Contente
A colmeia com chifres recebeu este nome devido à presença de pequenos alfinetes que se projetam do corpo ou do fundo. Este projeto foi inventado por Mikhail Palivodov. Este projeto foi desenvolvido como o mais simplificado e fácil de usar. Vale ressaltar que surgiu a ideia original. Além disso, é de particular importância o fato de que, se necessário, os apicultores podem usar Dadanov ou armações de loja.
Características distintivas das colmeias com chifres
Considerando as características distintivas das colmeias com chifres, é importante notar que as colmeias comuns podem ser feitas em várias variações:
- com pontas enroladas, como resultado das quais eles podem ser unidos uns aos outros;
- com uma superfície plana.
A colmeia de Mikhail Polevoda é muito mais astuta. As secções são constituídas por 4 tábuas desmontadas, são utilizadas barras de fixação, que se projetam acima do corpo e não atingem um pouco o fundo. Durante o processo de instalação, você pode colocar as seções umas sobre as outras, enquanto as barras não são presas umas às outras e o corpo não pode ser movido.
Deve-se ter em atenção que é especialmente deixada uma pequena fenda (5 mm), na qual se pode inserir um cinzel e separar os módulos caso tenham sido colados com própolis.
Vantagens e desvantagens
A julgar pelas avaliações dos apicultores, a colmeia com chifres tem as seguintes vantagens:
- a estrutura é bastante fácil de fazer você mesmo;
- como material, você pode usar um shalyovka seco de qualquer raça;
- para barras e esquadrias, pode-se usar sobras de resíduos, via de regra, a qualidade da estrutura acabada não sofre com isso;
- no processo de fazer uma colmeia com chifres, você não precisa ter uma ferramenta especial;
- seções, consistindo em 8 quadros, são perfeitas para um núcleo;
- a pedido do apicultor, Dadanov ou armações de armazenamento podem ser instaladas na colmeia;
- esses projetos são baratos, o que é muito importante para apicultores novatos e proprietários de grandes apiários.
Ao longo dos anos de uso, nenhuma deficiência foi identificada. As colmeias com chifres são consideradas um bom tipo de construção, são fáceis de usar e não requerem grandes custos de fabricação.
Equipamento
A fim de coletar adequadamente as evidências de chifres para o apiário, recomenda-se primeiro estudar o conjunto completo da estrutura. Os projetos para colônias de abelhas incluem os seguintes elementos:
- fundo - como mostra a prática, pode não ser apenas surdo, mas também consistir em uma grade especial, a primeira opção é usada no inverno, a segunda - principalmente no verão;
- corpo - a capacidade é de 8 a 10 molduras em favo de mel, é importante levar em consideração que o número de molduras utilizadas depende inteiramente das características do projeto;
- quadro - é utilizado como solução alternativa para o teto ou como viseira, em regra, é instalado na parte superior da estrutura - no topo do corpo.
Se as colmeias com chifres forem planejadas para serem instaladas em regiões com condições de baixa temperatura, é necessário pré-isolar os apicultores usando poliestireno para esses fins.
Como fazer uma colmeia com chifres com as próprias mãos
Fazer sua própria colmeia com chifres em casa não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista. Nesse caso, basta seguir todas as recomendações e realizar o processo de montagem em etapas. Para simplificar o trabalho, é necessário realizar o trabalho de acordo com os desenhos anexos, que indicam as dimensões da estrutura.
Dimensões da colmeia com chifres
Antes de iniciar o processo de montagem de uma estrutura para acomodar as colônias de abelhas, é recomendado entender qual deve ser o tamanho da futura colméia:
- altura das extensões do corpo - 153 mm;
- a largura das paredes laterais é de 535 mm, neste caso é necessário levar em consideração a largura padrão, 16 mm - a distância às paredes, a espessura das paredes e as saliências externas de 40 mm;
- a largura das paredes dianteiras e traseiras é de 389 mm, sendo necessário levar em consideração 10 quadros em favo de mel, pontas extremas e um vão especial de 5 mm;
- dobras localizadas na parte superior das paredes frontal e traseira - 8x11 mm;
- espigões localizados nas paredes frontal e traseira - 7x11 mm;
- as ranhuras laterais utilizadas para a montagem do corpo têm 7 mm de largura e 10 mm de profundidade, o recuo da borda da placa deve ser de 20 mm.
Antes de prosseguir com a montagem, é necessário preparar uma superfície plana.
Projetos da colmeia com chifres
No processo de execução do trabalho, vale a pena usar desenhos para uma colmeia com chifres para 10 quadros.
Ferramentas e materiais necessários
Para a fabricação de colmeias com chifres, recomenda-se o uso de tábuas de pinheiros. É melhor usar tábuas serradas de madeira morta ou salgueiro seco, que é bastante leve. Alguns apicultores ressaltam que pode-se usar madeira sem tratamento, o que torna a estrutura acabada mais barata.
A opção mais orçamentária é a shalevka, enquanto a largura deve ser escolhida necessariamente padrão e ser de 25 mm. Após o material passar pelo processo de beneficiamento na junta, será obtida a espessura necessária de 22 mm.
É necessário realizar a instalação após o preparo de todo o material e ferramentas necessárias para a execução da obra. Durante a montagem, você precisará ter um martelo à mão, com o qual poderá colocar os espigões nas ranhuras, uma chave de fenda, parafusos e uma serra.
Processo de construção
Para criar um corpo, serão necessárias pranchas, que são cortadas em pequenas barras medindo 22 x 27 mm - serão chifres. Com o auxílio de um cortador, são feitos pequenos recessos nas placas para a instalação de esquadrias. O tamanho do cabide deve ser de 10 x 10 mm. As buzinas são instaladas na parte frontal.
Depois disso, o corpo de cada seção é dobrado. As placas devem ser empilhadas de forma que não haja espaços entre elas. A fixação é realizada com parafusos auto-roscantes.
Certifique-se de verificar os cantos, eles devem permanecer retos. Após a confecção dos 2 primeiros compartimentos, é necessário verificar o encaixe - não deve haver folgas. A espessura da placa utilizada deve ser de pelo menos 22 mm.
Depois disso, vale a pena verificar se há vãos nos cantos internos.
Para a confecção do fundo, pegue tábuas com espessura de 22 mm e barras medindo 22 x 22 mm. Com o auxílio de uma bancada de trabalho, são feitos recortes nas paredes laterais.
Os elementos montados da camada inferior são fixados com uma braçadeira e fixados com parafusos auto-roscantes.
Durante a montagem, é necessário deixar uma folga para o furo da torneira. Uma malha é inserida na parte inferior.
Métodos de manter as abelhas em colmeias com chifres
Via de regra, o processo de manutenção de colônias de abelhas em colmeias com chifres não é muito diferente da permanência de abelhas em estruturas convencionais. Uma característica distintiva é o fato de que ao trabalhar em apiário, não será necessário operar com quadros em favo de mel, como costuma acontecer, mas com cortes, que devem ser em grande número.
É importante ter em mente que muito tempo deve ser dedicado ao trabalho com o fundo - ele deve ser substituído regularmente.Nos dias quentes de verão, recomenda-se o uso de rede, que proporciona fluxo de ar fresco, sem que as abelhas se aglutinem nas paredes frontais da estrutura. Além disso, o fundo da rede no verão permite que você se livre dos carrapatos, que, enquanto se movem, se desprendem dos insetos.
Graças ao fundo em branco, o regime de temperatura ideal é mantido no inverno. Na primavera, quando as colônias de abelhas são verificadas, o fundo deve ser substituído. Determinar a presença de uma ninhada é bastante fácil, não requer a remoção das seções. Basta colocar a mão na moldura e se sentir calor, isso indica a presença de cria na colônia de abelhas.
Conclusão
A colmeia com chifres é considerada um desenho bastante simples e popular usado pelos apicultores. No processo de produção, recomenda-se levar em consideração que o número de esquadrias utilizadas pode ser qualquer, dependendo das preferências do apicultor. Como você sabe, não existem regras claras no processo de produção, como resultado, você pode escolher qualquer tamanho e forma. Se falamos de casas tradicionais para colônias de abelhas, elas devem incluir 8 molduras de até 22 mm de espessura.