na água para que as raízes fiquem bem saturadas de umidade.
Após essas manipulações, eles começam a plantar o cipreste californiano Columnaris. A muda é cuidadosamente colocada na cova, coberta com terra. Se forem plantadas várias plantas, ficam entre 1 e 4 m entre elas. Ao fazer uma sebe, a distância pode ser reduzida para 50 cm.
Regar e alimentar
Imediatamente após o plantio, a muda é regada em abundância. O solo ao redor é coberto com serragem seca, húmus ou casca de árvore. No futuro, a rega do cipreste Lawson será realizada conforme necessário. Via de regra, o solo é umedecido pelo menos uma vez a cada 7 dias. Até 10 litros de água são consumidos por planta adulta. Mudas jovens são regadas com mais abundância durante o período de crescimento ativo, especialmente se estiver quente. No entanto, ao contrário das árvores velhas, eles precisam apenas de 5 litros de água por planta.
O cipreste de Lawson responde bem à pulverização, o que ajuda a manter o nível de umidade necessário. Após o plantio, as mudas são pulverizadas diariamente até que criem raízes. No futuro, basta umedecer a coroa uma vez por semana.
O cipreste Columnaris é alimentado apenas na primavera e no início do verão. Em outros períodos, a fertilização não é aplicada, caso contrário, a árvore não terá tempo de se preparar para o inverno. Eles são alimentados de acordo com o esquema:
- mudas jovens - 2 meses após o plantio;
- plantas maduras a cada 2 semanas à medida que crescem.
Use formulações especiais para árvores coníferas e perenes. Para alimentação de plantas recém-plantadas, a concentração é feita 2 vezes menor.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
Esses procedimentos são obrigatórios para o cipreste Columnaris. Afrouxa o solo após cada rega ou chuva. Ela deve permanecer sempre neste estado. Mas é preciso afrouxar com cuidado, pois as raízes das plantas jovens ficam próximas à superfície do solo.
Removendo ervas daninhas e lutando ervas daninhas o cipreste é vital, pois não tolera tal vizinhança. Devido à abundância de ervas daninhas, a árvore muitas vezes fica doente e é afetada por pragas.
Poda
O procedimento é iniciado no 2º ano de cultivo no início da primavera. Antes mesmo do início do crescimento ativo, os brotos secos e danificados são cortados, o restante é reduzido em um terço. O cipreste de Lawson tolera bem a formação de copas; os ramos que crescem na direção errada podem ser removidos.
Se preparando para o inverno
O cipreste de Lawson está bem coberto para o inverno. Primeiro, a coroa é puxada com barbante e, com o início de um clima frio estável, é coberta com uma película especial ou spunbond. No inverno, a árvore é adicionalmente isolada com neve.
Reprodução da planta cipreste Lawson Columnaris
O cipreste de Lawson só pode ser propagado de 2 maneiras:
- sementes;
- estacas.
Ambos os métodos têm suas peculiaridades que precisam ser mantidas em mente.
A propagação de sementes do cipreste de Lawson é um processo complexo. O material de sementes da variedade Kolumnaris pode ser coletado de forma independente, conforme mostrado na foto.
No entanto, as sementes precisam de estratificação para germinação:
- Em fevereiro, as sementes são embebidas em estimulador de crescimento por 8 horas, após o que são plantadas na areia úmida do rio.
- O vaso com as plantações é retirado para um local frio onde a temperatura não ultrapasse os + 5 ° C. Você pode baixá-lo para a adega ou levá-lo para a varanda fria, loggia.
- O solo é pulverizado periodicamente com um borrifador.
- Depois de um mês, o pote é levado para uma sala quente para que as sementes germinem.
O processo de germinação é bastante longo e demorado. Os primeiros brotos podem aparecer em 3 meses. Além disso, eles esperam até que os brotos fiquem mais fortes, mergulhe-os em recipientes separados. As mudas jovens são cuidadas como se fossem uma planta adulta. Eles são levados para um local permanente somente após um ano.
Jardineiros experientes usam a maneira mais conveniente de propagar os ciprestes de Lawson - as mudas. As mudas podem ser obtidas rapidamente e você não precisa fazer muito esforço.
Tecnologia de corte:
- Na primavera, as estacas são cortadas do topo da árvore, cujo comprimento é de pelo menos 15 cm.
- A casca da parte inferior do broto é retirada com cuidado, e o próprio galho é mantido em estimulador de crescimento por pelo menos 8 horas.
- As mudas são plantadas em solo nutritivo úmido, enterrado 5 cm. Para evitar que apodreçam, pode-se polvilhar a camada superior do solo com areia.
- As plantações são cobertas com um saco para criar um microclima de estufa, de modo que as mudas do cipreste Lavson Columnaris se enraízem bem.
Demora cerca de 1-1,5 meses para as raízes aparecerem. O sucesso pode ser avaliado quando novas agulhas apareceram. As mudas são transferidas para um local permanente na próxima primavera.
Doenças e pragas
O cipreste de Lawson por natureza tem boa imunidade, raramente fica doente, praticamente não é afetado por pragas. No entanto, se você cuidar dele incorretamente, ele sofrerá de várias doenças fúngicas. A planta enfraquecida é atacada pelo inseto cochonilha e pelo ácaro-aranha.
A planta infectada é imediatamente visível - as agulhas ficam amarelas, esfarelam. Para evitar a propagação de insetos, eles são pulverizados com preparações acaricidas. O tratamento é repetido após 10-14 dias. É melhor usar ferramentas complexas.
O sistema radicular sofre de irrigação inadequada ou local de plantio malsucedido. De água estagnada, ele começa a apodrecer. A muda é desenterrada, cuidadosamente examinada, todas as partes afetadas das raízes são removidas para o tecido saudável. Em seguida, eles são tratados com fungicidas. Você precisa plantar o cipreste Columnaris em um novo local, levando em consideração todas as regras.
Conclusão
O cipreste Columnaris de Lawson é a melhor decoração para o jardim. Agrada aos olhos com agulhas brilhantes durante todo o ano, fica bem em plantações em grupo e individuais. Embora seja uma planta caprichosa, você pode aprender como cuidar dela adequadamente.