Contente
Atipon produzido pela CJSC "Agrobioprom" é reconhecido como um agente confiável na luta contra doenças fúngicas e bacterianas em abelhas. A eficácia é comprovada pelo professor do Instituto Estadual Kuban L. Ya Moreva. De 2010 a 2013, foram realizados ensaios científicos, a partir dos quais o medicamento foi recomendado para a prevenção e tratamento de abelhas.
Aplicação na apicultura
A Nosematose é considerada uma doença perigosa nas abelhas. Ele desenvolve esporos de doenças quando um inseto entra no corpo. Estando no intestino por muito tempo, os esporos se transformam em parasitas que corroem a mucosa intestinal. Nas abelhas, a microflora intestinal é destruída. Eles murcham e morrem. A peste pode ser massiva.
Normalmente, os sintomas da doença tornam-se visíveis no final do inverno. Eles aparecem como listras pretas nas paredes da colmeia. Se abelhas fracas e mortas forem adicionadas aos sinais visíveis, você deve iniciar o tratamento imediatamente.
Antibióticos não são adequados porque o mel retém resíduos químicos por muito tempo. Para combater doenças fúngicas e bacterianas, são usados medicamentos que não fazem mal ao corpo humano.
Composição, forma de liberação
O Apiton é produzido para as abelhas na forma líquida. Embalagem - Frascos de vidro de 2 ml. Eles são selados em bolhas. Principais ingredientes ativos: extrato de própolis, alho, cebola.
Propriedades farmacológicas
As colônias de abelhas são afetadas por doenças fúngicas: ascaferose e aspergilose. Isso acontece no início da primavera. As causas das doenças são o clima frio, alimentos contaminados para abelhas e larvas.
A ação da droga:
- normaliza a microflora intestinal;
- destrói Nozema;
- aumenta a resistência geral;
- estimula a postura de ovos;
- responde ativamente a patógenos de doenças de foulbrood;
- elimina a diarreia;
- aumenta a vida útil da abelha.
Instruções de uso
O tratamento é realizado na primavera. A droga é usada como aditivo na ração das abelhas. Desenrosque o produto antes de misturar com a calda. Apiton é derramado em comedouros ou favos livres. Eles são especialmente instalados na área de criação do ninho. Não aumente a dosagem do medicamento.
Dosagem, regras de aplicação
O Apiton é administrado às abelhas como suplemento. É necessário um xarope, que é preparado a partir de açúcar e água na proporção de 1: 1. 2 ml da droga são colocados em 5 litros de xarope quente. Porção única - solução de 0,5 L por colmeia. Serão 3 curativos no total, com intervalo de 3-4 dias.
Efeitos colaterais, contra-indicações, restrições de uso
Ao usar Apiton de acordo com as instruções, os efeitos colaterais e contra-indicações para as abelhas não foram estabelecidos. O mel das abelhas que receberam a droga pode ser consumido de forma geral.
Ao trabalhar com um medicamento, você deve seguir as regras de segurança e higiene pessoal. É proibido fumar, beber e comer durante o processo. É necessário abrir a embalagem do Apiton imediatamente antes do procedimento. Em seguida, lave as mãos com água e sabão. Se o medicamento atingir a membrana mucosa, é necessário enxaguar a área danificada com água. Se ocorrerem reações alérgicas, é importante consultar imediatamente um médico. Você deve ter a embalagem ou as instruções da Apiton com você.
Prazo de validade e condições de armazenamento
Apiton para abelhas é adequado para uso dentro de 3 anos a partir da data de fabricação. Elimine o medicamento após a data de validade.
O armazenamento de longo prazo do produto químico é possível na embalagem lacrada do fabricante. Não é permitido manter Apiton aberto para abelhas. É importante excluir o contato do medicamento com alimentos, rações. Restrinja o acesso das crianças. A área de armazenamento deve estar seca, protegida da luz solar direta. A temperatura da sala de armazenamento é de + 5-25 ° C, o nível de umidade não é superior a 50%. Distribuído sem receita médica.
Conclusão
O Apiton é um medicamento seguro que ajuda a combater a dermatose nasal e outras doenças em abelhas. Não tem contra-indicações e efeitos colaterais. A droga é inofensiva para humanos. O mel dos insetos em tratamento não contém substâncias nocivas.
Testemunhos