Contente
Existem muitos desenhos e designs, como fazer um soprador de neve Faça Você Mesmo e esta coleção está em constante crescimento. Isso se deve ao desempenho exclusivo da técnica, já que cada artesão faz seus ajustes. Uma regra permanece inalterada para produtos caseiros. Os usuários recomendam a montagem de uma máquina de trado de estágio único para residentes da faixa do meio. A unidade de rotor de parafuso de dois estágios é mais difícil de montar, mas tem um alto desempenho. É ideal ter um soprador de neve para residentes de regiões nevadas.
Características do dispositivo de equipamento de remoção de neve
Qualquer soprador de neve faça você mesmo criado pode ter pequenas diferenças no design dos mecanismos que tornam as máquinas exclusivas. Mas o artesão monta as principais unidades de trabalho usando um esquema já desenvolvido. Para pesquisar esse projeto, basta mergulhar na Internet ou entrar em contato com um amigo que já fez um soprador de neve para a casa.
Vamos começar uma visão geral do dispositivo soprador de neve com o motor. Pode ser elétrico ou a gasolina. A máquina com motor elétrico é mais fácil de fabricar, mais econômica de operar e requer pouca ou nenhuma manutenção. Um soprador de neve com motor a gasolina é muito mais potente, não tem medo da umidade, além disso o carro torna-se móvel devido à falta de fixação na saída.
Uma característica do dispositivo de limpeza de neve é a presença de um rotor ou trado. Os modelos combinados possuem ambos os nós. O rotor é um impulsor com pás girando em rolamentos dentro de uma caixa de aço. É fácil de fazer. Mais difícil para os sopradores de neve fazerem parafuso... Aqui você precisa desenvolver desenhos.
A sequência de montagem do trado é a seguinte:
- O eixo é feito de um tubo soldado nas extremidades do munhão do mancal e duas placas retangulares de aço no centro. Essas serão as omoplatas.
- Quatro discos com diâmetro de 280 mm são cortados de borracha espessa ou aço com espessura de 2 mm.
- Um orifício é feito no centro de cada peça, igual à espessura do eixo, após o qual um lado do anel resultante é serrado.
- Uma espiral é dobrada a partir do disco de corte e fixada ao eixo. No lado esquerdo, dois discos são colocados com giros direcionados às lâminas. Faça o mesmo no lado direito do eixo.
Os rolamentos nº 203 ou outro tamanho adequado são instalados nos munhões. Para prender o sem-fim sob os mancais, os cubos são feitos de seções de tubo. As peças de trabalho são aparafusadas às prateleiras laterais do corpo do receptor de neve.
O balde de neve é feito de chapa de aço. Para isso, pegue uma tira com 500 mm de largura e dobre-a em um arco de 300 mm de diâmetro. As laterais podem ser costuradas com compensado ou metal. Um orifício com um diâmetro de 160 mm é feito no centro da parte superior do receptor de neve, ao qual uma manga é fixada para ejetar a neve. A estrutura acabada é instalada no quadro. É soldada em cantos de metal.
Agora resta para o soprador de neve criar uma unidade. Ou seja, você precisa fazer o sem-fim girar. Existem várias opções para fazer você mesmo a unidade:
- O soprador de neve do trado giratório pode ser equipado com uma caixa de engrenagens. Ele é instalado no lugar das lâminas e o eixo do parafuso é feito de duas metades.
- A transmissão por correia é fornecida por duas polias.Um fica na tomada de força do motor e o outro é montado no eixo do sem-fim.
- A transmissão por corrente é organizada de forma semelhante à transmissão por correia, apenas rodas dentadas de uma motocicleta ou bicicleta são usadas em vez de polias.
- Se um soprador de neve caseiro montado com suas próprias mãos como um bocal para um trator de passeio, você pode fazer uma transmissão combinada. Nesse caso, o eixo do motor é conectado à engrenagem intermediária por um acionamento por correia e o torque do eixo da engrenagem ao sem-fim é transmitido por um acionamento por corrente. O princípio de tal conexão é mostrado na foto.
De todas as opções, a transmissão por correia é considerada a mais simples, por isso é mais frequentemente instalada por artesãos em seus sopradores de neve.
Exemplos de sopradores de neve feitos pelo próprio
Agora veremos como um soprador de neve "faça você mesmo" é montado com um motor de vários equipamentos e também consideraremos a opção de um bico para um trator de passeio.
Soprador elétrico de neve
Um modelo elétrico de um soprador de neve é mais adequado para uma casa de verão, onde raramente e em pequenas quantidades é necessário remover a neve. Normalmente, em vez de um parafuso, essas máquinas são equipadas com um rotor que funciona segundo o princípio de um ventilador. Depois que a neve é capturada pelas palhetas-guia, as pás do ventilador misturam-se com o ar e sob pressão são lançadas pela manga de saída.
O projeto do rotor é simples. Pode ser feito conforme desenho.
Para o impulsor, um disco de metal é retirado e as lâminas de uma tira de aço são soldadas nele. Pode ser de 2 a 5 peças. O eixo é girado em um torno de uma barra de aço. Dois rolamentos são montados nele junto com os cubos.
Para o corpo do caracol, uma parte do barril de metal é cortada do lado inferior com uma altura de 150 mm. Um orifício é feito na lateral, onde um tubo de ramificação é soldado para a fixação da manga. Um orifício é feito no centro do fundo, o eixo do rotor é inserido de forma que fique dentro da voluta. Um impulsor é colocado nele. Os cubos do rolamento do rotor são aparafusados na parte inferior do cilindro pelo lado externo da voluta. Duas folhas retangulares são soldadas na frente da caixa. As palhetas agarrarão a neve e o ventilador irá sugá-la, moê-la e jogá-la fora.
O mecanismo do rotor acabado é colocado na estrutura, conectado por uma correia com um motor elétrico, e as rodas de um carrinho de mão são usadas como engrenagem de rolamento.
Soprador de neve com motor a gasolina
Os sopradores de neve movidos a gasolina são geralmente feitos com mecanismo de sem-fim ou combinados. A primeira opção é muito mais simples. Consideramos a fabricação do parafuso acima. Para um soprador de neve combinado, você precisa montar adicionalmente o rotor como foi feito para o modelo elétrico. Apenas as palhetas-guia não são soldadas à carcaça do rotor. Ele é conectado à parte traseira do coletor de neve do trado.
O motor se encaixa em qualquer motor refrigerado a ar. Pode ser dois tempos ou quatro tempos. A estrutura de um carro sem propulsão própria é colocada nos esquis. Será mais fácil para o operador empurrar o removedor de neve sobre uma cobertura espessa. Se a potência do motor permitir que você faça uma máquina autopropelida, será necessário fixar as rodas ao chassi e conectá-las com uma transmissão à tomada de força do motor.
Engate em um trator de passeio
O soprador de neve mais simples é um engate em um trator de passeio. Se há uma unidade de tração no pátio, por que criar outra máquina com acionamento estacionário. Como dobradiça, é necessário fazer um mecanismo de parafuso com lâminas para ejetar a neve. O corpo do receptor de neve é colocado na estrutura. Os esquis são fixados por baixo. Na parte traseira do chassi são soldados os fixadores, com o auxílio dos quais a bica será acoplada ao trator de passeio.
O acionamento é realizado por correia. A velocidade de rotação do sem-fim pode ser ajustada selecionando polias de diâmetros diferentes. Se isso não puder ser feito, você pode definir entre trator e sem-fim bico redutor intermediário. Isso reduzirá o rpm para a frequência desejada.
O vídeo mostra o trabalho de um soprador de neve caseiro:
Um soprador de neve feito em casa com seus parâmetros praticamente não difere dos análogos feitos na fábrica, mas custará ao proprietário várias vezes mais barato.