Contente
Os pombos-carne são um tipo de pombos domésticos que são criados com o propósito de comer. Existem cerca de 50 raças de pombos de carne. Fazendas para criação desta espécie de aves foram abertas em muitos países. Os pombos-carne são mostrados na foto.
Os pombos comem
A criação de pombos de carne na Rússia não é muito difundida. Talvez isso se deva ao fato de que os pombos em nosso país foram criados apenas como voadores e decorativos. Esses indivíduos trazidos por amadores não podem servir de base completa para a criação de raças de carne.
Nos países mediterrâneos, onde se originou a direção da carne na criação de pombos, essas aves eram consumidas. Avicena também apreciava muito as propriedades nutricionais desta carne e recomendava seu uso por pacientes debilitados. No Império Romano, era servido à mesa dos aristocratas como uma iguaria. Posteriormente, a criação de pombos de corte começou a ser difundida em países europeus e nos Estados Unidos. Os pombos-carne podem ser vistos no vídeo:
Hoje, as raças de carne são divididas em 3 categorias: gigantes (pombos gigantes), frango e carne.
Que tipo de pombos eles comem
As raças de pombos de carne, cultivadas limpas, com alimentação correcta, vacinação oportuna, têm carne tenra e com o melhor sabor. Indivíduos com menos de dois meses de idade são encaminhados para o matadouro. A sua carne é considerada a mais valiosa em termos de qualidades nutricionais, pode e deve ser consumida.
Quanto às aves urbanas, elas não são apenas impróprias para alimentação, mas também podem ser perigosas para a saúde humana. Devido à dieta pobre e ao habitat dos aterros sanitários da cidade, os pombos selvagens são suscetíveis a infecções. Além disso, sua carne não tem nada a ver com a suculenta e tenra carne de frango.
Os pombos selvagens são menos suscetíveis a infecções, mas a possibilidade de infecção ao cozinhar e comer sua carne não pode ser totalmente descartada. Para os caçadores, o pombo selvagem é um troféu maravilhoso, adequado para cozinhar no fogo e em sopas. O melhor sabor está na carne de rola e pombo-correio.
Raças de pombos gigantes
Os pombos gigantes (outro nome - gigantes) diferem de outras categorias de raças de carne na aparência. Têm um corpo mais maciço, plumagem curta, patas bem espaçadas, assemelham-se a galinhas domésticas. O corpo é atarracado, as qualidades de vôo praticamente não são desenvolvidas. A mais fértil de todas as raças de produção de carne. Os pombos-carne são apresentados na foto por variedades.
Pombos carnívoros romanos
Os pássaros romanos são classificados como gigantes, mas são mantidos como decorativos. Anteriormente, eles se tornaram material de reprodução para a criação de outras grandes raças de pombos.
Os pombos romanos não têm características de voo, não são muito ativos, têm baixa qualidade reprodutiva, mas são muito resistentes a doenças.
O corpo das aves é poderoso, alongado, com uma plumagem densa e densa. As penas da cauda e das asas são longas. O peso de um adulto é de 900 a 1300 G. A cor é variada: cinza, prata, com listras pretas transversais nas asas e cauda. Indivíduos de cor preta podem ter manchas brancas na cabeça, enquanto pássaros bege podem ter manchas marrons. Existem indivíduos das cores fulvo, branco e tijolo.
Raça de carne de pombo-rei
A raça é criada como carne e decorativa. Os representantes desta raça são aves bastante grandes - até 800 g, aves de exposição - até 1,5 kg. A cor da plumagem é predominantemente branca, mas há tonalidades prateadas e bege.
Características da raça:
- região torácica bem formada;
- olhos pequenos, nas aves com plumagem branca - pretas; nas aves escuras - amarelas;
- bico forte e ligeiramente curvo;
- asas curtas com uma pequena envergadura;
- as pernas são fortes, sem plumagem;
- cauda pequena;
- costas largas.
Os reis têm um caráter bastante agressivo, especialmente os machos diferem nisso.
Os representantes da raça são despretensiosos no atendimento, eles os encerram em uma gaiola a céu aberto com possibilidade de caminhada. Como todos os representantes de pombos de carne, os reis são pais muito cuidadosos. Eles se sentam diligentemente sobre os ovos e alimentam seus filhotes. O criador precisa equipar os ninhos não muito altos, pois os reis não podem decolar.
Pombos de carne modena
Os pombos de Modena são nativos da cidade de Modena (norte da Itália). A raça era conhecida ainda antes da Primeira Guerra Mundial. É considerado o único pombo, que não foi criado com pássaros asiáticos. Hoje existem duas variedades principais - modena inglês (merda) e alemão (gazzi).
Descrição dos pombos carnívoros Modena:
- uma ampla paleta de tons (são mais de 200 cores);
- cabeça pequena em um pescoço curto e grosso;
- pequenos olhos castanhos;
- bico de tamanho médio, ligeiramente arredondado;
- o corpo é poderoso, o peito é largo;
- as asas são fortemente pressionadas ao corpo;
- a cauda é ligeiramente levantada.
O peso de uma ave adulta chega a 1,1 kg. Modena tem um sistema imunológico muito forte. Eles crescem e ganham peso rapidamente. Devido a esta característica, a raça é frequentemente utilizada para cruzamentos.
Pombos de carne Strasser
Foram criados na Alemanha. A raça subdivide-se em Strassers alemães, austríacos e checos.
O peso desta raça de pombos de carne chega a 1 kg. Os pássaros têm um corpo grande, uma cabeça poderosa e uma testa inclinada. O largo peito saliente é uma verdadeira decoração do pássaro. Eles têm um dorso curto, é completamente coberto por asas. As pernas são desprovidas de penas, fortes e bem espaçadas.
A cor das strassers é variada. Os pássaros com uma faixa nas asas e na cauda são comuns. Existem indivíduos com asas totalmente brancas.
Eles têm alto desempenho. Um par de strassers dos pais cria até 12 filhotes por ano. Apresentam bom desempenho em cruzamentos de raça pura. Eles diferem em alguma agressividade. As qualidades de vôo desta raça não são desenvolvidas.
Texanos
O país de origem desses pombos é o Texas (EUA). Os representantes da raça são altamente produtivos. Um par de texanos é capaz de criar até 22 filhotes por ano. Eles ganham peso rapidamente.
Características da raça:
- corpo poderoso;
- a plumagem é densa;
- a cabeça é pequena, arredondada;
- peito é largo, projetando-se para a frente;
- membros são curtos, sem penas.
Peso corporal até 1 kg. Uma das características: pela cor da plumagem dos filhotes, é possível determinar com precisão o sexo. Os texanos têm um conteúdo despretensioso e uma disposição serena. Eles se adaptam rapidamente ao ambiente. Como outros pombos de carne, os texanos praticamente não voam.
Gigante húngaro
Os pombos húngaros foram criados na Hungria como aves de criação (carne). Seu peso chega a 1200 g. Eles têm um corpo bastante poderoso com pernas bem franjadas. Fértil o suficiente - um casal choca até 10 filhotes por ano. O peito é largo, cabeça arredondada, bico grande. O dorso é curto, totalmente coberto por longas asas.
A cor da plumagem costuma ser unilateral: branca, preta, amarela, azul, e também há indivíduos com salpicos.
Lince polonês
A raça foi desenvolvida na Polônia no século XIX. Imediatamente ganhou popularidade na Europa, inclusive na Rússia, por apresentar alta fertilidade - até 8 crias por ano.
Os linces poloneses são pássaros com uma coloração de penas interessante. Pode ser monocromático com um belo brilho metálico. Todos os representantes da raça possuem dois cintos nas asas.
Eles voam muito mal, mas em geral são ativos e capazes de obter alimentos para si próprios. Eles têm uma disposição calma.
Carnot
Carnot são pombos de origem francesa. O peso corporal da ave é de cerca de 600 g, podendo ser cultivada em aviários. A melhor raça em produtividade e ganho de peso médio diário. O casal cria até 16 filhotes por ano. Essas aves têm um forte sistema imunológico e muitos criadores de pombos não vacinam seus rebanhos. Os filhotes têm uma alta taxa de sobrevivência.
A aparência não é particularmente atraente, então carno não é usado como um pássaro ornamental. A plumagem é frequentemente variada.
Características biológicas de pombos de carne
Os pombos-carne têm uma carne valiosa em termos de propriedades nutricionais. Ele contém cerca de 22% de proteína e 10-18% de gordura. A carne de pombo tem um sabor tenro e suculento, sendo recomendada por especialistas como um produto dietético.
Em alguns países, a criação de pombos de carne passou para formas industriais de produção. Muitos lotes subsidiários e fazendas especializadas dedicam-se ao cultivo e criação de raças de carne.
Um dos melhores representantes das raças de carne são os Strassers - os maiores pombos de carne. Os pombos desta raça apresentam alto peso vivo, boa fertilidade e maturidade precoce. Carne strasser de fibra fina e rica em proteínas.
As aves são enviadas para abate aos 30 dias de idade. Nessa época, o peso vivo das aves chega a 650 ge eviscerado - 500 G. Em uma granja bem organizada, até 6 kg de carne são obtidos de um casal dos pais.
Assim, com condições adequadas de alojamento e alimentação adequada, os pombos-carne podem ser criados durante todo o ano, emparelhados com indivíduos fortes e saudáveis.
Métodos de criação para pombos de carne
A criação de pombos de carne não se generalizou em nosso país, embora na década de 70 na região de Odessa houvesse tentativas de abertura de oficinas para a produção de carne de pombo. No entanto, eles não tiveram sucesso.
Nos países europeus, em particular na Hungria, onde a criação de pombos para carne está bem desenvolvida, são utilizados vários métodos de criação. Entre eles: cultivo extensivo, intensivo e combinado (econômico e decorativo).
Método extensivo
Este método de criação é considerado bastante caro. Mas para criadores que vivem em regiões de clima quente e com acesso gratuito à alimentação verde, o método é bastante aplicável. Os pássaros têm a oportunidade de obter alimentos para si próprios no verão, e o criador alimenta os pombos uma vez por dia. Por um lado, esta é uma forma de criação bastante económica, mas, por outro, as dificuldades estão associadas ao facto de os pombos necessitarem de ser protegidos dos predadores, aves selvagens que podem transmitir doenças infecciosas. O principal é que não há garantia de que durante o período de tempo previsto os pombos terão tempo para ganhar uma determinada massa.
Método intensivo
O método de criação intensivo é caracterizado pela alimentação regular, que visa um rápido aumento de peso. Para este método, as rochas mais adequadas são Texans, Kings. Eles conseguem ganhar peso em um mês. Além disso, essas raças são férteis e capazes de produzir cerca de 5 a 10 ninhadas por ano.
Os pombos de carne selecionados são plantados em gaiolas e alimentados à força com uma mistura pastosa 4 vezes ao dia em um determinado horário. Cada indivíduo absorve cerca de 50-60 g desta mistura por dia. Em 2-3 semanas, os pombos ganham até 800 g.
Das desvantagens de tal conteúdo: o risco de desenvolver algumas patologias é possível, já que a ave está em condições limitadas de detenção. A carne dessas aves contém um alto percentual de gordura.
Método combinado
Mais comum entre os amantes de raças de carne. Representa um cruzamento entre o método de criação intensivo e extensivo. Adequado para aqueles criadores cujo objetivo principal de criação é a obtenção de lucro.
Criação de pombos de carne em casa
Antes de começar a criar pombos para carne em casa, você precisa decidir sobre a raça desejada com a qual precisará trabalhar no futuro. Para fazer isso, você deve prestar atenção à área da sala de reprodução. Os pássaros pequenos com uma disposição calma são adequados para um quarto pequeno, os grandes e ativos precisam de mais espaço com muitos comedouros, bebedouros. Para casais incubando filhotes, um aviário separado será necessário.
Para aves reprodutoras com posterior venda de carne, serão necessários pombos com alta fertilidade. Se você cria pombos de carne para suas próprias necessidades, indivíduos menos férteis são bastante adequados.
Você pode criar pombos de carne em gaiolas e aviários. A sala precisa ser limpa e ventilada diariamente. Os aviários precisarão ser isolados para a estação fria. É melhor fazer o piso de madeira ou com um revestimento especial para que as aves não congelem as patas. O aviário deve ser equipado com uma variedade de poleiros e escadas. Os locais de aninhamento podem ser feitos próximos a eles. O criador também precisará tomar medidas para proteger suas aves dos animais.
A nutrição é a base para manter e criar pombos de carne. A massa de carne obtida depende de uma dieta bem elaborada. As refeições devem ser fartas e com o máximo de calorias possível. Deve incluir cevada, milho, aveia. A proporção é selecionada com base nas necessidades da raça. Vacinas, suplementos vitamínicos e minerais para fortalecer o sistema imunológico não podem ser ignorados.
Como as aves produzem uma grande quantidade de fezes todos os dias, além da limpeza diária das instalações e limpeza dos comedouros, a limpeza com adição de desinfetantes deve ser realizada semanalmente.
O criador deve inspecionar os pombos diariamente em busca de doenças. Uma ave com suspeita de problemas de saúde deve ser colocada em quarentena.
As aves devem ser abatidas antes dos 35 dias de idade. Durante este período, os pombos têm a carne mais valiosa e nutritiva. Antes do abate, sementes de gergelim, anis e endro são adicionadas à dieta das aves, e leite com sal é dado um dia antes do abate. Em indivíduos mais velhos, a carne não tem um sabor tão macio, então as fêmeas com 1-2 anos de idade são mantidas para reprodução.
Os pombos para carne e a criação de pombos para carne têm as suas desvantagens. As desvantagens incluem altos requisitos de condições de vida e alimentação. Além disso, mesmo as raças grandes de pombos de carne são muito menores em tamanho do que as galinhas. Assim, para ter carne suficiente, mais pombos precisam ser enviados para o abate.
Pombos de raças de carne são mostrados no vídeo:
Criação de pombos para a carne como um negócio
Antes de começar a desenvolver esta linha de negócios, é necessário familiarizar-se profundamente com este ramo de atividade, calcular a rentabilidade, levar em consideração o período de retorno do investimento e traçar um plano de negócios detalhado. Além disso, você precisa estudar todas as nuances possíveis de criação competente de pombos, manutenção, alimentação.
Após um estudo cuidadoso da questão dos pombos reprodutores, você pode escolher uma raça. Para a correta organização do negócio, apenas jovens devem ser selecionados. A saúde das aves também é um fator importante. Para fazer a escolha certa, você precisa ter certos conhecimentos e habilidades no campo da criação de pombos. Os iniciantes podem precisar de ajuda de criadores de pombos mais experientes. Como os pombos-pássaros são monogâmicos, é melhor escolher um par de uma vez. Não é difícil identificar um casal no bando, via de regra, eles arrulham um com o outro, as aves do mesmo sexo se comportam de forma agressiva.
Pombos reprodutores requerem indivíduos jovens.A vida útil dos pombos é de cerca de 16-20 anos, mas após 10 anos eles perdem gradualmente suas propriedades reprodutivas, e a possível descendência será inviável. A idade da ave é determinada pelas pernas e cera. Aos cinco meses, os pombos atingem a maturidade sexual e a cera embranquece. Em seguida, aumenta de tamanho, o que é típico de 3-4 anos.
Os métodos de criação podem ser diferentes:
- acasalamento natural, em que os próprios pássaros selecionam um par para eles;
- acasalamento de pássaros de aparência semelhante;
- linhagem - determinação precisa das qualidades da ave após o acasalamento;
- consanguinidade - acasalamento de pombos aparentados para melhorar a raça.
Cada um dos métodos tem suas próprias vantagens e desvantagens.
Os principais custos para um criador iniciante são a compra de pombos saudáveis e altamente produtivos. O custo é determinado pela raça dos pombos de carne. O lucro dependerá de muitos fatores. Em primeiro lugar, será necessário estabelecer um canal de comercialização dos produtos, caso contrário, todos os esforços de criação e cultivo serão em vão. Talvez seja um recurso da Internet ou anúncios à venda. Isso o ajudará a encontrar clientes, estabelecer vendas e obter lucro.
Conclusão
Os pombos-carne são cada vez mais procurados e interessam aos criadores. Os benefícios da carne de pombo e suas propriedades dietéticas são inquestionáveis. As vantagens incluem a alta taxa de ganho de peso e a resistência única das aves a doenças infecciosas. Das desvantagens, nota-se a impossibilidade de automatizar o processo de alimentação. Portanto, as raças mais rentáveis de pombos de carne com boa fertilidade.