Contente
Brunner Silver Heart de folhas largas (Brunneramacrophylla Silver Heart) é uma nova variedade impecável que mantém perfeitamente sua forma durante toda a temporada, cresce rapidamente, não perde sua aparência atraente. É uma cultura resistente à geada e que adora sombra, com um período de floração no final de maio ou início de junho. A nova variedade de brunner Silver Hart é muito popular e procurada por paisagistas e floristas. A cultura é usada para decorar zonas costeiras de reservatórios artificiais, bordas espetaculares, jardins ornamentais bem umedecidos, como uma planta de cobertura do solo para áreas sombreadas.
Descrição
A nova variedade de folhas grandes, Silver Heart, é uma herbácea perene única da família Boraginaceae. A planta possui as seguintes características:
- o rizoma é espesso, longo, com numerosas folhas basais;
- arbusto altura de até 30 cm;
- as folhas são grandes, cordadas, em pecíolos alongados, ásperas ao toque;
- a cor das folhas é prateada com nervuras esverdeadas e rebordo verde claro;
- as inflorescências são paniculadas ou corimbosas, com flores pequenas;
- flores com diâmetro de 5-10 mm;
- a corola dos botões é não-me-esqueças;
- a cor das flores é azul com centro branco;
- altura dos pedúnculos até 20 cm.
A variedade Silver Hart difere da Brunner Sia Hart por uma borda mais clara (nas folhas da variedade SeaHeart, a borda da folha é mais contrastante - verde escuro, e as placas das folhas são prateadas com veios).
Pousar
A área mais adequada para o moreno de folhas grandes Silver Heart é uma área com sombra predominante à tarde. O sombreamento total pode causar alongamento dos brotos e floração deficiente de Brunner Silver. As áreas ensolaradas com falta de umidade natural do ar são prejudiciais para as culturas que gostam de umidade e sombra.
A planta precisa de rejuvenescimento periódico a cada 3-4 anos. O plantio das safras é realizado a qualquer momento (durante a estação de cultivo), mas não depois de setembro. Os cultivadores de flores experientes recomendam o plantio de brunners Silver Heart de julho a agosto (após o final da floração) em solos argilosos e ligeiramente ácidos. As plantas são transplantadas em um dia nublado junto com um torrão de terra de acordo com o seguinte algoritmo:
- da mata-mãe, a parte do solo é totalmente retirada, restando até 10 cm da altura das folhas basais;
- o sistema radicular é desenterrado e imerso em um recipiente com água em temperatura ambiente;
- raízes descascadas são inspecionadas quanto a danos, que são cortadas;
- rizomas são divididos em partes;
- as parcelas são colocadas nos poços preparados;
- as raízes são polvilhadas cuidadosamente com terra, deixando o colo do sistema radicular do lado de fora;
- as parcelas são abundantemente regadas e cobertas com serragem, folhagem ou turfa.
Cuidado
A variedade de folhas grandes de Brunner, Silver Hart, é uma cultura bastante despretensiosa, desde que o local seja escolhido corretamente para sua colocação. As principais fases do cuidado de uma cultura ornamental se resumem às seguintes atividades:
- umidade natural (com uma quantidade suficiente de precipitação, irrigação adicional não é necessária);
- remoção manual cuidadosa de ervas daninhas (há risco de danos ao sistema radicular localizado sob a superfície do solo);
- cobertura morta do espaço sob os arbustos;
- adubo de cobertura com fertilizantes complexos no início da primavera, antes da floração;
- remoção de inflorescências desbotadas;
- cobertura de outono do solo ao redor dos arbustos com folhas caídas antes da geada.
Doenças e pragas
Como muitas outras culturas de jardim, a variedade ornamental Brunner Silver Heart é suscetível a infecções fúngicas:
- O oídio aparece como um florescimento branco característico (semelhante a farinha) em folhas de plástico. As áreas afetadas devem ser tratadas com fungicidas.
- A mancha marrom também afeta as belas lâminas das folhas, que posteriormente murcham e perdem seu apelo decorativo. Para o tratamento de plantas perenes, utiliza-se uma solução de mistura bordalesa ou componentes fungicidas adequados.
Entre as pragas de insetos, pulgões, moscas-brancas, mariposas-mineiras, as lesmas são perigosas para os morenos prateados. As larvas dos insetos comem rapidamente folhagens tenras e suculentas, portanto, se forem detectadas pragas, os arbustos são tratados com inseticidas (karbofos, actellik).
Poda
Para manter uma aparência atraente, após o final da floração, os Brunners Silver Heart são cortados. Os arbustos limpos e bem tratados deliciam-se com as folhas em forma de coração requintadas, contornadas com tinta verde brilhante. A segunda poda é realizada no final do outono, como parte das medidas gerais de preparação das plantas para o inverno.
Se preparando para o inverno
Para preparar os arbustos do moreno de folhas grandes Silver Heart para o inverno, as plantas são podadas. Brotos aéreos e folhas estão sujeitos a remoção, que são cortados, deixando até 15 cm de maconha. As plantas requerem um abrigo versátil. O solo ao redor do arbusto é coberto com composto, folhagem ou turfa.
Reprodução
Brunner do Silver Hart de folhas grandes pode ser propagado de duas maneiras principais:
- vegetativo (dividindo o rizoma);
- sementes (semear mudas e semear em terreno aberto).
O método da semente raramente dá o resultado desejado devido ao amadurecimento tardio das sementes e à baixa probabilidade de manutenção das características varietais.
As sementes Brunner compradas em lojas especializadas podem ser plantadas diretamente em campo aberto no outono (antes da primeira geada). Há também um método de propagação de sementes de primavera: semeadura para mudas, germinação leve de mudas e plantio de mudas em terreno aberto.
Dividir o rizoma é a forma mais aceitável e simples de propagar a cultura ornamental Silver Hart. A divisão e plantação das parcelas em terreno aberto é realizada após o término da floração da perene.
Conclusão
O moreno de folhas grandes Silver Hart e suas flores azul-claras estão associadas a não-me-esqueças. No ambiente natural, as plantas crescem na Ásia Menor, nas regiões do sopé do Cáucaso, portanto, o segundo nome da cultura decorativa é o não-me-esqueças, ou não-me-esqueças do Cáucaso. Ao contrário de outras plantas com flores, a brunner é capaz de decorar a área local não só com a maciez das inflorescências, mas também com uma espetacular e única cor de folhagem crespa.