Contente
A verbena pode ser cultivada de várias maneiras. Uma vez que esta planta perene é termofílica e não tolera invernos temperados, ela é cultivada anualmente. A peculiaridade da verbena é a floração quase contínua ao longo da estação, por isso é recomendável plantá-la o mais cedo possível. É por isso que as mudas são freqüentemente usadas no cultivo.
Como verbena se reproduz
A verbena é uma planta termofílica perene, portanto, em regiões de clima frio, é cultivada anualmente. Existem várias maneiras de reproduzi-lo:
- estacas;
- por sementes por meio de mudas;
- sementes em campo aberto.
O primeiro método fornece a maior quantidade de sementes. A segunda é utilizada quando é necessário garantir o plantio mais precoce de uma planta em campo aberto. Este último é justificado em climas com o início do clima quente em meados da primavera.
Como propagar verbena por recortes
O material de plantio para este método de criação de verbena é preparado no outono do ano passado. Para implementá-lo, é necessário desenterrar os arbustos junto com um pequeno torrão de terra antes do início da geada e colocá-los em uma sala fria, a temperatura na qual é de + 8-10 ° С. Uma opção de armazenamento ideal é uma varanda isolada ou um anexo.
Diretamente o processo de estacas para plantio em campo aberto é realizado no início de março. Se você planeja cultivar a planta em casa ou em uma estufa, pode fazê-lo antes.
Eles são cortados com uma faca desinfetada ou tesoura de jardim. O corte deve ser processado com carvão amassado. O topo com os restos de flores deve ser removido.
O enraizamento é desejável em um substrato que consiste em partes iguais de areia e turfa. Nesse caso, as estacas são enterradas até o nível onde o par de folhas mais baixo estava localizado. Recomenda-se cobrir o recipiente com uma película por cima para criar um efeito de estufa. O sistema radicular estará formado em cerca de um mês.
As estacas enraizadas são plantadas em campo aberto assim que as condições meteorológicas o permitam, nomeadamente na ausência de geadas noturnas.
Como semear verbena para mudas
A semeadura de sementes de verbena para mudas costuma ser realizada no início de março. Solo de cultivo - uma mistura de solo de jardim e perlita em uma proporção de 1 para 1.
Em seguida, são colocados sob um vidro e mantidos a uma temperatura de + 18-20 ° C. A condensação é removida diariamente.
Após 3-4 semanas, todas as sementes brotam. O copo é retirado e a caixa com verbena jovem é transferida para um local fresco. Regue as mudas a cada 2-3 dias. O pouso em terreno aberto deve ocorrer quando a probabilidade de geadas recorrentes desaparecer.
Características do cultivo de flores de verbena em campo aberto
A planta é relativamente despretensiosa e não requer técnicas especiais de cultivo. Se um plantio em grupo é usado, então a verbena não precisa nem mesmo afrouxar o solo ou capinar as ervas daninhas. Pode ser cultivado em áreas com qualquer nível de luz. Também não há requisitos para a composição do solo, o grau de sua permeabilidade é muito mais importante. Uma condição realmente séria para o cultivo de uma lavoura é apenas o regime de temperatura. A planta praticamente não tolera geadas.
Como plantar verbena ao ar livre
A planta tem um sistema radicular compacto, por isso pode ser plantada em campo aberto não só diretamente em canteiros, mas também em vasos ou mesmo pequenos recipientes, por exemplo, vasos de flores.
Quando plantar verbena ao ar livre
O momento em que a planta pode ser transferida para campo aberto depende das características climáticas da área. Assim, por exemplo, nas regiões do sul, o plantio é permitido mesmo no início ou meados de abril. Na faixa Central, desta vez cai nos primeiros dez dias de maio, e nas regiões mais ao norte - mais perto de seu meio ou fim.
Seleção do local e preparação do solo
A verbena pode crescer em qualquer canto do jardim, desde que o grau de iluminação não lhe importe. A planta enraíza-se igualmente bem em áreas ensolaradas e à sombra. Nenhuma preparação preliminar do solo, exceto para cavar e remover resíduos de plantas, é necessária.
Como transplantar mudas de verbena
Conforme observado anteriormente, a verbena tem um sistema radicular compacto, de modo que o processo de transplante de mudas em terreno aberto é bastante simples e não requer nenhuma medida especial.
Os arbustos devem ser colocados a uma distância de 20 cm um do outro. É necessário plantar variedades rasteiras um pouco mais livres - até 30 cm. A profundidade dos furos não é superior a 10 cm. Uma pequena drenagem é despejada no fundo de cada depressão na forma de tijolos quebrados. Se o solo estiver muito seco, é recomendável colocar 0,4-0,5 litros de água nos buracos.
Deite mais 0,5 litro de líquido por baixo. Em tempo chuvoso ou no caso de solo suficientemente úmido, isso pode ser omitido.
Como cultivar verbena
O cuidado com as plantas é bastante simples. Consiste em tratar o solo no primeiro mês após o plantio, regar e fertilizar. A planta tem boa imunidade e praticamente não é suscetível ao ataque de pragas. No entanto, isso será possível se o espessamento excessivo das plantações e a ausência de excesso de umidade forem evitados.
Regar e alimentar
A rega é realizada à medida que a camada superior do solo seca. Normalmente, o tempo entre eles é de 3 a 5 dias. As taxas são determinadas visualmente - após este procedimento, o solo deve permanecer ligeiramente úmido. Durante a floração, recomenda-se aumentar a intensidade da rega até uma vez a cada 2-3 dias.
A cobertura é realizada uma vez por estação (geralmente uma semana antes da floração) e é realizada com um fertilizante complexo para plantas ornamentais. Em vez disso, você pode usar matéria orgânica na forma de estrume podre ou composto.
Remoção de ervas daninhas, soltura, cobertura morta
A capina e o afrouxamento do solo devem ser feitos apenas no primeiro mês após o plantio da planta em campo aberto. No futuro, quando os arbustos crescerem, essas atividades não serão mais necessárias.
A remoção de ervas daninhas é feita uma vez por semana. No final do primeiro mês, o solo é coberto com palha e não é feito mais afrouxamento durante a rega.
Poda
Visto que a verbena é cultivada como planta anual, não há necessidade de formar um arbusto.A poda sanitária consiste na remoção de flores murchas.
Cuidado com a verbena após a floração
Com rega e tratamento adequados, a floração da verbena continua até ao final do outono (início das primeiras geadas). Portanto, nenhum cuidado específico, exceto para a retirada das inflorescências, não é necessário para a planta.
No final da safra, se não houver necessidade de fazer mudas para o próximo ano, a verbena é simplesmente arrancada do solo e destruída, e o local é desenterrado, acrescentando-se algum tipo de fertilizante orgânico.
Wintering
Verbena sobrevive apenas nas regiões do sul. Nesse caso, os brotos devem ser cortados até a raiz e o arbusto coberto com ramos de abeto.
Pragas e doenças
Em geral, verbena é altamente resistente à maioria das doenças comuns. No entanto, se você não seguir as regras da tecnologia agrícola, em particular, não suportar taxas de rega, a planta pode ser atacada por uma infecção fúngica.
A doença verbena mais comum é o oídio. Talvez apenas em regiões áridas ela não se manifeste. Mesmo quando a planta é cultivada anualmente, a probabilidade de infecção com oídio é de cerca de 50%.
Os métodos de tratamento da doença são padronizados: a folhagem infectada deve ser retirada do arbusto, após o que se começa a borrifar. Neste caso, são usados Bitertalon, Difenoconazol, Ridomil Gold, etc.
No caso de uma infecção avançada, quando a placa cobre toda a planta e a probabilidade de apodrecimento é elevada, utiliza-se Fosetil.
As pragas de verbena incluem pulgões e moscas-mineiras. Tradicionalmente, sua atividade começa em meados de maio.
Os métodos tradicionais (soluções de sabão, cinzas diluídas em água, etc.) são ineficazes neste caso, uma vez que é difícil processar uma grande quantidade de folhagem relativamente pequena. Portanto, é melhor aplicar pulverização. Como ferramenta de tratamento, recomenda-se a escolha de inseticidas dos grupos neonicotinóide ou carbamato: imidaclopride, pimetrozina, pirimicarbe.
As moscas do mineiro diferem pouco das mesmas moscas da fruta. Eles colocam ovos na planta, a partir dos quais as larvas eclodem. As lagartas jovens atravessam túneis chamados de minas nas placas.
Para se livrar da praga, deve-se remover os fragmentos afetados do arbusto e borrifar o restante com inseticidas.
Para combater a mosca-mineira, podem ser usados os preparados de pulgões descritos anteriormente. Além disso, o Plenum, vendido na forma de grânulos dispersíveis em água, faz um bom trabalho com a praga.
É possível plantar verbena antes do inverno
Faz sentido plantar verbena em campo aberto no final da temporada apenas nas regiões do sul, onde a temperatura negativa não cai abaixo de -3 ° C. O sistema radicular da planta tem a mesma resistência à geada que os caules com folhas. Portanto, não se deve esperar que o mato hiberne.
O plantio de mudas antes do inverno também não se justifica. Primeiro, as plantas terão um ritmo anual de atividade e repouso deslocado. Em segundo lugar, as sementes exigirão estratificação obrigatória, levando a uma diminuição na porcentagem de germinação. Em terceiro lugar, no meio do inverno, o tamanho das mudas será tão grande que você terá que pensar em transplantar a planta para um recipiente maior. Ou seja, não vamos falar sobre o quintal, mas sobre o cultivo caseiro de verbena.
Conclusão
O cultivo de verbena em climas frios é possível tanto em formas de mudas como de não mudas.Em todo caso, é preciso entender que esta perene não tolera geadas com queda de temperatura para -3 ° C, ou seja, na maior parte do CIS só pode ser cultivada como planta anual. Se houver necessidade de muito material de plantio, justificar-se-á a reprodução da verbena a partir de estacas colhidas no outono.