Contente
Por muito tempo, a América do Sul permaneceu um continente isolado, no qual se formaram flora e fauna muito especiais. Os animais da América do Sul são muito diferentes da fauna de outros continentes. As chinchilas não são exceção.
O sistema digestivo desses animais alpinos foi formado em um clima árido e severo. As chinchilas estão adaptadas a comer alimentos muito ásperos e secos e não conseguem digerir alimentos suculentos. Como resultado da domesticação, o sistema digestivo dos animais mudou o suficiente para ser capaz de assimilar feno de alta qualidade. Embora hoje o alimento preferido sejam talos secos de cereais, comumente chamados de palha.
E hoje, em casa, o principal alimento das chinchilas é o feno. Mas muitas vezes é impossível encontrar feno em ambientes urbanos. Os donos de chinchilas cedem às garantias dos vendedores nas lojas de animais e compram ração para coelhos ou misturas de porquinhos-da-índia para os animais. Na verdade, pelotas de chinchila devem ser adequadas apenas para chinchilas. Este animal tem um trato gastrointestinal muito delicado e um fígado fraco. Os órgãos internos das chinchilas geralmente são incapazes de lidar com a alimentação de animais produtivos.
Se não houver grânulos especiais, os animais podem ser alimentados com uma mistura de cereais de flocos de vários cereais. A desvantagem dos pellets, da mistura de grãos e até do feno dos prados é que todos esses componentes da dieta são muito moles. Os dentes da chinchila estão adaptados para se alimentar de alimentos muito duros e estão em constante crescimento. Se um animal não consegue ranger os dentes, formam-se "ganchos" nos dentes, que ferem a língua e as bochechas e impedem o animal de se alimentar.
Portanto, um dos componentes que podem ser dados às chinchilas além da alimentação são os galhos e troncos das árvores frutíferas.
Você não pode dar:
- cerejas;
- ameixa;
- pêssego;
- cerejas;
- Damasco;
- cereja de pássaro;
- ramos de outras espécies de árvores do gênero ameixa.
Todas essas espécies de árvores contêm uma dose significativa de ácido cianídrico na casca e nas folhas. Sob a influência do suco gástrico, o ácido cianídrico se decompõe, transformando-se em cianeto. Mesmo as folhas secas são perigosas. É por isso que as chinchilas não devem receber ramos de frutas com caroço.
Os ramos e troncos de amoreira são muito adequados. Acredita-se que as chinchilas também podem receber galhos de macieiras e pereiras. Maçãs e peras também contêm ácido cianídrico nas sementes, mas a concentração da substância nos galhos é muito menor.
Para triturar os incisivos, as chinchilas são colocadas com pedras minerais especiais, mas essas pedras não permitem triturar molares, sobre os quais se formam "ganchos". É por isso que as chinchilas devem ter galhos e troncos de árvore com casca na gaiola. Mastigar alimentos muito duros rangerá os dentes de trás.
Comer chinchilas em casa - é melhor fazer você mesmo
A dieta das chinchilas em casa é muito diferente da dieta de seus parentes selvagens. À primeira vista, parece que tudo é igual: grama seca, frutos secos (caídos), grãos de cereais. Na verdade, a chinchila doméstica se alimenta de outras plantas com uma composição química diferente, o que cria dificuldades adicionais na elaboração de uma dieta completa.
Você pode tentar comprar pelotas completas em uma loja de animais. Mas as chinchilas, tendo deixado de ser exóticas no apartamento, ainda são criaturas pouco conhecidas para a indústria.Portanto, é mais fácil encontrar comida de coelho na loja de animais. Mesmo que você tenha conseguido comprar comida para chinchilas, não há garantia de que esse produto realmente contenha todos os ingredientes necessários para os animais sul-americanos. Por causa disso, criadores de chinchilas experientes são forçados a compor uma dieta para seus próprios animais e fazer misturas de grãos por conta própria. E saber o que a chinchila come em casa não será absolutamente supérfluo.
Feno
As chinchilas têm intestinos muito longos, nos quais ocorre a decomposição e absorção das fibras. Para uma digestão normal, os animais precisam de muitos alimentos volumosos. E quanto mais áspero for o feno, melhor. Uma chinchila precisa de 20 a 30 g de feno por dia, mas deve ser da mais alta qualidade.
O mofo ou o cheiro de micélio do feno são inaceitáveis. Feno amarelo significa que foi exposto à chuva durante a secagem. Isso significa que esse feno pode estar infectado com mofo. O feno cinza e preto não é adequado para chinchilas. É melhor nem mesmo trazer feno empoeirado para dentro de casa, para não ficar infectado com aspergilose, já que na verdade a poeira é esporos de fungos.
O feno de boa qualidade deve ser verde e cheirar bem. Se não houver feno ao alcance, ele pode ser parcialmente substituído por farinha de grama. É alfafa seca por uma tecnologia especial e transformada em pó. Um pouco de alfafa seca também é adicionada às dietas dos animais como fonte de proteína. Esta é uma boa comida para um idoso, mas ao comer apenas farinha, os dentes não rangerão, o que causará problemas na cavidade oral. Portanto, se, além da farinha de capim, a chinchila não pode receber palha, ela deve receber galhos de árvores sem falta.
A vantagem do feno sobre a farinha de grama é também que o animal pode fazer exercícios 24 horas por dia. O feno grosso e de baixo teor nutricional pode ser dado aos animais ad libitum. Com a disponibilidade constante de alimentos no acesso gratuito, a chinchila não comerá mais do que precisa.
Milho
Como alimentação de grãos, grânulos especiais podem ser dados. Os grânulos de qualidade serão verdes. Mas essa cor significa uma grande porcentagem de alfafa contida nas pelotas. A segunda opção é fazer você mesmo a mistura de grãos. As chinchilas podem ser alimentadas com uma mistura de grãos inteiros ou flocos. Criadores experientes de chinchilas não recomendam alimentar os animais com grãos inteiros, pois às vezes o grão é armazenado em más condições e na hora de comprar no mercado não há como determinar a qualidade do produto.
Alimentar chinchilas com flocos é mais seguro para os animais, pois durante a produção dos flocos o grão é processado em alta temperatura.
Adequado para fazer uma mistura:
- trigo sarraceno;
- trigo;
- cevada;
- milho;
- aveia.
Você também pode adicionar alguns flocos de ervilha como substituto do feno de alfafa.
Se o animal pode ter livre acesso ao feno, então, no que diz respeito aos concentrados, há uma regra de quantas vezes por dia você precisa alimentar a chinchila com ração de grãos. Por se tratarem de animais noturnos, a mistura de grãos é dada a eles uma vez ao dia, à noite. A taxa para uma cabeça é de 1 colher de chá por dia.
A norma é aproximada. A quantidade exata é estabelecida experimentalmente. Você pode começar com uma colher de chá cheia. Os animais não precisam de mais grãos, mas se não comerem nessa proporção, a quantidade de grãos deve ser reduzida.
É melhor subalimentar uma chinchila do que superalimentar. Se você tiver menos feno do que precisa, a quantidade de grãos não será crítica.
Você também pode adicionar sementes, cardo de leite e milho vermelho à mistura de grãos. Mas é melhor não dar linho. Acredita-se que o linho melhora a qualidade da lã, mas também contém muito óleo. Além disso, as sementes de linho cruas contêm ácido cianídrico.
Pré-misturas de vitaminas e minerais para animais de pêlo também são adicionadas à mistura de grãos. Ou eles adicionam vitaminas especialmente concebidas para chinchilas aos alimentos. A dosagem costuma estar indicada na embalagem. Nas pré-misturas, a dosagem geralmente é baseada no número de gramas de pré-mistura por quilograma de ração para animais de pêlo, uma vez que as pré-misturas são destinadas ao uso em fazendas.
Grânulos
Este é um tópico separado, uma vez que o fabricante frequentemente afirma que os pellets são uma dieta completa para chinchilas. Em teoria, é assim que deveria ser. A base dos grânulos é a farinha de ervas. Além disso, os grânulos devem incluir ração e todas as vitaminas e minerais necessários para a vida normal do animal. Se você conseguir encontrar pellets de alta qualidade, podemos presumir que o problema com a comida de chinchila foi resolvido.
Nesse caso, além das pelotas, os animais só precisam de galhos de árvores para ranger os dentes. Neste caso, molhos de frutas e bagas servirão de sobremesa para o animal. Levando em consideração que as chinchilas precisam ranger os dentes, cerca de 30% da dieta serão galhos de árvores como forragem e iguarias. Os 70% restantes da dieta serão provenientes de pellets.
Os sistemas digestivos desses animais diferem dos das chinchilas. Além disso, sementes de girassol “proibidas” são frequentemente adicionadas aos grânulos para coelhos. Este suplemento ajuda o coelho a ganhar peso antes do abate. É claro que o estado do fígado do coelho, neste caso, não incomoda ninguém.
Suplementos dietéticos
Feno e grãos são os principais componentes da dieta das chinchilas. Mas para repor os elementos que faltam, os animais recebem um pouco de frutas secas, vegetais e frutas. De bagas, roedores podem ser dados:
- Rosa Mosqueta;
- bérberis;
- amoras;
- espinheiro.
As taxas são muito baixas. A Rosa Mosqueta pode receber uma baga por dia, 1-2 barberries ou mirtilos. Além disso, como cobertura de cobertura, as chinchilas podem receber folhas e galhos de mirtilos.
Alimentos suculentos podem causar indigestão e diarréia nas chinchilas. Portanto, mesmo cenouras, maçãs e peras são dadas apenas secas e não mais do que uma fatia por semana.
Sementes de abóbora e melão também podem ser dadas aos animais. A norma para sementes de abóbora: 1-5 por semana por chinchila. Acredita-se que as sementes de abóbora podem se livrar dos vermes.
As chinchilas têm fígados muito fracos, não adaptados à absorção de ácidos graxos, que são encontrados em abundância nas nozes e nas sementes oleaginosas. Quando esses animais são alimentados com nozes, eles podem ter uma pele muito bonita, mas o tempo de vida será reduzido de 20 para 5-6 anos.
Ervas e flores secas
Também é um aditivo à dieta de chinchilas. Ervas e flores também são fornecidas secas. De flores, você pode dar equinácea e calêndula. Urtigas secas são úteis. A urtiga contém mais proteína do que a alfafa e pode facilmente substituir o feno de alfafa. Além disso, a urtiga pode ser dada em vez de cenoura devido à grande quantidade de pró-vitamina A. Mas deve-se ter em mente que a urtiga tem a propriedade de engrossar o sangue e, em grandes quantidades, essa erva terá um efeito negativo na saúde de animais. Isso é especialmente verdadeiro para filhotes de fêmeas. Devido à falta de oxigênio, que sangue muito espesso não consegue suprir a placenta, os filhotes podem morrer no útero.
Se for necessário mudar o feed, um novo é introduzido, misturando-se com o antigo e aumentando gradualmente a proporção do novo produto. Na hora de comprar uma chinchila, é melhor pedir ao vendedor um suprimento de ração para uma semana, pois com uma mudança brusca na ração o animal pode morrer.
Água
Ao se hospedar em um apartamento na cidade, este ponto deve receber atenção especial. Devido aos requisitos para a desinfecção da água, o líquido direto da torneira não é muito adequado para chinchilas.Especialmente nas regiões onde a água ainda é desinfetada com cloro. Antes de dar essa água aos animais, deve-se defendê-la para se livrar dos compostos de cloro. E então ferva, removendo o excesso de sais.
Se você não quiser correr riscos, compre água potável engarrafada em uma loja comum. Agora, há uma opinião de que essa água é ainda pior do que a água da torneira, mas não há cloro e bactérias nas garrafas. No caso das chinchilas, isso é o principal.
Para evitar que as chinchilas contaminem a água, é melhor usar bebedouros tipo mamilo. Esses bebedouros são fechados por quase todos os lados e, para se embriagar com isso, você precisa mover a bola de bloqueio.
O que não deve ser administrado a chinchilas
Mesmo que o animal implore por algo da mesa, é preciso lembrar que a chinchila é herbívora. Na natureza, eles podem comer pequenos insetos, mas isso não significa que possam ser alimentados com carne. Portanto, iguarias proibidas para chinchilas incluem:
- qualquer proteína animal, incluindo ovos. Uma exceção é o leite em pó, mas também é para chinchilas em uma fazenda;
- todos os produtos de leite azedo;
- qualquer farinha e produtos de panificação;
- batatas;
- Vegetais frescos;
- beterraba, mesmo seca, pois tem efeito laxante;
- cogumelos;
- qualquer comida de chinchila estragada.
A dieta das chinchilas é muito mais rígida do que a dos humanos. Ela não pode comer nenhum alimento da mesa humana.
Conclusão
Com um pouco de experiência, não é difícil fazer uma dieta para uma chinchila. A principal coisa a lembrar é que damos todas as guloseimas aos animais não por causa deles, mas por nós mesmos. Querendo mostrar seu amor. O próprio animal não precisa disso e não ficará ofendido se seu dono não fizer experiências com vários produtos.