Privet: foto e descrição

Privet é descrito como um gênero completo de arbustos e pequenas árvores que crescem na Europa, Ásia, bem como no Norte da África e na Ásia. Fotos e descrições do arbusto de alfena são semelhantes ao lilás conhecido na Rússia. Isso não é surpreendente - as plantas são parentes próximos. As plantações deste tipo são amplamente utilizadas em projetos paisagísticos. Eles podem receber facilmente quase qualquer forma, mas em um estado não cortado. arbusto parece muito despenteado. Alfeneiro Evergreen é mais popular entre os profissionais de paisagismo.

Alfeneiro de descrição

Este gênero inclui variedades decíduas e perenes de arbustos e pequenas árvores. Mais de 50 tipos de ligustro são conhecidos pelas descrições. É despretensioso de cuidar, cresce bem na sombra e, por isso, se difundiu no paisagismo. Na maioria das vezes, o arbusto é usado como uma cerca viva.

Folhas de alfeneiro

A descrição das folhas do arbusto indica que são pequenas. A superfície é coriácea, brilhante. As folhas são ovais, com até 6 cm de comprimento, podendo o arbusto, dependendo da variedade, perder as folhas nos períodos de frio ou permanecer perene. Também existem tipos mistos, quando a planta perde parcialmente a folhagem.

Alfeneiro em floração

As flores do arbusto ornamental são brancas, coletadas em panículas. O aroma durante a floração é forte mas agradável. Após a floração, os frutos são formados. A floração começa no início de junho. Se o clima for quente, a floração pode começar uma ou duas semanas antes. Todo o período dura três meses. Alfeneiro florescendo sempre atrairá a atenção com seu aroma, mas em algumas variedades é muito forte.

Durante o período em que as flores se formam no arbusto, elas se tornam especialmente decorativas e de aparência agradável. A descrição do arbusto compara suas flores com a neve que cobre os galhos até o topo.

Bagas de alfeneiro

As frutas são de cor preto-azulado. Eles permanecem no mato durante o inverno. Os frutos são conhecidos popularmente como "bagas de lobo". Cada baga contém de 1 a 4 sementes, os próprios frutos têm formato redondo.

Altura do alfeneiro

Altura de um e meio a três metros, dependendo da espécie específica. Existem variedades de anões com 60–100 cm de altura e a altura pode ser ajustada por poda. A principal vantagem do alfeneiro é que pode ser dado absolutamente qualquer forma cortando: uma bola, um cone, uma pirâmide.

É alfeneiro venenoso ou não

As bagas e folhas do arbusto são consideradas venenosas. Pessoas e animais podem ser envenenados. As bagas contêm glicosídeos tetroides, que causam envenenamento, principalmente quando consumidos em grandes quantidades. Nesse caso, a casca e algumas outras partes do arbusto são utilizadas para fins medicinais. Mas é importante saber a receita exata e usá-la estritamente de acordo com a receita. O fato de que o ligustro é venenoso é importante lembrar para quem tem filhos pequenos na família, para que decorar o local não seja perigoso para eles.

Os principais sintomas de envenenamento: cólicas, fraqueza, diarreia. Então, a perda de coordenação de movimentos e convulsões é possível.Em muitos casos, a morte é possível.

Alfeneiro em paisagismo

O arbusto de ligustro é encontrado em muitas fotos de paisagismo. Para decorar terrenos, é utilizado tanto por profissionais como por amadores. Existem muitas fotos de ligustro no porta-malas e também em esculturas. O arbusto fica ótimo em plantações individuais e em composições de grupo. Seu uso é popular em sebes. A variedade de espécies permite escolher um arbusto com uma altura ideal para o proprietário do sítio. Esta planta caracteriza-se pela sua utilização em topiária, bem como em escorregas alpinos a uma altura média. Alfeneiro é encontrado em toda parte como uma cerca.

Tipos e variedades de ligustro

Um grande número de variedades permite-lhe escolher a sua própria decoração adequada a todos os gostos. Para os amantes de joias perenes, existem variedades com folhas que não caem que farão as delícias dos olhos mesmo no inverno. Os tipos de ligustro diferem em tamanho, espalhamento da coroa, comprimento da inflorescência e outros parâmetros.

Alfeneiro de ouro

Esta variedade é considerada uma das mais populares no paisagismo. É um tipo de arbusto japonês ou de folhas ovais. A planta é semi-perene, ou seja, a folhagem do arbusto cai parcialmente. As folhas são brilhantes, o arbusto fica lindo mesmo no inverno. Cresce bem em qualquer condição, não gosta de solo úmido. Ele adora luz, por isso é melhor escolher uma área iluminada com um mínimo de sombra. As folhas são brilhantes, de formato oval, com 6 cm de comprimento e nas bordas as folhas apresentam uma orla dourada.

A casca é marrom acinzentada. As bagas são pretas, brilhantes, venenosas para os humanos. O ligustro dourado tolera com calma os ventos, portanto não é necessário plantá-lo em encostas intemperizadas.

Alfeneiro brilhante

Alfeneiro brilhante cresce na China, Coréia, Japão. Este arbusto parece uma árvore compacta. A face frontal das folhas é brilhante, as próprias folhas têm 15 cm de comprimento, o comprimento das inflorescências é de 18 cm, o arbusto floresce durante três meses. Esta é uma das variedades mais resistentes à geada, que pode tolerar perfeitamente geadas de até -15 ° C. Mas com uma queda maior de temperatura, será necessário cobrir o arbusto para que sobreviva a um inverno muito frio.

Alfeneiro variegado

Este é um tipo de alfeneiro chinês. Uma característica - as folhas são longas, pontiagudas e com campos dourados. No alfeneiro de folhas amarelas, as flores aparecem no outono. O arbusto floresce em branco com uma tonalidade cremosa. Difere em um aroma muito agradável durante a floração. Mas, pela primeira vez, o arbusto vai se deliciar com flores apenas 3 anos após o plantio. Esta variedade de ligustro também adora muita luz solar e requer a escolha de um local com um mínimo de sombra para plantá-la. Uma das variedades arbustivas de crescimento mais rápido, atinge os dois metros de altura. Freqüentemente usado como uma cerca viva.

Alfeneiro Japonês

Esta espécie é encontrada naturalmente no Japão e na Coréia, daí o nome. Usado para ikebana no Japão. Ela cresce até quatro metros de altura. Mas na natureza pode crescer até 8 metros, mas o diferencial é que essa árvore cresce lentamente. A coroa é compacta e densa. Este arbusto é fácil de moldar. As folhas pequenas são verdes escuras. O ligustro japonês tem parâmetros de alta resistência ao frio, por isso cresce bem em muitas regiões da Rússia. As flores da variedade japonesa são brancas, mas o cheiro não é muito agradável.

Alfeneiro Sinensa

Pequeno arbusto, nativo da China. Este é um tipo de alfeneiro comum. Nas condições da Rússia Central, ela cresce até dois metros, não mais, embora em um clima mais quente este belo arbusto possa crescer até 5 metros. Resistente à geada, pois pode suportar geadas de curta duração até -30 ° C no inverno. Mas o Sinensa pode resistir a essas geadas apenas por um curto período. Se o inverno for muito frio, o arbusto terá que ser coberto.

Na concepção paisagística, este tipo de ligustro é utilizado como sebe baixa, em esculturas topiárias, em forma de bolas, quadrados e outras formas.

Privet Argentum

Ligustrum ligustrum da variedade Argentum é uma planta maravilhosa. Ela floresce em junho-julho e atinge cerca de um metro e meio. Tolera perfeitamente doenças e pragas, além de um corte de cabelo fácil e bonito. O arbusto tem esse nome devido à cor das folhas, que parecem polvilhadas com neve branca.

A variedade distingue-se pela tolerância à seca, tolera perfeitamente regas raras. Não gosta de solo muito úmido.

Privet Atrovirens

Esta é uma variedade comum de ligustro comum. Floresce de junho a julho, mas as flores brancas têm um odor muito pungente. O arbusto tem brotos retos. Este é um arbusto semi-perene que cresce até 4 metros de altura. As folhas são brilhantes, de cor verde escura e, no inverno, mudam para uma tonalidade marrom-arroxeada. Mas na primavera, essas folhas caem. As frutas são pretas, brilhantes com algumas sementes. Em geral, a planta é considerada despretensiosa, mas a sombra nem sempre tolera bem.

Privet Molodushka

Esta variedade é um arbusto de folha caduca. A copa é arredondada em até 5 metros de altura. Os ramos do arbusto são finos e curvos. As inflorescências são coletadas em panículas de até 20 cm de comprimento. As flores são brancas, o aroma é agradável. O arbusto floresce mais tarde do que outras variedades, no final do verão e início do outono. Os frutos são brilhantes, preto-púrpura, ovóides. Não gosta de solos úmidos e argilosos. Tolera invernos gelados, adora o calor, mas ao mesmo tempo é resistente à seca. Se congela no inverno, geralmente se recupera facilmente na primavera. Cresce rápido, tolera bem o corte de cabelo.

Plantar e sair

Para que o arbusto ornamental por muito tempo agrade aos olhos do proprietário e enfeite o local, é preciso plantá-lo e cuidar dele corretamente. É importante escolher o local e o horário de pouso ideais. O local pode depender da espécie, mas as condições gerais de cuidado são quase as mesmas, não havendo grandes diferenças na rega e poda para as diferentes espécies. A limpeza é um aspecto obrigatório, caso contrário o arbusto ficará muito descuidado e maltratado.

Regras de pouso

O alfeneiro de jardim é uma planta cultivada, por isso, na hora de plantar, é preciso escolher e preparar um local. Em primeiro lugar, você precisa encontrar um lugar. O arbusto não tem medo de ventos e pode crescer à sombra. Quanto ao solo, o ligustro não é caprichoso, mas é melhor não cultivá-lo em solos ácidos, arenosos e secos ou adicionar uma mistura mais nutritiva. Ao escolher um local, deve-se ter em mente que o arbusto deve estar a um metro de distância das árvores ou edifícios mais próximos.

É ideal preparar a seguinte mistura para o plantio: 2 partes de húmus, 3 partes de grama, 1 parte de areia. O plantio é melhor feito na primavera, até que os botões se abram. Mas no outono, o plantio de ligustro também é permitido. É importante que ela tenha tempo para criar raízes antes da primeira geada.

A cova para plantio tem 65 cm de largura e 35 cm de profundidade, mais precisamente, a profundidade deve ser determinada pelo tipo de raiz da muda. A fossa deve ser ligeiramente mais profunda e mais larga que o sistema radicular. Despeje água no fundo do buraco cavado e, em seguida, despeje uma camada de entulho para drenar. A espessura da camada é de 20 cm, é melhor adicionar nitroammofoski à composição de nutrientes preparada e deitar uma pequena quantidade no orifício, de preferência com um montículo. De cima, espalhando cuidadosamente as raízes, defina a muda. Em seguida, adicione o resto da fórmula.

De acordo com as regras de plantio, dentro de 30 dias após o plantio, a terra ao redor da muda não deve secar, e aí é colocada cobertura morta, na maioria das vezes turfa. Você também pode usar palha para cobertura morta.

Para a confecção de sebes, recomenda-se o plantio de mudas não em covas, mas em valas. A distância entre os arbustos é de 40 cm, sendo este o parâmetro ideal para que a sebe obtenha a densidade desejada.

Regar e alimentar

A maioria das variedades de ligustro tolera bem a seca e não gosta de solo alagado.Portanto, não é recomendável regar o arbusto com muita frequência. Se houver chuva suficiente no verão, a rega não será necessária. Se o verão for seco, raramente é necessário regar, mas o suficiente. Pelo menos três baldes de água devem ser despejados sob cada arbusto. Ao mesmo tempo, quatro irrigações são suficientes por temporada.

A planta precisa ser alimentada na primavera. Devem ser fertilizantes orgânicos. Basta colocar um balde de húmus ou composto embaixo de cada arbusto. Se árvores ornamentais e arbustos de alfeneiro forem usados ​​em uma sebe, o fertilizante deve ser distribuído sob cada arbusto. No topo você pode adicionar superfosfato granular. A cobertura é polvilhada com terra, é imperativo regar a muda.

Afrouxamento e cobertura morta

A camada superior da terra deve ser afrouxada regularmente. Para que o ar penetre melhor nas raízes, menos arbustos ficam expostos a doenças, especialmente aquelas associadas à alta umidade. Inicialmente, no momento do plantio, a terra deve ser bem cavada para que fique macia e solta.

A cobertura morta ajuda a reter a umidade, protege a planta da geada. Portanto, é imperativo aplicar cobertura morta ao ligustro um mês após o plantio e no outono, antes das geadas de inverno.

Poda

A poda é o aspecto mais importante do cuidado do alfeneiro. Esta planta ornamental é de crescimento rápido e, portanto, a poda formativa é necessária regularmente. Ao contrário de muitos outros arbustos ornamentais, o ligustro deve ser podado no ano de plantio. Esta primeira poda consiste em aparar as pontas dos rebentos.

Quando os brotos crescem 15–20 cm, eles são encurtados novamente. Isso tornará o arbusto mais exuberante. A poda será necessária durante os primeiros dois anos de vida do arbusto.

As sebes de alfeneiros são aparadas duas vezes por ano, em maio e agosto. Tal como acontece com todas as plantas, a poda higiênica é importante para o ligustro, que é realizada para remover ramos doentes e congelados. Este corte de cabelo é realizado no início da primavera. Depois de remover todos os ramos doentes, os ramos restantes são cortados por outro terço.

Preparando-se para o inverno

Privet tolera facilmente invernos relativamente quentes. Algumas variedades são capazes de resistir a fortes geadas. É importante preparar o arbusto para o inverno, de modo que durante a poda sanitária não seja necessário cortar meio arbusto na primavera. Na preparação para o inverno, você precisa cobrir a planta com cobertura morta. É ideal fazer isso com turfa ou palha. Espessura da camada - 15 cm Assim que cair neve suficiente, recomenda-se dobrar o número máximo de ramos até ao solo e borrifá-los com neve. Sob uma cobertura de neve espessa, há uma melhor chance de evitar o congelamento dos brotos.

Reprodução de ligustro

O arbusto de ligustro se reproduz de várias maneiras:

  • sementes;
  • camadas;
  • estacas;
  • sugadores de raiz.

O processo mais trabalhoso é considerado o processo de cultivo do alfeneiro decorativo a partir da semente. Portanto, a propagação por estacas e camadas são métodos mais populares. Mas cada método tem um grande número de vantagens e desvantagens, então os jardineiros amadores escolhem o método de criação de sua preferência. Mas para conhecer melhor todas as técnicas de criação.

Propagação de ligustro por estacas

O método mais utilizado por ser simples e acessível. As estacas cortadas no verão enraízam-se melhor. Para isso, não só os rebentos jovens são adequados, mas também os saudáveis ​​do ano passado. Praticamente não há problemas com eles. O comprimento ideal é de 10 a 12 cm. A estaca é plantada para enraizar em solo com grama com superfície arenosa. O corte deve ser plantado no solo em um ângulo de 45 graus. Basta inserir uma estaca com 5 cm de profundidade na planta, para um enraizamento de qualidade requer-se uma humidade constante e uma temperatura de 20-25 ° C. Para criar boas condições, muitos jardineiros usam garrafas de plástico sem gargalo, que cobrem as mudas. As primeiras raízes aparecem dentro de um mês, e 90 dias após o plantio, a estaca já possui o sistema radicular desenvolvido.Em seguida, as mudas podem ser transplantadas para um recipiente maior e cultivadas até a altura de 60 cm, só então as mudas podem ser enviadas com segurança para um local permanente no jardim.

Camadas

Isso é menos incômodo do que cultivar mudas. Quase todas as variedades de ligustro podem ser propagadas por camadas. O algoritmo de ações é simples:

  1. Escolha o galho mais forte e dobre-o até o chão.
  2. Uma pequena incisão deve ser feita na parte que será cavada.
  3. Comprometa o ramo.
  4. Polvilhe com terra, despeje o esfagno por cima.
  5. Não enterre a parte superior do galho.
  6. O musgo deve ser sempre mantido úmido.

Se as mudas criarem raízes, o galho do arbusto crescerá. Isso é um sinal de que o enraizamento foi bem-sucedido. Você pode separar e plantar mudas de arbustos na próxima primavera.

Se não houver vontade de pingar, basta fazer alguns arranhões no galho e colocar essa parte em um saco plástico com um solo umedecido e nutritivo. Sele ou feche a embalagem. Usando este método original, você pode obter várias camadas de um arbusto de uma vez.

Sementes

Deve-se notar imediatamente que as sementes de alfeneiro têm uma baixa taxa de germinação. É por isso que esse método é considerado muito demorado e caro. Mas esse método também tem fãs. As sementes podem ser colhidas de frutos que surgem após 6 anos de vida do arbusto.

Para propagação por sementes, é necessário selecionar as maiores e colocá-las na água. Somente as sementes que irão afundar devem ser deixadas para reprodução. No outono, em outubro, as sementes são plantadas no solo para que apenas os exemplares mais fortes permaneçam no inverno. Exatamente um ano depois, aparecerão os primeiros brotos.

Doenças e pragas

Alfeneiro e todas as variedades de arbustos são plantas que não são suscetíveis a praticamente nenhuma doença. Das doenças para o arbusto são perigosas: oídio, mancha verde acinzentada ou escura. Normalmente, o aparecimento de tais patologias indica um aumento da acidez do solo. Basta tratar a planta com preparações especiais a tempo e remover os brotos doentes.

Pragas que costumam aparecer no mato:

  • pulgão;
  • tripes;
  • ácaro-aranha;
  • escudo.

Para prevenir o aparecimento de pragas, é necessário tratar o arbusto duas vezes por ano com preparações complexas para pragas.

Conclusão

Pouca gente conhece a foto e a descrição de um arbusto de alfena, já que essa planta é conhecida popularmente por wolfberry. Mas esta é uma planta ornamental deslumbrante que pode decorar qualquer área. Alfeneiro é usado na arte do bonsai, e o Ikebana é feito no Japão. Na Europa, cercas e sebes são formadas em muitos locais de alfeneiro. Mas mesmo em esculturas únicas, esta planta pode ser encontrada com frequência. É fácil de cortar, cresce rápido, é despretensioso no cuidado, não é suscetível a um grande número de doenças. Portanto, ele tem cada vez mais fãs a cada ano.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção