Contente
- 1 Aplicação na apicultura
- 2 Composição, forma de liberação
- 3 Propriedades farmacológicas
- 4 Cloridrato de oxitetraciclina para abelhas: instrução
- 5 Tratamento de abelhas com tetraciclina: posologia, regras de aplicação
- 6 Como criar oxitetraciclina para abelhas
- 7 Efeitos colaterais, contra-indicações, restrições de uso
- 8 Prazo de validade e condições de armazenamento
- 9 Conclusão
A apicultura não é tão fácil quanto parece. Para que os insetos se reproduzam bem, não fiquem doentes, os apicultores usam vários preparos. Um deles é o cloridrato de oxitetraciclina. É administrado para tratar foulbrood (doença bacteriana). Propriedades farmacológicas da droga, contra-indicações, efeitos colaterais, instruções para o uso de oxitetraciclina para abelhas - mais sobre isso depois.
Aplicação na apicultura
Os apicultores usam a droga para tratar doenças de foulbrood em suas enfermarias. Os mais perigosos são 2 tipos de doenças:
- Foulbrood americana;
- Foulbrood europeia.
O primeiro perigo da doença é sua rápida disseminação. Se o tratamento não for iniciado a tempo, toda a colmeia pode morrer. A doença afeta principalmente as larvas. Eles morrem e permanecem em uma massa pútrida no fundo da colmeia.
O segundo perigo é que a foulbrood logo se espalhe para as colmeias restantes e até mesmo para os apiários vizinhos.
Composição, forma de liberação
O cloridrato de oxitetraciclina tem a aparência de um pó marrom. Está disponível em sacos de papel de 2 g (para 4 colônias de abelhas).
O principal componente da droga é o antibiótico terramicina. Seu ingrediente ativo é a oxitetraciclina.
Propriedades farmacológicas
O cloridrato de oxitetraciclina é um medicamento antibacteriano e antimicrobiano. Tem efeito bacteriostático. Ou seja, impede a reprodução de microrganismos, o que leva à sua rápida extinção. Afeta bactérias gram-negativas e gram-positivas. A oxitetraciclina não é eficaz contra Pseudomonas aeruginosa, Proteus, levedura.
Cloridrato de oxitetraciclina para abelhas: instrução
A época ideal para tratar as abelhas com oxitetraciclina é no início da primavera, antes do início da coleta do mel ou após sua extração. Antes de dar às abelhas um antibiótico, todos os indivíduos doentes são isolados em uma casa separada. Existem 3 maneiras de administrar o medicamento:
- alimentando;
- espanando;
- pulverização.
De acordo com as avaliações, o método mais eficaz é a pulverização. O antibiótico em pó é misturado com água fervida.
A solução em pó é preparada da seguinte forma: leve amido, açúcar de confeiteiro ou farinha. Pó de oxitetraciclina é adicionado.
Para preparar uma fórmula para alimentação, é necessário levar uma pequena quantidade de água fervida morna, adicionar um antibiótico ali. Após misturar, adicione um pouco de xarope de açúcar 50%.
Tratamento de abelhas com tetraciclina: posologia, regras de aplicação
A dosagem do medicamento não depende do método de tratamento escolhido. Para 1 quadro, você precisa tomar 0,05 g de cloridrato de oxitetraciclina para abelhas. Ao tratar por pulverização, 15 ml de solução por 1 quadro é suficiente, alimentação - 100 ml. Para processar a moldura por pulverização, o apicultor precisará de 6 g da mistura seca.
O tratamento é realizado uma vez por semana até a recuperação completa. 3 vezes, via de regra, é o suficiente para eliminar os sintomas clínicos. Além do tratamento com antibióticos, no tratamento de abelhas, é necessário:
- desinfetar o estoque;
- queimar resíduos de uma colmeia infectada;
- substitua o útero.
Como criar oxitetraciclina para abelhas
Para o tratamento de abelhas por alimentação, a oxitetraciclina é diluída em xarope de açúcar.Tome 0,5 g da substância por 1 litro de xarope. O antibiótico também é usado profilaticamente. Neste caso, 0,2 g de oxitetraciclina por 3,8 litros de xarope são suficientes.
A solução para pulverização é feita de forma diferente. Para 2 litros de água morna, tome 50 g de um antibiótico. A mistura é adicionada à água para lavar as colmeias. Para 1 quadro, 30 ml de solução são suficientes.
Efeitos colaterais, contra-indicações, restrições de uso
O medicamento é contra-indicado se os insetos forem hipersensíveis às tetraciclinas. Não deve ser administrado às abelhas durante o período de colheita do mel. Não houve efeitos colaterais ou sintomas de sobredosagem em insetos.
Prazo de validade e condições de armazenamento
O prazo de validade da embalagem fechada com a preparação é de 2 anos. Deve ser armazenado em local seco e protegido da luz solar direta. A sala deve estar à temperatura ambiente (aproximadamente 22 ° C).
Conclusão
As instruções para o uso da oxitetraciclina para as abelhas não é difícil de usar a droga. Basta misturar o remédio com água, xarope de açúcar ou farinha. Apesar de toda a sua simplicidade, é um remédio eficaz contra as doenças da podridão das abelhas.