Contente
A demanda por um limpa-neve surge no momento em que uma grande área precisa ser limpa após uma nevasca. Os preços desses equipamentos fabricados na fábrica são bastante altos, por isso os artesãos tentam fabricá-los por conta própria. O principal mecanismo de funcionamento do soprador de neve é a broca. Para fazer isso, você precisa de plantas precisas. Erros nos cálculos farão com que o soprador de neve seja jogado para os lados durante a operação. Agora veremos como fazer uma broca faça-você-mesmo para um soprador de neve a partir de chapa de aço e uma correia transportadora.
Projeto do trado e princípio de sua operação
Não é difícil montar um soprador de neve de parafuso com suas próprias mãos. Aqui é importante manter a mesma distância entre as facas em espiral para que a máquina não balance durante a operação. Em ação, esses produtos caseiros são acionados por motor elétrico ou motor de cultivador, motosserra e outros equipamentos semelhantes. A própria estrutura do trado pode servir como um acessório para um trator portátil.
Os sopradores de neve Auger vêm em duas variedades:
- O soprador de neve de estágio único é equipado com uma única lâmina espiral. Além disso, eles consistem em duas partes, e entre elas existem lâminas de arremesso. Enquanto a máquina está se movendo, a caçamba corta a camada de neve e ela cai sobre o mecanismo de trabalho. Lâminas em espiral giratórias esmagam a neve e a espalham até o centro do corpo. Existem lâminas rotativas que o empurram para o bocal. A distância de lançamento da neve depende da velocidade de rotação da broca. Normalmente, esse número é de 4 a 15 M. As lâminas do trado são planas e serrilhadas. A primeira opção é usada para neve solta recém-caída. Em uma versão caseira, esse mecanismo geralmente é feito de uma correia transportadora. Lâminas serrilhadas são usadas para limpar neve congelada e compactada.
- Os sopradores de neve de dois estágios também são equipados com uma verruma. Mas esta é apenas a primeira etapa do mecanismo, ajudando a esmagar e jogar a neve para fora. O segundo estágio são as pás do rotor. Eles se projetam um pouco acima da broca e ajudam a moer a neve com mais cuidado e, em seguida, jogam-na fora pela manga.
A maneira mais fácil é montar um soprador de neve de um estágio com suas próprias mãos, e será o suficiente para lidar com a neve no quintal de maneira eficaz.
Preparação de um esquema e materiais para a fabricação de um soprador de neve de estágio único
O diagrama mostrado na foto ajudará na montagem correta do soprador de neve. Nele, é preparado o material necessário para o trabalho e dele recortam-se lacunas. Então, vamos lidar com cada elemento de design em ordem:
- Usualmente soprador de neve caseiro fabricado com largura de 50 cm. Para seu funcionamento eficiente, é necessário qualquer motor com potência mínima de 1 kW.
- O corpo do limpa-neve é dobrado em chapa de aço com espessura de 1–2 mm. As laterais podem ser costuradas com compensado de 10 mm. No entanto, deve ser lembrado que esta parte da caixa suporta a maior parte da carga. O próprio rotor com rolamentos é fixado nas prateleiras laterais. O melhor de tudo é fazê-los de metal ou PCB espesso.
- A broca é baseada no eixo. Para a sua fabricação, pode-se levar um tubo de metal com diâmetro de 20 mm. As lâminas de arremesso são cortadas em chapa de aço com 5 mm de espessura ou um pedaço de canal. As facas serão mais confiáveis em chapas de metal com espessura de 2 mm. Às vezes, eles são feitos de uma correia transportadora de 10 mm ou cortados de um pneu velho de carro. Dois pinos precisam ser esculpidos no eixo.Os rolamentos se encaixam no número 203 ou 205. Encontre dois cubos para eles, que serão aparafusados nas prateleiras laterais do corpo do soprador de neve. A broca é acionada por meio de uma correia ou corrente. Dependendo da escolha, você precisará de uma polia ou roda dentada. Os rolamentos do sem-fim são adequados apenas para o tipo fechado.
- A estrutura do soprador de neve é montada a partir de um canto de metal. Se a estrutura não for uma dobradiça para um trator autônomo, mas funcionar como uma máquina, um local para a instalação do motor será fornecido no chassi. O cabo em forma de U é dobrado para fora de um tubo com um diâmetro de 15–20 mm.
- A manga de remoção de neve pode ser feita de tubos de PVC com um diâmetro de 150 mm ou dobrados em aço galvanizado.
Para facilitar a movimentação do soprador de neve do trado na neve, ele é colocado em esquis. Eles podem ser feitos de um canto de metal enrolando as bordas ou cortando corredores de madeira de uma placa grossa.
Soprador de neve de estágio único sem fim e conjunto do corpo
A fabricação do soprador de neve do trado começa com o quadro. Seu design é uma reminiscência de um trenó infantil. Se disponíveis, eles podem ser usados no lugar da estrutura. Apenas os trenós precisam de aço, não de alumínio. Uma estrutura de soprador de neve feita em casa é soldada em cantos de metal. As dimensões de todos os elementos são mostradas no diagrama. Como resultado, deve-se obter uma construção com dimensões de 700x480 mm.
A coisa mais difícil em fazer um soprador de neve é a broca. Primeiro, o material para as facas em espiral é preparado. Quer seja aço ou borracha de uma correia transportadora, o processo é o mesmo:
- Quatro discos são cortados do material preparado com uma serra de vaivém. Seu diâmetro deve ser menor que o semicírculo do corpo do soprador de neve. De acordo com nosso esquema, esse número é 280 mm.
As lâminas do sem-fim são feitas de dois lados e são colocadas em um ângulo em relação às lâminas de lançamento. - Um furo é feito no centro de cada disco igual à espessura do eixo. Em nosso exemplo, um tubo com diâmetro de 20 mm é obtido.
- Os anéis resultantes são cortados em um lado, após o qual as bordas são esticadas em diferentes direções. Como resultado, você deve obter quatro elementos espirais idênticos.
- Agora é hora de fazer um eixo com o tubo. Primeiro, duas lâminas são soldadas estritamente no centro. Eles são colocados um contra o outro. Os munhões para rolamentos são soldados nas extremidades do tubo.
- As lâminas de metal da broca são simplesmente soldadas ao tubo. Para facas de borracha, os fixadores de placas de metal com orifícios são soldados no eixo. Os elementos são conectados com parafusos.
- Os rolamentos são montados nos munhões de parafuso. Um deles deve ser mais longo. Uma polia ou roda dentada é colocada neste pino, dependendo do tipo de acionamento.
A broca está pronta e agora é a hora de montar o corpo do soprador de neve:
- Para o elemento principal do balde, pegue uma folha de metal com uma largura de 500 mm e dobre um semicírculo a partir dela. Em nosso caso, o diâmetro do arco do elemento resultante deve ser de pelo menos 300 mm. Em tal balde, as lâminas do sem-fim com um diâmetro de 280 mm irão girar livremente.
- As prateleiras laterais do balde são cortadas em metal, madeira compensada ou PCB. Os cubos dos rolamentos são colocados no centro.
No final, falta montar a caçamba das peças e instalar a broca em seu interior. As lâminas devem girar livremente à mão, sem engatar no corpo da caçamba.
Se o trado de neve não for um acessório para o trator de passeio, então continuamos a montar a estrutura. Primeiro, os suportes do motor são fixados na estrutura. É melhor torná-los ajustáveis para suportar a tensão do acionamento por correia. Os esquis são fixados na parte inferior da estrutura. Se forem de madeira, para melhor deslizamento, a superfície pode ser estofada com plástico.
Um bico é cortado na parte superior do centro do corpo da caçamba do soprador de neve. O buraco deve estar exatamente alinhado com a posição das palhetas de lançamento. Um tubo de ramificação é fixado ao bocal e uma manga de escapamento de neve é colocada nele.
A caçamba do soprador de neve acabada é aparafusada à estrutura com esquis. A alavanca de controle é soldada na parte traseira. O motor também é aparafusado ao quadro. Uma polia ou um asterisco é colocado no eixo de trabalho e um acionamento com um parafuso é feito. Os suportes ajustáveis do motor tensionam a correia ou a transmissão por corrente.
Antes de começar, o soprador de neve acabado é girado manualmente pela broca ou polia. Se tudo estiver girando normalmente sem prender, você pode tentar dar partida no motor.
Fabricação de um soprador de neve de trado de duas fases
O soprador de neve de dois estágios é difícil de fabricar. Freqüentemente, esse tipo de bico é usado para trabalhar com um trator manual. Graças ao rotor com lâminas, a captura da neve é melhorada e o alcance do seu lançamento através da manga aumenta para 12–15 m.
Na fabricação de um projeto de dois estágios, o soprador de neve do trado é montado primeiro. Já consideramos o princípio de sua fabricação, por isso não nos repetiremos. Para refrescar a memória, sugerimos apenas olhar para o diagrama do soprador de neve do trado na foto.
A próxima foto mostra o diagrama de um soprador de neve de dois estágios. Aqui, o número 1 denota o sem-fim e o número 2 denota o rotor com pás.
Ao fabricar por conta própria um soprador de neve com trado de dois estágios, você precisará de desenhos precisos de todos os elementos estruturais. Na foto, sugerimos olhar o diagrama, que mostra uma vista lateral.
Para fazer um rotor, você precisa encontrar um tambor. Pode ser feito de um cilindro de gás antigo ou outro recipiente cilíndrico. Esta será a carcaça do rotor. Além disso, ele é conectado ao balde do soprador de neve do trado onde o bico está localizado. O próprio rotor é um eixo com rolamentos, sobre o qual é colocado um impulsor com pás. Você pode coletá-lo de acordo com o esquema proposto.
Para o trator autônomo, o bocal do sem-fim de dois estágios é preso ao suporte rebocado na estrutura. O acionamento é feito por meio de correias e polias.
Ao trabalhar com um soprador de neve, o trator de passeio se desloca a uma velocidade de 2 a 4 km / h. A faixa de lançamento de neve depende da velocidade de rotação do sem-fim e do impulsor do rotor.
O vídeo mostra o ciclo completo de produção do soprador de neve do trado:
É razoável se dedicar à fabricação de sopradores de neve sem-fim se uma grande área tiver que ser limpa anualmente. A técnica é simples no design e praticamente não quebra. Você só precisa se certificar de que nenhuma pedra grande ou objeto de metal entre no balde.