Gladíolos para o inverno: quando desenterrar e como armazená-los

Para muitos, os gladíolos estão associados ao Dia do Conhecimento e aos anos letivos. Alguém com saudade lembra desses tempos, mas alguém não quer pensar neles. Seja como for, há muitos anos esses elegantes representantes de flores bulbosas são considerados a principal decoração dos buquês da primeira série.

O outono é a época de desenterrar as flores bulbosas, mas nem sempre isso é necessário. Muitos jardineiros novatos estão interessados ​​em saber se é necessário desenterrar gladíolos para o inverno e quando é melhor fazê-lo? Como guardar a lâmpada corretamente? Este artigo fornecerá respostas para todas essas perguntas.

Preciso desenterrar lâmpadas de gladíolo

Algumas flores bulbosas não precisam ser desenterradas para armazenamento no inverno. Isso pode ser dito, por exemplo, sobre tulipas... No entanto, essa regra também pode ser atribuída aos gladíolos? De jeito nenhum. Isso se deve ao fato de que os bulbos dessas plantas com flores de outono podem congelar e não sobreviver ao inverno.

Além disso, em um ambiente frio, os bulbos de gladíolos são mais suscetíveis a doenças. Eles também podem ser destruídos por pragas, auxiliadas por solo úmido e frio. Particularmente notáveis ​​são as variedades valiosas que você deseja multiplicar no próximo ano. É imperativo desenterrar variedades valiosas de gladíolos para o inverno.

Como cavar

Então, cavar gladíolos para o inverno é obrigatório, mas como fazer isso direito? Primeiro, escolha um dia adequado, que deve ser quente e ensolarado. Nesse caso, a secagem do material de plantio levará menos tempo.

Desenterre os gladíolos com cuidado para não danificar as lâmpadas. Para fazer isso, a pá deve ser cravada no solo o mais profundamente possível. Antes de começar a sacudir a terra do material de plantio e procurar crianças, é recomendável colocar um filme ou pano no chão. Assim, ao transformar a terra em uma base de tecido ou polietileno, você pode salvar todas as crianças.

Escavar os bulbos de gladíolos para o inverno não precisa remover as cascas deles. As únicas exceções são aquelas que apresentam danos graves. O material de plantio severamente estragado não sobreviverá até a primavera, por isso deve ser destruído imediatamente após a coleta do solo.

Conselho! Lâmpadas danificadas de variedades muito raras podem ser tentadas e resgatadas. Para fazer isso, você precisa cortar as áreas danificadas e tratar o corte do bulbo com verde brilhante. Esse material de plantio deve ser armazenado separadamente do saudável.

As lâmpadas velhas devem ser eliminadas. As folhas e caules de flores saudáveis ​​devem ser aparados completamente. É permitido deixar um pequeno pedúnculo, de comprimento não superior a 2 cm, devendo também ser cortadas as raízes. Já as raízes das crianças precisam apenas ser ligeiramente encurtadas e, na primavera, antes do plantio, devem ser totalmente removidas.

Quando cavar

Agora considere a questão de quando cavar gladíolos no outono... Para determinar a hora de desenterrar os rebentos, você precisa se lembrar da época da floração e do corte das flores. Os bebês e os bulbos amadurecem dentro de 30-40 dias a partir do dia da floração e corte. Por exemplo, se a flor foi cortada em 1º de agosto, o material de plantio é extraído em 1º de setembro.

Se você tiver muitos gladíolos, não será capaz de se lembrar do período de floração de cada um. Nesses casos, pode-se manter um diário no qual será anotado o período de floração de cada planta. De acordo com os registros, é determinado o período em que é necessário desenterrar o material de plantio.

Se você não cortar a flor, levará 15-20 dias a mais para formar o bulbo. Ou seja, é possível extrair o material de plantio apenas 45-55 dias após o início da floração.

De acordo com as estatísticas, na parte não chernozem da Rússia, o florescimento dos gladíolos começa na segunda quinzena de agosto. Portanto, o período de retirada das lâmpadas cai na segunda quinzena de setembro.

Se o rizoma não estiver totalmente maduro, os filhos ainda não estão separados dele, o que significa que, ao desenterrar os gladíolos, não é necessário procurar bolbos novos separadamente no solo. Ao mesmo tempo, a escavação precoce não afetará de forma alguma um bulbo saudável. Um bebê malformado tem uma cor cinza claro ou cinza. Um bulbo jovem totalmente maduro é marrom escuro, dificilmente distinguível da cor do solo.

Os tubérculos devem ser desenterrados em clima seco e ensolarado. Em primeiro lugar, você precisa remover as primeiras variedades de gladíolos do solo, e depois as mais tarde. Para não se confundir sobre quais variedades, os jardineiros experientes cultivam os primeiros gladíolos separadamente dos posteriores. Se você seguir essas recomendações, a questão de quando desenterrar e como armazenar os gladíolos se tornará uma coisa do passado para você, e seu canteiro de flores será complementado por deliciosos representantes de flores bulbosas.

Desinfecção de material de plantio

Depois que a anfitriã desenterrou os gladíolos, eles devem ser protegidos contra doenças. Para isso, as lâmpadas são acondicionadas em duas soluções. O primeiro consiste em água e fundação. Você deve obter uma solução fraca de 0,1%. A segunda composição, na qual o material de plantio será embebido antes do inverno, inclui água e permanganato de potássio. O resultado deve ser uma solução de 0,3%. Os bulbos de gladíolos devem permanecer em cada líquido por 30 minutos. Se você não tiver certeza do resultado após realizar dois tratamentos, os gladíolos podem ser mantidos em uma terceira solução feita de karbofos por 10-15 minutos.

Antes do armazenamento, secagem do material de plantio, que costuma durar cerca de 2 meses. Seque as lâmpadas em uma área bem ventilada em temperatura ambiente. Durante este período, é necessário inspecionar os bulbos a fim de retirá-los em tempo hábil e inadequados para futuro armazenamento e plantio.

Conselho! Se o tripes aparecer no bulbo do gladíolo, ele deve ser colocado em um saco plástico com um repelente especial para insetos. Depois a bolsa é bem amarrada e deixada por meia hora. Em seguida, os bulbos devem ser enxaguados em água quente e colocados para secar novamente.

Armazenamento de inverno

Se você coletou os bulbos com bebês, depois de secados, eles devem ser separados. Para fazer os gladíolos hibernar e deliciar os olhos no futuro, você pode colocar vários dentes de alho descascados perto deles. Assim, você pode proteger o material de plantio das adversidades do inverno, como doenças e parasitas.

Para não ter que jogar fora todo o material de plantio na primavera, é preciso fornecê-lo com inseticidas modernos. Jardineiros experientes recomendam armazenar as lâmpadas em sacos de malha. Assim, é fornecida ventilação 24 horas por dia. A temperatura ideal de armazenamento é + 2˚С.

As crianças devem ser bem enxaguadas, secas e classificadas em classes. As caixas podem ser marcadas com tags. No inverno, as lâmpadas precisam ser verificadas em busca de doenças de vez em quando. Se houver mofo nos tubérculos, é importante ventilar imediatamente o ambiente, reduzindo assim a umidade do ar. E o material de plantio deve ser borrifado com um material hidrofóbico.

Os bulbos em que apareceu mofo devem ser limpos com um pano umedecido com vodca e, em seguida, secos. O material de plantio, com processamento oportuno, não sofrerá mofo.

Assim, com este artigo, você aprendeu a desenterrar os gladíolos e como armazená-los, o que permitirá deliciar sua família com lindas flores em um canteiro de flores. Eles também responderam à pergunta se é possível não desenterrar as lâmpadas e quais podem ser as consequências da inação. Sugerimos que você também assista a um vídeo sobre o assunto:

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção