Contente
É muito difícil limpar a neve com pás comuns. Para uma mulher, adolescente ou idoso, limpar a área de montes de neve às vezes se torna um trabalho muito difícil. Para facilitar esse trabalho árduo, um eletropata é chamado. para remoção de neve... Este dispositivo irá mover rápida e facilmente até mesmo grandes "tampas" brancas para a área de armazenamento, limpando a área com alta qualidade. Ferramentas elétricas em várias configurações podem ser adquiridas a um preço muito razoável ou feitas à mão. Para obter informações atualizadas sobre como escolher um eletropata ou como fazê-lo você mesmo, consulte o artigo proposto.
Os principais elementos e o princípio de funcionamento de um eletropata
A escavadeira elétrica moderna para remover neve não tem nada a ver com as ferramentas tradicionais, exceto que o formato dessas ferramentas é um pouco semelhante. O design e as características técnicas de alguns modelos de eletropatas podem ser diferentes, mas o princípio de seu funcionamento é semelhante:
- Um motor elétrico com uma potência de 1000 a 1800 W aciona a broca, que, enquanto gira, remove a neve com uma pá.
- Sob a influência de um poderoso fluxo de ar, a neve coletada pela broca voa em uma determinada direção por 4-10 m para o lado.
- A escavadeira é controlada por meio de um cabo longo emborrachado com um botão de partida. Alguns modelos são equipados com alças telescópicas.
- Alguns eletropatas vêm com uma escova especial que pode ser instalada no verão para limpar as trilhas de pequenos detritos.
A escavadeira é uma ferramenta compacta com largura de trabalho de 25 a 40 cm, sendo a largura real da superfície tratada um pouco menor. A ferramenta só pode remover neve recém-caída, com uma camada de até 40 cm. O desempenho de várias escavadeiras elétricas varia de 80 a 140 kg / min.
Para operar a escavadeira elétrica, você precisa de acesso à rede elétrica. O cabo da ferramenta em si é bastante curto, então você precisa estocar um cabo de extensão para remover a neve. Vale ressaltar o peso significativo da ferramenta: em média, a escavadeira elétrica pesa cerca de 6 kg. Durante a operação, o corpo da escavadeira deve ser mantido 2-3 cm acima da superfície do solo. Isso ajudará a evitar danos à ferramenta no caso de uma colisão acidental com um obstáculo. Para não forçar os braços e as costas, você deve usar modelos com rodinhas nas quais você pode apoiar o instrumento e movê-lo livremente. Você pode ver a escavadeira e avaliar seu trabalho assistindo ao vídeo:
Vantagens e desvantagens da ferramenta
A principal vantagem de um eletropata é que ele pode facilitar significativamente o trabalho humano, limpando rapidamente a área após outra nevasca. Ao mesmo tempo, não importa em absoluto que tipo de alívio o site tenha. No entanto, o uso de uma escavadeira elétrica é limitado por algumas condições:
- você pode trabalhar com a ferramenta em uma temperatura não inferior a -250A PARTIR DE;
- a área da área a ser limpa não deve exceder 6 m2uma vez que a escavadeira elétrica não se destina ao uso contínuo de longo prazo;
- só será possível trabalhar com a ferramenta ao alcance do cabo de extensão;
- a escavadeira elétrica não consegue remover neve úmida ou compactada;
- o motor elétrico faz muito barulho durante o funcionamento, o que causa algum desconforto ao funcionário.
Ao comprar uma escavadeira elétrica, é necessário levar em consideração todas as características listadas, além de atentar para as características técnicas da ferramenta: quanto menor a potência do motor elétrico, mais delicada é a escavadeira.Por exemplo, uma ferramenta de 1000 W pode queimar ao trabalhar com neve compactada, porque a maioria dos modelos de sopradores de neve manuais não estão equipados com proteção contra superaquecimento.
O custo de um eletropata depende da potência, equipamento e marca do fabricante. Portanto, no mercado existem modelos com um preço de 5 a 10 mil rublos.
Regras de seleção
Obviamente, o principal critério para a escolha de uma escavadeira elétrica é a sua potência, porém, o material com que é feita também afeta a usabilidade e durabilidade da ferramenta. À venda você encontra pás elétricas com caixa de plástico. Eles são bastante leves e fáceis de usar. Ao mesmo tempo, o plástico de baixa qualidade pode ser significativamente danificado ao trabalhar sob forte geada ou ao bater em um obstáculo.
Uma alternativa ao plástico na fabricação de eletropatas pode ser o alumínio ou mesmo a madeira. As ferramentas de alumínio são as mais confiáveis, mas têm um custo relativamente alto. Pás elétricas de madeira são raras no mercado. Eles são mais frequentemente feitos por artesãos em suas oficinas.
Ao comprar uma escavadeira elétrica, você precisa prestar atenção não só ao material de que o corpo é feito, mas também ao material do parafuso:
- a broca metálica durante a operação danifica o revestimento de trilhos, plataformas;
- a broca de plástico freqüentemente quebra;
- um parafuso feito de borracha macia ou silicone é a melhor opção para uma escavadeira elétrica;
- a broca de plástico com almofada de borracha combina durabilidade de operação e delicadeza de limpeza.
Essas características do material devem ser levadas em consideração não apenas ao escolher um eletropata de fábrica, mas também ao fazer um produto com as próprias mãos. Você pode aprender mais sobre como fazer uma escavadeira elétrica para limpar a neve abaixo.
Ferramenta DIY confiável
Você pode fazer um eletropata confiável e de alta qualidade com suas próprias mãos. Ao mesmo tempo, um motor mais potente e um design adaptado aumentam a produtividade e melhoram a qualidade da remoção de neve.
Para fazer um eletropata, você precisará de:
- Motor elétrico. Um motor bifásico ou trifásico pode ser usado. Os desenhos a seguir propostos destinam-se a um motor trifásico com potência de 2,2 kW.
- Polia automotiva.
- 2-4 lâminas de aço, tamanho 12 * 15 cm Recomenda-se usar aço com espessura de pelo menos 3 mm.
- Folha de aço para fazer um corpo de pá.
- 4 parafusos М10.
- Tubo de esgoto e canto do mesmo diâmetro abaixo de 1200.
- Cantos de aço, 35 cm de comprimento, para a fabricação de corredores.
- Tubo com diâmetro de 20 mm para fabricação do botão de controle.
- Mudança de pacote.
Você pode fazer uma escavadeira elétrica com suas próprias mãos da seguinte forma:
- Pressione a polia do carro no eixo do motor.
- Solde as lâminas de metal na polia.
- Faça um corpo de metal ao redor das lâminas. Solde um cabo de neve em forma de cunha a ele.
- Aparafuse a carcaça resultante ao motor.
- Faça um orifício na carcaça do ventilador. Seu diâmetro deve ser igual ao diâmetro da tubulação de esgoto.
- Faça um furo do mesmo diâmetro em um bloco de madeira. Insira o tubo nele, fixe-o com parafusos auto-roscantes e fixe o bloco na caixa do ventilador de forma que o orifício na caixa do ventilador coincida com a localização do tubo.
- Solde os corredores e a alça para controlar a escavadeira elétrica ao corpo.
- Fixe a chave de lote no cabo da ferramenta.
Por analogia com a tecnologia proposta acima, é possível projetar um soprador de neve a gasolina.Se desejar, você pode fazer algumas modificações no design, adicionalmente equipar o eletropata com um farol, rodas ou outros elementos.
Uma escavadeira elétrica pode se tornar um auxiliar indispensável na casa, se for escolhida de maneira correta e operada com cuidado. Ela vai lidar perfeitamente com neve fresca, limpa caminhos de quintal, plataformas e até mesmo o telhado. Ao mesmo tempo, você precisa trabalhar com essa ferramenta regularmente, porque mesmo um pouco de neve endurecida ou derretida não estará mais sujeita a uma escavadeira elétrica. Muitos modelos de eletropatas são bastante frágeis e requerem uma abordagem delicada para funcionar. O projeto mais aceitável e confiável pode ser feito de forma independente. Fornecemos todas as informações necessárias para isso em nosso artigo.